Programa etnomatemática e inovação pedagógica: currículo e ampliação dos espaços educativos / Ethnomathematics and pedagogical innovation program: curriculum and expansion of educational spaces
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/549 |
Resumo: | Este artigo traz alguns resultados de uma pesquisa de Doutorado em Educação Matemática, que, numa abordagem qualitativa, reconhece o Programa Etnomatemática como uma teoria geral do conhecimento, passível de orientar práticas docentes imbuídas de intencionalidades de inovações pedagógicas. Fundamenta-se em estudos da Educação, da Educação Matemática e no Programa Etnomatemática com base em D'Ambrosio, focando o seu caráter epistemológico-cognitivo e sua proposta de um novo trivium curricular, para discutir perspectivas de ampliação dos espaços educativos. Caracteriza-se como um hiperdocumento que visa ao aprofundamento dos conceitos e discussões apresentados. |
id |
BASR-0_73ca42cf05766b9cec782989a0fd687a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/549 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa etnomatemática e inovação pedagógica: currículo e ampliação dos espaços educativos / Ethnomathematics and pedagogical innovation program: curriculum and expansion of educational spacesCurrículoEducaçãoInovação PedagógicaPrograma Etnomatemática.Este artigo traz alguns resultados de uma pesquisa de Doutorado em Educação Matemática, que, numa abordagem qualitativa, reconhece o Programa Etnomatemática como uma teoria geral do conhecimento, passível de orientar práticas docentes imbuídas de intencionalidades de inovações pedagógicas. Fundamenta-se em estudos da Educação, da Educação Matemática e no Programa Etnomatemática com base em D'Ambrosio, focando o seu caráter epistemológico-cognitivo e sua proposta de um novo trivium curricular, para discutir perspectivas de ampliação dos espaços educativos. Caracteriza-se como um hiperdocumento que visa ao aprofundamento dos conceitos e discussões apresentados. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/54910.34115/basr.v2i5.549Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 5 (2018); 1620-1631Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 5 (2018); 1620-16312595-36212595-362110.34115/basr.v2i5reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/549/472Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Olenêva Sanches2018-10-10T19:50:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/549Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-10-10T19:50:41Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa etnomatemática e inovação pedagógica: currículo e ampliação dos espaços educativos / Ethnomathematics and pedagogical innovation program: curriculum and expansion of educational spaces |
title |
Programa etnomatemática e inovação pedagógica: currículo e ampliação dos espaços educativos / Ethnomathematics and pedagogical innovation program: curriculum and expansion of educational spaces |
spellingShingle |
Programa etnomatemática e inovação pedagógica: currículo e ampliação dos espaços educativos / Ethnomathematics and pedagogical innovation program: curriculum and expansion of educational spaces Sousa, Olenêva Sanches Currículo Educação Inovação Pedagógica Programa Etnomatemática. |
title_short |
Programa etnomatemática e inovação pedagógica: currículo e ampliação dos espaços educativos / Ethnomathematics and pedagogical innovation program: curriculum and expansion of educational spaces |
title_full |
Programa etnomatemática e inovação pedagógica: currículo e ampliação dos espaços educativos / Ethnomathematics and pedagogical innovation program: curriculum and expansion of educational spaces |
title_fullStr |
Programa etnomatemática e inovação pedagógica: currículo e ampliação dos espaços educativos / Ethnomathematics and pedagogical innovation program: curriculum and expansion of educational spaces |
title_full_unstemmed |
Programa etnomatemática e inovação pedagógica: currículo e ampliação dos espaços educativos / Ethnomathematics and pedagogical innovation program: curriculum and expansion of educational spaces |
title_sort |
Programa etnomatemática e inovação pedagógica: currículo e ampliação dos espaços educativos / Ethnomathematics and pedagogical innovation program: curriculum and expansion of educational spaces |
author |
Sousa, Olenêva Sanches |
author_facet |
Sousa, Olenêva Sanches |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Olenêva Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Educação Inovação Pedagógica Programa Etnomatemática. |
topic |
Currículo Educação Inovação Pedagógica Programa Etnomatemática. |
description |
Este artigo traz alguns resultados de uma pesquisa de Doutorado em Educação Matemática, que, numa abordagem qualitativa, reconhece o Programa Etnomatemática como uma teoria geral do conhecimento, passível de orientar práticas docentes imbuídas de intencionalidades de inovações pedagógicas. Fundamenta-se em estudos da Educação, da Educação Matemática e no Programa Etnomatemática com base em D'Ambrosio, focando o seu caráter epistemológico-cognitivo e sua proposta de um novo trivium curricular, para discutir perspectivas de ampliação dos espaços educativos. Caracteriza-se como um hiperdocumento que visa ao aprofundamento dos conceitos e discussões apresentados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/549 10.34115/basr.v2i5.549 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/549 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v2i5.549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/549/472 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 2 No. 5 (2018); 1620-1631 Brazilian Applied Science Review; v. 2 n. 5 (2018); 1620-1631 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v2i5 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240004580212736 |