O centro de serviços compartilhados na instituição financeira digital : uma análise das fintechs e do impacto nas atuais estruturas de backoffice
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7084 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo entender as principais tendências e qual o novo papel das estruturas operacionais (backoffice) das instituições financeiras com a chegada das fintechs. De natureza qualitativa, a pesquisa aqui apresentada é exploratória quanto aos fins, tratando-se de pesquisa bibliográfica quanto aos meios de investigação. A técnica adotada para análise dos dados foi a de análise de conteúdo dos materiais pesquisados e ao final a pesquisa foi complementada com painel de experts visando dar maior acurácia aos resultados alcançados. Uma das principais constatações da busca por tendências para o setor é a de que bancos e cooperativas de crédito precisam transformar a si mesmos por suas próprias ações e inovações antes que sejam forçadamente afetados pelas inovações dos outros. Os resultados da pesquisa demonstram as principais diferenças entre fintechs e instituições financeiras tradicionais, com destaque para custo por transação, desintermediação e estruturas de backoffice. São abordados os riscos que as fintechs representam para bancos e cooperativas de crédito com destaque para a necessidade de estabelecimento de parcerias como melhor caminho para ambos. Tanto a análise de literatura, quanto às opiniões dos experts apontam para a continuidade das estruturas de Centros de Serviços Compartilhados, porém com profundas transformações. Para suportar estas transformações a cultura das empresas, de seus colaboradores e gestores precisa mudar, para isso são exigidas novas competências alinhadas a transformação digital em curso. As principais contribuições desse trabalho são a entrega para o meio acadêmico de estudo que relaciona fintechs com CSC e suas tendências, enquanto para o meio profissional o trabalho entrega importantes tendências a serem observadas na condução das empresas e áreas. São aspectos ligados às competências individuais e de gestão, adoção de novas tecnologias e a clareza de saber quais são os serviços que tendem a deixar de existir ou mudar com maior profundidade. |
id |
USIN_49c0abc590b894e5e4b86f5cfe32e44c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/7084 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2018-06-07T16:23:14Z2018-06-07T16:23:14Z2018-04-20Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2018-06-07T16:23:14Z No. of bitstreams: 1 Roni Marcon_.pdf: 4367459 bytes, checksum: 28d85fd6318c2e6408df0b6a4e9d6aa8 (MD5)Made available in DSpace on 2018-06-07T16:23:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roni Marcon_.pdf: 4367459 bytes, checksum: 28d85fd6318c2e6408df0b6a4e9d6aa8 (MD5) Previous issue date: 2018-04-20Este trabalho tem como objetivo entender as principais tendências e qual o novo papel das estruturas operacionais (backoffice) das instituições financeiras com a chegada das fintechs. De natureza qualitativa, a pesquisa aqui apresentada é exploratória quanto aos fins, tratando-se de pesquisa bibliográfica quanto aos meios de investigação. A técnica adotada para análise dos dados foi a de análise de conteúdo dos materiais pesquisados e ao final a pesquisa foi complementada com painel de experts visando dar maior acurácia aos resultados alcançados. Uma das principais constatações da busca por tendências para o setor é a de que bancos e cooperativas de crédito precisam transformar a si mesmos por suas próprias ações e inovações antes que sejam forçadamente afetados pelas inovações dos outros. Os resultados da pesquisa demonstram as principais diferenças entre fintechs e instituições financeiras tradicionais, com destaque para custo por transação, desintermediação e estruturas de backoffice. São abordados os riscos que as fintechs representam para bancos e cooperativas de crédito com destaque para a necessidade de estabelecimento de parcerias como melhor caminho para ambos. Tanto a análise de literatura, quanto às opiniões dos experts apontam para a continuidade das estruturas de Centros de Serviços Compartilhados, porém com profundas transformações. Para suportar estas transformações a cultura das empresas, de seus colaboradores e gestores precisa mudar, para isso são exigidas novas competências alinhadas a transformação digital em curso. As principais contribuições desse trabalho são a entrega para o meio acadêmico de estudo que relaciona fintechs com CSC e suas tendências, enquanto para o meio profissional o trabalho entrega importantes tendências a serem observadas na condução das empresas e áreas. São aspectos ligados às competências individuais e de gestão, adoção de novas tecnologias e a clareza de saber quais são os serviços que tendem a deixar de existir ou mudar com maior profundidade.This paper aims to understand the main trends and the new role of financial institutions backoffice with the arrival of fintechs. Of qualitative nature, the research presented here is exploratory in terms of the ends, being a bibliographical research as to the means of investigation. The technique used to analyze the data was to analyze the content of the researched materials and at the end the research was complemented with a panel of experts aiming to give greater accuracy to the results achieved. One of the key findings of the industry trend is that banks and credit unions need to transform themselves by their own actions and innovations before they are forcibly affected by the innovations of others. The results of the research demonstrate the main differences between Fintech and traditional financial institutions, especially cost per transaction, disintermediation and backoffice. Are highlighted the risks that fintechs represent for banks and credit unions, highlighting the need to establish partnerships as the best way for both. Both the literature review and the experts' opinions point to the continuity of CSC structures, but with profound transformations. To support these transformations the culture of companies, their employees and managers needs to change, for these new skills are required aligned to the ongoing digital transformation. The main contributions of this work are the delivery to the academic environment of study that relates fintechs with CSC and its tendencies, while for the professional medium the work delivers important tendencies to be observed in the conduction of the companies and areas. These are aspects related to individual and management skills, the adoption of new technologies and the clarity of knowing which services tend to cease to exist or change in greater depth.NenhumaMarcon, Ronihttp://lattes.cnpq.br/7547989340606538http://lattes.cnpq.br/0625926234026025Azevedo, André Filipe Zago deUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosO centro de serviços compartilhados na instituição financeira digital : uma análise das fintechs e do impacto nas atuais estruturas de backofficeACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoFintechBackofficeCentros de serviços compartilhadosDigitalFintechBackofficeShared service centersDigitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7084info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRoni Marcon_.pdfRoni Marcon_.pdfapplication/pdf4367459http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7084/1/Roni+Marcon_.pdf28d85fd6318c2e6408df0b6a4e9d6aa8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7084/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/70842018-06-07 13:26:58.129oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/7084Ck5PVEE6IENPTE9RVUUgQVFVSSBBIFNVQSBQUsOTUFJJQSBMSUNFTsOHQQoKRXN0YSBsaWNlbsOnYSBkZSBleGVtcGxvIMOpIGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxpY2Vuw6dhIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpDb20gYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgdm9jw6ogKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIMOgIApVbml2ZXJzaWRhZGUgZG8gVmFsZSBkbyBSaW8gZG9zIFNpbm9zIChVTklTSU5PUykgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSAKZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSAKZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyAKcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgYSBzdWEgdGVzZSBvdSAKZGlzc2VydGHDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IApjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogCmRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgCm9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSAKaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBURVNFIE9VIERJU1NFUlRBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgCkFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTsODTyBTRUpBIEEgU0lHTEEgREUgClVOSVZFUlNJREFERSwgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPIENPTU8gClRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbywgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyAKY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2018-06-07T16:26:58Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O centro de serviços compartilhados na instituição financeira digital : uma análise das fintechs e do impacto nas atuais estruturas de backoffice |
title |
O centro de serviços compartilhados na instituição financeira digital : uma análise das fintechs e do impacto nas atuais estruturas de backoffice |
spellingShingle |
O centro de serviços compartilhados na instituição financeira digital : uma análise das fintechs e do impacto nas atuais estruturas de backoffice Marcon, Roni ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração Fintech Backoffice Centros de serviços compartilhados Digital Fintech Backoffice Shared service centers Digital |
title_short |
O centro de serviços compartilhados na instituição financeira digital : uma análise das fintechs e do impacto nas atuais estruturas de backoffice |
title_full |
O centro de serviços compartilhados na instituição financeira digital : uma análise das fintechs e do impacto nas atuais estruturas de backoffice |
title_fullStr |
O centro de serviços compartilhados na instituição financeira digital : uma análise das fintechs e do impacto nas atuais estruturas de backoffice |
title_full_unstemmed |
O centro de serviços compartilhados na instituição financeira digital : uma análise das fintechs e do impacto nas atuais estruturas de backoffice |
title_sort |
O centro de serviços compartilhados na instituição financeira digital : uma análise das fintechs e do impacto nas atuais estruturas de backoffice |
author |
Marcon, Roni |
author_facet |
Marcon, Roni |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7547989340606538 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0625926234026025 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcon, Roni |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Azevedo, André Filipe Zago de |
contributor_str_mv |
Azevedo, André Filipe Zago de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração Fintech Backoffice Centros de serviços compartilhados Digital Fintech Backoffice Shared service centers Digital |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fintech Backoffice Centros de serviços compartilhados Digital |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Fintech Backoffice Shared service centers Digital |
description |
Este trabalho tem como objetivo entender as principais tendências e qual o novo papel das estruturas operacionais (backoffice) das instituições financeiras com a chegada das fintechs. De natureza qualitativa, a pesquisa aqui apresentada é exploratória quanto aos fins, tratando-se de pesquisa bibliográfica quanto aos meios de investigação. A técnica adotada para análise dos dados foi a de análise de conteúdo dos materiais pesquisados e ao final a pesquisa foi complementada com painel de experts visando dar maior acurácia aos resultados alcançados. Uma das principais constatações da busca por tendências para o setor é a de que bancos e cooperativas de crédito precisam transformar a si mesmos por suas próprias ações e inovações antes que sejam forçadamente afetados pelas inovações dos outros. Os resultados da pesquisa demonstram as principais diferenças entre fintechs e instituições financeiras tradicionais, com destaque para custo por transação, desintermediação e estruturas de backoffice. São abordados os riscos que as fintechs representam para bancos e cooperativas de crédito com destaque para a necessidade de estabelecimento de parcerias como melhor caminho para ambos. Tanto a análise de literatura, quanto às opiniões dos experts apontam para a continuidade das estruturas de Centros de Serviços Compartilhados, porém com profundas transformações. Para suportar estas transformações a cultura das empresas, de seus colaboradores e gestores precisa mudar, para isso são exigidas novas competências alinhadas a transformação digital em curso. As principais contribuições desse trabalho são a entrega para o meio acadêmico de estudo que relaciona fintechs com CSC e suas tendências, enquanto para o meio profissional o trabalho entrega importantes tendências a serem observadas na condução das empresas e áreas. São aspectos ligados às competências individuais e de gestão, adoção de novas tecnologias e a clareza de saber quais são os serviços que tendem a deixar de existir ou mudar com maior profundidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-07T16:23:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-06-07T16:23:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-04-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7084 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Gestão e Negócios |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7084/1/Roni+Marcon_.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7084/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28d85fd6318c2e6408df0b6a4e9d6aa8 320e21f23402402ac4988605e1edd177 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801845009364811776 |