O Comportamento da Oferta e da Demanda no Mercado Brasileiro de Cruzeiros Marítimos com Base no Conceito do Ciclo de Vida do Produto Turístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramôa, Carlos Eduardo de Almeida
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Flores, Luiz Carlos da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89158
Resumo: O turismo de cruzeiros marítimos tem passado pelas diversas fases do ciclo de vida do produto turístico desde a abertura dos portos para cruzeiros de cabotagem no Brasil. Depois de um aumento acelerado da demanda, o mercado brasileiro vem apresentando taxas de crescimento negativas, ao contrário do que vem ocorrendo no mercado internacional, em particular nos Estados Unidos e na Europa. Este estudo, exploratório e descritivo, utiliza a análise descritiva dos dados para atender ao objetivo geral, que é de identificar como tem sido o comportamento da oferta e da demanda de cruzeiros marítimos no Brasil, e aos objetivos específicos: (1) identificar em qual estágio do ciclo de vida encontram-se a oferta e a demanda por cruzeiros marítimos no Brasil e (2) se o comportamento da demanda está sendo influenciado pelo comportamento da oferta no mercado de cruzeiros marítimos no Brasil, ou vice-versa. Com a finalidade de alcançar os objetivos foi identificada a realidade da oferta e demanda por cruzeiros marítimos no mercado brasileiro versus mundial, com base nos históricos da oferta e da demanda, com utilização de técnicas de documentação indireta, procedimento documental e bibliográfico. Os resultados apresentados indicam que, no conceito do ciclo de vida do produto turístico, o mercado brasileiro de cruzeiros marítimos encontra-se no estágio de declínio. Identificou-se também que a redução da oferta de navios ocasionou a queda da demanda, e não o contrário. Desta forma, o estudo constatou que o comportamento da oferta tem influenciado o comportamento da demanda de passageiros no Brasil.
id USP - 65_5278b96eb7e82e9415237d0bb3fd8e72
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/89158
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling O Comportamento da Oferta e da Demanda no Mercado Brasileiro de Cruzeiros Marítimos com Base no Conceito do Ciclo de Vida do Produto TurísticoSupply and Demand Behavior in the Brazilian Cruise Market Based on the Concept of the Tourism Product Life CycleEl Comportamiento de la Oferta y la Demanda en el Mercado Brasileño de Cruceros con Base en el Concepto del Ciclo de Vida del Producto TurísticoTurismo marítimoCrucerosComportamiento de la ofertaComportamiento de la demandaCiclo de vida del productoCruise tourismSupply and demand behaviorProduct life cycleTurismo marítimoCruzeiros marítimosComportamento da ofertaComportamento da demandaCiclo de vida do produtoO turismo de cruzeiros marítimos tem passado pelas diversas fases do ciclo de vida do produto turístico desde a abertura dos portos para cruzeiros de cabotagem no Brasil. Depois de um aumento acelerado da demanda, o mercado brasileiro vem apresentando taxas de crescimento negativas, ao contrário do que vem ocorrendo no mercado internacional, em particular nos Estados Unidos e na Europa. Este estudo, exploratório e descritivo, utiliza a análise descritiva dos dados para atender ao objetivo geral, que é de identificar como tem sido o comportamento da oferta e da demanda de cruzeiros marítimos no Brasil, e aos objetivos específicos: (1) identificar em qual estágio do ciclo de vida encontram-se a oferta e a demanda por cruzeiros marítimos no Brasil e (2) se o comportamento da demanda está sendo influenciado pelo comportamento da oferta no mercado de cruzeiros marítimos no Brasil, ou vice-versa. Com a finalidade de alcançar os objetivos foi identificada a realidade da oferta e demanda por cruzeiros marítimos no mercado brasileiro versus mundial, com base nos históricos da oferta e da demanda, com utilização de técnicas de documentação indireta, procedimento documental e bibliográfico. Os resultados apresentados indicam que, no conceito do ciclo de vida do produto turístico, o mercado brasileiro de cruzeiros marítimos encontra-se no estágio de declínio. Identificou-se também que a redução da