Empresas de impacto positivo: um modelo conceitual para criação de valor a partir do design estratégico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carpenedo, Caroline
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10280
Resumo: Os últimos anos têm mostrado o quanto os negócios estão mudando e o grande desafio das empresas em equilibrar os lucros de curto prazo com a visão de progresso de longo prazo. Nesse novo contexto, algumas empresas têm fortalecido o seu propósito, almejando objetivos que transcendam a busca por resultados financeiros e que garantam que o impacto do negócio seja positivo e que gere valor para todo o ecossistema ao longo do tempo. O design estratégico pode ocupar um espaço importante a fim de que os negócios consigam enxergar o valor que pode ser compartilhado entre as pessoas: clientes, fornecedores, investidores, comunidade, outras empresas, ou seja, o ecossistema e a sociedade em geral. Além de provocar essas reflexões, está no campo de atuação do design estratégico, por meio de seus processos compartilhados e participativos, a contribuição para transformações no coletivo. Além disso, o design estratégico incentiva a criação de valor e a inovação social. Esta pesquisa buscou compreender como as empresas integram valor econômico, sustentabilidade e propósito para gerar impacto positivo para todo o ecossistema. Para isso, foi realizado um estudo a partir da Design Science Research com três empresas, as quais já obtiveram a certificação do sistema B e também possuem indicadores ESG (Ambientais, Sociais e Governança) estruturados e acompanhados pelo conselho de administração. A pesquisa atingiu seu objetivo ao propor um modelo conceitual que contempla os elementos fundamentais que as empresas precisam levar em consideração para gerar impacto positivo para todos os participantes do ecossistema. Esta tese contribuiu para o campo da sustentabilidade, do propósito e do design estratégico trazendo exemplos de como empresas que aderiram à jornada de geração de impacto positivo estão criando, capturando e disseminando valor para todo o ecossistema. A segunda contribuição foi trazer os benefícios que a sustentabilidade na estratégia do negócio pode trazer para as organizações. E, finalmente, o estudo favoreceu o diálogo entre a disciplina do design estratégico e a área de gestão a fim de construir um referencial teórico comum que leve educação, conscientização e criação de valor para todos os participantes do ecossistema.
id USIN_f4ef83f2c4745964c3924a287dc53b13
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/10280
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2021-10-06T16:41:24Z2021-10-06T16:41:24Z2021-09-03Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-10-06T16:41:24Z No. of bitstreams: 1 Caroline Carpenedo_.pdf: 5939428 bytes, checksum: 13b53dc6f7e2ddfff94fb38b82b359ad (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-06T16:41:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Caroline Carpenedo_.pdf: 5939428 bytes, checksum: 13b53dc6f7e2ddfff94fb38b82b359ad (MD5) Previous issue date: 2021-09-03Os últimos anos têm mostrado o quanto os negócios estão mudando e o grande desafio das empresas em equilibrar os lucros de curto prazo com a visão de progresso de longo prazo. Nesse novo contexto, algumas empresas têm fortalecido o seu propósito, almejando objetivos que transcendam a busca por resultados financeiros e que garantam que o impacto do negócio seja positivo e que gere valor para todo o ecossistema ao longo do tempo. O design estratégico pode ocupar um espaço importante a fim de que os negócios consigam enxergar o valor que pode ser compartilhado entre as pessoas: clientes, fornecedores, investidores, comunidade, outras empresas, ou seja, o ecossistema e a sociedade em geral. Além de provocar essas reflexões, está no campo de atuação do design estratégico, por meio de seus processos compartilhados e participativos, a contribuição para transformações no coletivo. Além disso, o design estratégico incentiva a criação de valor e a inovação social. Esta pesquisa buscou compreender como as empresas integram valor econômico, sustentabilidade e propósito para gerar impacto positivo para todo o ecossistema. Para isso, foi realizado um estudo a partir da Design Science Research com três empresas, as quais já obtiveram a certificação do sistema B e também possuem indicadores ESG (Ambientais, Sociais e Governança) estruturados e acompanhados pelo conselho de administração. A pesquisa atingiu seu objetivo ao propor um modelo conceitual que contempla os elementos fundamentais que as empresas precisam levar em consideração para gerar impacto positivo para todos os participantes do ecossistema. Esta tese contribuiu para o campo da sustentabilidade, do propósito e do design estratégico trazendo exemplos de como empresas que aderiram à jornada de geração de impacto