A relevância da dimensão estética no ensino: uma experiência de professoras em formação no projeto contação de histórias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1995 |
Resumo: | O presente estudo, fundamentado na abordagem da investigação qualitativa, tem como objetivo central analisar, a partir da compreensão das acadêmicas do 7º semestre do Curso de Pedagogia, como o Projeto Contação de Histórias: uma interlocução com o imaginário infantil, direcionado à dimensão estética, contribui na sua formação como futuras professoras. Foram selecionadas seis professoras em formação, que vivenciaram o Projeto e se dispuseram a participar do estudo. A entrevista semi-estruturada serviu como instrumento principal da coleta de dados. Autores como Tardif (2006), Freire (1987, 2000), Nóvoa (1995), Pimenta (2005), Zeichner (1993), Rios (2006), Pimenta (2005), Cunha (1998) Assmann (1998), Brandão (2003),Veiga (2008), Duarte Jr. (1988), Bettelheim (1976), Ostrower (1986), Trevisan ( 2000) deram a principal sustentação teórica ao estudo e auxiliaram na interpretação dos dados, realizada com os princípios da Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram para a significação da experiência proposta pelo P |
id |
USIN_d400734e01dd6565c776bb4b6c2573dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1995 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:06:52Z2015-03-04T20:06:52Z2009-09-29Made available in DSpace on 2015-03-04T20:06:52Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 29O presente estudo, fundamentado na abordagem da investigação qualitativa, tem como objetivo central analisar, a partir da compreensão das acadêmicas do 7º semestre do Curso de Pedagogia, como o Projeto Contação de Histórias: uma interlocução com o imaginário infantil, direcionado à dimensão estética, contribui na sua formação como futuras professoras. Foram selecionadas seis professoras em formação, que vivenciaram o Projeto e se dispuseram a participar do estudo. A entrevista semi-estruturada serviu como instrumento principal da coleta de dados. Autores como Tardif (2006), Freire (1987, 2000), Nóvoa (1995), Pimenta (2005), Zeichner (1993), Rios (2006), Pimenta (2005), Cunha (1998) Assmann (1998), Brandão (2003),Veiga (2008), Duarte Jr. (1988), Bettelheim (1976), Ostrower (1986), Trevisan ( 2000) deram a principal sustentação teórica ao estudo e auxiliaram na interpretação dos dados, realizada com os princípios da Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram para a significação da experiência proposta pelo PThis research, based on a qualitative- investigative approach, aims to analyze how far the Project Story Telling : a mixing with children’s imagination, based on an esthetic emphasis , has contributed in the educational development of teachers. The research has been developed with students of the 7th academic semester of Pedagogy. The six students who took part in the research have had teaching experience. A semi-structured interview has been used as a main tool for the samples. Authors like Tardif(2006),Freire (1987,2000), Nóvoa (1995), Pimenta (2005), Zeichner(1993), Rios (2006), Pimenta (2005), Cunha (1998), Assmann(1998) , Brandão (2003), Veiga (2008), Duarte Jr. (1998), Bettelheim ( 1976), Ostrower (1986), Trevisan (2000), provided the theoretic structure and helped in the interpretation of the data. The results demonstrated the importance of the experience proposed by the Project and emphasized the relevance of it in the comprehension of the students. While analyzing the educatioNenhumaSilva, Maria da Graça Chabalgoity do Nascimento ehttp://lattes.cnpq.br/0157149133885713Cunha, Maria Isabel daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesA relevância da dimensão estética no ensino: uma experiência de professoras em formação no projeto contação de históriasCiências Humanascurso de pedagogiadimensão estética da formação de professoresensinoliteratura infantilcontação de históriaschildren literatureesthetic dimensionpedagogyteachingstory-tellinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1995info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMariadaGracaSilvaEducacao.pdfMariadaGracaSilvaEducacao.pdfapplication/pdf315909http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1995/1/MariadaGracaSilvaEducacao.pdf381d53334e343cbcdf7696709ca4ad08MD51UNISINOS/19952015-03-10 08:41:31.731oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1995Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T11:41:31Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A relevância da dimensão estética no ensino: uma experiência de professoras em formação no projeto contação de histórias |
title |
A relevância da dimensão estética no ensino: uma experiência de professoras em formação no projeto contação de histórias |
spellingShingle |
A relevância da dimensão estética no ensino: uma experiência de professoras em formação no projeto contação de histórias Silva, Maria da Graça Chabalgoity do Nascimento e Ciências Humanas curso de pedagogia dimensão estética da formação de professores ensino literatura infantil contação de histórias children literature esthetic dimension pedagogy teaching story-telling |
title_short |
A relevância da dimensão estética no ensino: uma experiência de professoras em formação no projeto contação de histórias |
title_full |
A relevância da dimensão estética no ensino: uma experiência de professoras em formação no projeto contação de histórias |
title_fullStr |
A relevância da dimensão estética no ensino: uma experiência de professoras em formação no projeto contação de histórias |
title_full_unstemmed |
A relevância da dimensão estética no ensino: uma experiência de professoras em formação no projeto contação de histórias |
title_sort |
A relevância da dimensão estética no ensino: uma experiência de professoras em formação no projeto contação de histórias |
author |
Silva, Maria da Graça Chabalgoity do Nascimento e |
author_facet |
Silva, Maria da Graça Chabalgoity do Nascimento e |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0157149133885713 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria da Graça Chabalgoity do Nascimento e |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Maria Isabel da |
contributor_str_mv |
Cunha, Maria Isabel da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas curso de pedagogia dimensão estética da formação de professores ensino literatura infantil contação de histórias children literature esthetic dimension pedagogy teaching story-telling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
curso de pedagogia dimensão estética da formação de professores ensino literatura infantil contação de histórias |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
children literature esthetic dimension pedagogy teaching story-telling |
description |
O presente estudo, fundamentado na abordagem da investigação qualitativa, tem como objetivo central analisar, a partir da compreensão das acadêmicas do 7º semestre do Curso de Pedagogia, como o Projeto Contação de Histórias: uma interlocução com o imaginário infantil, direcionado à dimensão estética, contribui na sua formação como futuras professoras. Foram selecionadas seis professoras em formação, que vivenciaram o Projeto e se dispuseram a participar do estudo. A entrevista semi-estruturada serviu como instrumento principal da coleta de dados. Autores como Tardif (2006), Freire (1987, 2000), Nóvoa (1995), Pimenta (2005), Zeichner (1993), Rios (2006), Pimenta (2005), Cunha (1998) Assmann (1998), Brandão (2003),Veiga (2008), Duarte Jr. (1988), Bettelheim (1976), Ostrower (1986), Trevisan ( 2000) deram a principal sustentação teórica ao estudo e auxiliaram na interpretação dos dados, realizada com os princípios da Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram para a significação da experiência proposta pelo P |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-09-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:06:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:06:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1995 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1995/1/MariadaGracaSilvaEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
381d53334e343cbcdf7696709ca4ad08 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844941464272896 |