Katharsis como “clarificação”: o papel ético das emoções trágicas a partir da poética aristotélica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guterres, Guilherme Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9392
Resumo: Nosso propósito nesta dissertação é, a partir da teoria das tragédias presente na Poética, de Aristóteles, aprofundar as inter-relações entre o conceito de katharsis e a natureza ético-cognitiva das pathé (emoções) propriamente trágicas de piedade (eleos) e medo (phobos). Afirmamos que o papel conferido a essas emoções, tomando o modo como são suscitadas pela estrutura do mythos (enredo) da tragédia, possibilita uma espécie de “clarificação” perceptiva relativa à compreensão de valores práticos. Examinamos, inicialmente, as teses de Gerald Else e Leon Golden, assim como a teoria da katharsis como consta no diálogo Sofista, de Platão. A atenção foi concentrada na segunda e terceira teses, tidas como o status quaestionis sobre a relação investigada, resultando, no posicionamento frente a elas, como um objetivo secundário desta pesquisa. A fim de oferecer uma interpretação específica a respeito da katharsis, argumentamos que o sentido do termo demanda a compreensão sobre a natureza ético-cognitiva da piedade e do medo com base na Retórica e na Ética a Nicômacos. Enquanto elementos complexos que exigem juízos e crenças específicas sobre o mundo, tais emoções são engendradas racionalmente no mythos (enredo) do drama de cunho trágico, de modo a suscitar, no público, determinadas reações. Levando em conta que, para suscitar as emoções trágicas, é preciso 1) apresentar pessoas de bom caráter, 2) mostrá-las passando de boa para má fortuna, aprofundamos essa investigação no último capítulo com base em exemplos de conflitos morais na Antígona, de Sófocles. Por meio do exame de casos particulares de deliberação e resposta afetiva, destacamos 1) que o fator que contribui para a avaliação moral do personagem é sua resposta adequada a determinadas situações de conflito envolvendo não apenas apreciação intelectual, mas, quando for apropriado, reação emocional. A adequação das respostas do personagem à deliberação, determina o seu caráter, este que é central para nossa resposta propriamente trágicas de piedade e o medo. 2) Ao mostrar pessoas de bom caráter passando de boa para má sorte, a tragédia, por meio da piedade e do medo suscitados, nos “clarifica” sobre a vulnerabilidade eudaimonística humana em sentido aristotélico.
id USIN_3b52750df71d122c9110b25dfa7bea20
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9392
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2020-10-22T18:06:06Z2020-10-22T18:06:06Z2020-08-19Submitted by Tatiane Vieira da Costa (tatianec) on 2020-10-22T18:06:06Z No. of bitstreams: 1 Guilherme Santos Guterres_.pdf: 1142552 bytes, checksum: 50dcf383ab829f5be4746e2ef11f60ed (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-22T18:06:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Guilherme Santos Guterres_.pdf: 1142552 bytes, checksum: 50dcf383ab829f5be4746e2ef11f60ed (MD5) Previous issue date: 2020-08-19Nosso propósito nesta dissertação é, a partir da teoria das tragédias presente na Poética, de Aristóteles, aprofundar as inter-relações entre o conceito de katharsis e a natureza ético-cognitiva das pathé (emoções) propriamente trágicas de piedade (eleos) e medo (phobos). Afirmamos que o papel conferido a essas emoções, tomando o modo como são suscitadas pela estrutura do mythos (enredo) da tragédia, possibilita uma espécie de “clarificação” perceptiva relativa à compreensão de valores práticos. Examinamos, inicialmente, as teses de Gerald Else e Leon Golden, assim como a teoria da katharsis como consta no diálogo Sofista, de Platão. A atenção foi concentrada na segunda e terceira teses, tidas como o status quaestionis sobre a relação investigada, resultando, no posicionamento frente a elas, como um objetivo secundário desta pesquisa. A fim de oferecer uma interpretação específica a respeito da katharsis, argumentamos que o sentido do termo demanda a compreensão sobre a natureza ético-cognitiva da piedade e do medo com base na Retórica e na Ética a Nicômacos. Enquanto elementos complexos que exigem juízos e crenças específicas sobre o mundo, tais emoções são engendradas racionalmente no mythos (enredo) do drama de cunho trágico, de modo a suscitar, no público, determinadas reações. Levando em conta que, para suscitar as emoções trágicas, é preciso 1) apresentar pessoas de bom caráter, 2) mostrá-las passando de boa para má fortuna, aprofundamos essa investigação no último capítulo com base em exemplos de conflitos morais na Antígona, de Sófocles. Por meio do exame de casos particulares de deliberação e resposta afetiva, destacamos 1) que o fator que contribui para