Katharsis como “clarificação”: o papel ético das emoções trágicas a partir da poética aristotélica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9392 |
Resumo: | Nosso propósito nesta dissertação é, a partir da teoria das tragédias presente na Poética, de Aristóteles, aprofundar as inter-relações entre o conceito de katharsis e a natureza ético-cognitiva das pathé (emoções) propriamente trágicas de piedade (eleos) e medo (phobos). Afirmamos que o papel conferido a essas emoções, tomando o modo como são suscitadas pela estrutura do mythos (enredo) da tragédia, possibilita uma espécie de “clarificação” perceptiva relativa à compreensão de valores práticos. Examinamos, inicialmente, as teses de Gerald Else e Leon Golden, assim como a teoria da katharsis como consta no diálogo Sofista, de Platão. A atenção foi concentrada na segunda e terceira teses, tidas como o status quaestionis sobre a relação investigada, resultando, no posicionamento frente a elas, como um objetivo secundário desta pesquisa. A fim de oferecer uma interpretação específica a respeito da katharsis, argumentamos que o sentido do termo demanda a compreensão sobre a natureza ético-cognitiva da piedade e do medo com base na Retórica e na Ética a Nicômacos. Enquanto elementos complexos que exigem juízos e crenças específicas sobre o mundo, tais emoções são engendradas racionalmente no mythos (enredo) do drama de cunho trágico, de modo a suscitar, no público, determinadas reações. Levando em conta que, para suscitar as emoções trágicas, é preciso 1) apresentar pessoas de bom caráter, 2) mostrá-las passando de boa para má fortuna, aprofundamos essa investigação no último capítulo com base em exemplos de conflitos morais na Antígona, de Sófocles. Por meio do exame de casos particulares de deliberação e resposta afetiva, destacamos 1) que o fator que contribui para a avaliação moral do personagem é sua resposta adequada a determinadas situações de conflito envolvendo não apenas apreciação intelectual, mas, quando for apropriado, reação emocional. A adequação das respostas do personagem à deliberação, determina o seu caráter, este que é central para nossa resposta propriamente trágicas de piedade e o medo. 2) Ao mostrar pessoas de bom caráter passando de boa para má sorte, a tragédia, por meio da piedade e do medo suscitados, nos “clarifica” sobre a vulnerabilidade eudaimonística humana em sentido aristotélico. |
id |
USIN_3b52750df71d122c9110b25dfa7bea20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9392 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-10-22T18:06:06Z2020-10-22T18:06:06Z2020-08-19Submitted by Tatiane Vieira da Costa (tatianec) on 2020-10-22T18:06:06Z No. of bitstreams: 1 Guilherme Santos Guterres_.pdf: 1142552 bytes, checksum: 50dcf383ab829f5be4746e2ef11f60ed (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-22T18:06:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Guilherme Santos Guterres_.pdf: 1142552 bytes, checksum: 50dcf383ab829f5be4746e2ef11f60ed (MD5) Previous issue date: 2020-08-19Nosso propósito nesta dissertação é, a partir da teoria das tragédias presente na Poética, de Aristóteles, aprofundar as inter-relações entre o conceito de katharsis e a natureza ético-cognitiva das pathé (emoções) propriamente trágicas de piedade (eleos) e medo (phobos). Afirmamos que o papel conferido a essas emoções, tomando o modo como são suscitadas pela estrutura do mythos (enredo) da tragédia, possibilita uma espécie de “clarificação” perceptiva relativa à compreensão de valores práticos. Examinamos, inicialmente, as teses de Gerald Else e Leon Golden, assim como a teoria da katharsis como consta no diálogo Sofista, de Platão. A atenção foi concentrada na segunda e terceira teses, tidas como o status quaestionis sobre a relação investigada, resultando, no posicionamento frente a elas, como um objetivo secundário desta pesquisa. A fim de oferecer uma interpretação específica a respeito da katharsis, argumentamos que o sentido do termo demanda a compreensão sobre a natureza ético-cognitiva da piedade e do medo com base na Retórica e na Ética a Nicômacos. Enquanto elementos complexos que exigem juízos e crenças específicas sobre o mundo, tais emoções são engendradas racionalmente no mythos (enredo) do drama de cunho trágico, de modo a suscitar, no público, determinadas reações. Levando em conta que, para suscitar as emoções trágicas, é