Etnomatemática e curriculo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos de 5ª série
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1886 |
Resumo: | Esta dissertação tem como propósito problematizar uma experiência pedagógica realizada com alunos da 5ª série do Ensino Fundamental da escola Dr. Ramiro Fortes Barcelos, situada na vila da PEJ, no município de Charqueadas, estado do Rio Grande do Sul. A experiência teve como centro a cultura da violência, e sua análise foi realizada tendo como suporte o campo da Etnomatemática e as teorizações contemporâneas sobre currículo. Apoiada nesse referencial, busquei dar sentido ao que enunciaram sobre a violência aqueles que participaram do trabalho pedagógico desenvolvido em aproximadamente 100 horas/aula. A dissertação está organizada em quatro capítulos. No primeiro, descrevo a construção da pesquisa através do relato da minha trajetória pessoal, profissional e acadêmica e apresento o campo teórico que me ajudou a realizar a parte empírica e posteriormente analisá-la. No segundo capítulo, descrevo o contexto onde se realizou o estudo e relato a parte empírica da pesquisa. Apresento a história da cidade de Charque |
id |
USIN_ba0c5f415aed7373d1265a72b30b1958 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1886 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T19:56:48Z2015-03-04T19:56:48Z2005-11-30Made available in DSpace on 2015-03-04T19:56:48Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 30Esta dissertação tem como propósito problematizar uma experiência pedagógica realizada com alunos da 5ª série do Ensino Fundamental da escola Dr. Ramiro Fortes Barcelos, situada na vila da PEJ, no município de Charqueadas, estado do Rio Grande do Sul. A experiência teve como centro a cultura da violência, e sua análise foi realizada tendo como suporte o campo da Etnomatemática e as teorizações contemporâneas sobre currículo. Apoiada nesse referencial, busquei dar sentido ao que enunciaram sobre a violência aqueles que participaram do trabalho pedagógico desenvolvido em aproximadamente 100 horas/aula. A dissertação está organizada em quatro capítulos. No primeiro, descrevo a construção da pesquisa através do relato da minha trajetória pessoal, profissional e acadêmica e apresento o campo teórico que me ajudou a realizar a parte empírica e posteriormente analisá-la. No segundo capítulo, descrevo o contexto onde se realizou o estudo e relato a parte empírica da pesquisa. Apresento a história da cidade de CharqueThis dissertation has as intention to problematize a pedagogical experience developed with students of a 5th grade of the elementary public school Dr. Ramiro Fortes Barcelos, situated in the village of the PEJ – State Prision of Jacuí, in the city of Charqueadas, state of Rio Grande do Sul. The experience had as center the culture of the violence, and its analysis was supported by the field of Etnomathmatics and the contemporary curriculum theories. Based on this referential, I searched to give sense to what was enunciated about the violence by those who had participated of the pedagogical work, in approximately a hundred class/hours. The dissertation is organized in four chapters. In the first one, I describe the construction of the research through the history of my professional and academic trajectory and present the theoretical field that helped me to develop the empirical part and later to analyze it. In the second chapter, I describe the context where the study was developed and report the empirical parNenhumaLeites, Carmen Beckerhttp://lattes.cnpq.br/8216215238601294http://lattes.cnpq.br/8744369266395118Knijnik, GelsaUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesEtnomatemática e curriculo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos de 5ª sérieCiências Humanascultura da violênciacurrículosescolaetnomatemáticaexperiencia pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1886info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALEtnomatematica.pdfEtnomatematica.pdfapplication/pdf3485144http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1886/1/Etnomatematica.pdf21d6a14e53e23468d3c31d402cb4ce0bMD51UNISINOS/18862015-03-09 12:48:22.135oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1886Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T15:48:22Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Etnomatemática e curriculo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos de 5ª série |
title |
Etnomatemática e curriculo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos de 5ª série |
spellingShingle |
Etnomatemática e curriculo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos de 5ª série Leites, Carmen Becker Ciências Humanas cultura da violência currículos escola etnomatemática experiencia pedagógica |
title_short |
Etnomatemática e curriculo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos de 5ª série |
title_full |
Etnomatemática e curriculo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos de 5ª série |
title_fullStr |
Etnomatemática e curriculo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos de 5ª série |
title_full_unstemmed |
Etnomatemática e curriculo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos de 5ª série |
title_sort |
Etnomatemática e curriculo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos de 5ª série |
author |
Leites, Carmen Becker |
author_facet |
Leites, Carmen Becker |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8216215238601294 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8744369266395118 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leites, Carmen Becker |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Knijnik, Gelsa |
contributor_str_mv |
Knijnik, Gelsa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas cultura da violência currículos escola etnomatemática experiencia pedagógica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cultura da violência currículos escola etnomatemática experiencia pedagógica |
description |
Esta dissertação tem como propósito problematizar uma experiência pedagógica realizada com alunos da 5ª série do Ensino Fundamental da escola Dr. Ramiro Fortes Barcelos, situada na vila da PEJ, no município de Charqueadas, estado do Rio Grande do Sul. A experiência teve como centro a cultura da violência, e sua análise foi realizada tendo como suporte o campo da Etnomatemática e as teorizações contemporâneas sobre currículo. Apoiada nesse referencial, busquei dar sentido ao que enunciaram sobre a violência aqueles que participaram do trabalho pedagógico desenvolvido em aproximadamente 100 horas/aula. A dissertação está organizada em quatro capítulos. No primeiro, descrevo a construção da pesquisa através do relato da minha trajetória pessoal, profissional e acadêmica e apresento o campo teórico que me ajudou a realizar a parte empírica e posteriormente analisá-la. No segundo capítulo, descrevo o contexto onde se realizou o estudo e relato a parte empírica da pesquisa. Apresento a história da cidade de Charque |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T19:56:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T19:56:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1886 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1886/1/Etnomatematica.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21d6a14e53e23468d3c31d402cb4ce0b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844940690423808 |