Educação infantil e contação de hitórias: memórias e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Claudia Belardinelli da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1930
Resumo: A prática de contação de histórias é considerada uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da criança. Nesta perspectiva, sem sombra de dúvidas, é muito significativo o papel da professora enquanto “contadora da história”, em especial na fase de Educação infantil. Esta dissertação trata do tema, a partir de pesquisa que buscou responder as seguintes questões: que motivos levam à prática de contação de histórias pelas professoras de Educação Infantil? Suas memórias ajudariam no argumento a favor de tal prática? A contação de histórias estaria adquirindo significado nos cursos de formação de professores? Para tal, ouviu um grupo de professoras que, relembrando seus tempos de infância, trazem à tona memórias sobre histórias que ouviram, sobre quem as contava e como contava. Descrevem também suas práticas pedagógicas atuais relacionadas à contação de histórias. A investigação valeu-se de narrativas a partir da história oral, bem como da análise de questionários aplicados junto a escolas de formação p
id USIN_fcf5bb3b48e23ef74724de1d69c9b7d5
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1930
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:01:04Z2015-03-04T20:01:04Z2007-07-10Made available in DSpace on 2015-03-04T20:01:04Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 10A prática de contação de histórias é considerada uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da criança. Nesta perspectiva, sem sombra de dúvidas, é muito significativo o papel da professora enquanto “contadora da história”, em especial na fase de Educação infantil. Esta dissertação trata do tema, a partir de pesquisa que buscou responder as seguintes questões: que motivos levam à prática de contação de histórias pelas professoras de Educação Infantil? Suas memórias ajudariam no argumento a favor de tal prática? A contação de histórias estaria adquirindo significado nos cursos de formação de professores? Para tal, ouviu um grupo de professoras que, relembrando seus tempos de infância, trazem à tona memórias sobre histórias que ouviram, sobre quem as contava e como contava. Descrevem também suas práticas pedagógicas atuais relacionadas à contação de histórias. A investigação valeu-se de narrativas a partir da história oral, bem como da análise de questionários aplicados junto a escolas de formação pStorytelling is considered an essential activity for children’s development. From this perspective, doubtless, the teacher’s role as “storyteller” is very significant, especially during the first years of education. This dissertation examine the subject from a research that presented the following questions: What is the purpose of storytelling by primary education teachers? Would your own memories help for such practice? Is story telling getting more meaningful in teacher formation courses? For this reason, a group of teachers was interviewed and they recalled their childhood, bringing back memories from stories they heard, about who told those stories and how they were told. They also described their actual pedagogic practices related to storytelling. The study analyzed narratives of spoken accounts as well as questionnaires applied in teacher training schools. Among the conclusions were: during their childhood teachers listened to stories, which was a positive experience they kept in their memory; teachersNenhumaRosa, Claudia Belardinelli dahttp://lattes.cnpq.br/8497406605773314http://lattes.cnpq.br/4948105804186093Fischer, Beatriz T. D.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesEducação infantil e contação de hitórias: memórias e práticasCiências Humanaseducação infantilformação de professoresmemóriaspráticacontação de históriaschildren educationmemorypracticeteacher formationstorytellinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1930info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALeducacao infantil .pdfeducacao infantil .pdfapplication/pdf418771http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1930/1/educacao+infantil+.pdf23a99b9752bd0b9e788c4f931271ee9cMD51UNISINOS/19302015-03-09 16:36:24.591oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1930Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T19:36:24Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação infantil e contação de hitórias: memórias e práticas
title Educação infantil e contação de hitórias: memórias e práticas
spellingShingle Educação infantil e contação de hitórias: memórias e práticas
Rosa, Claudia Belardinelli da
Ciências Humanas
educação infantil
formação de professores
memórias
prática
contação de histórias
children education
memory
practice
teacher formation
storytelling
title_short Educação infantil e contação de hitórias: memórias e práticas
title_full Educação infantil e contação de hitórias: memórias e práticas
title_fullStr Educação infantil e contação de hitórias: memórias e práticas
title_full_unstemmed Educação infantil e contação de hitórias: memórias e práticas
title_sort Educação infantil e contação de hitórias: memórias e práticas
author Rosa, Claudia Belardinelli da
author_facet Rosa, Claudia Belardinelli da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8497406605773314
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4948105804186093
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Claudia Belardinelli da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Beatriz T. D.
contributor_str_mv Fischer, Beatriz T. D.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
educação infantil
formação de professores
memórias
prática
contação de histórias
children education
memory
practice
teacher formation
storytelling
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil
formação de professores
memórias
prática
contação de histórias
dc.subject.eng.fl_str_mv children education
memory
practice
teacher formation
storytelling
description A prática de contação de histórias é considerada uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da criança. Nesta perspectiva, sem sombra de dúvidas, é muito significativo o papel da professora enquanto “contadora da história”, em especial na fase de Educação infantil. Esta dissertação trata do tema, a partir de pesquisa que buscou responder as seguintes questões: que motivos levam à prática de contação de histórias pelas professoras de Educação Infantil? Suas memórias ajudariam no argumento a favor de tal prática? A contação de histórias estaria adquirindo significado nos cursos de formação de professores? Para tal, ouviu um grupo de professoras que, relembrando seus tempos de infância, trazem à tona memórias sobre histórias que ouviram, sobre quem as contava e como contava. Descrevem também suas práticas pedagógicas atuais relacionadas à contação de histórias. A investigação valeu-se de narrativas a partir da história oral, bem como da análise de questionários aplicados junto a escolas de formação p
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-07-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:01:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:01:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1930
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1930/1/educacao+infantil+.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 23a99b9752bd0b9e788c4f931271ee9c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844941335298048