Passagens por territórios do YouTube: sentidos identitários de América Latina na plataforma e imagens da tecnocultura contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orlandin, Jardel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9208
Resumo: O objetivo deste trabalho é o estudo da produção de sentidos identitários nas imagens técnicas do YouTube. Para tanto, optamos pela busca por América Latina, seguindo trilhas estabelecidas pelo site e criando novos percursos para explorar os territórios menos visíveis. Inspirados na percepção de sentidos identitários de latinidade presentes no vídeo mais visto do YouTube até o momento, Despacito (LUIS FONSI, 2017a), desbravamos os modos pelos quais o site opera e constrói seus territórios de experiência e de significação. Ethicidades, molduras e imaginários (KILPP, 2003) são concepções basilares para a pesquisa, que parte da perspectiva tecnocultural (FISCHER, 2013; McLUHAN, 2007; FLUSSER, 2013; BENJAMIN, 2012). Outros conceitos contribuem para que possamos mapear as qualidades técnicas do YouTube e compreender as suas formas de produzir sentidos identitários. Trabalhamos, ainda, com algoritmos (PARISER, 2012), com montagens (EISENSTEIN, 2002; MANOVICH, 2005) e com o audiovisual na web (MONTAÑO, 2015). Como proposta metodológica, concebemos um itinerário de análise para os meios e as mensagens. Iluminados pela figura do flâneur, percorremos o site e encontramos quatro grandes passagens (BENJAMIN, 2009) – que entendemos enquanto territórios densos e complexos, que recuperam diferentes imaginários e tensionam uma série de fronteiras até então consolidadas. Identificamos como passagens: 1) a página inicial – espaço seguro para o usuário e armazém infinito de vídeos; 2) a barra de busca – facilitadora e amigável, um transporte para novos espaços; 3) os canais e as páginas dispersas – que sugerem constantemente novos links aos usuários; e 4) a lista de vídeos mais vistos – que reforça a quantidade de acessos ou cliques como um modo de agir na plataforma. Em cada território, consideramos diversos elementos do YouTube, dos conteúdos à interface e aos algoritmos. Percebemos a presença, ainda que com tensões, de outras mídias audiovisuais, como o cinema e a televisão. Os construtos midiáticos que vemos, de Brasil, de México e de América Latina, são passagens para o próprio YouTube e os seus mundos, programados por algoritmos, interfaces, configurações, links etc. Como essas mesmas passagens estão presentes em inúmeras outras plataformas, enformando a nossa percepção, são, igualmente, imagens da tecnocultura contemporânea.
id USIN_a6a227d5944582020b329f4ed3d32cf7
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9208
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2020-07-22T20:20:17Z2020-07-22T20:20:17Z2020-05-11Submitted by Maicon Juliano Schmidt (maicons) on 2020-07-22T20:20:17Z No. of bitstreams: 1 Jardel Orlandin_.pdf: 4806944 bytes, checksum: d26e0100f97ccda656eb69be220c0ee8 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-22T20:20:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jardel Orlandin_.pdf: 4806944 bytes, checksum: d26e0100f97ccda656eb69be220c0ee8 (MD5) Previous issue date: 2020-05-11O objetivo deste trabalho é o estudo da produção de sentidos identitários nas imagens técnicas do YouTube. Para tanto, optamos pela busca por América Latina, seguindo trilhas estabelecidas pelo site e criando novos percursos para explorar os territórios menos visíveis. Inspirados na percepção de sentidos identitários de latinidade presentes no vídeo mais visto do YouTube até o momento, Despacito (LUIS FONSI, 2017a), desbravamos os modos pelos quais o site opera e constrói seus territórios de experiência e de significação. Ethicidades, molduras e imaginários (KILPP, 2003) são concepções basilares para a pesquisa, que parte da perspectiva tecnocultural (FISCHER, 2013; McLUHAN, 2007; FLUSSER, 2013; BENJAMIN, 2012). Outros conceitos contribuem para que possamos mapear as qualidades técnicas do YouTube e compreender as suas formas de produzir sentidos identitários. Trabalhamos, ainda, com algoritmos (PARISER, 2012), com montagens (EISENSTEIN, 2002; MANOVICH, 2005) e com o audiovisual na web (MONTAÑO, 2015). Como proposta metodológica, concebemos um itinerário de análise para os meios e as mensagens. Iluminados pela figura do flâneur, percorremos o site e encontramos quatro grandes passagens (BENJAMIN, 2009) – que entendemos enquanto territórios densos e complexos, que recuperam diferentes imaginários e tensionam uma série de fronteiras até então consolidadas. Identificamos como passagens: 1) a página