Autenticidade de Lugar: mensuração e influência na seleção de destino de férias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Jeanne Rosalina Botelho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Francisco-Maffezzolli, Eliane Cristine, Martins, Elaine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/140512
Resumo: O objetivo deste estudo foi estender o conceito de autenticidade para o contexto de lugares a fim de propor uma escala de mensuração e analisar a influência desse construto nas escolhas do consumidor no âmbito do turismo. O desenvolvimento da escala contou com cinco etapas: (1) revisão da literatura e realização de pesquisa qualitativa com técnicos da área do turismo e consumidores para gerar indicadores para a escala; (2) validação dos itens por especialistas da área de marketing e turismo e a proposição conceitual da escala; (3) primeiro survey com 152 casos para análise fatorial exploratória; (4) segundo survey com 152 casos para análise confirmatória e teste de influência desse construto na seleção de destinos turísticos; (5) a última etapa contemplou um terceiro survey com 196 casos aptos para a validação externa da escala proposta. Foram identificadas duas dimensões como essências da autenticidade de lugar: a originalidade e a tradição. Os resultados evidenciam que a escala sugerida demonstra capacidade explicativa de 76%. Além disso, esse novo conceito explica 21% de influência na escolha do destino turístico de férias.
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