Educação infantil e contação de hitórias: memórias e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1930 |
Resumo: | A prática de contação de histórias é considerada uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da criança. Nesta perspectiva, sem sombra de dúvidas, é muito significativo o papel da professora enquanto “contadora da história”, em especial na fase de Educação infantil. Esta dissertação trata do tema, a partir de pesquisa que buscou responder as seguintes questões: que motivos levam à prática de contação de histórias pelas professoras de Educação Infantil? Suas memórias ajudariam no argumento a favor de tal prática? A contação de histórias estaria adquirindo significado nos cursos de formação de professores? Para tal, ouviu um grupo de professoras que, relembrando seus tempos de infância, trazem à tona memórias sobre histórias que ouviram, sobre quem as contava e como contava. Descrevem também suas práticas pedagógicas atuais relacionadas à contação de histórias. A investigação valeu-se de narrativas a partir da história oral, bem como da análise de questionários aplicados junto a escolas de formação p |
id |
USIN_fcf5bb3b48e23ef74724de1d69c9b7d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1930 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:01:04Z2015-03-04T20:01:04Z2007-07-10Made available in DSpace on 2015-03-04T20:01:04Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 10A prática de contação de histórias é considerada uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da criança. Nesta perspectiva, sem sombra de dúvidas, é muito significativo o papel da professora enquanto “contadora da história”, em especial na fase de Educação infantil. Esta dissertação trata do tema, a partir de pesquisa que buscou responder as seguintes questões: que motivos levam à prática de contação de histórias pelas professoras de Educação Infantil? Suas memórias ajudariam no argumento a favor de tal prática? A contação de histórias estaria adquirindo significado nos cursos de formação de professores? Para tal, ouviu um grupo de professoras que, relembrando seus tempos de infância, trazem à tona memórias sobre histórias que ouviram, sobre quem as contava e como contava. Descrevem também suas práticas pedagógicas atuais relacionadas à contação de histórias. A investigação valeu-se de narrativas a partir da história oral, bem como da análise de questionários aplicados junto a escolas de formação pStorytelling is considered an essential activity for children’s development. From this perspective, doubtless, the teacher’s role as “storyteller” is very significant, especially during the first years of education. This dissertation examine the subject from a research that presented the following questions: What is the purpose of storytelling by primary education teachers? Would your own memories help for such practice? Is story telling getting more meaningful in teacher formation courses? For this reason, a group of teachers was interviewed and they recalled their childhood, bringing back memories from stories they heard, about who told those stories and how they were told. They also described their actual pedagogic practices related to storytelling. The study analyzed narratives of spoken accounts as well as questionnaires applied in teacher training schools. Among the conclusions were: during their childhood teachers listened to stories, which was a positive experience they kept in their memory; teachersNenhumaRosa, Claudia Belardinelli dahttp://lattes.cnpq.br/8497406605773314http://lattes.cnpq.br/4948105804186093Fischer, Beatriz T. D.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesEducação infantil e contação de hitórias: memórias e práticasCiências Humanaseducação infantilformação de professoresmemóriaspráticacontação de históriaschildren educationmemorypracticeteacher formationstorytellinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1930info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALeducacao infantil .pdfeducacao infantil .pdfapplication/pdf418771http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1930/1/educacao+infantil+.pdf23a99b9752bd0b9e788c4f931271ee9cMD51UNISINOS/19302015-03-09 16:36:24.591oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1930Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T19:36:24Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação infantil e contação de hitórias: memórias e práticas |
title |
Educação infantil e contação de hitórias: memórias e práticas |
spellingShingle |
Educação infantil e contação de hitórias: memórias e práticas Rosa, Claudia Belardinelli da Ciências Humanas educação infantil formação de professores memórias prática contação de histórias children education memory practice teacher formation storytelling |
title_short |
Educação infantil e contação de hitórias: memórias e práticas |
title_full |
Educação infantil e contação de hitórias: memórias e práticas |
title_fullStr |
Educação infantil e contação de hitórias: memórias e práticas |
title_full_unstemmed |
Educação infantil e contação de hitórias: memórias e práticas |
title_sort |
Educação infantil e contação de hitórias: memórias e práticas |
author |
Rosa, Claudia Belardinelli da |
author_facet |
Rosa, Claudia Belardinelli da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8497406605773314 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4948105804186093 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Claudia Belardinelli da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fischer, Beatriz T. D. |
contributor_str_mv |
Fischer, Beatriz T. D. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas educação infantil formação de professores memórias prática contação de histórias children education memory practice teacher formation storytelling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação infantil formação de professores memórias prática contação de histórias |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
children education memory practice teacher formation storytelling |
description |
A prática de contação de histórias é considerada uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da criança. Nesta perspectiva, sem sombra de dúvidas, é muito significativo o papel da professora enquanto “contadora da história”, em especial na fase de Educação infantil. Esta dissertação trata do tema, a partir de pesquisa que buscou responder as seguintes questões: que motivos levam à prática de contação de histórias pelas professoras de Educação Infantil? Suas memórias ajudariam no argumento a favor de tal prática? A contação de histórias estaria adquirindo significado nos cursos de formação de professores? Para tal, ouviu um grupo de professoras que, relembrando seus tempos de infância, trazem à tona memórias sobre histórias que ouviram, sobre quem as contava e como contava. Descrevem também suas práticas pedagógicas atuais relacionadas à contação de histórias. A investigação valeu-se de narrativas a partir da história oral, bem como da análise de questionários aplicados junto a escolas de formação p |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-07-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:01:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:01:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1930 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1930/1/educacao+infantil+.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23a99b9752bd0b9e788c4f931271ee9c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844941335298048 |