Indemnities Paid by the DPVAT Insurance: Epidemiological Profile of Accidents Involving Motorcycles in Brazil, Contextualization of Hospital Admissions and Burden to the Unified Health System (SUS) from 2015 to 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scaramussa, Fernanda Sobral
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sá, Eduardo Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde, Ética & Justiça (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/171466
Resumo: Introdução: Os acidentes de trânsito são cada vez mais frequentes no país e ocupam o segundo lugar em óbitos por causas externas, sendo que os que envolvem motocicletas representam a principal causa de morte. Para o melhor entendimento desse contexto, se torna relevante conhecer o perfil epidemiológico dos acidentes de trânsito a partir de dados objetivos das indenizações pagas pelo seguro DPVAT e o número de internações no SUS, a fim de desenvolver políticas de saúde pública e de educação no trânsito. Objetivos: Descrever o perfil epidemiológico das indenizações pagas pelo DPVAT no Brasil e o perfil das internações no Sistema Único de Saúde por acidentes com motocicletas, de 2015 a 2018. Métodos: Estudo ecológico que utiliza os dados do SIH/SUS, por meio do portal eletrônico do DATASUS, e dados do Boletim Estatístico da Seguradora Líder (DPVAT) entre 2015 e 2018. Resultados e Discussão: Para todos os anos, o gênero mais acometido foi o masculino, com idade entre 18 e 34 anos. Em 2015, 76% das indenizações pagas foram para acidentes com motocicleta, representando um gasto total para o SUS de cerca de R$ 130 milhões. Em 2016, a maioria das indenizações pagas foi por invalidez permanente. Os acidentes automobilísticos corresponderam a 18% das internações por causas externas, com um custo total de cerca de R$ 140 milhões. Em 2017, o pedestre foi o segundo tipo de vítima mais comum (24% das indenizações pagas). Em 2018, quase 148 milhões foram gastos em internações pelo SUS. Conclusão: Acidentes por motocicletas correspondem à maioria das indenizações pagas pelo DPVAT. O gênero masculino, entre 18 e 34 anos, é o mais afetado. No SUS, das internações por acidente de trânsito, mais da metade é causada por motocicletas, com tempo médio de internação de 6 dias, e com grande custo financeiro.
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spelling Indemnities Paid by the DPVAT Insurance: Epidemiological Profile of Accidents Involving Motorcycles in Brazil, Contextualization of Hospital Admissions and Burden to the Unified Health System (SUS) from 2015 to 2018Indenizações pagas pelo seguro DPVAT: perfil epidemiológico dos acidentes envolvendo motocicletas no Brasil, contextualização das internações hospitalares e ônus ao Sistema Único de Saúde (SUS), no período de 2015 a 2018Acidentes de TrânsitoCompensação e ReparaçãoMotocicletasTempo de InternaçãoCausas ExternasSistemas de InformaçãoBrasilAccidents, TrafficCompensation and RedressMotorcyclesLength of StayExternal CausesInformation SystemsBrazilIntrodução: Os acidentes de trânsito são cada vez mais frequentes no país e ocupam o segundo lugar em óbitos por causas externas, sendo que os que envolvem motocicletas representam a principal causa de morte. Para o melhor entendimento desse contexto, se torna relevante conhecer o perfil epidemiológico dos acidentes de trânsito a partir de dados objetivos das indenizações pagas pelo seguro DPVAT e o número de internações no SUS, a fim de desenvolver políticas de saúde pública e de educação no trânsito. Objetivos: Descrever o perfil epidemiológico das indenizações pagas pelo DPVAT no Brasil e o perfil das internações no Sistema Único de Saúde por acidentes com motocicletas, de 2015 a 2018. Métodos: Estudo ecológico que utiliza os dados do SIH/SUS, por meio do portal eletrônico do DATASUS, e dados do Boletim Estatístico da Seguradora Líder (DPVAT) entre 2015 e 2018. Resultados e Discussão: Para todos os anos, o gênero mais acometido foi o masculino, com idade entre 18 e 34 anos. Em 2015, 76% das indenizações pagas foram para acidentes com motocicleta, representando um gasto total para o SUS de cerca de R$ 130 milhões. Em 2016, a maioria das indenizações pagas foi por invalidez permanente. Os acidentes automobilísticos corresponderam a 18% das internações por causas externas, com um custo total de cerca de R$ 140 milhões. Em 2017, o pedestre foi o segundo tipo de vítima mais comum (24% das indenizações pagas). Em 2018, quase 148 milhões foram gastos em internações pelo SUS. Conclusão: Acidentes por motocicletas correspondem à maioria das indenizações pagas pelo DPVAT. O gênero masculino, entre 18 e 34 anos, é o mais afetado. No SUS, das internações por acidente de trânsito, mais da metade é causada por motocicletas, com tempo médio de internação de 6 dias, e com grande custo financeiro.Introduction: Traffic accidents are increasingly frequent in the country and occupy second place in deaths due to external causes. Accidents involving motorcycles represent the main cause of death. To better understand this context, it is important to know the epidemiological profile of traffic accidents, based on the objective data on indemnities paid by the DPVAT insurance, and the number of admissions in the SUS. In this way, it is possible to develop public health and traffic education policies. Objectives: To describe the epidemiological profile of the indemnities paid by the DPVAT in Brazil and the profile of hospitalizations in the Unified Health System for motorcycle accidents, from 2015 to 2018. Methods: Ecological study using data from SIH / SUS, collected from the DATASUS electronic portal, and data from the Statistical Bulletin of Seguradora Líder (DPVAT) between 2015 and 2018. Results and Discussion: For all years, the most affected was the male gender, and ages between 18 and 34 years. In 2015, 76% of the indemnities paid were for motorcycle accidents, representing a total expense for SUS of around R$ 130 million. In 2016, most of the indemnities paid were for permanent disability. Automobile accidents corresponded to 18% of hospitalizations due to external causes, with a total cost of approximately R$ 140 million. In 2017, pedestrians were the second most common type of victim (24% of paid compensations). In 2018, almost R$ 148 million were spent on hospitalizations by SUS. Conclusion: Motorcycle accidents correspond to the majority of indemnities paid by the DPVAT. Individuals of the male gender, from 18 to 34 years old, are the most affected. In the SUS, more than half of the hospitalizations due to traffic accidents are caused by motorcycles, with an average hospital stay of 6 days, and with a great financial cost.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionART.application/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/17146610.11606/issn.2317-2770.v25i1p10-14Saúde Ética & Justiça ; v. 25 n. 1 (2020); 10-142317-2770reponame:Saúde, Ética & Justiça (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/171466/163510Copyright (c) 2020 Fernanda Sobral Scaramussa, Eduardo Costa Sáhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScaramussa, Fernanda SobralSá, Eduardo Costa2020-09-30T23:48:05Zoai:revistas.usp.br:article/171466Revistahttps://www.revistas.usp.br/sej/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/sej/oairevistasej@fm.usp.br||2317-27701414-218Xopendoar:2020-09-30T23:48:05Saúde, Ética & Justiça (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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