Etnomatemática e curriculo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos de 5ª série

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leites, Carmen Becker
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1886
Resumo: Esta dissertação tem como propósito problematizar uma experiência pedagógica realizada com alunos da 5ª série do Ensino Fundamental da escola Dr. Ramiro Fortes Barcelos, situada na vila da PEJ, no município de Charqueadas, estado do Rio Grande do Sul. A experiência teve como centro a cultura da violência, e sua análise foi realizada tendo como suporte o campo da Etnomatemática e as teorizações contemporâneas sobre currículo. Apoiada nesse referencial, busquei dar sentido ao que enunciaram sobre a violência aqueles que participaram do trabalho pedagógico desenvolvido em aproximadamente 100 horas/aula. A dissertação está organizada em quatro capítulos. No primeiro, descrevo a construção da pesquisa através do relato da minha trajetória pessoal, profissional e acadêmica e apresento o campo teórico que me ajudou a realizar a parte empírica e posteriormente analisá-la. No segundo capítulo, descrevo o contexto onde se realizou o estudo e relato a parte empírica da pesquisa. Apresento a história da cidade de Charque
id USIN_ba0c5f415aed7373d1265a72b30b1958
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1886
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T19:56:48Z2015-03-04T19:56:48Z2005-11-30Made available in DSpace on 2015-03-04T19:56:48Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 30Esta dissertação tem como propósito problematizar uma experiência pedagógica realizada com alunos da 5ª série do Ensino Fundamental da escola Dr. Ramiro Fortes Barcelos, situada na vila da PEJ, no município de Charqueadas, estado do Rio Grande do Sul. A experiência teve como centro a cultura da violência, e sua análise foi realizada tendo como suporte o campo da Etnomatemática e as teorizações contemporâneas sobre currículo. Apoiada nesse referencial, busquei dar sentido ao que enunciaram sobre a violência aqueles que participaram do trabalho pedagógico desenvolvido em aproximadamente 100 horas/aula. A dissertação está organizada em quatro capítulos. No primeiro, descrevo a construção da pesquisa através do relato da minha trajetória pessoal, profissional e acadêmica e apresento o campo teórico que me ajudou a realizar a parte empírica e posteriormente analisá-la. No segundo capítulo, descrevo o contexto onde se realizou o estudo e relato a parte empírica da pesquisa. Apresento a história da cidade de CharqueThis dissertation has as intention to problematize a pedagogical experience developed with students of a 5th grade of the elementary public school Dr. Ramiro Fortes Barcelos, situated in the village of the PEJ – State Prision of Jacuí, in the city of Charqueadas, state of Rio Grande do Sul. The experience had as center the culture of the violence, and its analysis was supported by the field of Etnomathmatics and the contemporary curriculum theories. Based on this referential, I searched to give sense to what was enunciated about the violence by those who had participated of the pedagogical work, in approximately a hundred class/hours. The dissertation is organized in four chapters. In the first one, I describe the construction of the research through the history of my professional and academic trajectory and present the theoretical field that helped me to develop the empirical part and later to analyze it. In the second chapter, I describe the context where the study was developed and report the empirical parNenhumaLeites, Carmen Beckerhttp://lattes.cnpq.br/8216215238601294http://lattes.cnpq.br/8744369266395118Knijnik, GelsaUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesEtnomatemática e curriculo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos de 5ª sérieCiências Humanascultura da violênciacurrículosescolaetnomatemáticaexperiencia pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1886info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALEtnomatematica.pdfEtnomatematica.pdfapplication/pdf3485144http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1886/1/Etnomatematica.pdf21d6a14e53e23468d3c31d402cb4ce0bMD51UNISINOS/18862015-03-09 12:48:22.135oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1886Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T15:48:22Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Etnomatemática e curriculo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos de 5ª série
title Etnomatemática e curriculo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos de 5ª série
spellingShingle Etnomatemática e curriculo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos de 5ª série
Leites, Carmen Becker
Ciências Humanas
cultura da violência
currículos
escola
etnomatemática
experiencia pedagógica
title_short Etnomatemática e curriculo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos de 5ª série
title_full Etnomatemática e curriculo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos de 5ª série
title_fullStr Etnomatemática e curriculo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos de 5ª série
title_full_unstemmed Etnomatemática e curriculo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos de 5ª série
title_sort Etnomatemática e curriculo escolar: problematizando uma experiência pedagógica com alunos de 5ª série
author Leites, Carmen Becker
author_facet Leites, Carmen Becker
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8216215238601294
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8744369266395118
dc.contributor.author.fl_str_mv Leites, Carmen Becker
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Knijnik, Gelsa
contributor_str_mv Knijnik, Gelsa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
cultura da violência
currículos
escola
etnomatemática
experiencia pedagógica
dc.subject.por.fl_str_mv cultura da violência
currículos
escola
etnomatemática
experiencia pedagógica
description Esta dissertação tem como propósito problematizar uma experiência pedagógica realizada com alunos da 5ª série do Ensino Fundamental da escola Dr. Ramiro Fortes Barcelos, situada na vila da PEJ, no município de Charqueadas, estado do Rio Grande do Sul. A experiência teve como centro a cultura da violência, e sua análise foi realizada tendo como suporte o campo da Etnomatemática e as teorizações contemporâneas sobre currículo. Apoiada nesse referencial, busquei dar sentido ao que enunciaram sobre a violência aqueles que participaram do trabalho pedagógico desenvolvido em aproximadamente 100 horas/aula. A dissertação está organizada em quatro capítulos. No primeiro, descrevo a construção da pesquisa através do relato da minha trajetória pessoal, profissional e acadêmica e apresento o campo teórico que me ajudou a realizar a parte empírica e posteriormente analisá-la. No segundo capítulo, descrevo o contexto onde se realizou o estudo e relato a parte empírica da pesquisa. Apresento a história da cidade de Charque
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T19:56:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T19:56:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1886
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1886/1/Etnomatematica.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21d6a14e53e23468d3c31d402cb4ce0b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844940690423808