As estórias infantis como contexto de estudo da exclusão/inclusão com crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1968 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo analisar o impacto produzido pela problematização e contextualização, no âmbito das vivências infantis, de estórias junto a crianças da 4ª série do Ensino Fundamental. Uma vez que a literatura infantil está inserida neste estudo, faço uso de uma metáfora para propor o trabalho, no qual crio uma Heroína (eu - pesquisadora) que travará uma batalha contra um “Monstro” (a exclusão), utilizando como armas as estórias infantis. O processo de intervenção pedagógica desenvolvido envolveu cinco estórias infantis da escritora Fernanda Lopes de Almeida que tratavam de dimensões de exclusão por classe social, aparência física, modo de ser e atitudes. A pesquisa foi realizada com cinco alunos de uma escola da rede privada de ensino que foram observados e acompanhados por mim, por apresentarem, segundo a professora da classe, atitudes de exclusão. O estudo revelou possibilidades das estórias infantis se constituírem em instrumentos produtivos para a problematização de atitudes infantis f |
id |
USIN_60382be257b065c0ed62ff8abab0ebce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1968 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:04:56Z2015-03-04T20:04:56Z2008-12-19Made available in DSpace on 2015-03-04T20:04:56Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 19O presente estudo teve por objetivo analisar o impacto produzido pela problematização e contextualização, no âmbito das vivências infantis, de estórias junto a crianças da 4ª série do Ensino Fundamental. Uma vez que a literatura infantil está inserida neste estudo, faço uso de uma metáfora para propor o trabalho, no qual crio uma Heroína (eu - pesquisadora) que travará uma batalha contra um “Monstro” (a exclusão), utilizando como armas as estórias infantis. O processo de intervenção pedagógica desenvolvido envolveu cinco estórias infantis da escritora Fernanda Lopes de Almeida que tratavam de dimensões de exclusão por classe social, aparência física, modo de ser e atitudes. A pesquisa foi realizada com cinco alunos de uma escola da rede privada de ensino que foram observados e acompanhados por mim, por apresentarem, segundo a professora da classe, atitudes de exclusão. O estudo revelou possibilidades das estórias infantis se constituírem em instrumentos produtivos para a problematização de atitudes infantis fThis study aimed to analyze the impact caused by children´s tales problematization and contextualization as part of children's experiences, with a group of 4th grade Elementary School students. Since children's literature is part of this study, I use a metaphor to propose the work, in which I create a Heroin (I – the researcher) who fights a battle against a "Monster" (the social exclusion), using as weapons some children's tales. The process of pedagogical intervention involved five children's tales by the author Fernanda Lopes de Almeida which dealt with the dimensions of exclusion according to social class, physical appearance, attitudes and way of being. The research was conduicted with five students in a private school who were selected, observed and monitored by myself, because they presented, according to the class teacher, attitudes of exclusion. The study showed possibilities of children's tales to be productive tools for the problem of children's attitudes facing social exclusion.NenhumaLondero, Magme Cibele Medeiros da Costahttp://lattes.cnpq.br/8091622641907777Baquero, Rute Vivian AngeloUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesAs estórias infantis como contexto de estudo da exclusão/inclusão com criançasCiências Humanasinclusãoliteratura infantilexclusãochild literatureinclusionexclusioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1968info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALLonderoMagmeCMdaCostaEducacao.pdfLonderoMagmeCMdaCostaEducacao.pdfapplication/pdf4064283http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1968/1/LonderoMagmeCMdaCostaEducacao.pdf7f208164b4f74e4d7091068b3d9abd9dMD51UNISINOS/19682015-03-09 17:26:38.199oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1968Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T20:26:38Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As estórias infantis como contexto de estudo da exclusão/inclusão com crianças |
title |
As estórias infantis como contexto de estudo da exclusão/inclusão com crianças |
spellingShingle |
As estórias infantis como contexto de estudo da exclusão/inclusão com crianças Londero, Magme Cibele Medeiros da Costa Ciências Humanas inclusão literatura infantil exclusão child literature inclusion exclusion |
title_short |
As estórias infantis como contexto de estudo da exclusão/inclusão com crianças |
title_full |
As estórias infantis como contexto de estudo da exclusão/inclusão com crianças |
title_fullStr |
As estórias infantis como contexto de estudo da exclusão/inclusão com crianças |
title_full_unstemmed |
As estórias infantis como contexto de estudo da exclusão/inclusão com crianças |
title_sort |
As estórias infantis como contexto de estudo da exclusão/inclusão com crianças |
author |
Londero, Magme Cibele Medeiros da Costa |
author_facet |
Londero, Magme Cibele Medeiros da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8091622641907777 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Londero, Magme Cibele Medeiros da Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baquero, Rute Vivian Angelo |
contributor_str_mv |
Baquero, Rute Vivian Angelo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas inclusão literatura infantil exclusão child literature inclusion exclusion |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inclusão literatura infantil exclusão |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
child literature inclusion exclusion |
description |
O presente estudo teve por objetivo analisar o impacto produzido pela problematização e contextualização, no âmbito das vivências infantis, de estórias junto a crianças da 4ª série do Ensino Fundamental. Uma vez que a literatura infantil está inserida neste estudo, faço uso de uma metáfora para propor o trabalho, no qual crio uma Heroína (eu - pesquisadora) que travará uma batalha contra um “Monstro” (a exclusão), utilizando como armas as estórias infantis. O processo de intervenção pedagógica desenvolvido envolveu cinco estórias infantis da escritora Fernanda Lopes de Almeida que tratavam de dimensões de exclusão por classe social, aparência física, modo de ser e atitudes. A pesquisa foi realizada com cinco alunos de uma escola da rede privada de ensino que foram observados e acompanhados por mim, por apresentarem, segundo a professora da classe, atitudes de exclusão. O estudo revelou possibilidades das estórias infantis se constituírem em instrumentos produtivos para a problematização de atitudes infantis f |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-12-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:04:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:04:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1968 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1968/1/LonderoMagmeCMdaCostaEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7f208164b4f74e4d7091068b3d9abd9d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844941410795520 |