La Postmodernidad y Turismo: Reflexiones sobre la Experiencia Turística en el Contexto de las Agencias de Viajes.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/126046 |
Resumo: | O fenômeno turístico constitui um projeto de sociedade que se apropria de espaços e os transforma segundo normas e valores que lhe são próprios. As motivações de viagens e os destinos turísticos fazem parte de uma rede de significados pessoais e sociais e sua análise auxilia compreender a nova convivência social e as novas possibilidades mercadológicas. Estudos acerca do comportamento do consumidor no turismo trata a motivação como determinante básico do consumo e o processo de tomada de decisão como algo individual. Assim, pretende-se refletir o turista pós-moderno, suas necessidades e busca contínua por experiências de vida estabelecendo relação com as estratégias mercadológicas para a oferta das viagens no contexto das agências de viagens. Para tanto, foram entrevistadas seis agências de viagens do município de Natal- RN. Os resultados da pesquisa sinalizam que, segundo as agências de viagem, o consumidor do turismo tem buscado experiências, embora apontam que elas ainda não desenvolvem ações estratégicas neste sentido. Pensar o turismo contemporâneo não é descartar os elementos de natureza econômica e mercadológica que o constitui, mas compreender que sua essência está nas viagens como prática humana e a subjetividade que ela implica. |
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La Postmodernidad y Turismo: Reflexiones sobre la Experiencia Turística en el Contexto de las Agencias de Viajes.Postmodernity and Tourism: reflections on the tourist experience in the context of travel agenciesPós-modernidade e Turismo: Reflexões Acerca da Experiência Turística no Contexto das Agências de Viagens.Pós-turistaExperiênciaAgências de viagem.Post-turismoLa experienciaAgencias de viajes.Post-touristExperienceTravel agencies.O fenômeno turístico constitui um projeto de sociedade que se apropria de espaços e os transforma segundo normas e valores que lhe são próprios. As motivações de viagens e os destinos turísticos fazem parte de uma rede de significados pessoais e sociais e sua análise auxilia compreender a nova convivência social e as novas possibilidades mercadológicas. Estudos acerca do comportamento do consumidor no turismo trata a motivação como determinante básico do consumo e o processo de tomada de decisão como algo individual. Assim, pretende-se refletir o turista pós-moderno, suas necessidades e busca contínua por experiências de vida estabelecendo relação com as estratégias mercadológicas para a oferta das viagens no contexto das agências de viagens. Para tanto, foram entrevistadas seis agências de viagens do município de Natal- RN. Os resultados da pesquisa sinalizam que, segundo as agências de viagem, o consumidor do turismo tem buscado experiências, embora apontam que elas ainda não desenvolvem ações estratégicas neste sentido. Pensar o turismo contemporâneo não é descartar os elementos de natureza econômica e mercadológica que o constitui, mas compreender que sua essência está nas viagens como prática humana e a subjetividade que ela implica.The tourism phenomenon constitutes a project of society that appropriates spaces and transforms them according to its own norms and values. Travel motivations and tourist destinations are part of a network of personal and social meanings, and their analysis helps to understand the new social coexistence and the new market possibilities. Studies on consumer behavior in tourism consider motivation as the basic determinant of consumption and the decision-making process as something individual. Therefore, this study intends to reflect on the postmodern tourist, his needs and continuous search for life experiences, establishing a relationship with the marketing strategies in the context of travel agencies. For this purpose, six travel agencies from Natal-RN were interviewed. Research results indicate that, according to travel agencies, the tourism consumer has sought experiences, although they point out that they have not yet developed strategic actions in this direction. To think contemporary tourism is not to discard the economic and market elements that constitute it, but to understand that its essence is in travel as a human practice and in the subjectivity this implies.El fenómeno turístico es un proyecto social que se apropia de los espacios y los transforma de acuerdo con las normas y valores propios. Las motivaciones de viaje y los destinos son parte de una red de significados personales y sociales y su análisis ayuda a entender las nuevas relaciones sociales y nuevas posibilidades de comercialización. Los estudios sobre el comportamiento del consumidor en el turismo consideran la motivación como un determinante básico de consumo y el proceso de toma de decisiones como algo individual. De este modo, se pretende reflejar el turista post-moderno, sus necesidades y la búsqueda permanente de experiencias de vida que establecen relación con las estrategias de marketing para la prestación de los viajes en el contexto de las agencias de viajes. Para ello, se entrevistó a seis agencias de viajes en la ciudad de Natal-RN. Los resultados del estudio indican que, de acuerdo con las agencias de viajes, el consumidor de turismo ha buscado experiencias, aunque señalan que no han desarrollado acciones estratégicas en este sentido. Pensar el turismo contemporáneo no es descartar la naturaleza económica y los elementos de mercado que lo constituye, sino que su esencia está en el viaje como la práctica humana y la subjetividad que ella conlleva.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/12604610.11606/issn.1984-4867.v28i3p424-437Revista Turismo em Análise; Vol. 28 No. 3 (2017): Setembro-Dezembro; 424-437Revista Turismo em Análise; Vol. 28 Núm. 3 (2017): Setembro-Dezembro; 424-437Revista Turismo em Análise; v. 28 n. 3 (2017): Setembro-Dezembro; 424-4371984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/126046/138092https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/126046/138503Copyright (c) 2018 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessTito, Ana Luiza de AlbuquerqueBrumatti, Paula Normandia MoreiraNóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça2018-03-14T16:57:41Zoai:revistas.usp.br:article/126046Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2018-03-14T16:57:41Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Revista Turismo em Análise; Vol. 28 No. 3 (2017): Setembro-Dezembro; 424-437 Revista Turismo em Análise; Vol. 28 Núm. 3 (2017): Setembro-Dezembro; 424-437 Revista Turismo em Análise; v. 28 n. 3 (2017): Setembro-Dezembro; 424-437 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
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