oferta de navios ocasionou a queda da demanda, e não o contrário. Desta forma, o estudo constatou que o comportamento da oferta tem influenciado o comportamento da demanda de passageiros no Brasil.Cruise tourism has gone through various stages of the tourism product life cycle since Brazil has opened its ports for cabotage cruises. After a rapid increase in demand, the Brazilian market has been showing negative growth rates unlike what is happening in the international market, particularly in the United States and Europe. This exploratory and descriptive study uses descriptive analysis to meet the overall objective, which is to identify how the behavior of supply and demand for cruises in Brazil has been, besides two specific objectives: (1) to identify in what stage of the life cycle supply and demand behavior for ocean cruises in Brazil are and (2) if the demand behavior is being influenced by the supply behavior in the cruise market in Brazil, or vice versa. In order to achieve these goals the reality of supply and demand for cruises in the Brazilian versus the world market has been described by historical data using indirect documentation, documentary and bibliographic techniques. The results indicate that the Brazilian market for cruises is in the decline stage of the life cycle of the tourism product. It was also identified that the reduction in supply of ships led to the fall in demand, and not the opposite. Thus, the study found that the behavior of supply has influenced the behavior of passenger demand in Brazil.El turismo de crucero ha pasado por diversas etapas del ciclo de vida del producto turístico desde la apertura de los puertos de cruceros de cabotaje en Brasil. Después de un rápido aumento de la demanda, el mercado brasileño ha mostrado tasas de crecimiento negativas a diferencia de lo que ocurre en el mercado internacional, especialmente en Estados Unidos y Europa. Este estudio, exploratorio y descriptivo, utiliza análisis descriptivo para cumplir con el objetivo general, que es el de identificar como ha sido el comportamiento de la oferta y de la demanda de cruceros en Brasil, y los objetivos específicos: (1) identificar en qué etapa están la oferta y la demanda de cruceros oceánicos en Brasil con respecto al ciclo de vida de producto turístico y (2) si el comportamiento de la demanda está influenciado por el comportamiento de la oferta en el mercado de cruceros en Brasil, o al revés. Los resultados presentados indican que el mercado brasileño de cruceros se encuentra en la fase de declive del ciclo de vida del producto turístico. También se identificó que la reducción de la oferta de buques condujo a la caída de la demanda, y no el contrario. Por lo tanto, el estudio encontró que el comportamiento de la oferta ha influido en el comportamiento de la demanda de pasajeros en Brasil.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/8915810.11606/issn.1984-4867.v26i1p216-240Revista Turismo em Análise; Vol. 26 No. 1 (2015): Especial; 216-240Revista Turismo em Análise; Vol. 26 Núm. 1 (2015): Especial; 216-240Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 1 (2015): Especial; 216-2401984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89158/93335Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamôa, Carlos Eduardo de AlmeidaFlores, Luiz Carlos da Silva2016-01-14T16:41:30Zoai:revistas.usp.br:article/89158Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2016-01-14T16:41:30Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Comportamento da Oferta e da Demanda no Mercado Brasileiro de Cruzeiros Marítimos com Base no Conceito do Ciclo de Vida do Produto Turístico
Supply and Demand Behavior in the Brazilian Cruise Market Based on the Concept of the Tourism Product Life Cycle
El Comportamiento de la Oferta y la Demanda en el Mercado Brasileño de Cruceros con Base en el Concepto del Ciclo de Vida del Producto Turístico
title O Comportamento da Oferta e da Demanda no Mercado Brasileiro de Cruzeiros Marítimos com Base no Conceito do Ciclo de Vida do Produto Turístico
spellingShingle O Comportamento da Oferta e da Demanda no Mercado Brasileiro de Cruzeiros Marítimos com Base no Conceito do Ciclo de Vida do Produto Turístico