preciso 1) apresentar pessoas de bom caráter, 2) mostrá-las passando de boa para má fortuna, aprofundamos essa investigação no último capítulo com base em exemplos de conflitos morais na Antígona, de Sófocles. Por meio do exame de casos particulares de deliberação e resposta afetiva, destacamos 1) que o fator que contribui para a avaliação moral do personagem é sua resposta adequada a determinadas situações de conflito envolvendo não apenas apreciação intelectual, mas, quando for apropriado, reação emocional. A adequação das respostas do personagem à deliberação, determina o seu caráter, este que é central para nossa resposta propriamente trágicas de piedade e o medo. 2) Ao mostrar pessoas de bom caráter passando de boa para má sorte, a tragédia, por meio da piedade e do medo suscitados, nos “clarifica” sobre a vulnerabilidade eudaimonística humana em sentido aristotélico.Our purpose in this dissertation is, from Aristotle’s theory of tragedies in Poetics, to deepen the interrelations between the concept of katharsis and the ethical-cognitive nature of the pathé (emotions) especially tragic of pity (eleos) and fear (phobos). We affirm the role given to these emotions, looking the way they are raised by the structure of the mythos (plot) of the tragedy, allows a kind of perceptual “clarification” regarding the understanding of practical values. Initially, we examined the theses of Gerald Else and Leon Golden, as well as the theory of katharsis as contained in Plato’s Sophist dialogue. Attention was focused on the second and third theses, considered as the status quaestionis on the investigated relationship, resulting, in the positioning in front of them, as a secondary objective of this research. In order to offer a specific interpretation regarding katharsis, we argue the meaning of the term demands an understanding of the ethical-cognitive nature of pity and fear based on Rhetoric and Nicomachean Ethics. As complex elements demanding specific judgments and beliefs about the world, such emotions are rationally engendered in the mythos (plot) of the tragic drama, in order to evoke certain reactions in the audience. Considering that, to arouse tragic emotions, it is necessary to 1) introduce people of good character, 2) showing them passing from good to bad fortune, we deepen this investigation in the last chapter based on Sophocles’ examples of moral conflicts in Antigone. Through the examination of particular cases of deliberation and affective response, we highlight 1) that the factor that contributes to the moral evaluation of the character is his adequate response to certain situations of conflict involving not only intellectual appreciation, but, when appropriate, emotional reaction. The adequacy of the character’s responses to deliberation determine his character, which is central to our properly tragic response to pity and fear. 2) By showing people of good character going from good to bad luck, tragedy, by means of pity and fear evoked, “clarifies” us about human eudaimonistic vulnerability in an Aristotelian sense.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorGuterres, Guilherme Santoshttp://lattes.cnpq.br/7882931101053631http://lattes.cnpq.br/8262728507671434Rohden, LuizUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUnisinosBrasilEscola de HumanidadesKatharsis como “clarificação”: o papel ético das emoções trágicas a partir da poética aristotélicaACCNPQ::Ciências Humanas::FilosofiaKatharsisEmoçõesPoéticaÉticaAristótelesEmotionsPoeticsEthicsAristotleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9392info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALGuilherme Santos Guterres_.pdfGuilherme Santos Guterres_.pdfapplication/pdf1142552http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9392/1/Guilherme+Santos+Guterres_.pdf50dcf383ab829f5be4746e2ef11f60edMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9392/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/93922020-10-22 15:06:48.483oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2020-10-22T18:06:48Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Katharsis como “clarificação”: o papel ético das emoções trágicas a partir da poética aristotélica |
title |
Katharsis como “clarificação”: o papel ético das emoções trágicas a partir da poética aristotélica |
spellingShingle |
