The Internet as new medium communication for the destinations: Madeira Island case study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14140 |
Resumo: | Com o aparecimento da Internet, assiste-se cada vez mais ao nascimento e desenvolvimento de novos destinos turísticos. O novo meio de comunicação faz com que os consumidores aumentem os seus patamares de exigências e de expectativas. Ao poder público e às empresas privadas cabe-lhes o papel de sensibilizar o imaginário dos turistas para visitarem as suas comunidades e regiões e não outras. O presente artigo pretende analisar a importância que o poder local e regional da Madeira atribui à Internet para a divulgação dos seus municípios como destinos turísticos a serem fruídos. A pesquisa foi baseada em entrevistas e análise dos sites municipais. O trabalho de campo realizou-se de Janeiro de 2004 a Junho de 2004. Este artigo centra-se essencialmente na análise das entrevistas e está estruturado nos seguintes tópicos: Introdução à problemática; fundamentação teórica sobre a temática; análise das entrevistas e conclusão. |
id |
USP - 65_072bb8013167c9080895d8f94062bd61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/14140 |
network_acronym_str |
USP - 65 |
network_name_str |
Revista Turismo em Análise |
repository_id_str |
|
spelling |
The Internet as new medium communication for the destinations: Madeira Island case studyA Internet como novo meio de comunicação para os destinos turísticos: o caso da Ilha da MadeiratourismInternetnew consumerpromotioninformation.turismoInternetnovo consumidorpromoçãoinformação.Com o aparecimento da Internet, assiste-se cada vez mais ao nascimento e desenvolvimento de novos destinos turísticos. O novo meio de comunicação faz com que os consumidores aumentem os seus patamares de exigências e de expectativas. Ao poder público e às empresas privadas cabe-lhes o papel de sensibilizar o imaginário dos turistas para visitarem as suas comunidades e regiões e não outras. O presente artigo pretende analisar a importância que o poder local e regional da Madeira atribui à Internet para a divulgação dos seus municípios como destinos turísticos a serem fruídos. A pesquisa foi baseada em entrevistas e análise dos sites municipais. O trabalho de campo realizou-se de Janeiro de 2004 a Junho de 2004. Este artigo centra-se essencialmente na análise das entrevistas e está estruturado nos seguintes tópicos: Introdução à problemática; fundamentação teórica sobre a temática; análise das entrevistas e conclusão.With Internet new tourism destinations are promoted and developed. That communication medium generates and increases the consumers' demands and expectations. Local and regional government bodies and private companies both play a new role: through Internet they should be able to feed the tourist's imaginary in order to choose their communities and regions instead of others. This article analyses the importance that local and regional authorities attribute to new technologies for promoting their municipalities as tourism destinations. The research was based on interviews and analysis of web sites. The fieldwork has been done from January 2004 to June 2004. This article mainly approaches the interviews analysis and it is structured in the following topics: Introduction; theoretical approach, interviews analysis and conclusion.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/1414010.11606/issn.1984-4867.v19i1p25-42Revista Turismo em Análise; Vol. 19 No. 1 (2008); 25-42Revista Turismo em Análise; Vol. 19 Núm. 1 (2008); 25-42Revista Turismo em Análise; v. 19 n. 1 (2008); 25-421984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14140/15958Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarujo, Maria Noémi Nunes Vieira2015-11-13T15:56:47Zoai:revistas.usp.br:article/14140Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:56:47Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The Internet as new medium communication for the destinations: Madeira Island case study A Internet como novo meio de comunicação para os destinos turísticos: o caso da Ilha da Madeira |
title |
The Internet as new medium communication for the destinations: Madeira Island case study |
spellingShingle |
The Internet as new medium communication for the destinations: Madeira Island case study Marujo, Maria Noémi Nunes Vieira tourism Internet new consumer promotion information. turismo Internet novo consumidor promoção informação. |
title_short |
The Internet as new medium communication for the destinations: Madeira Island case study |
title_full |
The Internet as new medium communication for the destinations: Madeira Island case study |
title_fullStr |
The Internet as new medium communication for the destinations: Madeira Island case study |
title_full_unstemmed |
The Internet as new medium communication for the destinations: Madeira Island case study |
title_sort |
The Internet as new medium communication for the destinations: Madeira Island case study |
author |
Marujo, Maria Noémi Nunes Vieira |
author_facet |
Marujo, Maria Noémi Nunes Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marujo, Maria Noémi Nunes Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tourism Internet new consumer promotion information. turismo Internet novo consumidor promoção informação. |
topic |
tourism Internet new consumer promotion information. turismo Internet novo consumidor promoção informação. |
description |
Com o aparecimento da Internet, assiste-se cada vez mais ao nascimento e desenvolvimento de novos destinos turísticos. O novo meio de comunicação faz com que os consumidores aumentem os seus patamares de exigências e de expectativas. Ao poder público e às empresas privadas cabe-lhes o papel de sensibilizar o imaginário dos turistas para visitarem as suas comunidades e regiões e não outras. O presente artigo pretende analisar a importância que o poder local e regional da Madeira atribui à Internet para a divulgação dos seus municípios como destinos turísticos a serem fruídos. A pesquisa foi baseada em entrevistas e análise dos sites municipais. O trabalho de campo realizou-se de Janeiro de 2004 a Junho de 2004. Este artigo centra-se essencialmente na análise das entrevistas e está estruturado nos seguintes tópicos: Introdução à problemática; fundamentação teórica sobre a temática; análise das entrevistas e conclusão. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Revisado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14140 10.11606/issn.1984-4867.v19i1p25-42 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14140 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v19i1p25-42 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14140/15958 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise; Vol. 19 No. 1 (2008); 25-42 Revista Turismo em Análise; Vol. 19 Núm. 1 (2008); 25-42 Revista Turismo em Análise; v. 19 n. 1 (2008); 25-42 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Turismo em Análise |
collection |
Revista Turismo em Análise |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tanalise@usp.br || bragadc@usp.br |
_version_ |
1797054164890550272 |