As estórias infantis como contexto de estudo da exclusão/inclusão com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Londero, Magme Cibele Medeiros da Costa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1968
Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar o impacto produzido pela problematização e contextualização, no âmbito das vivências infantis, de estórias junto a crianças da 4ª série do Ensino Fundamental. Uma vez que a literatura infantil está inserida neste estudo, faço uso de uma metáfora para propor o trabalho, no qual crio uma Heroína (eu - pesquisadora) que travará uma batalha contra um “Monstro” (a exclusão), utilizando como armas as estórias infantis. O processo de intervenção pedagógica desenvolvido envolveu cinco estórias infantis da escritora Fernanda Lopes de Almeida que tratavam de dimensões de exclusão por classe social, aparência física, modo de ser e atitudes. A pesquisa foi realizada com cinco alunos de uma escola da rede privada de ensino que foram observados e acompanhados por mim, por apresentarem, segundo a professora da classe, atitudes de exclusão. O estudo revelou possibilidades das estórias infantis se constituírem em instrumentos produtivos para a problematização de atitudes infantis f
id USIN_60382be257b065c0ed62ff8abab0ebce
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1968
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:04:56Z2015-03-04T20:04:56Z2008-12-19Made available in DSpace on 2015-03-04T20:04:56Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 19O presente estudo teve por objetivo analisar o impacto produzido pela problematização e contextualização, no âmbito das vivências infantis, de estórias junto a crianças da 4ª série do Ensino Fundamental. Uma vez que a literatura infantil está inserida neste estudo, faço uso de uma metáfora para propor o trabalho, no qual crio uma Heroína (eu - pesquisadora) que travará uma batalha contra um “Monstro” (a exclusão), utilizando como armas as estórias infantis. O processo de intervenção pedagógica desenvolvido envolveu cinco estórias infantis da escritora Fernanda Lopes de Almeida que tratavam de dimensões de exclusão por classe social, aparência física, modo de ser e atitudes. A pesquisa foi realizada com cinco alunos de uma escola da rede privada de ensino que foram observados e acompanhados por mim, por apresentarem, segundo a professora da classe, atitudes de exclusão. O estudo revelou possibilidades das estórias infantis se constituírem em instrumentos produtivos para a problematização de atitudes infantis fThis study aimed to analyze the impact caused by children´s tales problematization and contextualization as part of children's experiences, with a group of 4th grade Elementary School students. Since children's literature is part of this study, I use a metaphor to propose the work, in which I create a Heroin (I – the researcher) who fights a battle against a "Monster" (the social exclusion), using as weapons some children's tales. The process of pedagogical intervention involved five children's tales by the author Fernanda Lopes de Almeida which dealt with the dimensions of exclusion according to social class, physical appearance, attitudes and way of being. The research was conduicted with five students in a private school who were selected, observed and monitored by myself, because they presented, according to the class teacher, attitudes of exclusion. The study showed possibilities of children's tales to be productive tools for the problem of children's attitudes facing social exclusion.NenhumaLondero, Magme Cibele Medeiros da Costahttp://lattes.cnpq.br/8091622641907777Baquero, Rute Vivian AngeloUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesAs estórias infantis como contexto de estudo da exclusão/inclusão com criançasCiências Humanasinclusãoliteratura infantilexclusãochild literatureinclusionexclusioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1968info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALLonderoMagmeCMdaCostaEducacao.pdfLonderoMagmeCMdaCostaEducacao.pdfapplication/pdf4064283http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1968/1/LonderoMagmeCMdaCostaEducacao.pdf7f208164b4f74e4d7091068b3d9abd9dMD51UNISINOS/19682015-03-09 17:26:38.199oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1968Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T20:26:38Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As estórias infantis como contexto de estudo da exclusão/inclusão com crianças
title As estórias infantis como contexto de estudo da exclusão/inclusão com crianças
spellingShingle As estórias infantis como contexto de estudo da exclusão/inclusão com crianças
Londero, Magme Cibele Medeiros da Costa
Ciências Humanas
inclusão
literatura infantil
exclusão
child literature
inclusion
exclusion
title_short As estórias infantis como contexto de estudo da exclusão/inclusão com crianças
title_full As estórias infantis como contexto de estudo da exclusão/inclusão com crianças
title_fullStr As estórias infantis como contexto de estudo da exclusão/inclusão com crianças
title_full_unstemmed As estórias infantis como contexto de estudo da exclusão/inclusão com crianças
title_sort As estórias infantis como contexto de estudo da exclusão/inclusão com crianças
author Londero, Magme Cibele Medeiros da Costa
author_facet Londero, Magme Cibele Medeiros da Costa
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8091622641907777
dc.contributor.author.fl_str_mv Londero, Magme Cibele Medeiros da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baquero, Rute Vivian Angelo
contributor_str_mv Baquero, Rute Vivian Angelo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
inclusão
literatura infantil
exclusão
child literature
inclusion
exclusion
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão
literatura infantil
exclusão
dc.subject.eng.fl_str_mv child literature
inclusion
exclusion
description O presente estudo teve por objetivo analisar o impacto produzido pela problematização e contextualização, no âmbito das vivências infantis, de estórias junto a crianças da 4ª série do Ensino Fundamental. Uma vez que a literatura infantil está inserida neste estudo, faço uso de uma metáfora para propor o trabalho, no qual crio uma Heroína (eu - pesquisadora) que travará uma batalha contra um “Monstro” (a exclusão), utilizando como armas as estórias infantis. O processo de intervenção pedagógica desenvolvido envolveu cinco estórias infantis da escritora Fernanda Lopes de Almeida que tratavam de dimensões de exclusão por classe social, aparência física, modo de ser e atitudes. A pesquisa foi realizada com cinco alunos de uma escola da rede privada de ensino que foram observados e acompanhados por mim, por apresentarem, segundo a professora da classe, atitudes de exclusão. O estudo revelou possibilidades das estórias infantis se constituírem em instrumentos produtivos para a problematização de atitudes infantis f
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:04:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:04:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1968
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1968/1/LonderoMagmeCMdaCostaEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f208164b4f74e4d7091068b3d9abd9d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844941410795520