O movimento de um ethos profissional num currículo de formação em Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Glaurea Nádia Borges de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Neira, Marcos Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8667
Resumo: Com um gesto teórico-metodológico de viés pós-estrutural, esboçado por uma mobilização cartográfica do conceito foucaultiano de dispositivo, o presente artigo problematiza o currículo de um curso de formação em Educação Física constituído a partir de um modelo generalista. Impelidos pelo interesse em perscrutar o funcionamento e os efeitos de um ethos profissional que enuncia a unicidade integradora de uma trajetória formativa e a vincula à aquisição de um vasto repertório de habilidades profissionais, requeridas pela atuação tanto em contextos escolares quanto não escolares, deslocamo- nos sobre um plano discursivo composto pelo projeto curricular do curso e por narrativas de professores, egressos e alunos concluintes. Defrontamo-nos, então, com um mecanismo disjuntivo, que perturba, implode e fratura, por intermédio de suas próprias investidas, a matriz profissional que esteia o dispositivo curricular, deslindando-nos a condição contingente e indômita de um currículo.
id UESB-7_a7ae3f3ab0b3ab118761c3224c109c6d
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8667
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O movimento de um ethos profissional num currículo de formação em Educação Física El movimiento de un ethos profesional en un currículo de formación en Educación Física The movement of a professional ethos in a training curriculum in Physical Education CurrículoFormação em Educação FísicaFormação docenteCurrículoFormación profesional en Educación FísicaFormación docenteCurriculumPhysical Education trainingTeacher training Com um gesto teórico-metodológico de viés pós-estrutural, esboçado por uma mobilização cartográfica do conceito foucaultiano de dispositivo, o presente artigo problematiza o currículo de um curso de formação em Educação Física constituído a partir de um modelo generalista. Impelidos pelo interesse em perscrutar o funcionamento e os efeitos de um ethos profissional que enuncia a unicidade integradora de uma trajetória formativa e a vincula à aquisição de um vasto repertório de habilidades profissionais, requeridas pela atuação tanto em contextos escolares quanto não escolares, deslocamo- nos sobre um plano discursivo composto pelo projeto curricular do curso e por narrativas de professores, egressos e alunos concluintes. Defrontamo-nos, então, com um mecanismo disjuntivo, que perturba, implode e fratura, por intermédio de suas próprias investidas, a matriz profissional que esteia o dispositivo curricular, deslindando-nos a condição contingente e indômita de um currículo. With a theoretical-methodological gesture of post-structural bias, outlined by a cartographic mobilization of the Foucaultian concept of device, this article problematizes the curriculum of a training course in Physical Education based on a generalist model. Impelled by the interest in examining the functioning and effects of a professional ethos that enunciates the integrative unity of a formative trajectory and links it to the acquisition of a vast repertoire of professional skills, required by acting in both school and non-school contexts, we moved on a discursive plan composed of the course's curriculum project and narratives from teachers, graduates and graduating students. We are faced, then, with a disjunctive mechanism, which disturbs, implodes and fractures, through its own attacks, the professional matrix that supports the curricular device, unraveling the contingent and indomitable condition of a curriculum. Con un gesto teórico-metodológico de sesgo postestructural, perfilado por una movilización cartográfica del concepto foucaultiano de dispositivo, este artículo problematiza el currículo de un curso de formación en Educación Física basado en un modelo generalista. Impulsados por el interés en examinar el funcionamiento y los efectos de un ethos profesional que enuncia la unidad integradora de una trayectoria formativa y la vincula a la adquisición de un vasto repertorio de competencias profesionales, requeridas para actuar tanto en contextos escolares como extraescolares, caminamos sobre un suelo discursivo compuesto por el diseño curricular del curso y por narrativas de docentes, graduados y estudiantes. Nos enfrentamos, entonces, a un mecanismo disyuntivo, que perturba, implosiona y fractura, a través de sus propios ataques, la matriz profesional que sostiene el dispositivo curricular, desentrañando la condición contingente e indomable de un currículo. Edições UESB2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/866710.22481/praxisedu.v17i46.8667Práxis Educacional; v. 17 n. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 420-440Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 420-440Práxis Educacional; Vol. 17 No. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 420-4402178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8667/5851Copyright (c) 2021 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Glaurea Nádia Borges deNeira, Marcos Garcia2021-08-06T01:37:06Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8667Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-08-06T01:37:06Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O movimento de um ethos profissional num currículo de formação em Educação Física
El movimiento de un ethos profesional en un currículo de formación en Educación Física
The movement of a professional ethos in a training curriculum in Physical Education
title O movimento de um ethos profissional num currículo de formação em Educação Física
spellingShingle O movimento de um ethos profissional num currículo de formação em Educação Física
Oliveira, Glaurea Nádia Borges de
Currículo
Formação em Educação Física
Formação docente
Currículo
Formación profesional en Educación Física
Formación docente
Curriculum
Physical Education training
Teacher training
title_short O movimento de um ethos profissional num currículo de formação em Educação Física
title_full O movimento de um ethos profissional num currículo de formação em Educação Física
title_fullStr O movimento de um ethos profissional num currículo de formação em Educação Física
title_full_unstemmed O movimento de um ethos profissional num currículo de formação em Educação Física
title_sort O movimento de um ethos profissional num currículo de formação em Educação Física
author Oliveira, Glaurea Nádia Borges de
author_facet Oliveira, Glaurea Nádia Borges de
Neira, Marcos Garcia
author_role author
author2 Neira, Marcos Garcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Glaurea Nádia Borges de
Neira, Marcos Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Formação em Educação Física
Formação docente
Currículo
Formación profesional en Educación Física
Formación docente
Curriculum
Physical Education training
Teacher training
topic Currículo
Formação em Educação Física
Formação docente
Currículo
Formación profesional en Educación Física
Formación docente
Curriculum
Physical Education training
Teacher training
description Com um gesto teórico-metodológico de viés pós-estrutural, esboçado por uma mobilização cartográfica do conceito foucaultiano de dispositivo, o presente artigo problematiza o currículo de um curso de formação em Educação Física constituído a partir de um modelo generalista. Impelidos pelo interesse em perscrutar o funcionamento e os efeitos de um ethos profissional que enuncia a unicidade integradora de uma trajetória formativa e a vincula à aquisição de um vasto repertório de habilidades profissionais, requeridas pela atuação tanto em contextos escolares quanto não escolares, deslocamo- nos sobre um plano discursivo composto pelo projeto curricular do curso e por narrativas de professores, egressos e alunos concluintes. Defrontamo-nos, então, com um mecanismo disjuntivo, que perturba, implode e fratura, por intermédio de suas próprias investidas, a matriz profissional que esteia o dispositivo curricular, deslindando-nos a condição contingente e indômita de um currículo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8667
10.22481/praxisedu.v17i46.8667
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8667
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v17i46.8667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8667/5851
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 17 n. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 420-440
Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 420-440
Práxis Educacional; Vol. 17 No. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 420-440
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068820326645760