Demanda e Competências dos Profissionais: estudo em agências de viagens e hotéis em Aracaju, Sergipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Juliana Maria Ferreira Gomes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Teixeira, Rivanda Meira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83787
Resumo: Este estudo teve como objetivo principal analisar a demanda e as competências dos profissionais que atuam em agências de viagens e hotéis em Aracaju, Sergipe.  Adotou-se a estratégia de pesquisa survey, com a utilização de questionário estruturado, que foi aplicado pessoalmente a empresários e a gerentes de onze hotéis e nove agências de viagens em Aracaju, escolhidos pelo critério amostral não probabilístico por acessibilidade.  Entre os resultados mais importantes observou-se que existe carência de profissionais qualificados para a ocupação de cargos operacionais e que os profissionais com maior dificuldade de contratação nas agências de viagens são os vendedores e, nos hotéis, são os recepcionistas e os profissionais de alimentação. É visível o interesse dos dirigentes das empresas turísticas do Estado em contratar profissionais qualificados para ocupar as posições de nível operacional, médio ou superior. No entanto consideram que não existem em Sergipe, profissionais com as competências necessárias para ocupar essas posições, especialmente pela falta de experiência prática no setor. O que se percebe em última instância, é que esses dirigentes não estão, de uma maneira geral, dispostos a oferecer salários compatíveis com o nível de qualificação que exigem dos profissionais graduados, havendo, portanto uma discrepância entre a oferta e a demanda.
id USP - 65_0c40ce7268f30f0e7e12be7d95e73524
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/83787
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Demanda e Competências dos Profissionais: estudo em agências de viagens e hotéis em Aracaju, SergipeCompetênciasdemanda de profissionaisgraduados em turismoEste estudo teve como objetivo principal analisar a demanda e as competências dos profissionais que atuam em agências de viagens e hotéis em Aracaju, Sergipe.  Adotou-se a estratégia de pesquisa survey, com a utilização de questionário estruturado, que foi aplicado pessoalmente a empresários e a gerentes de onze hotéis e nove agências de viagens em Aracaju, escolhidos pelo critério amostral não probabilístico por acessibilidade.  Entre os resultados mais importantes observou-se que existe carência de profissionais qualificados para a ocupação de cargos operacionais e que os profissionais com maior dificuldade de contratação nas agências de viagens são os vendedores e, nos hotéis, são os recepcionistas e os profissionais de alimentação. É visível o interesse dos dirigentes das empresas turísticas do Estado em contratar profissionais qualificados para ocupar as posições de nível operacional, médio ou superior. No entanto consideram que não existem em Sergipe, profissionais com as competências necessárias para ocupar essas posições, especialmente pela falta de experiência prática no setor. O que se percebe em última instância, é que esses dirigentes não estão, de uma maneira geral, dispostos a oferecer salários compatíveis com o nível de qualificação que exigem dos profissionais graduados, havendo, portanto uma discrepância entre a oferta e a demanda.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/8378710.11606/issn.1984-4867.v25i2p422-449Revista Turismo em Análise; Vol. 25 No. 2 (2014); 422-449Revista Turismo em Análise; Vol. 25 Núm. 2 (2014); 422-449Revista Turismo em Análise; v. 25 n. 2 (2014); 422-4491984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83787/87265Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Juliana Maria Ferreira GomesTeixeira, Rivanda Meira2015-11-13T15:58:27Zoai:revistas.usp.br:article/83787Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:58:27Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Demanda e Competências dos Profissionais: estudo em agências de viagens e hotéis em Aracaju, Sergipe
title Demanda e Competências dos Profissionais: estudo em agências de viagens e hotéis em Aracaju, Sergipe
spellingShingle Demanda e Competências dos Profissionais: estudo em agências de viagens e hotéis em Aracaju, Sergipe
Corrêa, Juliana Maria Ferreira Gomes
Competências
demanda de profissionais
graduados em turismo
title_short Demanda e Competências dos Profissionais: estudo em agências de viagens e hotéis em Aracaju, Sergipe
title_full Demanda e Competências dos Profissionais: estudo em agências de viagens e hotéis em Aracaju, Sergipe
title_fullStr Demanda e Competências dos Profissionais: estudo em agências de viagens e hotéis em Aracaju, Sergipe
title_full_unstemmed Demanda e Competências dos Profissionais: estudo em agências de viagens e hotéis em Aracaju, Sergipe
title_sort Demanda e Competências dos Profissionais: estudo em agências de viagens e hotéis em Aracaju, Sergipe
author Corrêa, Juliana Maria Ferreira Gomes
author_facet Corrêa, Juliana Maria Ferreira Gomes
Teixeira, Rivanda Meira
author_role author
author2 Teixeira, Rivanda Meira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Juliana Maria Ferreira Gomes
Teixeira, Rivanda Meira
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
demanda de profissionais
graduados em turismo
topic Competências
demanda de profissionais
graduados em turismo
description Este estudo teve como objetivo principal analisar a demanda e as competências dos profissionais que atuam em agências de viagens e hotéis em Aracaju, Sergipe.  Adotou-se a estratégia de pesquisa survey, com a utilização de questionário estruturado, que foi aplicado pessoalmente a empresários e a gerentes de onze hotéis e nove agências de viagens em Aracaju, escolhidos pelo critério amostral não probabilístico por acessibilidade.  Entre os resultados mais importantes observou-se que existe carência de profissionais qualificados para a ocupação de cargos operacionais e que os profissionais com maior dificuldade de contratação nas agências de viagens são os vendedores e, nos hotéis, são os recepcionistas e os profissionais de alimentação. É visível o interesse dos dirigentes das empresas turísticas do Estado em contratar profissionais qualificados para ocupar as posições de nível operacional, médio ou superior. No entanto consideram que não existem em Sergipe, profissionais com as competências necessárias para ocupar essas posições, especialmente pela falta de experiência prática no setor. O que se percebe em última instância, é que esses dirigentes não estão, de uma maneira geral, dispostos a oferecer salários compatíveis com o nível de qualificação que exigem dos profissionais graduados, havendo, portanto uma discrepância entre a oferta e a demanda.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83787
10.11606/issn.1984-4867.v25i2p422-449
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83787
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v25i2p422-449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83787/87265
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 25 No. 2 (2014); 422-449
Revista Turismo em Análise; Vol. 25 Núm. 2 (2014); 422-449
Revista Turismo em Análise; v. 25 n. 2 (2014); 422-449
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054167702831104