Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stefanan, Aline Armanini
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Faller, Lisiane Pellini, Flores Costa, Vânia Medianeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64188
Resumo: A crescente demanda pela prestação de serviços cria oportunidades para as empresas aumentarem sua oferta, viabilizando que cada vez mais empresas estejam competindo pela prestação dos mesmos tipos de serviço. Para a sobrevivência de prestadoras de serviço no longo prazo, estas devem conservar vantagem competitiva perante a concorrência, conseguida com sucesso por meio da correta estruturação de seus processos. Por isso, este trabalho teve como objetivo estruturar os processos organizacionais existentes em uma empresa que atua na área de eventos em Santa Maria, RS, Brasil, com a finalidade de agregar valor à empresa e a seus clientes através da uniformização dos mesmos. Em relação ao método, o trabalho caracteriza-se como um estudo de caso realizado por meio de pesquisa bibliográfica de cunho descritivo e caráter qualitativo. A coleta dos dados foi feita por meio de observações in loco das atividades e dos processos realizados na empresa, pesquisa documental e entrevistas informais com os colaboradores, resultando na elaboração de fluxogramas e procedimentos operacionais padrão das principais atividades da empresa. Conclui-se, portanto, que o objetivo geral proposto foi atingido com tais melhorias para a empresa, ao proporcionar o estabelecimento de padrões de rotinas diárias e elaborar estratégias para guiar a organização no alcance de seus objetivos. Sugere-se para estudos futuros, maior exploração da área de eventos na forma de prestação de serviços e para a empresa em questão, a continuação do estudo dos processos organizacionais e a elaboração de um planejamento estratégico.
id USP - 65_56e793b59f8da65e6bca7d0752eb5af8
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/64188
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RSserviçoseventosestrutura organizacionalprocessos.serviceseventsorganizational structureprocesses.servicioseventosestructura organizacionalprocesos.A crescente demanda pela prestação de serviços cria oportunidades para as empresas aumentarem sua oferta, viabilizando que cada vez mais empresas estejam competindo pela prestação dos mesmos tipos de serviço. Para a sobrevivência de prestadoras de serviço no longo prazo, estas devem conservar vantagem competitiva perante a concorrência, conseguida com sucesso por meio da correta estruturação de seus processos. Por isso, este trabalho teve como objetivo estruturar os processos organizacionais existentes em uma empresa que atua na área de eventos em Santa Maria, RS, Brasil, com a finalidade de agregar valor à empresa e a seus clientes através da uniformização dos mesmos. Em relação ao método, o trabalho caracteriza-se como um estudo de caso realizado por meio de pesquisa bibliográfica de cunho descritivo e caráter qualitativo. A coleta dos dados foi feita por meio de observações in loco das atividades e dos processos realizados na empresa, pesquisa documental e entrevistas informais com os colaboradores, resultando na elaboração de fluxogramas e procedimentos operacionais padrão das principais atividades da empresa. Conclui-se, portanto, que o objetivo geral proposto foi atingido com tais melhorias para a empresa, ao proporcionar o estabelecimento de padrões de rotinas diárias e elaborar estratégias para guiar a organização no alcance de seus objetivos. Sugere-se para estudos futuros, maior exploração da área de eventos na forma de prestação de serviços e para a empresa em questão, a continuação do estudo dos processos organizacionais e a elaboração de um planejamento estratégico.Este estudio tuvo como objetivo estructurar los procesos organizativos existentes en una empresa que opera en los eventos en Santa Maria, RS, Brasil. El trabajo se caracteriza por ser un estudio de caso llevado a cabo por medio de la literatura a partir de un estudio descriptivo y cualitativo. La recolección de datos se realiza por medio de observaciones in situ de las actividades y procesos realizados en la empresa, la investigación documental y entrevistas informales con los empleados, lo que resulta en la elaboración de procedimientos normalizados de trabajo y diagramas de flujo de las principales actividades de la empresa. De ello se desprende que el objetivo se logró con estas mejoras a la compañía, proporcionando el establecimiento de las pautas de la rutina diaria y desarrollar estrategias para guiar a la organización en el logro de sus objetivos. Se sugiere para futuros estudios, la exploración adicional de los eventos de la zona en forma de servicios y la empresa en cuestión, un mayor estudio de los procesos de organización y el desarrollo de un plan estratégico.The objective of this study is to structure the organizational processes at a company in the area of events in Santa Maria, RS, Brazil, in order to add value to the company and