Universidade e projeto político-pedagógico: diálogos possíveis fomentando formações emancipatórias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2094 |
Resumo: | O estudo reflete sobre a possibilidade de um Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma universidade pública, de intencionalidade emancipatória, impactar a formação e ação profissional de seus acadêmicos. A opção metodológica que orientou a pesquisa foi pautada nos princípios da investigação qualitativa por meio de um estudo de caso de natureza etnográfica. Os principais instrumentos utilizados para a apreensão e entendimento da realidade pesquisada foram a observação participante, a análise de documentos e os diálogos no campo. Os acadêmicos se constituíram nos sujeitos centrais desta pesquisa incluindo, também, os professores e técnicos para entender o contexto geral do processo formativo. A orientação epistemológica que balizou o diálogo com os sujeitos baseou-se nos princípios da dialética, lançando mão de categorias como totalidade, contradição e mediação. O texto se constitui a partir da trajetória de vida do pesquisador, destacando a imersão no mundo do trabalho e a compreensão de como o trabalho no camp |
id |
USIN_93bf50b14b1ee921775fb4de4291cd99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2094 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T21:16:03Z2015-03-04T21:16:03Z2009-02-26Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:03Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 26O estudo reflete sobre a possibilidade de um Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma universidade pública, de intencionalidade emancipatória, impactar a formação e ação profissional de seus acadêmicos. A opção metodológica que orientou a pesquisa foi pautada nos princípios da investigação qualitativa por meio de um estudo de caso de natureza etnográfica. Os principais instrumentos utilizados para a apreensão e entendimento da realidade pesquisada foram a observação participante, a análise de documentos e os diálogos no campo. Os acadêmicos se constituíram nos sujeitos centrais desta pesquisa incluindo, também, os professores e técnicos para entender o contexto geral do processo formativo. A orientação epistemológica que balizou o diálogo com os sujeitos baseou-se nos princípios da dialética, lançando mão de categorias como totalidade, contradição e mediação. O texto se constitui a partir da trajetória de vida do pesquisador, destacando a imersão no mundo do trabalho e a compreensão de como o trabalho no campThe study reflects the possibility of a Political-Pedagogical Project (PPP) of a public university, is intent emancipatory, impacting the training and professional action of its academics. The option that has guided the research methodology was based on the principles of qualitative research through a case study of ethnographic nature. The main instruments used for grasping and understanding of reality were searched the observation, the analysis of documents and dialogues in the field. The scholars were formed in the central subject of this research, including, also, teachers and technicians to understand the general context of the training process. The epistemological orientation balizou that the dialogue with the subject based on the principles of dialectics, making use of categories as a whole, contradiction and mediation. The text is founded upon the life trajectory of the researcher, highlighting the immersion into the world of work and understanding of how the work in the field of education could directUniversidade do Vale do Rio dos SinosFagundes, Maurício Cesar Vitóriahttp://lattes.cnpq.br/3453061683909782http://lattes.cnpq.br/0157149133885713Cunha, Maria Isabel daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesUniversidade e projeto político-pedagógico: diálogos possíveis fomentando formações emancipatóriasCiências Humanasautonomiacurrículo emancipatóriodialéticadiálogoeducação superiorensino de graduaçãouniversidadeprojeto político-pedagógicoautonomycurriculum emancipatorydialecticsdialoguehigher educationundergraduate educationuniversitypolitical and educational projectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2094info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMauricioFagundesEducacao.pdfMauricioFagundesEducacao.pdfapplication/pdf1168201http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2094/1/MauricioFagundesEducacao.pdf810b96c90f3f038a32822deb099642c0MD51UNISINOS/20942015-03-10 11:59:31.713oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:59:31Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade e projeto político-pedagógico: diálogos possíveis fomentando formações emancipatórias |
title |
Universidade e projeto político-pedagógico: diálogos possíveis fomentando formações emancipatórias |
spellingShingle |
Universidade e projeto político-pedagógico: diálogos possíveis fomentando formações emancipatórias Fagundes, Maurício Cesar Vitória Ciências Humanas autonomia currículo emancipatório dialética diálogo educação superior ensino de graduação universidade projeto político-pedagógico autonomy curriculum emancipatory dialectics dialogue higher education undergraduate education university political and educational project |
title_short |
Universidade e projeto político-pedagógico: diálogos possíveis fomentando formações emancipatórias |
title_full |
Universidade e projeto político-pedagógico: diálogos possíveis fomentando formações emancipatórias |
title_fullStr |
Universidade e projeto político-pedagógico: diálogos possíveis fomentando formações emancipatórias |
title_full_unstemmed |
Universidade e projeto político-pedagógico: diálogos possíveis fomentando formações emancipatórias |
title_sort |
Universidade e projeto político-pedagógico: diálogos possíveis fomentando formações emancipatórias |
author |
Fagundes, Maurício Cesar Vitória |
author_facet |
Fagundes, Maurício Cesar Vitória |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3453061683909782 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0157149133885713 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fagundes, Maurício Cesar Vitória |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Maria Isabel da |
contributor_str_mv |
Cunha, Maria Isabel da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas autonomia currículo emancipatório dialética diálogo educação superior ensino de graduação universidade projeto político-pedagógico autonomy curriculum emancipatory dialectics dialogue higher education undergraduate education university political and educational project |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autonomia currículo emancipatório dialética diálogo educação superior ensino de graduação universidade projeto político-pedagógico |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
autonomy curriculum emancipatory dialectics dialogue higher education undergraduate education university political and educational project |
description |
O estudo reflete sobre a possibilidade de um Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma universidade pública, de intencionalidade emancipatória, impactar a formação e ação profissional de seus acadêmicos. A opção metodológica que orientou a pesquisa foi pautada nos princípios da investigação qualitativa por meio de um estudo de caso de natureza etnográfica. Os principais instrumentos utilizados para a apreensão e entendimento da realidade pesquisada foram a observação participante, a análise de documentos e os diálogos no campo. Os acadêmicos se constituíram nos sujeitos centrais desta pesquisa incluindo, também, os professores e técnicos para entender o contexto geral do processo formativo. A orientação epistemológica que balizou o diálogo com os sujeitos baseou-se nos princípios da dialética, lançando mão de categorias como totalidade, contradição e mediação. O texto se constitui a partir da trajetória de vida do pesquisador, destacando a imersão no mundo do trabalho e a compreensão de como o trabalho no camp |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T21:16:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T21:16:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2094 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2094/1/MauricioFagundesEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
810b96c90f3f038a32822deb099642c0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844942198276096 |