Ramôa, Carlos Eduardo de Almeida
Turismo marítimo
Cruceros
Comportamiento de la oferta
Comportamiento de la demanda
Ciclo de vida del producto
Cruise tourism
Supply and demand behavior
Product life cycle
Turismo marítimo
Cruzeiros marítimos
Comportamento da oferta
Comportamento da demanda
Ciclo de vida do produto
title_short O Comportamento da Oferta e da Demanda no Mercado Brasileiro de Cruzeiros Marítimos com Base no Conceito do Ciclo de Vida do Produto Turístico
title_full O Comportamento da Oferta e da Demanda no Mercado Brasileiro de Cruzeiros Marítimos com Base no Conceito do Ciclo de Vida do Produto Turístico
title_fullStr O Comportamento da Oferta e da Demanda no Mercado Brasileiro de Cruzeiros Marítimos com Base no Conceito do Ciclo de Vida do Produto Turístico
title_full_unstemmed O Comportamento da Oferta e da Demanda no Mercado Brasileiro de Cruzeiros Marítimos com Base no Conceito do Ciclo de Vida do Produto Turístico
title_sort O Comportamento da Oferta e da Demanda no Mercado Brasileiro de Cruzeiros Marítimos com Base no Conceito do Ciclo de Vida do Produto Turístico
author Ramôa, Carlos Eduardo de Almeida
author_facet Ramôa, Carlos Eduardo de Almeida
Flores, Luiz Carlos da Silva
author_role author
author2 Flores, Luiz Carlos da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramôa, Carlos Eduardo de Almeida
Flores, Luiz Carlos da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo marítimo
Cruceros
Comportamiento de la oferta
Comportamiento de la demanda
Ciclo de vida del producto
Cruise tourism
Supply and demand behavior
Product life cycle
Turismo marítimo
Cruzeiros marítimos
Comportamento da oferta
Comportamento da demanda
Ciclo de vida do produto
topic Turismo marítimo
Cruceros
Comportamiento de la oferta
Comportamiento de la demanda
Ciclo de vida del producto
Cruise tourism
Supply and demand behavior
Product life cycle
Turismo marítimo
Cruzeiros marítimos
Comportamento da oferta
Comportamento da demanda
Ciclo de vida do produto
description O turismo de cruzeiros marítimos tem passado pelas diversas fases do ciclo de vida do produto turístico desde a abertura dos portos para cruzeiros de cabotagem no Brasil. Depois de um aumento acelerado da demanda, o mercado brasileiro vem apresentando taxas de crescimento negativas, ao contrário do que vem ocorrendo no mercado internacional, em particular nos Estados Unidos e na Europa. Este estudo, exploratório e descritivo, utiliza a análise descritiva dos dados para atender ao objetivo geral, que é de identificar como tem sido o comportamento da oferta e da demanda de cruzeiros marítimos no Brasil, e aos objetivos específicos: (1) identificar em qual estágio do ciclo de vida encontram-se a oferta e a demanda por cruzeiros marítimos no Brasil e (2) se o comportamento da demanda está sendo influenciado pelo comportamento da oferta no mercado de cruzeiros marítimos no Brasil, ou vice-versa. Com a finalidade de alcançar os objetivos foi identificada a realidade da oferta e demanda por cruzeiros marítimos no mercado brasileiro versus mundial, com base nos históricos da oferta e da demanda, com utilização de técnicas de documentação indireta, procedimento documental e bibliográfico. Os resultados apresentados indicam que, no conceito do ciclo de vida do produto turístico, o mercado brasileiro de cruzeiros marítimos encontra-se no estágio de declínio. Identificou-se também que a redução da oferta de navios ocasionou a queda da demanda, e não o contrário. Desta forma, o estudo constatou que o comportamento da oferta tem influenciado o comportamento da demanda de passageiros no Brasil.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89158
10.11606/issn.1984-4867.v26i1p216-240
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89158
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v26i1p216-240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89158/93335
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 26 No. 1 (2015): Especial; 216-240
Revista Turismo em Análise; Vol. 26 Núm. 1 (2015): Especial; 216-240
Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 1 (2015): Especial; 216-240
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054168079269888