Álcool é droga? uma análise dos objetos de discurso e das representações discursivas relacionados ao álcool em textos midiáticos online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, João Gabriel Rodrigues Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8722
Resumo: Neste trabalho, proponho um estudo textual-discursivo relacionado ao álcool em textos midiáticos online no Brasil. Minha análise contempla textos coletados da versão online da revista Superinteressante e da página Papo de Homem, no intuito de discutir como as representações discursivas da substância são construídas e reconstruídas e quais as implicações dessas (re)construções em seu entendimento. Primeiramente, analiso os objetos de discurso realizados por formas nominais anafóricas, conforme a proposta de Cavalcante (2003), que unifica a extensa nomenclatura existente sobre o tema. Em um segundo momento, partindo de Adam (2011), problematizo a orientação argumentativa das proposições-enunciado que compreendem tais objetos, tendo em mente que estas não apenas descrevem, mas, sobretudo, apontam para as interpretações pretendidas pelos produtores dos textos, a partir de seus respectivos projetos de fala, bem como as marcas de responsabilidade enunciativa que fundamentam esses objetos de discurso. O caráter discursivo de minha investigação ampara-se pela noção de contrato de comunicação, proposta por Charaudeau (2005, 2009, 2010), a partir da qual situo as marcas linguísticas de meu corpus. O contrato pode ser considerado um marco regulatório que compreende as condições de produção e interpretação de textos. Essas condições abarcam tanto elementos identitários dos produtores e leitores de um texto, as finalidades a que os textos se propõem, quanto as escolhas linguísticas de que se valem os produtores para a composição textual, dentre outros aspectos. Minha tese é a de que, nos veículos mencionados, é possível encontrar representações discursivas variadas, até mesmo contraditórias, relacionadas ao álcool. Essas diferenças podem ser explicadas (i) a partir do contrato midiático a que estão submetidas e (ii) a partir dos contratos específicos que regem cada um dos veículos. Esta proposta situa-se no âmbito da Linguística Aplicada, área que discute problemas mundanos que envolvem o uso da linguagem (MOITA LOPES, 2006). Nesse sentido, entender o álcool como algo salutar ou como um problema social é algo que perpassa a linguagem e implica representações discursivas construídas no seio social, interativamente.
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Primeiramente, analiso os objetos de discurso realizados por formas nominais anafóricas, conforme a proposta de Cavalcante (2003), que unifica a extensa nomenclatura existente sobre o tema. Em um segundo momento, partindo de Adam (2011), problematizo a orientação argumentativa das proposições-enunciado que compreendem tais objetos, tendo em mente que estas não apenas descrevem, mas, sobretudo, apontam para as interpretações pretendidas pelos produtores dos textos, a partir de seus respectivos projetos de fala, bem como as marcas de responsabilidade enunciativa que fundamentam esses objetos de discurso. O caráter discursivo de minha investigação ampara-se pela noção de contrato de comunicação, proposta por Charaudeau (2005, 2009, 2010), a partir da qual situo as marcas linguísticas de meu corpus. O contrato pode ser considerado um marco regulatório que compreende as condições de produção e interpretação de textos. Essas condições abarcam tanto elementos identitários dos produtores e leitores de um texto, as finalidades a que os textos se propõem, quanto as escolhas linguísticas de que se valem os produtores para a composição textual, dentre outros aspectos. Minha tese é a de que, nos veículos mencionados, é possível encontrar representações discursivas variadas, até mesmo contraditórias, relacionadas ao álcool. Essas diferenças podem ser explicadas (i) a partir do contrato midiático a que estão submetidas e (ii) a partir dos contratos específicos que regem cada um dos veículos. Esta proposta situa-se no âmbito da Linguística Aplicada, área que discute problemas mundanos que envolvem o uso da linguagem (MOITA LOPES, 2006). Nesse sentido, entender o álcool como algo salutar ou como um problema social é algo que perpassa a linguagem e implica representações discursivas construídas no seio social, interativamente.In this investigation, I propose a textual-discursive study related to alcohol in texts taken from brazilian online media. My analysis concerns texts collected from the online format of Superinteressante magazine, and from the website Papo de Homem, aiming at discussing how the discursive representations of alcohol are (re)constructed, as well as the implications of such (re)constructions in its understanding. Firstly, I analyze the discourse objects based on nominal forms, according to Cavalcante (2003), which unifies the vast nomenclature that there is about this subject. Secondly, based on Adam (2011), I problematize the argumentative orientationwhich comprehends