O quebra-cabeça da cultura lúdica: lugares, parcerias e brincadeiras das crianças: desafios para políticas da infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Würdig, Rogério Costa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2080
Resumo: Esta tese trata de uma pesquisa etnográfica realizada com um grupo de crianças de uma escola pública num bairro popular de Pelotas, Rio Grande do Sul. O foco da investigação foi a análise de como se expressa a cultura lúdica do ponto de vista das crianças no contexto do recreio e no contexto casa-rua. A opção pela abordagem socioantropológica inclui o diálogo com a História, a Educação, a Educação Física e as Artes Visuais. Os principais instrumentos de pesquisa utilizados foram: as observações participantes, as entrevistas conversadas e as fotografias. A análise dos dados fundamentou-se nos eixos teóricos que articulam o lúdico, as culturas da infância e a cultura lúdica. Desta análise, definiram-se as categorias: sentidos do recreio; brincadeiras, parcerias e lugares; o quê/quem favorece e/ou atrapalha as brincadeiras; e as seguintes subcategorias: espaço, relações de gênero e mudanças; repertório de brincadeiras; crianças/animais/adultos; casa, rua e mudanças. O recreio, enquanto tempo e espaço de produ
id USIN_391fc33f544e8d42df3bb74ee8edc433
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2080
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:16:00Z2015-03-04T21:16:00Z2008-09-18Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:00Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 18Esta tese trata de uma pesquisa etnográfica realizada com um grupo de crianças de uma escola pública num bairro popular de Pelotas, Rio Grande do Sul. O foco da investigação foi a análise de como se expressa a cultura lúdica do ponto de vista das crianças no contexto do recreio e no contexto casa-rua. A opção pela abordagem socioantropológica inclui o diálogo com a História, a Educação, a Educação Física e as Artes Visuais. Os principais instrumentos de pesquisa utilizados foram: as observações participantes, as entrevistas conversadas e as fotografias. A análise dos dados fundamentou-se nos eixos teóricos que articulam o lúdico, as culturas da infância e a cultura lúdica. Desta análise, definiram-se as categorias: sentidos do recreio; brincadeiras, parcerias e lugares; o quê/quem favorece e/ou atrapalha as brincadeiras; e as seguintes subcategorias: espaço, relações de gênero e mudanças; repertório de brincadeiras; crianças/animais/adultos; casa, rua e mudanças. O recreio, enquanto tempo e espaço de produThis dissertation is about an ethnographic research that was realized with a group of children in a public school, in a popular quarter of Pelotas city, Rio Grande do Sul. The focus of this investigation was the analisis of how express the culture play in childrens’s view on interval and house-street context. The option for the socioanthropolist abordage include the dialogue with the History, Education, Physical Education and Visual Arts. The main instruments utilized on this research was: participant observations, talking interview and pictures. The datas analisis have based in a theoric center that articulate the child’s play, the childhood’s culture and the play culture. From this analisis, some cathegories were definided: the sense of interval, plays, partners and places; what / who it supports and / or disrupt the games; and follow subcathegories: the space, relations of manner and changes, repertory of plays; children /animals /adults; home, street and changes. The interval, as a time and space of prodCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorWürdig, Rogério Costahttp://lattes.cnpq.br/6349379051139709http://lattes.cnpq.br/4948105804186093Fischer, Beatriz T. D.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesO quebra-cabeça da cultura lúdica: lugares, parcerias e brincadeiras das crianças: desafios para políticas da infânciaCiências Humanascultura lúdicaculturas da infânciainfânciachildhood´s culturesplay culturechildhoodinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2080info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALquebra-cabeca da cultura.pdfquebra-cabeca da cultura.pdfapplication/pdf7770494http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2080/1/quebra-cabeca+da+cultura.pdf7578884f5c6d4d3e22e80cdb47bbcb3aMD51UNISINOS/20802015-03-10 11:43:53.622oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2080Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:43:53Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O quebra-cabeça da cultura lúdica: lugares, parcerias e brincadeiras das crianças: desafios para políticas da infância
title O quebra-cabeça da cultura lúdica: lugares, parcerias e brincadeiras das crianças: desafios para políticas da infância
spellingShingle O quebra-cabeça da cultura lúdica: lugares, parcerias e brincadeiras das crianças: desafios para políticas da infância
Würdig, Rogério Costa
Ciências Humanas
cultura lúdica
culturas da infância
infância
childhood´s cultures
play culture
childhood
title_short O quebra-cabeça da cultura lúdica: lugares, parcerias e brincadeiras das crianças: desafios para políticas da infância
title_full O quebra-cabeça da cultura lúdica: lugares, parcerias e brincadeiras das crianças: desafios para políticas da infância
title_fullStr O quebra-cabeça da cultura lúdica: lugares, parcerias e brincadeiras das crianças: desafios para políticas da infância
title_full_unstemmed O quebra-cabeça da cultura lúdica: lugares, parcerias e brincadeiras das crianças: desafios para políticas da infância
title_sort O quebra-cabeça da cultura lúdica: lugares, parcerias e brincadeiras das crianças: desafios para políticas da infância
author Würdig, Rogério Costa
author_facet Würdig, Rogério Costa
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6349379051139709
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4948105804186093
dc.contributor.author.fl_str_mv Würdig, Rogério Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Beatriz T. D.
contributor_str_mv Fischer, Beatriz T. D.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
cultura lúdica
culturas da infância
infância
childhood´s cultures
play culture
childhood
dc.subject.por.fl_str_mv cultura lúdica
culturas da infância
infância
dc.subject.eng.fl_str_mv childhood´s cultures
play culture
childhood
description Esta tese trata de uma pesquisa etnográfica realizada com um grupo de crianças de uma escola pública num bairro popular de Pelotas, Rio Grande do Sul. O foco da investigação foi a análise de como se expressa a cultura lúdica do ponto de vista das crianças no contexto do recreio e no contexto casa-rua. A opção pela abordagem socioantropológica inclui o diálogo com a História, a Educação, a Educação Física e as Artes Visuais. Os principais instrumentos de pesquisa utilizados foram: as observações participantes, as entrevistas conversadas e as fotografias. A análise dos dados fundamentou-se nos eixos teóricos que articulam o lúdico, as culturas da infância e a cultura lúdica. Desta análise, definiram-se as categorias: sentidos do recreio; brincadeiras, parcerias e lugares; o quê/quem favorece e/ou atrapalha as brincadeiras; e as seguintes subcategorias: espaço, relações de gênero e mudanças; repertório de brincadeiras; crianças/animais/adultos; casa, rua e mudanças. O recreio, enquanto tempo e espaço de produ
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-09-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2080
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2080/1/quebra-cabeca+da+cultura.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7578884f5c6d4d3e22e80cdb47bbcb3a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844942167867392