O processo de comunicação na execução da estratégia em empresas de tecnologia de informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Marcelo Etcheverry
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4532
Resumo: Os funcionários das empresas, muitas vezes, não são envolvidos e não participam direta ou indiretamente na criação da estratégia da organização. O termo “Estratégia como Prática” – do inglês: SAP (Strategy-as-Practice) – tem seu foco em se dedicar a estudar o que fazem os atores estratégicos e qual o tipo de atividades desempenhadas quando na execução da estratégia. A comunicação é base para as interações e trocas sociais nas organizações e atua como suporte à execução da estratégia. É através dela, que a visão de futuro, a estratégia, o rumo da empresa é verbalizado e transmitido aos demais membros da empresa. O entendimento do discurso de o que é a estratégia depende de como a mensagem é entendida e recriada, com base na visão de mundo e cultura por cada um de seus membros. O estudo pretende entender como a comunicação suporta a execução das estratégias em empresas do setor de tecnologia de informação na transformação da ideia da estratégia em atividades. O processo estratégico será analisado, através da perspectiva da metáfora de “escrita” e “leitura”, referindo-se aos discursos estratégicos que são verbalizados e como se dá a interpretação deste discurso por parte dos atores organizacionais. O paradigma de pesquisa utilizado foi o qualitativo. A pesquisa usou como metodologia o Estudo de Caso Múltiplo. Como técnica de coleta de dados, foram utilizadas Entrevistas em Profundidade e Observação Participante. Foram selecionadas duas empresas do setor de tecnologia da informação da região dos Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Como resultados obtidos, se concluiu que é fundamental a divulgação clara dos objetivos e a percepção da necessidade de construir uma estratégia, em que sejam frequentes as interações entre todos os atores envolvidos, e que estes atuem como parte do processo, pois caberá a eles a transformação dos objetivos estratégicos em atividades. A participação dos diretores, gerentes e demais atores do nível operacional, torna o processo de formação da estratégia e seu resultado muito rico. No estudo, se verificou que, mesmo que o discurso, muitas vezes, não seja desdobrado por meio de um planejamento efetivo com ações claras, a estratégia pode ser percebida, entendida e executada e a comunicação tem um papel fundamental neste sentido.
id USIN_8940644fb0660c0cbb0ce5a06e6194f8
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/4532
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-07-17T18:59:16Z2015-07-17T18:59:16Z2015-03-27Submitted by Maicon Juliano Schmidt (maicons) on 2015-07-17T18:59:16Z No. of bitstreams: 1 Marcelo Etcheverry Torres.pdf: 1539534 bytes, checksum: 9b094cfc21e7a1b10fc91606ca1b6a3c (MD5)Made available in DSpace on 2015-07-17T18:59:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcelo Etcheverry Torres.pdf: 1539534 bytes, checksum: 9b094cfc21e7a1b10fc91606ca1b6a3c (MD5) Previous issue date: 2015-03-27Os funcionários das empresas, muitas vezes, não são envolvidos e não participam direta ou indiretamente na criação da estratégia da organização. O termo “Estratégia como Prática” – do inglês: SAP (Strategy-as-Practice) – tem seu foco em se dedicar a estudar o que fazem os atores estratégicos e qual o tipo de atividades desempenhadas quando na execução da estratégia. A comunicação é base para as interações e trocas sociais nas organizações e atua como suporte à execução da estratégia. É através dela, que a visão de futuro, a estratégia, o rumo da empresa é verbalizado e transmitido aos demais membros da empresa. O entendimento do discurso de o que é a estratégia depende de como a mensagem é entendida e recriada, com base na visão de mundo e cultura por cada um de seus membros. O estudo pretende entender como a comunicação suporta a execução das estratégias em empresas do setor de tecnologia de informação na transformação da ideia da estratégia em atividades. O processo estratégico será analisado, através da perspectiva da metáfora de “escrita” e “leitura”, referindo-se aos discursos estratégicos que são verbalizados e como se dá a interpretação deste discurso por parte dos atores organizacionais. O paradigma de pesquisa utilizado foi o qualitativo. A pesquisa usou como metodologia o Estudo de Caso Múltiplo. Como técnica de coleta de dados, foram utilizadas Entrevistas em Profundidade e Observação Participante. Foram selecionadas duas empresas do setor de tecnologia da informação da região dos Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Como resultados obtidos, se concluiu que é fundamental a divulgação clara dos objetivos e a percepção da necessidade de construir uma estratégia, em que sejam frequentes as interações entre todos os atores envolvidos, e que estes atuem como parte do processo, pois caberá a eles a transformação dos objetivos estratégicos em atividades. A participação dos diretores, gerentes e demais atores do nível operacional, torna o processo de formação da estratégia e seu resultado muito rico. No estudo, se verificou que, mesmo que o discurso, muitas vezes, não seja desdobrado por meio de um planejamento efetivo com ações claras, a estratégia pode ser percebida, entendida e executada e a comunicação tem um papel fundamental neste sentido.Companies employees are usually not involved and do not participate, directly or indirectly, in the creation of the organization`s strategy and end up not being informed about the direction that the company seeks to follow, much less, what strategy they should use to implement their goals. The term “Strategy as Practice” (SAP) focuses on studying what are the strategic actors and what kind of activities are performed when implementing the strategy. Communication is the basis for social interactions and exchanges in the organizations, and acts as a support to the execution of the strategy. Through the foreseeing, the strategy, the company’s direction is verbalized and transmitted to the other members of the company. The speech understanding of what is the strategy depends on how the message is understood and recreated based on the worldview and culture of each of its members. The study aims to understand how communication works when implementing strategies in Information Technology companies in the process of transforming the strategy ideas in activities. The strategic process is through repeated communication efforts in order that new strategies are understood and accepted by the stakeholders. In the study, theories, which will base the study, will be presented. The strategic process will be analyzed through the perspective of the metaphor of “writing” and “reading”, referring to the strategic discourses that are verbalized and how is the interpretation of this speech by organizational actors. The study paradigm used was