inicial – espaço seguro para o usuário e armazém infinito de vídeos; 2) a barra de busca – facilitadora e amigável, um transporte para novos espaços; 3) os canais e as páginas dispersas – que sugerem constantemente novos links aos usuários; e 4) a lista de vídeos mais vistos – que reforça a quantidade de acessos ou cliques como um modo de agir na plataforma. Em cada território, consideramos diversos elementos do YouTube, dos conteúdos à interface e aos algoritmos. Percebemos a presença, ainda que com tensões, de outras mídias audiovisuais, como o cinema e a televisão. Os construtos midiáticos que vemos, de Brasil, de México e de América Latina, são passagens para o próprio YouTube e os seus mundos, programados por algoritmos, interfaces, configurações, links etc. Como essas mesmas passagens estão presentes em inúmeras outras plataformas, enformando a nossa percepção, são, igualmente, imagens da tecnocultura contemporânea.The objective of this research is to study the production of identity meanings in technical images on YouTube. Therefore, we opted to search for Latin America, following trails established by the website and creating new ways of exploring the less visible territories. Inspired by the perception of Latinity identity meanings present in the most viewed video on YouTube so far, Despacito (LUIS FONSI, 2017a), we unveil the methods by which the website operates and builds its territories of experience and meaning. Ethicities, frames and imaginaries (KILPP, 2003) are basic concepts for this research, which starts off from the technocultural perspective (FISCHER, 2013; McLUHAN, 2007; FLUSSER, 2013; BENJAMIN, 2012). Other concepts contribute so that we are able to map YouTube’s technical qualities and understand its ways of producing identity meanings. We also work with algorithms (PARISER, 2012), with montages (EISENSTEIN, 2002; MANOVICH, 2005) and with the audiovisual on the web (MONTAÑO, 2015). As a methodological proposal, we conceived an analysis itinerary for the media and the messages. Illuminated by the figure of the flâneur, we roamed through the website and found four main passages (BENJAMIN, 2009) – which we understand as dense, complex territories, that recover different imaginaries and tension a series of boundaries that have been hitherto consolidated. We identified as passages: 1) the home page – a safe space for the user and infinite video storehouse; 2) the search bar – facilitating and friendly, a transportation to new spaces; 3) the scattered channels and pages – which constantly suggest new links to the users; and 4) the list of most viewed videos – which reinforces the number of accesses or clicks as a way of acting on the platform. In each territory, we consider several elements of YouTube, from the content to the interface and the algorithms. We perceive the presence, albeit with tension, of other audiovisual media, such as cinema and television. The media constructs that we see, of Brazil, Mexico and Latin America, are passages for YouTube itself and its worlds, programmed by algorithms, interfaces, settings, links etc. As these same passages are present on countless other platforms, shaping our perception, they are also images of the contemporary technoculture.NenhumaOrlandin, Jardelhttp://lattes.cnpq.br/8976490878432599http://lattes.cnpq.br/9654736235562553Montaño La Cruz, Sonia EstelaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaPassagens por territórios do YouTube: sentidos identitários de América Latina na plataforma e imagens da tecnocultura contemporâneaACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoSentidos identitáriosTecnocultura audiovisualMontagensYouTubeInterfaceIdentity meaningsAudiovisual technocultureMontageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9208info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALJardel Orlandin_.pdfJardel Orlandin_.pdfapplication/pdf4806944http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9208/1/Jardel+Orlandin_.pdfd26e0100f97ccda656eb69be220c0ee8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9208/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/92082020-07-22 17:20:58.955oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2020-07-22T20:20:58Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Passagens por territórios do YouTube: sentidos identitários de América Latina na plataforma e imagens da tecnocultura contemporânea
title Passagens por territórios do YouTube: sentidos identitários de América Latina na plataforma e imagens da tecnocultura contemporânea
