Autenticidade de Lugar: mensuração e influência na seleção de destino de férias
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/140512 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi estender o conceito de autenticidade para o contexto de lugares a fim de propor uma escala de mensuração e analisar a influência desse construto nas escolhas do consumidor no âmbito do turismo. O desenvolvimento da escala contou com cinco etapas: (1) revisão da literatura e realização de pesquisa qualitativa com técnicos da área do turismo e consumidores para gerar indicadores para a escala; (2) validação dos itens por especialistas da área de marketing e turismo e a proposição conceitual da escala; (3) primeiro survey com 152 casos para análise fatorial exploratória; (4) segundo survey com 152 casos para análise confirmatória e teste de influência desse construto na seleção de destinos turísticos; (5) a última etapa contemplou um terceiro survey com 196 casos aptos para a validação externa da escala proposta. Foram identificadas duas dimensões como essências da autenticidade de lugar: a originalidade e a tradição. Os resultados evidenciam que a escala sugerida demonstra capacidade explicativa de 76%. Além disso, esse novo conceito explica 21% de influência na escolha do destino turístico de férias. |
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Autenticidade de Lugar: mensuração e influência na seleção de destino de fériasPlace authenticity: measurement and influence in the holiday destinations selectionAutenticidad del lugar: medición e influencia en la selección de destinos turísticosPlace authenticityScale developmentAuthentic tourismMarketingAutenticidad del lugarDesarrollo de escalaTurismo auténticoMarketingAutenticidade de lugarDesenvolvimento de escalaTurismo autênticoMarketingO objetivo deste estudo foi estender o conceito de autenticidade para o contexto de lugares a fim de propor uma escala de mensuração e analisar a influência desse construto nas escolhas do consumidor no âmbito do turismo. O desenvolvimento da escala contou com cinco etapas: (1) revisão da literatura e realização de pesquisa qualitativa com técnicos da área do turismo e consumidores para gerar indicadores para a escala; (2) validação dos itens por especialistas da área de marketing e turismo e a proposição conceitual da escala; (3) primeiro survey com 152 casos para análise fatorial exploratória; (4) segundo survey com 152 casos para análise confirmatória e teste de influência desse construto na seleção de destinos turísticos; (5) a última etapa contemplou um terceiro survey com 196 casos aptos para a validação externa da escala proposta. Foram identificadas duas dimensões como essências da autenticidade de lugar: a originalidade e a tradição. Os resultados evidenciam que a escala sugerida demonstra capacidade explicativa de 76%. Além disso, esse novo conceito explica 21% de influência na escolha do destino turístico de férias.The objective of this study was to extend the concept of authenticity to the context of places, to propose a measurement scale, and to analyze the influence of such construct on the consumers’ choices in a tourism context. The scale was developed in five steps: (1) literature review and qualitative research with tourism technicians and consumers for generating scale indicators; (2) item validation by marketing and tourism experts and the conceptual proposition; (3) first survey, with 152 cases, for exploratory factor analysis; (4) second survey, with 152 cases, for confirmatory analysis and to test the influence of this construct one tourist destinations selection; (5) last step, it contemplated a third survey with 196 cases suitable for external validation of the proposed scale. Two dimensions were identified as essences of the place authenticity: originality and tradition. Results show the suggested scale has a explanatory capacity of 76%. In addition, this new concept explains 21% of the influence on the choice of holiday destinations.El objetivo de este estudio fue extender el concepto de autenticidad en el contexto de lugares para proponer una escala de medición y analizar la influencia de esta construcción en las opciones del consumidor en el contexto del turismo. El desarrollo de la escala tuvo cinco pasos: (1) revisión de la literatura e investigaciones cualitativas con los técnicos de turismo y los consumidores para generar indicadores de escala; (2) validación de los elementos por los expertos de marketing y turismo y propuesta conceptual; (3) primera encuesta con 152 casos para el análisis factorial exploratorio; (4) segunda encuesta con 152 casos para el análisis confirmatorio y prueba de la influencia de este concepto en la selección de los destinos turísticos; (5) tercera encuesta con 196 casos convenientes para la validación externa de la escala. Dos dimensiones fueron identificadas como esencias de autenticidad del lugar: la originalidad y la tradición. Los resultados muestran que la escala sugerida demuestra capacidad explicativa del 76%. Además, este nuevo concepto explica el 21% de influencia en la elección del destino vacacional.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14051210.11606/issn.1984-4867.v29i3p413-427Revista Turismo em Análise; Vol. 29 No. 3 (2018): September-December; 413-427Revista Turismo em Análise; Vol. 29 Núm. 3 (2018): Septiembre-diciembre; 413-427Revista Turismo em Análise; v. 29 n. 3 (2018): setembro-dezembro; 413-4271984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/140512/155210https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/140512/155211Copyright (c) 2019 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Jeanne Rosalina BotelhoFrancisco-Maffezzolli, Eliane CristineMartins, Elaine2020-07-06T13:18:47Zoai:revistas.usp.br:article/140512Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2020-07-06T13:18:47Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
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