its customers by standardizing the processes. Regarding the method, the work is characterized as a qualitative descriptive case study through bibliographic research. Data collection wasperformed by local observations of activities and processes performed in the company, documentary research and informal interviews with employees, resulting in the flowcharts and standard operating procedures of the main activities of the company. It is concluded, therefore, that objective was achieved with such improvements to the company by providing the establishment of standards of daily routines and develop strategies to guide the organization in achieving its goals. It is suggested for future studies, further exploration of the area of events in the form of service companies and for the company in question, continued study of organizational processes and the development of a strategic plan.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/6418810.11606/issn.1984-4867.v24i2p404-431Revista Turismo em Análise; Vol. 24 No. 2 (2013); 404-431Revista Turismo em Análise; Vol. 24 Núm. 2 (2013); 404-431Revista Turismo em Análise; v. 24 n. 2 (2013); 404-4311984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64188/66874Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessStefanan, Aline ArmaniniFaller, Lisiane PelliniFlores Costa, Vânia Medianeira2015-11-13T15:58:32Zoai:revistas.usp.br:article/64188Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:58:32Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RS
title Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RS
spellingShingle Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RS
Stefanan, Aline Armanini
serviços
eventos
estrutura organizacional
processos.
services
events
organizational structure
processes.
servicios
eventos
estructura organizacional
procesos.
title_short Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RS
title_full Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RS
title_fullStr Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RS
title_full_unstemmed Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RS
title_sort Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RS
author Stefanan, Aline Armanini
author_facet Stefanan, Aline Armanini
Faller, Lisiane Pellini
Flores Costa, Vânia Medianeira
author_role author
author2 Faller, Lisiane Pellini
Flores Costa, Vânia Medianeira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stefanan, Aline Armanini
Faller, Lisiane Pellini
Flores Costa, Vânia Medianeira
dc.subject.por.fl_str_mv serviços
eventos
estrutura organizacional
processos.
services
events
organizational structure
processes.
servicios
eventos
estructura organizacional
procesos.
topic serviços
eventos
estrutura organizacional
processos.
services
events
organizational structure
processes.
servicios
eventos
estructura organizacional
procesos.
description A crescente demanda pela prestação de serviços cria oportunidades para as empresas aumentarem sua oferta, viabilizando que cada vez mais empresas estejam competindo pela prestação dos mesmos tipos de serviço. Para a sobrevivência de prestadoras de serviço no longo prazo, estas devem conservar vantagem competitiva perante a concorrência, conseguida com sucesso por meio da correta estruturação de seus processos. Por isso, este trabalho teve como objetivo estruturar os processos organizacionais existentes em uma empresa que atua na área de eventos em Santa Maria, RS, Brasil, com a finalidade de agregar valor à empresa e a seus clientes através da uniformização dos mesmos. Em relação ao método, o trabalho caracteriza-se como um estudo de caso realizado por meio de pesquisa bibliográfica de cunho descritivo e caráter qualitativo. A coleta dos dados foi feita por meio de observações in loco das atividades e dos processos realizados na empresa, pesquisa documental e entrevistas informais com os colaboradores, resultando na elaboração de fluxogramas e procedimentos operacionais padrão das principais atividades da empresa. Conclui-se, portanto, que o objetivo geral proposto foi atingido com tais melhorias para a empresa, ao proporcionar o estabelecimento de padrões de rotinas diárias e elaborar estratégias para guiar a organização no alcance de seus objetivos. Sugere-se para estudos futuros, maior exploração da área de eventos na forma de prestação de serviços e para a empresa em questão, a continuação do estudo dos processos organizacionais e a elaboração de um planejamento estratégico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64188
10.11606/issn.1984-4867.v24i2p404-431
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64188
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v24i2p404-431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64188/66874
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 24 No. 2 (2013); 404-431
Revista Turismo em Análise; Vol. 24 Núm. 2 (2013); 404-431
Revista Turismo em Análise; v. 24 n. 2 (2013); 404-431
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054167583293440