Automedicação: fatores que influenciam a intenção de compra dos consumidores de medicamentos isentos de prescrição (MIPs)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10085 |
Resumo: | O consumo de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) tem despertado interesse para a pesquisa devido ao crescimento das vendas percebido no mercado global ao longo dos anos. Esse aumento de demanda pode relacionar-se às diversas influências sofridas pelo consumidor por diferentes fatores, tornando-o mais suscetível à automedicação. Do ponto de vista da saúde, o MIP, quando mal administrado, pode tornar-se prejudicial ao indivíduo, que eventualmente não percebe os riscos da automedicação. No entanto, apesar da complexidade relacionada ao comportamento do consumidor (marketing) e aos riscos de saúde envolvidos (saúde), não há evidências consistentes que contemplem a intersecção desses dois aspectos na intenção de compra de MIPs. Assim, o presente estudo tem o objetivo de investigar quais fatores influenciam a intenção de compra de MIPs pelos consumidores. Como antecedentes da decisão de compra, consideraram-se a atitude em relação ao uso e a propaganda de MIPs, os conhecimentos subjetivo e objetivo, a percepção de risco com a saúde e preocupação com a saúde. Além disso, foram testados os impactos, nestas relações, da susceptibilidade dos consumidores à influência interpessoal e do seu comportamento de compra de MIPs no canal on-line. Para operacionalizar o modelo de pesquisa, analisou-se o comportamento de 465 brasileiros, pesquisados em uma survey on-line, utilizando ferramentas e técnicas de Modelagem de Equações Estruturais e análises descritivas. Uma comparação relativa entre os antecedentes significativos desta pesquisa evidenciou que os fatores mais importantes para explicar a intenção de compra de MIPs são: percepção de risco (β = 0,41), atitude em relação à propaganda (β = 0,28) e atitude em relação ao uso de medicamentos (β = 0,18). Esta dissertação pode avançar as pesquisas anteriores, visto que trabalha na intersecção entre estudos sobre o comportamento do consumidor e pesquisas da área da saúde referentes a esta temática. |
id |
USIN_fb5ec009830952bfe756cb5c378be9a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/10085 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-09-10T19:24:59Z2021-09-10T19:24:59Z2021-07-19Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-09-10T19:24:59Z No. of bitstreams: 1 Raquel Ribeiro Victorino_.pdf: 4057053 bytes, checksum: 3a1262bce9db959d32e6e90c70b7f6ae (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-10T19:24:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Raquel Ribeiro Victorino_.pdf: 4057053 bytes, checksum: 3a1262bce9db959d32e6e90c70b7f6ae (MD5) Previous issue date: 2021-07-19O consumo de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) tem despertado interesse para a pesquisa devido ao crescimento das vendas percebido no mercado global ao longo dos anos. Esse aumento de demanda pode relacionar-se às diversas influências sofridas pelo consumidor por diferentes fatores, tornando-o mais suscetível à automedicação. Do ponto de vista da saúde, o MIP, quando mal administrado, pode tornar-se prejudicial ao indivíduo, que eventualmente não percebe os riscos da automedicação. No entanto, apesar da complexidade relacionada ao comportamento do consumidor (marketing) e aos riscos de saúde envolvidos (saúde), não há evidências consistentes que contemplem a intersecção desses dois aspectos na intenção de compra de MIPs. Assim, o presente estudo tem o objetivo de investigar quais fatores influenciam a intenção de compra de MIPs pelos consumidores. Como antecedentes da decisão de compra, consideraram-se a atitude em relação ao uso e a propaganda de MIPs, os conhecimentos subjetivo e objetivo, a percepção de risco com a saúde e preocupação com a saúde. Além disso, foram testados os impactos, nestas relações, da susceptibilidade dos consumidores à influência interpessoal e do seu comportamento de compra de MIPs no canal on-line. Para operacionalizar o modelo de pesquisa, analisou-se o comportamento de 465 brasileiros, pesquisados em uma survey on-line, utilizando ferramentas e técnicas de Modelagem de Equações Estruturais e análises descritivas. Uma comparação relativa entre os antecedentes significativos desta pesquisa evidenciou que os fatores mais importantes para explicar a intenção de compra de MIPs são: percepção de risco (β = 0,41), atitude em relação à propaganda (β = 0,28) e atitude em relação ao uso de medicamentos (β = 0,18). Esta dissertação pode avançar as pesquisas anteriores, visto que trabalha na intersecção entre estudos sobre o comportamento do consumidor e pesquisas da área da saúde referentes a esta temática.The consumption of medicines free of medical prescription (MIPs) has aroused interest to the search due to the growth of the sales perceived in global market along the years. This increase of demanding may relate to the various influences suffered by the consumers and by different factors, becoming it more susceptible to the selfmedication. From the heath point of view, the MIP, when it is mismanaged, may become harmful to the person, that eventually may not notice the risks of selfmedication. However, in spite of complexity, related to the behavior of the consumers (marketing) and the risks of the health involved (health), there are not consistent evidences that contemplate the intersection of these two aspects in purchasing intention of the MIPs. Therefore, the present study has the objective of investigating which factors influence the purchasing intention of MIPs by the consumers. It was considered as predecessors of buying decision, the attitude in relation to the use and the advertisement of the MIPs, the subjective and objective knowledge, the perception of the risk with the health and the preoccupation with the health. Besides, the impacts were tested, in these relations, of the susceptibility of the consumers to the interpersonal influence and of their purchase behavior of the MIPs in online channel. To operate the model of the search, it was analyzed the behavior of 465 Brazilian searched in a survey on-line, using tools and techniques of Structural Equation Modeling and descriptive analysis. A relative comparison between the significant predecessors of this search, evidenced that the most important factors to explain the intention of buying the MIPs are: perception of the risk (β=0,41), attitude in relation to the advertisement (β = 0,28) and attitude in relation to the medicaments (β = 0,18). This dissertation may advance the previous searches, since it works in the intersection between studies about the behavior of the consumer, and searches from the area of health referring to this thematic.NenhumaVictorino, Raquel Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/3936295006364998http://lattes.cnpq.br/0706941781603769Matos, Celso Augusto deUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosAutomedicação: fatores que influenciam a intenção de compra dos consumidores de medicamentos isentos de prescrição (MIPs)ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoEstratégias organizacionaisEstudos de consumoAutomedicaçãoMIPsIntenção de compraOrganizational strategiesStudies of consumptionSelf-medicationPurchase intentioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10085info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRaquel Ribeiro Victorino_.pdfRaquel Ribeiro Victorino_.pdfapplication/pdf4057053http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10085/1/Raquel+Ribeiro+Victorino_.pdf3a1262bce9db959d32e6e90c70b7f6aeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10085/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/100852021-09-10 16:31:02.794oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/10085Ck5PVEE6IENPTE9RVUUgQVFVSSBBIFNVQSBQUsOTUFJJQSBMSUNFTsOHQQoKRXN0YSBsaWNlbsOnYSBkZSBleGVtcGxvIMOpIGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxpY2Vuw6dhIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpDb20gYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgdm9jw6ogKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIMOgIApVbml2ZXJzaWRhZGUgZG8gVmFsZSBkbyBSaW8gZG9zIFNpbm9zIChVTklTSU5PUykgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSAKZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSAKZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyAKcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgYSBzdWEgdGVzZSBvdSAKZGlzc2VydGHDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IApjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogCmRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgCm9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSAKaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBURVNFIE9VIERJU1NFUlRBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgCkFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTsODTyBTRUpBIEEgU0lHTEEgREUgClVOSVZFUlNJREFERSwgVk9Dw4ogREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklTw4NPIENPTU8gClRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGHDp8OjbywgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyAKY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-09-10T19:31:02Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Automedicação: fatores que influenciam a intenção de compra dos consumidores de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) |
title |
Automedicação: fatores que influenciam a intenção de compra dos consumidores de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) |
spellingShingle |
Automedicação: fatores que influenciam a intenção de compra dos consumidores de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) Victorino, Raquel Ribeiro ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração Estratégias organizacionais Estudos de consumo Automedicação MIPs Intenção de compra Organizational strategies Studies of consumption Self-medication Purchase intention |
title_short |
Automedicação: fatores que influenciam a intenção de compra dos consumidores de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) |
title_full |
Automedicação: fatores que influenciam a intenção de compra dos consumidores de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) |
title_fullStr |
Automedicação: fatores que influenciam a intenção de compra dos consumidores de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) |
title_full_unstemmed |
Automedicação: fatores que influenciam a intenção de compra dos consumidores de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) |
title_sort |
Automedicação: fatores que influenciam a intenção de compra dos consumidores de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) |
author |
Victorino, Raquel Ribeiro |
author_facet |
Victorino, Raquel Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3936295006364998 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0706941781603769 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Victorino, Raquel Ribeiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Matos, Celso Augusto de |
contributor_str_mv |
Matos, Celso Augusto de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração Estratégias organizacionais Estudos de consumo Automedicação MIPs Intenção de compra Organizational strategies Studies of consumption Self-medication Purchase intention |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias organizacionais Estudos de consumo Automedicação MIPs Intenção de compra Organizational strategies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Studies of consumption Self-medication Purchase intention |
description |
O consumo de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) tem despertado interesse para a pesquisa devido ao crescimento das vendas percebido no mercado global ao longo dos anos. Esse aumento de demanda pode relacionar-se às diversas influências sofridas pelo consumidor por diferentes fatores, tornando-o mais suscetível à automedicação. Do ponto de vista da saúde, o MIP, quando mal administrado, pode tornar-se prejudicial ao indivíduo, que eventualmente não percebe os riscos da automedicação. No entanto, apesar da complexidade relacionada ao comportamento do consumidor (marketing) e aos riscos de saúde envolvidos (saúde), não há evidências consistentes que contemplem a intersecção desses dois aspectos na intenção de compra de MIPs. Assim, o presente estudo tem o objetivo de investigar quais fatores influenciam a intenção de compra de MIPs pelos consumidores. Como antecedentes da decisão de compra, consideraram-se a atitude em relação ao uso e a propaganda de MIPs, os conhecimentos subjetivo e objetivo, a percepção de risco com a saúde e preocupação com a saúde. Além disso, foram testados os impactos, nestas relações, da susceptibilidade dos consumidores à influência interpessoal e do seu comportamento de compra de MIPs no canal on-line. Para operacionalizar o modelo de pesquisa, analisou-se o comportamento de 465 brasileiros, pesquisados em uma survey on-line, utilizando ferramentas e técnicas de Modelagem de Equações Estruturais e análises descritivas. Uma comparação relativa entre os antecedentes significativos desta pesquisa evidenciou que os fatores mais importantes para explicar a intenção de compra de MIPs são: percepção de risco (β = 0,41), atitude em relação à propaganda (β = 0,28) e atitude em relação ao uso de medicamentos (β = 0,18). Esta dissertação pode avançar as pesquisas anteriores, visto que trabalha na intersecção entre estudos sobre o comportamento do consumidor e pesquisas da área da saúde referentes a esta temática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-10T19:24:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-10T19:24:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-07-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10085 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Gestão e Negócios |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10085/1/Raquel+Ribeiro+Victorino_.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10085/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3a1262bce9db959d32e6e90c70b7f6ae 320e21f23402402ac4988605e1edd177 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844937660039168 |