Ensinando a ser trabalhador: um estudo das representações no Telecurso 2000.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wendorff, Tatiana da Silva
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1881
Resumo: Este estudo teve por objetivos identificar o perfil de trabalhador representado no Telecurso 2000 e configurar de que modo os adultos-trabalhadores participantes do Telecurso se vêem representados nas teleaulas. Com vistas a atingir os objetivos da pesquisa, foram observadas 10 teleaulas de Matemática e 10 teleaulas de História do Brasil, em nível de Ensino Fundamental, examinados documentos, realizadas entrevistas e utilizada a técnica da associação livre junto a quatro trabalhadores. A caracterização do projeto Telecurso 2000 foi desenvolvida a partir de roteiro para a análise de produtos televisivos proposto por Fischer (2001). A problematização acerca das representações sociais, com base nos estudos de Moscovici (1978), buscou estabelecer um movimento entre a análise do produto midiático e a escuta dos telealunos. A análise das representações acerca do trabalhador, projetadas nas teleaulas e presentes nos documentos examinados, apontou a pretensão do Telecurso 2000 de formar um trabalhador “adequado” ao m
id USIN_e1127da199350caec17e4745d1c90ed6
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1881
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T19:56:46Z2015-03-04T19:56:46Z2004-03-11Made available in DSpace on 2015-03-04T19:56:46Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 11Este estudo teve por objetivos identificar o perfil de trabalhador representado no Telecurso 2000 e configurar de que modo os adultos-trabalhadores participantes do Telecurso se vêem representados nas teleaulas. Com vistas a atingir os objetivos da pesquisa, foram observadas 10 teleaulas de Matemática e 10 teleaulas de História do Brasil, em nível de Ensino Fundamental, examinados documentos, realizadas entrevistas e utilizada a técnica da associação livre junto a quatro trabalhadores. A caracterização do projeto Telecurso 2000 foi desenvolvida a partir de roteiro para a análise de produtos televisivos proposto por Fischer (2001). A problematização acerca das representações sociais, com base nos estudos de Moscovici (1978), buscou estabelecer um movimento entre a análise do produto midiático e a escuta dos telealunos. A análise das representações acerca do trabalhador, projetadas nas teleaulas e presentes nos documentos examinados, apontou a pretensão do Telecurso 2000 de formar um trabalhador “adequado” ao mThe purpose of this dissertation is to identify the worker’s profile that is represented in the “Telecurso 2000” [an educational program broadcast by Globo Television Network] and to discuss how the adult workers who participate in that telecourse see themselves represented in the teleclasses. In order to reach this goal, the author observed 10 teleclasses of Mathematics and 10 teleclasses of Brazilian History at the level of elementary or basic education, examined documents, carried out interviews and used the free association technique with four workers. The characterization of the “Telecurso 2000” project was developed on the basis of a question list proposed by Fischer (2001) for the analysis of TV products. The problematization of the social representations was done on the basis of Moscovici’s studies (1978) and tried to establish a movement between the analysis of the media product and the listening to the telestudents. The analysis of the representations about the workers, based upon the observation ofUniversidade do Vale do Rio dos SinosWendorff, Tatiana da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5302527657094690http://lattes.cnpq.br/8091622641907777Baquero, Rute Vivian AngeloUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesEnsinando a ser trabalhador: um estudo das representações no Telecurso 2000.Ciências HumanasEducação; Trabalhoteleaulasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1881info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALEnsinando_a_ser_trabalhador.pdfEnsinando_a_ser_trabalhador.pdfapplication/pdf659112http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1881/1/Ensinando_a_ser_trabalhador.pdfe83952fb2986ef04246cf75bba0d91faMD51UNISINOS/18812015-03-09 10:50:02.245oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1881Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T13:50:02Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensinando a ser trabalhador: um estudo das representações no Telecurso 2000.
title Ensinando a ser trabalhador: um estudo das representações no Telecurso 2000.
spellingShingle Ensinando a ser trabalhador: um estudo das representações no Telecurso 2000.
Wendorff, Tatiana da Silva
Ciências Humanas
Educação; Trabalho
teleaulas
title_short Ensinando a ser trabalhador: um estudo das representações no Telecurso 2000.
title_full Ensinando a ser trabalhador: um estudo das representações no Telecurso 2000.
title_fullStr Ensinando a ser trabalhador: um estudo das representações no Telecurso 2000.
title_full_unstemmed Ensinando a ser trabalhador: um estudo das representações no Telecurso 2000.
title_sort Ensinando a ser trabalhador: um estudo das representações no Telecurso 2000.
author Wendorff, Tatiana da Silva
author_facet Wendorff, Tatiana da Silva
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5302527657094690
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8091622641907777
dc.contributor.author.fl_str_mv Wendorff, Tatiana da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baquero, Rute Vivian Angelo
contributor_str_mv Baquero, Rute Vivian Angelo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
Educação; Trabalho
teleaulas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Trabalho
teleaulas
description Este estudo teve por objetivos identificar o perfil de trabalhador representado no Telecurso 2000 e configurar de que modo os adultos-trabalhadores participantes do Telecurso se vêem representados nas teleaulas. Com vistas a atingir os objetivos da pesquisa, foram observadas 10 teleaulas de Matemática e 10 teleaulas de História do Brasil, em nível de Ensino Fundamental, examinados documentos, realizadas entrevistas e utilizada a técnica da associação livre junto a quatro trabalhadores. A caracterização do projeto Telecurso 2000 foi desenvolvida a partir de roteiro para a análise de produtos televisivos proposto por Fischer (2001). A problematização acerca das representações sociais, com base nos estudos de Moscovici (1978), buscou estabelecer um movimento entre a análise do produto midiático e a escuta dos telealunos. A análise das representações acerca do trabalhador, projetadas nas teleaulas e presentes nos documentos examinados, apontou a pretensão do Telecurso 2000 de formar um trabalhador “adequado” ao m
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-03-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T19:56:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T19:56:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1881
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1881/1/Ensinando_a_ser_trabalhador.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e83952fb2986ef04246cf75bba0d91fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844940680986624