O estágio curricular supervisionado na escola de educação básica: diálogo com professores que acolhem estagiários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2093 |
Resumo: | Esse trabalho aborda o estágio no percurso da formação inicial nos Cursos de Licenciatura, após a implementação da legislação pertinente, onde houve um aumento considerável da carga horária dedicada ao estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso. Com essa perspectiva a legislação promove a inserção no campo profissional e o licenciando permanece mais tempo junto ao futuro campo de atuação, sendo um exercício de formação profissional in loco. O objetivo desse trabalho foi ouvir professores que recebem o estagiário em sua sala de aula. Ouvindo as vozes desses profissionais, que com seu trabalho podem tornar a Escola de Educação Básica um campo de formação. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, usando o estudo de caso com princípios etnográficos na busca de fazer coexistir a linguagem da experiência, de estar e pensar no trabalho de campo, com a linguagem da teoria, que ampara a compreensão do que ocorre nesse espaço, apoiado nas narrativas dos docentes. Os |
id |
USIN_585e207b42804dc879c77c0c6e14ad2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2093 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T21:16:02Z2015-03-04T21:16:02Z2008-11-21Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:02Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 21Esse trabalho aborda o estágio no percurso da formação inicial nos Cursos de Licenciatura, após a implementação da legislação pertinente, onde houve um aumento considerável da carga horária dedicada ao estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso. Com essa perspectiva a legislação promove a inserção no campo profissional e o licenciando permanece mais tempo junto ao futuro campo de atuação, sendo um exercício de formação profissional in loco. O objetivo desse trabalho foi ouvir professores que recebem o estagiário em sua sala de aula. Ouvindo as vozes desses profissionais, que com seu trabalho podem tornar a Escola de Educação Básica um campo de formação. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, usando o estudo de caso com princípios etnográficos na busca de fazer coexistir a linguagem da experiência, de estar e pensar no trabalho de campo, com a linguagem da teoria, que ampara a compreensão do que ocorre nesse espaço, apoiado nas narrativas dos docentes. OsThis work broads the traineeship in the initial formation way on the degree courses, after the implementation of the pertinent legislation, where a considerable increase in the workload happened, dedicated to the supervisioned curricular traineeship, from the begin of the second half of the course on. With this perspective the legislation promotes the insertion on the professional field and the degree student remain more time within the future atuation field, being an exercise of professional formation in loco. The work objective was to listen professors that have received trainees at their classroom. Listening to these professionals, who with hard work can make the basic education school, became a formation field. The method used was a qualitative broach, using the study of case with ethnographic principles aiming to make coexist the language of experience, staying and thinking on the work field, with the theory language, which helps to understand what happens in this space, based on the narrative of these pNenhumaSilveira, Denise Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/4866864802999230http://lattes.cnpq.br/0233489763906464M.B.Fernandes, CleoniUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesO estágio curricular supervisionado na escola de educação básica: diálogo com professores que acolhem estagiáriosCiências Humanascampo de formaçãocampo profissionalescola básicaestágio supervisionadonarrativasformação inicial de professoresBasic schoolFormation fieldnarrativesprofessional fieldsupervisioned traineeshipinitial formation of professorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2093info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALDeniseSilveiraEducacao.pdfDeniseSilveiraEducacao.pdfapplication/pdf1219169http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2093/1/DeniseSilveiraEducacao.pdfea6fecdd978d950c23f95f078912a9e3MD51UNISINOS/20932015-03-10 11:58:57.143oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2093Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:58:57Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O estágio curricular supervisionado na escola de educação básica: diálogo com professores que acolhem estagiários |
title |
O estágio curricular supervisionado na escola de educação básica: diálogo com professores que acolhem estagiários |
spellingShingle |
O estágio curricular supervisionado na escola de educação básica: diálogo com professores que acolhem estagiários Silveira, Denise Nascimento Ciências Humanas campo de formação campo profissional escola básica estágio supervisionado narrativas formação inicial de professores Basic school Formation field narratives professional field supervisioned traineeship initial formation of professors |
title_short |
O estágio curricular supervisionado na escola de educação básica: diálogo com professores que acolhem estagiários |
title_full |
O estágio curricular supervisionado na escola de educação básica: diálogo com professores que acolhem estagiários |
title_fullStr |
O estágio curricular supervisionado na escola de educação básica: diálogo com professores que acolhem estagiários |
title_full_unstemmed |
O estágio curricular supervisionado na escola de educação básica: diálogo com professores que acolhem estagiários |
title_sort |
O estágio curricular supervisionado na escola de educação básica: diálogo com professores que acolhem estagiários |
author |
Silveira, Denise Nascimento |
author_facet |
Silveira, Denise Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4866864802999230 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0233489763906464 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Denise Nascimento |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
M.B.Fernandes, Cleoni |
contributor_str_mv |
M.B.Fernandes, Cleoni |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas campo de formação campo profissional escola básica estágio supervisionado narrativas formação inicial de professores Basic school Formation field narratives professional field supervisioned traineeship initial formation of professors |
dc.subject.por.fl_str_mv |
campo de formação campo profissional escola básica estágio supervisionado narrativas formação inicial de professores |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Basic school Formation field narratives professional field supervisioned traineeship initial formation of professors |
description |
Esse trabalho aborda o estágio no percurso da formação inicial nos Cursos de Licenciatura, após a implementação da legislação pertinente, onde houve um aumento considerável da carga horária dedicada ao estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso. Com essa perspectiva a legislação promove a inserção no campo profissional e o licenciando permanece mais tempo junto ao futuro campo de atuação, sendo um exercício de formação profissional in loco. O objetivo desse trabalho foi ouvir professores que recebem o estagiário em sua sala de aula. Ouvindo as vozes desses profissionais, que com seu trabalho podem tornar a Escola de Educação Básica um campo de formação. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, usando o estudo de caso com princípios etnográficos na busca de fazer coexistir a linguagem da experiência, de estar e pensar no trabalho de campo, com a linguagem da teoria, que ampara a compreensão do que ocorre nesse espaço, apoiado nas narrativas dos docentes. Os |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-11-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T21:16:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T21:16:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2093 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2093/1/DeniseSilveiraEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ea6fecdd978d950c23f95f078912a9e3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844942196178944 |