a avaliação moral do personagem é sua resposta adequada a determinadas situações de conflito envolvendo não apenas apreciação intelectual, mas, quando for apropriado, reação emocional. A adequação das respostas do personagem à deliberação, determina o seu caráter, este que é central para nossa resposta propriamente trágicas de piedade e o medo. 2) Ao mostrar pessoas de bom caráter passando de boa para má sorte, a tragédia, por meio da piedade e do medo suscitados, nos “clarifica” sobre a vulnerabilidade eudaimonística humana em sentido aristotélico.Our purpose in this dissertation is, from Aristotle’s theory of tragedies in Poetics, to deepen the interrelations between the concept of katharsis and the ethical-cognitive nature of the pathé (emotions) especially tragic of pity (eleos) and fear (phobos). We affirm the role given to these emotions, looking the way they are raised by the structure of the mythos (plot) of the tragedy, allows a kind of perceptual “clarification” regarding the understanding of practical values. Initially, we examined the theses of Gerald Else and Leon Golden, as well as the theory of katharsis as contained in Plato’s Sophist dialogue. Attention was focused on the second and third theses, considered as the status quaestionis on the investigated relationship, resulting, in the positioning in front of them, as a secondary objective of this research. In order to offer a specific interpretation regarding katharsis, we argue the meaning of the term demands an understanding of the ethical-cognitive nature of pity and fear based on Rhetoric and Nicomachean Ethics. As complex elements demanding specific judgments and beliefs about the world, such emotions are rationally engendered in the mythos (plot) of the tragic drama, in order to evoke certain reactions in the audience. Considering that, to arouse tragic emotions, it is necessary to 1) introduce people of good character, 2) showing them passing from good to bad fortune, we deepen this investigation in the last chapter based on Sophocles’ examples of moral conflicts in Antigone. Through the examination of particular cases of deliberation and affective response, we highlight 1) that the factor that contributes to the moral evaluation of the character is his adequate response to certain situations of conflict involving not only intellectual appreciation, but, when appropriate, emotional reaction. The adequacy of the character’s responses to deliberation determine his character, which is central to our properly tragic response to pity and fear. 2) By showing people of good character going from good to bad luck, tragedy, by means of pity and fear evoked, “clarifies” us about human eudaimonistic vulnerability in an Aristotelian sense.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorGuterres, Guilherme Santoshttp://lattes.cnpq.br/7882931101053631http://lattes.cnpq.br/8262728507671434Rohden, LuizUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUnisinosBrasilEscola de HumanidadesKatharsis como “clarificação”: o papel ético das emoções trágicas a partir da poética aristotélicaACCNPQ::Ciências Humanas::FilosofiaKatharsisEmoçõesPoéticaÉticaAristótelesEmotionsPoeticsEthicsAristotleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9392info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALGuilherme Santos Guterres_.pdfGuilherme Santos Guterres_.pdfapplication/pdf1142552http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9392/1/Guilherme+Santos+Guterres_.pdf50dcf383ab829f5be4746e2ef11f60edMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9392/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/93922020-10-22 15:06:48.483oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9392Ck5PVEE6IENPTE9RVUUgQVFVSSBBIFNVQSBQUsOTUFJJQSBMSUNFTsOHQQoKRXN0YSBsaWNlbsOnYSBkZSBleGVtcGxvIMOpIGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxpY2Vuw6dhIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpDb20gYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgdm9jw6ogKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIMOgIApVbml2ZXJzaWRhZGUgZG8gVmFsZSBkbyBSaW8gZG9zIFNpbm9zIChVTklTSU5PUykgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSAKZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSAKZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyAKcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgYSBzdWEgdGVzZSBvdSAKZGlzc2VydGHDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IApjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogCmRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgCm9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSAKaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBURVNFIE9VIERJU1NFUlRBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgCkFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTsODTyBTRUpBIEEgU0lHTEEgREUgClVOSVZFUlNJREFERSwgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPIENPTU8gClRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbywgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyAKY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2020-10-22T18:06:48Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Katharsis como “clarificação”: o papel ético das emoções trágicas a partir da poética aristotélica
