Brincadeiras cosmopoiéticas: uma proposta de design transdisciplinar e abdutivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mandelli, Roberta Rech
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12451
Resumo: A tese propõe sentir, pensar e fazer um design transdisciplinar e abdutivo, a partir dos três princípios da Complexidade: a dialogia, que busca a distinção sem disjunção; o holograma, que postula que a parte existe no todo que existe no interior da parte; e a recursividade, que diz da concomitância das causas e efeitos em relações estabelecidas. Nessa direção, busca-se um diálogo metodológico entre a Complexidade (estratégia), o pragmatismo (abdução) e a psicanálise (desejo). Propõe-se que a semelhança entre a abdução, a estratégia, e o desejo reside em todos serem processos metodológicos capazes de perceber o acontecimento à medida em que o significam. Em outras palavras, processos que comportam o devir à medida em que o restringem. A abdução é elaborada como sendo simultaneamente uma proposição e um argumento – um dicissigno cujo interpretante, como futuro, acopla-se ao objeto referido, retroagindo no passado. O interpretante de uma proposição abdutiva que assevera, negocia e expande uma percepção, conferindo-lhe força de existência na linguagem, se denomina a partir da qualidade da amorosidade. Há, então, a inclusão do sujeito no processo do conhecer a partir de um entendimento temporal. Desenvolve-se o neologismo da cosmopoiese como proposta de um design cuja centralidade reside em cada um dos sujeitos brincantes que, não obstante, acoplam-se entre si a partir de propostas abdutivas, habitando uns aos outros como ideias. Nessa direção, as brincadeiras cosmopoiéticas visam a promoção de saúde como expansão dos sujeitos brincantes nas linguagens. Como proposta metodológica de design, quatro sujeitos brincantes participaram de uma brincadeira cosmopoiéticas, que se estendeu ao longo de oito meses, em trinta encontros com aproximadamente uma hora e trinta minutos de duração cada. No processo dessa brincadeira, foram significadas seis estratégias operacionais que podem ser entendidas como leis abertas que regulam existências singulares as interações persistentes como condição do acoplamento dos sujeitos brincantes; as linguagens lanterna como estratégia de expansão em diferentes linguagens; os desejos repentinos como processo de compartilhamento de propostas abdutivas a serem significadas, negociadas e expandidas na serpentina dos sentidos; as perguntas estéticas como questões que permitem conhecer o conhecer dos sujeitos; e as mortes vivas como estratégia dialógica que permite velar a morte em metonímias metafóricas como continuações interpretantes que se significam em vida, na linguagem.
id USIN_623eff2ebbf092e15c8accc6afd0767d
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/12451
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2023-06-02T15:10:54Z2023-06-02T15:10:54Z2023-03-14Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2023-06-02T15:10:54Z No. of bitstreams: 1 Roberta Rech Mandelli_.pdf: 8336315 bytes, checksum: 403479eaec1b788520c14813a22ff41a (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-02T15:10:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roberta Rech Mandelli_.pdf: 8336315 bytes, checksum: 403479eaec1b788520c14813a22ff41a (MD5) Previous issue date: 2023-03-14A tese propõe sentir, pensar e fazer um design transdisciplinar e abdutivo, a partir dos três princípios da Complexidade: a dialogia, que busca a distinção sem disjunção; o holograma, que postula que a parte existe no todo que existe no interior da parte; e a recursividade, que diz da concomitância das causas e efeitos em relações estabelecidas. Nessa direção, busca-se um diálogo metodológico entre a Complexidade (estratégia), o pragmatismo (abdução) e a psicanálise (desejo). Propõe-se que a semelhança entre a abdução, a estratégia, e o desejo reside em todos serem processos metodológicos capazes de perceber o acontecimento à medida em que o significam. Em outras palavras, processos que comportam o devir à medida em que o restringem. A abdução é elaborada como sendo simultaneamente uma proposição e um argumento – um dicissigno cujo interpretante, como futuro, acopla-se ao objeto referido, retroagindo no passado. O interpretante de uma proposição abdutiva que assevera, negocia e expande uma percepção, conferindo-lhe força de existência na linguagem, se denomina a partir da qualidade da amorosidade. Há, então, a inclusão do sujeito no processo do conhecer a partir de um entendimento temporal. Desenvolve-se o neologismo da cosmopoiese como proposta de um design cuja centralidade reside em cada um dos sujeitos brincantes que, não obstante, acoplam-se entre si a partir de propostas abdutivas, habitando uns aos outros como ideias. Nessa