spellingShingle Passagens por territórios do YouTube: sentidos identitários de América Latina na plataforma e imagens da tecnocultura contemporânea
Orlandin, Jardel
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Sentidos identitários
Tecnocultura audiovisual
Montagens
YouTube
Interface
Identity meanings
Audiovisual technoculture
Montage
title_short Passagens por territórios do YouTube: sentidos identitários de América Latina na plataforma e imagens da tecnocultura contemporânea
title_full Passagens por territórios do YouTube: sentidos identitários de América Latina na plataforma e imagens da tecnocultura contemporânea
title_fullStr Passagens por territórios do YouTube: sentidos identitários de América Latina na plataforma e imagens da tecnocultura contemporânea
title_full_unstemmed Passagens por territórios do YouTube: sentidos identitários de América Latina na plataforma e imagens da tecnocultura contemporânea
title_sort Passagens por territórios do YouTube: sentidos identitários de América Latina na plataforma e imagens da tecnocultura contemporânea
author Orlandin, Jardel
author_facet Orlandin, Jardel
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8976490878432599
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9654736235562553
dc.contributor.author.fl_str_mv Orlandin, Jardel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Montaño La Cruz, Sonia Estela
contributor_str_mv Montaño La Cruz, Sonia Estela
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Sentidos identitários
Tecnocultura audiovisual
Montagens
YouTube
Interface
Identity meanings
Audiovisual technoculture
Montage
dc.subject.por.fl_str_mv Sentidos identitários
Tecnocultura audiovisual
Montagens
dc.subject.eng.fl_str_mv YouTube
Interface
Identity meanings
Audiovisual technoculture
Montage
description O objetivo deste trabalho é o estudo da produção de sentidos identitários nas imagens técnicas do YouTube. Para tanto, optamos pela busca por América Latina, seguindo trilhas estabelecidas pelo site e criando novos percursos para explorar os territórios menos visíveis. Inspirados na percepção de sentidos identitários de latinidade presentes no vídeo mais visto do YouTube até o momento, Despacito (LUIS FONSI, 2017a), desbravamos os modos pelos quais o site opera e constrói seus territórios de experiência e de significação. Ethicidades, molduras e imaginários (KILPP, 2003) são concepções basilares para a pesquisa, que parte da perspectiva tecnocultural (FISCHER, 2013; McLUHAN, 2007; FLUSSER, 2013; BENJAMIN, 2012). Outros conceitos contribuem para que possamos mapear as qualidades técnicas do YouTube e compreender as suas formas de produzir sentidos identitários. Trabalhamos, ainda, com algoritmos (PARISER, 2012), com montagens (EISENSTEIN, 2002; MANOVICH, 2005) e com o audiovisual na web (MONTAÑO, 2015). Como proposta metodológica, concebemos um itinerário de análise para os meios e as mensagens. Iluminados pela figura do flâneur, percorremos o site e encontramos quatro grandes passagens (BENJAMIN, 2009) – que entendemos enquanto territórios densos e complexos, que recuperam diferentes imaginários e tensionam uma série de fronteiras até então consolidadas. Identificamos como passagens: 1) a página inicial – espaço seguro para o usuário e armazém infinito de vídeos; 2) a barra de busca – facilitadora e amigável, um transporte para novos espaços; 3) os canais e as páginas dispersas – que sugerem constantemente novos links aos usuários; e 4) a lista de vídeos mais vistos – que reforça a quantidade de acessos ou cliques como um modo de agir na plataforma. Em cada território, consideramos diversos elementos do YouTube, dos conteúdos à interface e aos algoritmos. Percebemos a presença, ainda que com tensões, de outras mídias audiovisuais, como o cinema e a televisão. Os construtos midiáticos que vemos, de Brasil, de México e de América Latina, são passagens para o próprio YouTube e os seus mundos, programados por algoritmos, interfaces, configurações, links etc. Como essas mesmas passagens estão presentes em inúmeras outras plataformas, enformando a nossa percepção, são, igualmente, imagens da tecnocultura contemporânea.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-22T20:20:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-22T20:20:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-05-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9208
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9208/1/Jardel+Orlandin_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9208/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d26e0100f97ccda656eb69be220c0ee8
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845040402661376