positivo estão criando, capturando e disseminando valor para todo o ecossistema. A segunda contribuição foi trazer os benefícios que a sustentabilidade na estratégia do negócio pode trazer para as organizações. E, finalmente, o estudo favoreceu o diálogo entre a disciplina do design estratégico e a área de gestão a fim de construir um referencial teórico comum que leve educação, conscientização e criação de valor para todos os participantes do ecossistema.The last years have shown how business is changing and the challenges companies face to balance the short-term business results with the need for progress in the long term. In this new context, some companies are reinforcing their purpose to strive for objectives which goes beyond the pure financial results, guaranteeing a positive business impact, and generating value for the whole ecosystem over time. The strategic design can occupy an important space where the businesses can see the value that can be shared among people: customers, suppliers, investors, community, other companies, i.e. the ecosystem and society in general. In addition to being thought-provoking, building the competencies to contribute with the collective change is in the field of strategic design through shared processes as well as to encourage sustainability and social innovation. Therefore, this study aimed to understand how enterprises integrate economic value, sustainability and purpose to generate a positive impact for the entire ecosystem. Thus, a design science research study was carried out with three different companies, having each one the B certification as well as ESG (Environment, social and governance) indicators that are structured and followed by the board of directors. This research achieved its goals by proposing a conceptual model which includes the fundamental elements that companies need to take into consideration to generate positive impact to all ecosystems participants. This thesis contributed to the sustainability, purpose and strategic design field brining examples on how companies who joined the positive impact generation journey are creating, capturing and disseminating value to the whole ecosystem. A second contribution was bringing the benefits that sustainability in the business strategy can bring to organizations. And finally, this study favored the dialogue between the discipline of strategic design and the management area so that we can build a common theoretical framework that brings education, awareness and value creation to the entire ecosystem participants.NenhumaCarpenedo, Carolinehttp://lattes.cnpq.br/9249551587748248http://lattes.cnpq.br/1321450477905358Borba, Gustavo Severo deUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaEmpresas de impacto positivo: um modelo conceitual para criação de valor a partir do design estratégicoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialDesign estratégicoCriação de valorPropósitoSustentabilidadeESGSistema BInovação socialStrategic designValue creationPurposeSustainabilityBusinessSocial innovationB Systeminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10280info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALCaroline Carpenedo_.pdfCaroline Carpenedo_.pdfapplication/pdf5939428http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10280/1/Caroline+Carpenedo_.pdf13b53dc6f7e2ddfff94fb38b82b359adMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10280/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/102802021-10-06 13:42:31.812oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/10280Ck5PVEE6IENPTE9RVUUgQVFVSSBBIFNVQSBQUsOTUFJJQSBMSUNFTsOHQQoKRXN0YSBsaWNlbsOnYSBkZSBleGVtcGxvIMOpIGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxpY2Vuw6dhIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpDb20gYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgdm9jw6ogKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIMOgIApVbml2ZXJzaWRhZGUgZG8gVmFsZSBkbyBSaW8gZG9zIFNpbm9zIChVTklTSU5PUykgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSAKZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSAKZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyAKcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgYSBzdWEgdGVzZSBvdSAKZGlzc2VydGHDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IApjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogCmRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgCm9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSAKaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBURVNFIE9VIERJU1NFUlRBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgCkFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTsODTyBTRUpBIEEgU0lHTEEgREUgClVOSVZFUlNJREFERSwgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPIENPTU8gClRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbywgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyAKY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-10-06T16:42:31Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Empresas de impacto positivo: um modelo conceitual para criação de valor a partir do design estratégico
