O estágio curricular supervisionado na escola de educação básica: diálogo com professores que acolhem estagiários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Denise Nascimento
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2093
Resumo: Esse trabalho aborda o estágio no percurso da formação inicial nos Cursos de Licenciatura, após a implementação da legislação pertinente, onde houve um aumento considerável da carga horária dedicada ao estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso. Com essa perspectiva a legislação promove a inserção no campo profissional e o licenciando permanece mais tempo junto ao futuro campo de atuação, sendo um exercício de formação profissional in loco. O objetivo desse trabalho foi ouvir professores que recebem o estagiário em sua sala de aula. Ouvindo as vozes desses profissionais, que com seu trabalho podem tornar a Escola de Educação Básica um campo de formação. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, usando o estudo de caso com princípios etnográficos na busca de fazer coexistir a linguagem da experiência, de estar e pensar no trabalho de campo, com a linguagem da teoria, que ampara a compreensão do que ocorre nesse espaço, apoiado nas narrativas dos docentes. Os
id USIN_585e207b42804dc879c77c0c6e14ad2c
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2093
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:16:02Z2015-03-04T21:16:02Z2008-11-21Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:02Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 21Esse trabalho aborda o estágio no percurso da formação inicial nos Cursos de Licenciatura, após a implementação da legislação pertinente, onde houve um aumento considerável da carga horária dedicada ao estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso. Com essa perspectiva a legislação promove a inserção no campo profissional e o licenciando permanece mais tempo junto ao futuro campo de atuação, sendo um exercício de formação profissional in loco. O objetivo desse trabalho foi ouvir professores que recebem o estagiário em sua sala de aula. Ouvindo as vozes desses profissionais, que com seu trabalho podem tornar a Escola de Educação Básica um campo de formação. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, usando o estudo de caso com princípios etnográficos na busca de fazer coexistir a linguagem da experiência, de estar e pensar no trabalho de campo, com a linguagem da teoria, que ampara a compreensão do que ocorre nesse espaço, apoiado nas narrativas dos docentes. OsThis work broads the traineeship in the initial formation way on the degree courses, after the implementation of the pertinent legislation, where a considerable increase in the workload happened, dedicated to the supervisioned curricular traineeship, from the begin of the second half of the course on. With this perspective the legislation promotes the insertion on the professional field and the degree student remain more time within the future atuation field, being an exercise of professional formation in loco. The work objective was to listen professors that have received trainees at their classroom. Listening to these professionals, who with hard work can make the basic education school, became a formation field. The method used was a qualitative broach, using the study of case with ethnographic principles aiming to make coexist the language of experience, staying and thinking on the work field, with the theory language, which helps to understand what happens in this space, based on the narrative of these pNenhumaSilveira, Denise Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/4866864802999230http://lattes.cnpq.br/0233489763906464M.B.Fernandes, CleoniUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesO estágio curricular supervisionado na escola de educação básica: diálogo com professores que acolhem estagiáriosCiências Humanascampo de formaçãocampo profissionalescola básicaestágio supervisionadonarrativasformação inicial de professoresBasic schoolFormation fieldnarrativesprofessional fieldsupervisioned traineeshipinitial formation of professorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2093info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALDeniseSilveiraEducacao.pdfDeniseSilveiraEducacao.pdfapplication/pdf1219169http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2093/1/DeniseSilveiraEducacao.pdfea6fecdd978d950c23f95f078912a9e3MD51UNISINOS/20932015-03-10 11:58:57.143oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2093Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:58:57Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estágio curricular supervisionado na escola de educação básica: diálogo com professores que acolhem estagiários
title O estágio curricular supervisionado na escola de educação básica: diálogo com professores que acolhem estagiários
spellingShingle O estágio curricular supervisionado na escola de educação básica: diálogo com professores que acolhem estagiários
Silveira, Denise Nascimento
Ciências Humanas
campo de formação
campo profissional
escola básica
estágio supervisionado
narrativas
formação inicial de professores
Basic school
Formation field
narratives
professional field
supervisioned traineeship
initial formation of professors
title_short O estágio curricular supervisionado na escola de educação básica: diálogo com professores que acolhem estagiários
title_full O estágio curricular supervisionado na escola de educação básica: diálogo com professores que acolhem estagiários
title_fullStr O estágio curricular supervisionado na escola de educação básica: diálogo com professores que acolhem estagiários
title_full_unstemmed O estágio curricular supervisionado na escola de educação básica: diálogo com professores que acolhem estagiários
title_sort O estágio curricular supervisionado na escola de educação básica: diálogo com professores que acolhem estagiários
author Silveira, Denise Nascimento
author_facet Silveira, Denise Nascimento
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4866864802999230
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0233489763906464
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Denise Nascimento
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv M.B.Fernandes, Cleoni
contributor_str_mv M.B.Fernandes, Cleoni
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
campo de formação
campo profissional
escola básica
estágio supervisionado
narrativas
formação inicial de professores
Basic school
Formation field
narratives
professional field
supervisioned traineeship
initial formation of professors
dc.subject.por.fl_str_mv campo de formação
campo profissional
escola básica
estágio supervisionado
narrativas
formação inicial de professores
dc.subject.eng.fl_str_mv Basic school
Formation field
narratives
professional field
supervisioned traineeship
initial formation of professors
description Esse trabalho aborda o estágio no percurso da formação inicial nos Cursos de Licenciatura, após a implementação da legislação pertinente, onde houve um aumento considerável da carga horária dedicada ao estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso. Com essa perspectiva a legislação promove a inserção no campo profissional e o licenciando permanece mais tempo junto ao futuro campo de atuação, sendo um exercício de formação profissional in loco. O objetivo desse trabalho foi ouvir professores que recebem o estagiário em sua sala de aula. Ouvindo as vozes desses profissionais, que com seu trabalho podem tornar a Escola de Educação Básica um campo de formação. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, usando o estudo de caso com princípios etnográficos na busca de fazer coexistir a linguagem da experiência, de estar e pensar no trabalho de campo, com a linguagem da teoria, que ampara a compreensão do que ocorre nesse espaço, apoiado nas narrativas dos docentes. Os
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-11-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2093
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2093/1/DeniseSilveiraEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ea6fecdd978d950c23f95f078912a9e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844942196178944