such discourse objects, bearing in mind that not only they describe, but, above all, point at preferred interpretations of the producers of the texts, based on their speech projects, as well as the marks of enunciative responsibility that fundament this objects. The discursive element of m investigation is based on the notion of communication contract, proposed by Charaudeau (2005, 2009, 2010), from which I contextualize the linguistic marks in my corpus. The contract can be understood as a regulatory landmark that comprehends the conditions of production and interpretations of texts. Such conditions refer not only to identitary elements about the producers and the readers of a given text, but, also to the objectives that a text aims to fulfil, as well as the linguistic choices selected by it producers to compose their texts, among other aspects. My thesis is that, in the aforementioned vehicles, it is possible to find varied discursive representations – even contradictory – related to alcohol. Such differences might be explained by (i) the media contract to which they are submitted, and (ii) by the specific contracts that rule each of them. This proposal relates to the Applied Linguistics realm, area which discusses mundane problems that involve language use (MOITA LOPES, 2006). In this sense, understanding alcohol as something benefic or as a social problem is a matter that implicates language and involve discursive socially constructed representations in an interactive way.En esta tesis, propongo un análisis textual-discursivo sobre el alcohol en textos midiáticos online en Brasil. Mi investigación incluye textos tomados de la versión electrónica de la revista Superinteressante, y de la página Papo de Homem, con el objetivo de discutir como las representaciones discursivas de la substancia son construidas y reconstruidas, y cuales son las implicaciones de esas (re) construcciones en su entendimiento. Primero, analizo los objetos de discurso realizados por formas nominales anafóricas, basado a la nomenclatura de Cavalcante (2003), que unifica la extensa clasificación que hay sobre el tema. En un segundo momento, basado en Adam (2011), problematizo la orientación argumentativa de las proposiciones-enunciado que comprenden esos objetos, puesto que no apenas describen, pero, sobretodo, apuntan hacia una interpretación pretendida por los productores de los textos, a partir de sus proyectos de habla, así como las marcas de responsabilidad enunciativa que fundamentan tales objetos de discurso. El carácter discursivo de mi trabajo es basado por la noción de contracto de comunicación, tal cual Charaudeau (2005, 2009, 2010), a partir de la cual contextualizo las marcas lingüísticas de mi corpus. El contracto puede ser entendido como un marco regulatorio que comprende las condiciones de producción y interpretación de textos. Tales condiciones remiten tanto a elementos identitarios de los productores y lectores de un texto, las finalidades a que los textos se proponen, cuanto a las elecciones lingüísticas de que se valen sus productores para la composición textual, entre otros aspectos. Mi tesis es la de que, en estos vehículos, es posible encontrar representaciones discursivas distintas, mismo contradictorias, relacionadas al alcohol. Estas diferencias pueden ser explicadas a partir (i) del contracto mediático a que están sometidas, y (ii) a partir de los contractos en particular que gobiernan cada uno de esos vehículos. Esta propuesta situase en el ámbito de la Lingüística Aplicada, área que discute problemas del mundo que implican el uso del lenguaje (MOITA LOPES, 2006). Así, comprender el alcohol como como algo saludable o como un problema social es algo que implica el lenguaje, bien como representaciones discursivas socialmente construidas, interactivamente.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorPROSUP - Programa de Suporte à Pós-Gradução de Instituições de Ensino ParticularesPadilha, João Gabriel Rodrigues Marqueshttp://lattes.cnpq.br/8469935198236786http://lattes.cnpq.br/9369529788005920Giering, Maria EduardaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaÁlcool é droga? uma análise dos objetos de discurso e das representações discursivas relacionados ao álcool em textos midiáticos onlineACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::LingüísticaReferenciaçãoObjetos de discursoProposição-enunciadoÁlcoolAnálise Textual dos DiscursosLinguística AplicadaReferenciationDiscourse objectsProposition-StatementAlcoholTextual Discourse AnalysisApplied LinguisticsReferenciaciónObjetos de discursoProposición-enunciadoAlcoholAnálisis textual de los discursosLingüística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8722info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALJoão Gabriel Padilha_.pdfJoão Gabriel Padilha_.pdfapplication/pdf7340142http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8722/1/Jo%C3%A3o+Gabriel+Padilha_.pdf91b0630cb6ae53b10a078d7ea2c925c1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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