title Empresas de impacto positivo: um modelo conceitual para criação de valor a partir do design estratégico
spellingShingle Empresas de impacto positivo: um modelo conceitual para criação de valor a partir do design estratégico
Carpenedo, Caroline
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Design estratégico
Criação de valor
Propósito
Sustentabilidade
ESG
Sistema B
Inovação social
Strategic design
Value creation
Purpose
Sustainability
Business
Social innovation
B System
title_short Empresas de impacto positivo: um modelo conceitual para criação de valor a partir do design estratégico
title_full Empresas de impacto positivo: um modelo conceitual para criação de valor a partir do design estratégico
title_fullStr Empresas de impacto positivo: um modelo conceitual para criação de valor a partir do design estratégico
title_full_unstemmed Empresas de impacto positivo: um modelo conceitual para criação de valor a partir do design estratégico
title_sort Empresas de impacto positivo: um modelo conceitual para criação de valor a partir do design estratégico
author Carpenedo, Caroline
author_facet Carpenedo, Caroline
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9249551587748248
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1321450477905358
dc.contributor.author.fl_str_mv Carpenedo, Caroline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borba, Gustavo Severo de
contributor_str_mv Borba, Gustavo Severo de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Design estratégico
Criação de valor
Propósito
Sustentabilidade
ESG
Sistema B
Inovação social
Strategic design
Value creation
Purpose
Sustainability
Business
Social innovation
B System
dc.subject.por.fl_str_mv Design estratégico
Criação de valor
Propósito
Sustentabilidade
ESG
Sistema B
Inovação social
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategic design
Value creation
Purpose
Sustainability
Business
Social innovation
B System
description Os últimos anos têm mostrado o quanto os negócios estão mudando e o grande desafio das empresas em equilibrar os lucros de curto prazo com a visão de progresso de longo prazo. Nesse novo contexto, algumas empresas têm fortalecido o seu propósito, almejando objetivos que transcendam a busca por resultados financeiros e que garantam que o impacto do negócio seja positivo e que gere valor para todo o ecossistema ao longo do tempo. O design estratégico pode ocupar um espaço importante a fim de que os negócios consigam enxergar o valor que pode ser compartilhado entre as pessoas: clientes, fornecedores, investidores, comunidade, outras empresas, ou seja, o ecossistema e a sociedade em geral. Além de provocar essas reflexões, está no campo de atuação do design estratégico, por meio de seus processos compartilhados e participativos, a contribuição para transformações no coletivo. Além disso, o design estratégico incentiva a criação de valor e a inovação social. Esta pesquisa buscou compreender como as empresas integram valor econômico, sustentabilidade e propósito para gerar impacto positivo para todo o ecossistema. Para isso, foi realizado um estudo a partir da Design Science Research com três empresas, as quais já obtiveram a certificação do sistema B e também possuem indicadores ESG (Ambientais, Sociais e Governança) estruturados e acompanhados pelo conselho de administração. A pesquisa atingiu seu objetivo ao propor um modelo conceitual que contempla os elementos fundamentais que as empresas precisam levar em consideração para gerar impacto positivo para todos os participantes do ecossistema. Esta tese contribuiu para o campo da sustentabilidade, do propósito e do design estratégico trazendo exemplos de como empresas que aderiram à jornada de geração de impacto positivo estão criando, capturando e disseminando valor para todo o ecossistema. A segunda contribuição foi trazer os benefícios que a sustentabilidade na estratégia do negócio pode trazer para as organizações. E, finalmente, o estudo favoreceu o diálogo entre a disciplina do design estratégico e a área de gestão a fim de construir um referencial teórico comum que leve educação, conscientização e criação de valor para todos os participantes do ecossistema.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-06T16:41:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-06T16:41:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10280
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10280/1/Caroline+Carpenedo_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10280/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 13b53dc6f7e2ddfff94fb38b82b359ad
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845055969820672