title Katharsis como “clarificação”: o papel ético das emoções trágicas a partir da poética aristotélica
spellingShingle Katharsis como “clarificação”: o papel ético das emoções trágicas a partir da poética aristotélica
Guterres, Guilherme Santos
ACCNPQ::Ciências Humanas::Filosofia
Katharsis
Emoções
Poética
Ética
Aristóteles
Emotions
Poetics
Ethics
Aristotle
title_short Katharsis como “clarificação”: o papel ético das emoções trágicas a partir da poética aristotélica
title_full Katharsis como “clarificação”: o papel ético das emoções trágicas a partir da poética aristotélica
title_fullStr Katharsis como “clarificação”: o papel ético das emoções trágicas a partir da poética aristotélica
title_full_unstemmed Katharsis como “clarificação”: o papel ético das emoções trágicas a partir da poética aristotélica
title_sort Katharsis como “clarificação”: o papel ético das emoções trágicas a partir da poética aristotélica
author Guterres, Guilherme Santos
author_facet Guterres, Guilherme Santos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7882931101053631
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8262728507671434
dc.contributor.author.fl_str_mv Guterres, Guilherme Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rohden, Luiz
contributor_str_mv Rohden, Luiz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Humanas::Filosofia
topic ACCNPQ::Ciências Humanas::Filosofia
Katharsis
Emoções
Poética
Ética
Aristóteles
Emotions
Poetics
Ethics
Aristotle
dc.subject.por.fl_str_mv Katharsis
Emoções
Poética
Ética
Aristóteles
dc.subject.eng.fl_str_mv Emotions
Poetics
Ethics
Aristotle
description Nosso propósito nesta dissertação é, a partir da teoria das tragédias presente na Poética, de Aristóteles, aprofundar as inter-relações entre o conceito de katharsis e a natureza ético-cognitiva das pathé (emoções) propriamente trágicas de piedade (eleos) e medo (phobos). Afirmamos que o papel conferido a essas emoções, tomando o modo como são suscitadas pela estrutura do mythos (enredo) da tragédia, possibilita uma espécie de “clarificação” perceptiva relativa à compreensão de valores práticos. Examinamos, inicialmente, as teses de Gerald Else e Leon Golden, assim como a teoria da katharsis como consta no diálogo Sofista, de Platão. A atenção foi concentrada na segunda e terceira teses, tidas como o status quaestionis sobre a relação investigada, resultando, no posicionamento frente a elas, como um objetivo secundário desta pesquisa. A fim de oferecer uma interpretação específica a respeito da katharsis, argumentamos que o sentido do termo demanda a compreensão sobre a natureza ético-cognitiva da piedade e do medo com base na Retórica e na Ética a Nicômacos. Enquanto elementos complexos que exigem juízos e crenças específicas sobre o mundo, tais emoções são engendradas racionalmente no mythos (enredo) do drama de cunho trágico, de modo a suscitar, no público, determinadas reações. Levando em conta que, para suscitar as emoções trágicas, é preciso 1) apresentar pessoas de bom caráter, 2) mostrá-las passando de boa para má fortuna, aprofundamos essa investigação no último capítulo com base em exemplos de conflitos morais na Antígona, de Sófocles. Por meio do exame de casos particulares de deliberação e resposta afetiva, destacamos 1) que o fator que contribui para a avaliação moral do personagem é sua resposta adequada a determinadas situações de conflito envolvendo não apenas apreciação intelectual, mas, quando for apropriado, reação emocional. A adequação das respostas do personagem à deliberação, determina o seu caráter, este que é central para nossa resposta propriamente trágicas de piedade e o medo. 2) Ao mostrar pessoas de bom caráter passando de boa para má sorte, a tragédia, por meio da piedade e do medo suscitados, nos “clarifica” sobre a vulnerabilidade eudaimonística humana em sentido aristotélico.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-22T18:06:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-22T18:06:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9392
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9392/1/Guilherme+Santos+Guterres_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9392/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 50dcf383ab829f5be4746e2ef11f60ed
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845043504349184