Experiências de movimento e a formação inicial em educação física: implicações nas vivências do currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trentin, Daiane Toigo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1925
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender as implicações das experiências de movimento de acadêmicos de Educação Física nas suas vivências do currículo do curso. Para atingir esse objetivo, buscou-se conhecer as experiências de movimento dos investigados, desde a infância, em seus diversos espaços (rua, parques, escolinhas, escola, casa, universidade, clubes, etc.); conhecer os motivos que levaram os participantes da pesquisa a ingressar em um curso de formação inicial em Educação Física e as suas expectativas em relação ao mesmo; compreender como os acadêmicos do curso de Educação Física vivenciam esse currículo. Participaram do estudo quatro acadêmicos do curso de licenciatura plena em Educação Física de uma universidade de Caxias do Sul. Realizaram-se duas entrevistas com cada um desses acadêmicos, que foram analisadas com procedimentos de cunho hermenêutico. A discussão dos resultados foi feita com base em autores como Carrero da Costa et al., Zenólia Figueiredo, Hildebrandt, Kunz, entre outr
id USIN_e138d7a30be627bbc9f17b0d26db1eda
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1925
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:01:03Z2015-03-04T20:01:03Z2007-03-06Made available in DSpace on 2015-03-04T20:01:03Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 6Esta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender as implicações das experiências de movimento de acadêmicos de Educação Física nas suas vivências do currículo do curso. Para atingir esse objetivo, buscou-se conhecer as experiências de movimento dos investigados, desde a infância, em seus diversos espaços (rua, parques, escolinhas, escola, casa, universidade, clubes, etc.); conhecer os motivos que levaram os participantes da pesquisa a ingressar em um curso de formação inicial em Educação Física e as suas expectativas em relação ao mesmo; compreender como os acadêmicos do curso de Educação Física vivenciam esse currículo. Participaram do estudo quatro acadêmicos do curso de licenciatura plena em Educação Física de uma universidade de Caxias do Sul. Realizaram-se duas entrevistas com cada um desses acadêmicos, que foram analisadas com procedimentos de cunho hermenêutico. A discussão dos resultados foi feita com base em autores como Carrero da Costa et al., Zenólia Figueiredo, Hildebrandt, Kunz, entre outrThis research aims to analyze and understand the implications of the movement experiences learned by students of Physical Education throughout their participation in the development of the course curriculum. To meet this goal, we have sought to: learn the movement experiences of the students under this study from their childhood onwards in different environments (streets, parks, nursery schools, school, home, university, clubs, etc); establish the motives that have caused them to join a Physical Education course in its preliminary level, as well as their expectations towards it; understand how students of Physical Education follow and live through the curriculum content. Four students of Physical Education – of a teaching degree – from a University in Caxias do Sul, have participated in this study. Two interviews have been conducted with each of these students, after which they have been analyzed under an exegetical procedure. The results have been discussed based on authors such as Carrero da Costa et aCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTrentin, Daiane Toigohttp://lattes.cnpq.br/6714478694183442http://lattes.cnpq.br/3069118847022513Gonçalves, Maria Augusta S.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesExperiências de movimento e a formação inicial em educação física: implicações nas vivências do currículoCiências Humanascurrículoensino superiorformação profissionalprofessoreducação físicamovement experiencesteacher trainingphysical educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1925info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALexperiencias de movimento.pdfexperiencias de movimento.pdfapplication/pdf574012http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1925/1/experiencias+de+movimento.pdfc2b2471b1b488c779554adafc66236baMD51UNISINOS/19252015-03-09 15:42:29.563oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1925Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T18:42:29Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiências de movimento e a formação inicial em educação física: implicações nas vivências do currículo
title Experiências de movimento e a formação inicial em educação física: implicações nas vivências do currículo
spellingShingle Experiências de movimento e a formação inicial em educação física: implicações nas vivências do currículo
Trentin, Daiane Toigo
Ciências Humanas
currículo
ensino superior
formação profissional
professor
educação física
movement experiences
teacher training
physical education
title_short Experiências de movimento e a formação inicial em educação física: implicações nas vivências do currículo
title_full Experiências de movimento e a formação inicial em educação física: implicações nas vivências do currículo
title_fullStr Experiências de movimento e a formação inicial em educação física: implicações nas vivências do currículo
title_full_unstemmed Experiências de movimento e a formação inicial em educação física: implicações nas vivências do currículo
title_sort Experiências de movimento e a formação inicial em educação física: implicações nas vivências do currículo
author Trentin, Daiane Toigo
author_facet Trentin, Daiane Toigo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6714478694183442
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3069118847022513
dc.contributor.author.fl_str_mv Trentin, Daiane Toigo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Maria Augusta S.
contributor_str_mv Gonçalves, Maria Augusta S.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
currículo
ensino superior
formação profissional
professor
educação física
movement experiences
teacher training
physical education
dc.subject.por.fl_str_mv currículo
ensino superior
formação profissional
professor
educação física
dc.subject.eng.fl_str_mv movement experiences
teacher training
physical education
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender as implicações das experiências de movimento de acadêmicos de Educação Física nas suas vivências do currículo do curso. Para atingir esse objetivo, buscou-se conhecer as experiências de movimento dos investigados, desde a infância, em seus diversos espaços (rua, parques, escolinhas, escola, casa, universidade, clubes, etc.); conhecer os motivos que levaram os participantes da pesquisa a ingressar em um curso de formação inicial em Educação Física e as suas expectativas em relação ao mesmo; compreender como os acadêmicos do curso de Educação Física vivenciam esse currículo. Participaram do estudo quatro acadêmicos do curso de licenciatura plena em Educação Física de uma universidade de Caxias do Sul. Realizaram-se duas entrevistas com cada um desses acadêmicos, que foram analisadas com procedimentos de cunho hermenêutico. A discussão dos resultados foi feita com base em autores como Carrero da Costa et al., Zenólia Figueiredo, Hildebrandt, Kunz, entre outr
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:01:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:01:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1925
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1925/1/experiencias+de+movimento.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c2b2471b1b488c779554adafc66236ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844941325860864