the Multiple Case Study. As data collection technique in depth interviews and participant observation were used. Two companies from the IT sector were selected from the Vale dos Sinos region in Rio Grande do Sul. As results, it was concluded that it is essential the clear disclosure of the objectives and the perceived need to build a non-deliberated and formal strategy, but a strategy, where the interactions between the actors are frequent and these act as part of the process because they will be the ones responsible for the transformation of the strategic objectives in their activities and their engagement and collaboration become essential in this regard. The strategic thinking formation process comes down only to the interpretation and communication of strategy when there is no possibility to discuss and debate it. The participation of directors, managers and other stakeholders in the operational level makes the process of strategy formation, and its results, very rich. In the study, it was found that even if the speech is often not deployed through effective planning with clear actions, the strategy can be perceived, understood and executed, and the communication has a key role in this.NenhumaTorres, Marcelo Etcheverryhttp://lattes.cnpq.br/4630304994896186http://lattes.cnpq.br/6449004692238588Hoppen, NorbertoUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosO processo de comunicação na execução da estratégia em empresas de tecnologia de informaçãoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoComunicaçãoEstratégia como práticaEmpresas de tecnologia da informaçãoCommunicationStrategy and practiceInformation technology companiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4532info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMarcelo Etcheverry Torres.pdfMarcelo Etcheverry Torres.pdfapplication/pdf1539534http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4532/1/Marcelo+Etcheverry+Torres.pdf9b094cfc21e7a1b10fc91606ca1b6a3cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82099http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4532/2/license.txte130fff006551e19abf270f718b7ab21MD52UNISINOS/45322015-07-17 16:00:00.862oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-07-17T19:00Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de comunicação na execução da estratégia em empresas de tecnologia de informação
title O processo de comunicação na execução da estratégia em empresas de tecnologia de informação
spellingShingle O processo de comunicação na execução da estratégia em empresas de tecnologia de informação
Torres, Marcelo Etcheverry
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Comunicação
Estratégia como prática
Empresas de tecnologia da informação
Communication
Strategy and practice
Information technology companies
title_short O processo de comunicação na execução da estratégia em empresas de tecnologia de informação
title_full O processo de comunicação na execução da estratégia em empresas de tecnologia de informação
title_fullStr O processo de comunicação na execução da estratégia em empresas de tecnologia de informação
title_full_unstemmed O processo de comunicação na execução da estratégia em empresas de tecnologia de informação
title_sort O processo de comunicação na execução da estratégia em empresas de tecnologia de informação
author Torres, Marcelo Etcheverry
author_facet Torres, Marcelo Etcheverry
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4630304994896186
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6449004692238588
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Marcelo Etcheverry
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hoppen, Norberto
contributor_str_mv Hoppen, Norberto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Comunicação
Estratégia como prática
Empresas de tecnologia da informação
Communication
Strategy and practice
Information technology companies
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Estratégia como prática
Empresas de tecnologia da informação
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Strategy and practice
Information technology companies
description Os funcionários das empresas, muitas vezes, não são envolvidos e não participam direta ou indiretamente na criação da estratégia da organização. O termo “Estratégia como Prática” – do inglês: SAP (Strategy-as-Practice) – tem seu foco em se dedicar a estudar o que fazem os atores estratégicos e qual o tipo de atividades desempenhadas quando na execução da estratégia. A comunicação é base para as interações e trocas sociais nas organizações e atua como suporte à execução da estratégia. É através dela, que a visão de futuro, a estratégia, o rumo da empresa é verbalizado e transmitido aos demais membros da empresa. O entendimento do discurso de o que é a estratégia depende de como a mensagem é entendida e recriada, com base na visão de mundo e cultura por cada um de seus membros. O estudo pretende entender como a comunicação suporta a execução das estratégias em empresas do setor de tecnologia de informação na transformação da ideia da estratégia em atividades. O processo estratégico será analisado, através da perspectiva da metáfora de “escrita” e “leitura”, referindo-se aos discursos estratégicos que são verbalizados e como se dá a interpretação deste discurso por parte dos atores organizacionais. O paradigma de pesquisa utilizado foi o qualitativo. A pesquisa usou como metodologia o Estudo de Caso Múltiplo. Como técnica de coleta de dados, foram utilizadas Entrevistas em Profundidade e Observação Participante. Foram selecionadas duas empresas do setor de tecnologia da informação da região dos Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Como resultados obtidos, se concluiu que é fundamental a divulgação clara dos objetivos e a percepção da necessidade de construir uma estratégia, em que sejam frequentes as interações entre todos os atores envolvidos, e que estes atuem como parte do processo, pois caberá a eles a transformação dos objetivos estratégicos em atividades. A participação dos diretores, gerentes e demais atores do nível operacional, torna o processo de formação da estratégia e seu resultado muito rico. No estudo, se verificou que, mesmo que o discurso, muitas vezes, não seja desdobrado por meio de um planejamento efetivo com ações claras, a estratégia pode ser percebida, entendida e executada e a comunicação tem um papel fundamental neste sentido.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-17T18:59:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-17T18:59:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4532
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4532/1/Marcelo+Etcheverry+Torres.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4532/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b094cfc21e7a1b10fc91606ca1b6a3c
e130fff006551e19abf270f718b7ab21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844972140363776