Does creativity matter?: assessing roles of creativity on international involvement

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos, Sílvio Luís de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5402
Resumo: Este estudo investiga o papel direto da criatividade organizacional - como um recurso de alto nível - durante o envolvimento internacional, bem como propõe que a criatividade organizacional nutre tanto a capacidade inovadora quanto a empreendedora como mediadoras para o envolvimento internacional da firma. Em um sentido objetivo, a capacidade inovadora medeia essa relação, uma vez que criatividade promove a inovação. Em um sentido subjetivo, é a capacidade empreendedora que exerce esse papel, oferecendo alternativas para resolver problemas quando a firma enfrenta a incerteza inerente à arena internacional. A investigação empírica ocorreu em firmas pertencentes à indústria audiovisual brasileira, resultando em 78 respostas válidas. Esta pesquisa é um estudo exploratório-descritivo construído em duas fases principais: em primeiro lugar, uma fase exploratória investigou não só a literatura, mas também o ambiente empírico por meio de entrevistas com especialistas visando ampliar o conhecimento sobre o campo. Em segundo lugar, uma fase descritiva avaliou o ambiente por uma abordagem quantitativa baseada em uma survey. A técnica de análise utilizada foi a análise de regressão. Os resultados confirmaram as hipóteses desenvolvidas nesta pesquisa. Os resultados sugerem que há uma relação direta entre a criatividade organizacional com o envolvimento internacional. Além disso, evidenciou que a relação entre criatividade organizacional com o envolvimento internacional da empresa se intensifica, quando as capacidades inovadora e a empreendedora medeiam essa relação. As limitações deste estudo refletem sua singularidade. Além de investigar um tema subjetivo, a pesquisa abrangeu apenas um setor da economia criativa em apenas um país, o Brasil. Este estudo tem implicações em várias esferas, como organizacionais, industriais e governamentais. A originalidade deste estudo engloba não só uma explanação sobre o papel da criatividade organizacional no envolvimento internacional das empresas que se fazem parte da economia criativa, mas também contribui para ampliar e tomar em conjunto abordagens teóricas sobre criatividade, inovação, empreendedorismo e internacionalização, ao nível organizacional de investigação.
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Em um sentido subjetivo, é a capacidade empreendedora que exerce esse papel, oferecendo alternativas para resolver problemas quando a firma enfrenta a incerteza inerente à arena internacional. A investigação empírica ocorreu em firmas pertencentes à indústria audiovisual brasileira, resultando em 78 respostas válidas. Esta pesquisa é um estudo exploratório-descritivo construído em duas fases principais: em primeiro lugar, uma fase exploratória investigou não só a literatura, mas também o ambiente empírico por meio de entrevistas com especialistas visando ampliar o conhecimento sobre o campo. Em segundo lugar, uma fase descritiva avaliou o ambiente por uma abordagem quantitativa baseada em uma survey. A técnica de análise utilizada foi a análise de regressão. Os resultados confirmaram as hipóteses desenvolvidas nesta pesquisa. Os resultados sugerem que há uma relação direta entre a criatividade organizacional com o envolvimento internacional. Além disso, evidenciou que a relação entre criatividade organizacional com o envolvimento internacional da empresa se intensifica, quando as capacidades inovadora e a empreendedora medeiam essa relação. As limitações deste estudo refletem sua singularidade. Além de investigar um tema subjetivo, a pesquisa abrangeu apenas um setor da economia criativa em apenas um país, o Brasil. Este estudo tem implicações em várias esferas, como organizacionais, industriais e governamentais. A originalidade deste estudo engloba não só uma explanação sobre o papel da criatividade organizacional no envolvimento internacional das empresas que se fazem parte da economia criativa, mas também contribui para ampliar e tomar em conjunto abordagens teóricas sobre criatividade, inovação, empreendedorismo e internacionalização, ao nível organizacional de investigação.This study investigates the direct role of organizational creativity - as a leading resource - during the international involvement as well as proposes that organizational creativity nurtures both innovative and entrepreneurial capabilities as mediators for the international involvement of the firm. In an objective sense, the innovative capability mediates such relationship once creativity nurtures innovation. In a subjective sense, entrepreneurial capability intermediates this relationship while offering alternatives to solve problems when the firm faces the uncertainty inherent in the international arena. The empirical investigation took place in firms embedded in the Brazilian audiovisual industry, resulting in 78 valid responses. This research is an exploratory-descriptive study built in two main stages: Firstly, an exploratory stage investigated not only the literature but also the environment using interviews with experts to enlarge knowledge about the field. Secondly, a descriptive stage evaluated the field by a quantitative approach based on a survey. The analysis technique applied was regression analysis. Results confirmed the hypotheses designed in this research. We found evidence that there is a direct relationship between organizational creativity with international involvement. Moreover, it was evident that the relationship between organizational creativity with the international involvement intensifies when innovative and entrepreneurial capabilities mediate this relationship. Limitations of this study reflect its singularity. Besides investigating a subjective theme, the research covered just one industry of creative economy in just one country, Brazil. The study has implications in several spheres, such as theoretical, organizational, industrial, and public policies. The originality of this study encompasses not only an explanation of the role of organizational creativity in the international involvement of firms engaged in the creative economy, but also contributes to enlarge and take together theoretical approaches about creativity, innovation, entrepreneurship, and internationalization, at the organizational level of investigation.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVasconcellos, Sílvio Luís dehttp://lattes.cnpq.br/0261499576880281http://lattes.cnpq.br/0319401801737464Parente, Ronaldo Coutohttp://lattes.cnpq.br/4674017654568180Garrido, Ivan LapuenteUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosDoes creativity matter?: assessing roles of creativity on international involvementACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoCriatividade organizacionalCapacidade inovadoraIndústria audiovisualOrganizational creativityInnovative capabilityAudiovisual industryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5402info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALSílvio Luís de Vasconcellos_.pdfSílvio Luís de Vasconcellos_.pdfapplication/pdf1134005http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5402/1/S%C3%ADlvio+Lu%C3%ADs+de+Vasconcellos_.pdf78155a4aea372344a4600c9d07d1857dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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