direção, as brincadeiras cosmopoiéticas visam a promoção de saúde como expansão dos sujeitos brincantes nas linguagens. Como proposta metodológica de design, quatro sujeitos brincantes participaram de uma brincadeira cosmopoiéticas, que se estendeu ao longo de oito meses, em trinta encontros com aproximadamente uma hora e trinta minutos de duração cada. No processo dessa brincadeira, foram significadas seis estratégias operacionais que podem ser entendidas como leis abertas que regulam existências singulares as interações persistentes como condição do acoplamento dos sujeitos brincantes; as linguagens lanterna como estratégia de expansão em diferentes linguagens; os desejos repentinos como processo de compartilhamento de propostas abdutivas a serem significadas, negociadas e expandidas na serpentina dos sentidos; as perguntas estéticas como questões que permitem conhecer o conhecer dos sujeitos; e as mortes vivas como estratégia dialógica que permite velar a morte em metonímias metafóricas como continuações interpretantes que se significam em vida, na linguagem.In this thesis, I propose to feel, think, and make a transdisciplinary and abductive design, based on the three principles of Complexity: dialogy, which seeks distinction without disjunction; the hologram, which postulates that a part exists in the whole that exists within the part; and the recursivity, which refers to the concomitance of causes and effects in established relations. Thus, a methodological dialogue is sought between Complexity (strategy), pragmatism (abduction) and psychoanalysis (desire). I propose that the similarity between abduction, strategy, and desire resides in all of them being methodological processes capable of perceiving one event while giving meaning to it. In other words, processes that support the becoming as they restrict it. Abduction is elaborated as being simultaneously a proposition and an argument – a dicisign whose interpretant, as future, is coupled to the referred object, retroacting in the past. The interpretant of an abductive proposition which asseverates, negotiates, and expands a perception, giving it force of existence in the language, is named after the quality of lovingness. Then, the subject is included in the knowledge process from a temporal understanding. The cosmopoiesis neologism is developed as a proposal for a design whose core resides in each of the playful subjects which, nevertheless, are coupled to each other based on abductive proposals, inhabiting each other as ideas. In this way, cosmopoietic playing aims at promoting health as an expansion of the playful subjects in languages. In the methodological design proposal, four playful subjects participated in a cosmopoietic playing, which extended over eight months, in thirty meetings lasting approximately one hour and thirty minutes each. In the process of this play, six operational strategies have been signified and can be understood as open laws that regulate singular existences: persistent interactions as a condition for the coupling of the playful subjects; flashlights languages as an expansion strategy in different languages; sudden desires as a process of sharing abductive proposals to be signified, negotiated and expanded in the serpentine of senses, aesthetic questions which allow knowing the subject's knowing process; and live deaths as a dialogical strategy that allows to contemplate death in metaphorical metonymies as interpretant continuations that signify themselves as life, in language.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMandelli, Roberta Rechhttp://lattes.cnpq.br/7050896063729590http://lattes.cnpq.br/6519799563088833Bentz, Ione Maria GhisleneUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaBrincadeiras cosmopoiéticas: uma proposta de design transdisciplinar e abdutivoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialDesign estratégicoComplexidadeTransdisciplinaridadeAbduçãoDesejoBrincadeirasSaúdeAmorosidadeCosmopoieseStrategic designComplexityTransdisciplinarityAbductionDesirePlayHealthLovingnessCosmopoiesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12451info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12451/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALRoberta Rech Mandelli_.pdfRoberta Rech Mandelli_.pdfapplication/pdf8336315http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12451/1/Roberta+Rech+Mandelli_.pdf403479eaec1b788520c14813a22ff41aMD51UNISINOS/124512023-06-02 12:12:50.437oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2023-06-02T15:12:50Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Brincadeiras cosmopoiéticas: uma proposta de design transdisciplinar e abdutivo
title Brincadeiras cosmopoiéticas: uma proposta de design transdisciplinar e abdutivo
