Programa etnomatemática e inovação pedagógica: currículo e ampliação dos espaços educativos / Ethnomathematics and pedagogical innovation program: curriculum and expansion of educational spaces

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Olenêva Sanches
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/549
Resumo: Este artigo traz alguns resultados de uma pesquisa de Doutorado em Educação Matemática, que, numa abordagem qualitativa, reconhece o Programa Etnomatemática como uma teoria geral do conhecimento, passível de orientar práticas docentes imbuídas de intencionalidades de inovações pedagógicas. Fundamenta-se em estudos da Educação, da Educação Matemática e no Programa Etnomatemática com base em D'Ambrosio, focando o seu caráter epistemológico-cognitivo e sua proposta de um novo trivium curricular, para discutir perspectivas de ampliação dos espaços educativos. Caracteriza-se como um hiperdocumento que visa ao aprofundamento dos conceitos e discussões apresentados. 
id BASR-0_73ca42cf05766b9cec782989a0fd687a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/549
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling Programa etnomatemática e inovação pedagógica: currículo e ampliação dos espaços educativos / Ethnomathematics and pedagogical innovation program: curriculum and expansion of educational spacesCurrículoEducaçãoInovação PedagógicaPrograma Etnomatemática.Este artigo traz alguns resultados de uma pesquisa de Doutorado em Educação Matemática, que, numa abordagem qualitativa, reconhece o Programa Etnomatemática como uma teoria geral do conhecimento, passível de orientar práticas docentes imbuídas de intencionalidades de inovações pedagógicas. Fundamenta-se em estudos da Educação, da Educação Matemática e no Programa Etnomatemática com base em D'Ambrosio, focando o seu caráter epistemológico-cognitivo e sua proposta de um novo trivium curricular, para discutir perspectivas de ampliação dos espaços educativos. Caracteriza-se como um hiperdocumento que visa ao aprofundamento dos conceitos e discussões apresentados. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/54910.34115/basr.v2i5.549Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 5 (2018); 1620-1631Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 5 (2018); 1620-16312595-36212595-362110.34115/basr.v2i5reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/549/472Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Olenêva Sanches2018-10-10T19:50:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/549Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-10-10T19:50:41Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv Programa etnomatemática e inovação pedagógica: currículo e ampliação dos espaços educativos / Ethnomathematics and pedagogical innovation program: curriculum and expansion of educational spaces
title Programa etnomatemática e inovação pedagógica: currículo e ampliação dos espaços educativos / Ethnomathematics and pedagogical innovation program: curriculum and expansion of educational spaces
spellingShingle Programa etnomatemática e inovação pedagógica: currículo e ampliação dos espaços educativos / Ethnomathematics and pedagogical innovation program: curriculum and expansion of educational spaces
Sousa, Olenêva Sanches
Currículo
Educação
Inovação Pedagógica
Programa Etnomatemática.
title_short Programa etnomatemática e inovação pedagógica: currículo e ampliação dos espaços educativos / Ethnomathematics and pedagogical innovation program: curriculum and expansion of educational spaces
title_full Programa etnomatemática e inovação pedagógica: currículo e ampliação dos espaços educativos / Ethnomathematics and pedagogical innovation program: curriculum and expansion of educational spaces
title_fullStr Programa etnomatemática e inovação pedagógica: currículo e ampliação dos espaços educativos / Ethnomathematics and pedagogical innovation program: curriculum and expansion of educational spaces
title_full_unstemmed Programa etnomatemática e inovação pedagógica: currículo e ampliação dos espaços educativos / Ethnomathematics and pedagogical innovation program: curriculum and expansion of educational spaces
title_sort Programa etnomatemática e inovação pedagógica: currículo e ampliação dos espaços educativos / Ethnomathematics and pedagogical innovation program: curriculum and expansion of educational spaces
author Sousa, Olenêva Sanches
author_facet Sousa, Olenêva Sanches
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Olenêva Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Educação
Inovação Pedagógica
Programa Etnomatemática.
topic Currículo
Educação
Inovação Pedagógica
Programa Etnomatemática.
description Este artigo traz alguns resultados de uma pesquisa de Doutorado em Educação Matemática, que, numa abordagem qualitativa, reconhece o Programa Etnomatemática como uma teoria geral do conhecimento, passível de orientar práticas docentes imbuídas de intencionalidades de inovações pedagógicas. Fundamenta-se em estudos da Educação, da Educação Matemática e no Programa Etnomatemática com base em D'Ambrosio, focando o seu caráter epistemológico-cognitivo e sua proposta de um novo trivium curricular, para discutir perspectivas de ampliação dos espaços educativos. Caracteriza-se como um hiperdocumento que visa ao aprofundamento dos conceitos e discussões apresentados. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/549
10.34115/basr.v2i5.549
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/549
identifier_str_mv 10.34115/basr.v2i5.549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/549/472
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 5 (2018); 1620-1631
Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 5 (2018); 1620-1631
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v2i5
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240004580212736