O processo estratégico de marketing em pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software: um estudo de casos múltiplos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Victor Márcio Laus Reis
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2715
Resumo: Esta dissertação enfoca o processo estratégico de marketing, ou seja, a formulação e implementação de estratégias de marketing, em pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software. Seus objetivos estão centrados na análise do processo, examinando a relação entre a formulação e a implementação e o papel da improvisação e da adaptação no processo estratégico de marketing. Também é investigada a percepção dos executivos das empresas analisadas sobre a contribuição do processo estratégico de marketing para a obtenção de vantagem competitiva, bem com a representação do conteúdo da estratégia de marketing em materiais de divulgação. A metodologia do trabalho envolveu a realização de um estudo de casos múltiplos em cinco empresas de desenvolvimento de software, sendo quatro empresas de pequeno porte e uma de médio porte. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os principais executivos e análise de materiais de divulgação. Após a análise individual, foi realizada a análise comparativa dos casos.
id USIN_8f93700770ae64baa32259340932d7fe
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2715
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:39:03Z2015-03-05T18:39:03Z2008-04-22Made available in DSpace on 2015-03-05T18:39:03Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 22Esta dissertação enfoca o processo estratégico de marketing, ou seja, a formulação e implementação de estratégias de marketing, em pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software. Seus objetivos estão centrados na análise do processo, examinando a relação entre a formulação e a implementação e o papel da improvisação e da adaptação no processo estratégico de marketing. Também é investigada a percepção dos executivos das empresas analisadas sobre a contribuição do processo estratégico de marketing para a obtenção de vantagem competitiva, bem com a representação do conteúdo da estratégia de marketing em materiais de divulgação. A metodologia do trabalho envolveu a realização de um estudo de casos múltiplos em cinco empresas de desenvolvimento de software, sendo quatro empresas de pequeno porte e uma de médio porte. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os principais executivos e análise de materiais de divulgação. Após a análise individual, foi realizada a análise comparativa dos casos.This dissertation is focused on the strategic marketing process, which involves the formulation and the implementation of marketing strategies, in small and medium software development companies. Its objectives are to analyze the process, examining the relation between formulation and implementation and the role of improvisation and adaptation on the strategic marketing process. It also investigates the executives of the analyzed companies’ perception of the strategic marketing process contribution to the creation of competitive advantage, as well as the representation of the strategic marketing content in promotional materials. A multiple-case study was conducted in five software development companies, four small companies and one medium. The evidences were collected through semi-structured interviews and promotional materials. The cases were first individually analyzed and then a comparative analysis was conducted. The integration between formulation and implementation was identified, as well as the influeNenhumaGomes, Victor Márcio Laus Reishttp://lattes.cnpq.br/2233341168995716http://lattes.cnpq.br/8476700856372881Silveira, Teniza daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNISINOSBrasilEscola de Gestão e NegóciosO processo estratégico de marketing em pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software: um estudo de casos múltiplosCiências Sociais Aplicadasgestão de marketingprocessos estratégicosestratégia de marketingmarketing managementstrategic marketing processmarketing strategyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2715info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALprocesso estrategico.pdfprocesso estrategico.pdfapplication/pdf1039836http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2715/1/processo+estrategico.pdfcfe44f086206faa6a931ab1afebb2282MD51UNISINOS/27152015-03-19 11:07:50.006oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2715Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-19T14:07:50Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo estratégico de marketing em pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software: um estudo de casos múltiplos
title O processo estratégico de marketing em pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software: um estudo de casos múltiplos
spellingShingle O processo estratégico de marketing em pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software: um estudo de casos múltiplos
Gomes, Victor Márcio Laus Reis
Ciências Sociais Aplicadas
gestão de marketing
processos estratégicos
estratégia de marketing
marketing management
strategic marketing process
marketing strategy
title_short O processo estratégico de marketing em pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software: um estudo de casos múltiplos
title_full O processo estratégico de marketing em pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software: um estudo de casos múltiplos
title_fullStr O processo estratégico de marketing em pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software: um estudo de casos múltiplos
title_full_unstemmed O processo estratégico de marketing em pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software: um estudo de casos múltiplos
title_sort O processo estratégico de marketing em pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software: um estudo de casos múltiplos
author Gomes, Victor Márcio Laus Reis
author_facet Gomes, Victor Márcio Laus Reis
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2233341168995716
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8476700856372881
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Victor Márcio Laus Reis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Teniza da
contributor_str_mv Silveira, Teniza da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
gestão de marketing
processos estratégicos
estratégia de marketing
marketing management
strategic marketing process
marketing strategy
dc.subject.por.fl_str_mv gestão de marketing
processos estratégicos
estratégia de marketing
dc.subject.eng.fl_str_mv marketing management
strategic marketing process
marketing strategy
description Esta dissertação enfoca o processo estratégico de marketing, ou seja, a formulação e implementação de estratégias de marketing, em pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software. Seus objetivos estão centrados na análise do processo, examinando a relação entre a formulação e a implementação e o papel da improvisação e da adaptação no processo estratégico de marketing. Também é investigada a percepção dos executivos das empresas analisadas sobre a contribuição do processo estratégico de marketing para a obtenção de vantagem competitiva, bem com a representação do conteúdo da estratégia de marketing em materiais de divulgação. A metodologia do trabalho envolveu a realização de um estudo de casos múltiplos em cinco empresas de desenvolvimento de software, sendo quatro empresas de pequeno porte e uma de médio porte. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os principais executivos e análise de materiais de divulgação. Após a análise individual, foi realizada a análise comparativa dos casos.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-04-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:39:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:39:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2715
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2715/1/processo+estrategico.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cfe44f086206faa6a931ab1afebb2282
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844947058425856