spellingShingle Brincadeiras cosmopoiéticas: uma proposta de design transdisciplinar e abdutivo
Mandelli, Roberta Rech
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Design estratégico
Complexidade
Transdisciplinaridade
Abdução
Desejo
Brincadeiras
Saúde
Amorosidade
Cosmopoiese
Strategic design
Complexity
Transdisciplinarity
Abduction
Desire
Play
Health
Lovingness
Cosmopoiesis
title_short Brincadeiras cosmopoiéticas: uma proposta de design transdisciplinar e abdutivo
title_full Brincadeiras cosmopoiéticas: uma proposta de design transdisciplinar e abdutivo
title_fullStr Brincadeiras cosmopoiéticas: uma proposta de design transdisciplinar e abdutivo
title_full_unstemmed Brincadeiras cosmopoiéticas: uma proposta de design transdisciplinar e abdutivo
title_sort Brincadeiras cosmopoiéticas: uma proposta de design transdisciplinar e abdutivo
author Mandelli, Roberta Rech
author_facet Mandelli, Roberta Rech
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7050896063729590
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6519799563088833
dc.contributor.author.fl_str_mv Mandelli, Roberta Rech
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bentz, Ione Maria Ghislene
contributor_str_mv Bentz, Ione Maria Ghislene
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Design estratégico
Complexidade
Transdisciplinaridade
Abdução
Desejo
Brincadeiras
Saúde
Amorosidade
Cosmopoiese
Strategic design
Complexity
Transdisciplinarity
Abduction
Desire
Play
Health
Lovingness
Cosmopoiesis
dc.subject.por.fl_str_mv Design estratégico
Complexidade
Transdisciplinaridade
Abdução
Desejo
Brincadeiras
Saúde
Amorosidade
Cosmopoiese
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategic design
Complexity
Transdisciplinarity
Abduction
Desire
Play
Health
Lovingness
Cosmopoiesis
description A tese propõe sentir, pensar e fazer um design transdisciplinar e abdutivo, a partir dos três princípios da Complexidade: a dialogia, que busca a distinção sem disjunção; o holograma, que postula que a parte existe no todo que existe no interior da parte; e a recursividade, que diz da concomitância das causas e efeitos em relações estabelecidas. Nessa direção, busca-se um diálogo metodológico entre a Complexidade (estratégia), o pragmatismo (abdução) e a psicanálise (desejo). Propõe-se que a semelhança entre a abdução, a estratégia, e o desejo reside em todos serem processos metodológicos capazes de perceber o acontecimento à medida em que o significam. Em outras palavras, processos que comportam o devir à medida em que o restringem. A abdução é elaborada como sendo simultaneamente uma proposição e um argumento – um dicissigno cujo interpretante, como futuro, acopla-se ao objeto referido, retroagindo no passado. O interpretante de uma proposição abdutiva que assevera, negocia e expande uma percepção, conferindo-lhe força de existência na linguagem, se denomina a partir da qualidade da amorosidade. Há, então, a inclusão do sujeito no processo do conhecer a partir de um entendimento temporal. Desenvolve-se o neologismo da cosmopoiese como proposta de um design cuja centralidade reside em cada um dos sujeitos brincantes que, não obstante, acoplam-se entre si a partir de propostas abdutivas, habitando uns aos outros como ideias. Nessa direção, as brincadeiras cosmopoiéticas visam a promoção de saúde como expansão dos sujeitos brincantes nas linguagens. Como proposta metodológica de design, quatro sujeitos brincantes participaram de uma brincadeira cosmopoiéticas, que se estendeu ao longo de oito meses, em trinta encontros com aproximadamente uma hora e trinta minutos de duração cada. No processo dessa brincadeira, foram significadas seis estratégias operacionais que podem ser entendidas como leis abertas que regulam existências singulares as interações persistentes como condição do acoplamento dos sujeitos brincantes; as linguagens lanterna como estratégia de expansão em diferentes linguagens; os desejos repentinos como processo de compartilhamento de propostas abdutivas a serem significadas, negociadas e expandidas na serpentina dos sentidos; as perguntas estéticas como questões que permitem conhecer o conhecer dos sujeitos; e as mortes vivas como estratégia dialógica que permite velar a morte em metonímias metafóricas como continuações interpretantes que se significam em vida, na linguagem.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-02T15:10:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-02T15:10:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12451
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12451/2/license.txt
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12451/1/Roberta+Rech+Mandelli_.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 320e21f23402402ac4988605e1edd177
403479eaec1b788520c14813a22ff41a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845091810148352