Katharsis como “clarificação”: o papel ético das emoções trágicas a partir da poética aristotélica Guterres, Guilherme Santos ACCNPQ::Ciências Humanas::Filosofia Katharsis Emoções Poética Ética Aristóteles Emotions Poetics Ethics Aristotle |
title_short |
Katharsis como “clarificação”: o papel ético das emoções trágicas a partir da poética aristotélica |
title_full |
Katharsis como “clarificação”: o papel ético das emoções trágicas a partir da poética aristotélica |
title_fullStr |
Katharsis como “clarificação”: o papel ético das emoções trágicas a partir da poética aristotélica |
title_full_unstemmed |
Katharsis como “clarificação”: o papel ético das emoções trágicas a partir da poética aristotélica |
title_sort |
Katharsis como “clarificação”: o papel ético das emoções trágicas a partir da poética aristotélica |
author |
Guterres, Guilherme Santos |
author_facet |
Guterres, Guilherme Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7882931101053631 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8262728507671434 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guterres, Guilherme Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rohden, Luiz |
contributor_str_mv |
Rohden, Luiz |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Filosofia |
topic |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Filosofia Katharsis Emoções Poética Ética Aristóteles Emotions Poetics Ethics Aristotle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Katharsis Emoções Poética Ética Aristóteles |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Emotions Poetics Ethics Aristotle |
description |
Nosso propósito nesta dissertação é, a partir da teoria das tragédias presente na Poética, de Aristóteles, aprofundar as inter-relações entre o conceito de katharsis e a natureza ético-cognitiva das pathé (emoções) propriamente trágicas de piedade (eleos) e medo (phobos). Afirmamos que o papel conferido a essas emoções, tomando o modo como são suscitadas pela estrutura do mythos (enredo) da tragédia, possibilita uma espécie de “clarificação” perceptiva relativa à compreensão de valores práticos. Examinamos, inicialmente, as teses de Gerald Else e Leon Golden, assim como a teoria da katharsis como consta no diálogo Sofista, de Platão. A atenção foi concentrada na segunda e terceira teses, tidas como o status quaestionis sobre a relação investigada, resultando, no posicionamento frente a elas, como um objetivo secundário desta pesquisa. A fim de oferecer uma interpretação específica a respeito da katharsis, argumentamos que o sentido do termo demanda a compreensão sobre a natureza ético-cognitiva da piedade e do medo com base na Retórica e na Ética a Nicômacos. Enquanto elementos complexos que exigem juízos e crenças específicas sobre o mundo, tais emoções são engendradas racionalmente no mythos (enredo) do drama de cunho trágico, de modo a suscitar, no público, determinadas reações. Levando em conta que, para suscitar as emoções trágicas, é preciso 1) apresentar pessoas de bom caráter, 2) mostrá-las passando de boa para má fortuna, aprofundamos essa investigação no último capítulo com base em exemplos de conflitos morais na Antígona, de Sófocles. Por meio do exame de casos particulares de deliberação e resposta afetiva, destacamos 1) que o fator que contribui para a avaliação moral do personagem é sua resposta adequada a determinadas situações de conflito envolvendo não apenas apreciação intelectual, mas, quando for apropriado, reação emocional. A adequação das respostas do personagem à deliberação, determina o seu caráter, este que é central para nossa resposta propriamente trágicas de piedade e o medo. 2) Ao mostrar pessoas de bom caráter passando de boa para má sorte, a tragédia, por meio da piedade e do medo suscitados, nos “clarifica” sobre a vulnerabilidade eudaimonística humana em sentido aristotélico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-22T18:06:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-22T18:06:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-08-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9392 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9392/1/Guilherme+Santos+Guterres_.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9392/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
50dcf383ab829f5be4746e2ef11f60ed 320e21f23402402ac4988605e1edd177 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801845043504349184 |