Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64188 |
Resumo: | A crescente demanda pela prestação de serviços cria oportunidades para as empresas aumentarem sua oferta, viabilizando que cada vez mais empresas estejam competindo pela prestação dos mesmos tipos de serviço. Para a sobrevivência de prestadoras de serviço no longo prazo, estas devem conservar vantagem competitiva perante a concorrência, conseguida com sucesso por meio da correta estruturação de seus processos. Por isso, este trabalho teve como objetivo estruturar os processos organizacionais existentes em uma empresa que atua na área de eventos em Santa Maria, RS, Brasil, com a finalidade de agregar valor à empresa e a seus clientes através da uniformização dos mesmos. Em relação ao método, o trabalho caracteriza-se como um estudo de caso realizado por meio de pesquisa bibliográfica de cunho descritivo e caráter qualitativo. A coleta dos dados foi feita por meio de observações in loco das atividades e dos processos realizados na empresa, pesquisa documental e entrevistas informais com os colaboradores, resultando na elaboração de fluxogramas e procedimentos operacionais padrão das principais atividades da empresa. Conclui-se, portanto, que o objetivo geral proposto foi atingido com tais melhorias para a empresa, ao proporcionar o estabelecimento de padrões de rotinas diárias e elaborar estratégias para guiar a organização no alcance de seus objetivos. Sugere-se para estudos futuros, maior exploração da área de eventos na forma de prestação de serviços e para a empresa em questão, a continuação do estudo dos processos organizacionais e a elaboração de um planejamento estratégico. |
id |
USP - 65_56e793b59f8da65e6bca7d0752eb5af8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/64188 |
network_acronym_str |
USP - 65 |
network_name_str |
Revista Turismo em Análise |
repository_id_str |
|
spelling |
Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RSserviçoseventosestrutura organizacionalprocessos.serviceseventsorganizational structureprocesses.servicioseventosestructura organizacionalprocesos.A crescente demanda pela prestação de serviços cria oportunidades para as empresas aumentarem sua oferta, viabilizando que cada vez mais empresas estejam competindo pela prestação dos mesmos tipos de serviço. Para a sobrevivência de prestadoras de serviço no longo prazo, estas devem conservar vantagem competitiva perante a concorrência, conseguida com sucesso por meio da correta estruturação de seus processos. Por isso, este trabalho teve como objetivo estruturar os processos organizacionais existentes em uma empresa que atua na área de eventos em Santa Maria, RS, Brasil, com a finalidade de agregar valor à empresa e a seus clientes através da uniformização dos mesmos. Em relação ao método, o trabalho caracteriza-se como um estudo de caso realizado por meio de pesquisa bibliográfica de cunho descritivo e caráter qualitativo. A coleta dos dados foi feita por meio de observações in loco das atividades e dos processos realizados na empresa, pesquisa documental e entrevistas informais com os colaboradores, resultando na elaboração de fluxogramas e procedimentos operacionais padrão das principais atividades da empresa. Conclui-se, portanto, que o objetivo geral proposto foi atingido com tais melhorias para a empresa, ao proporcionar o estabelecimento de padrões de rotinas diárias e elaborar estratégias para guiar a organização no alcance de seus objetivos. Sugere-se para estudos futuros, maior exploração da área de eventos na forma de prestação de serviços e para a empresa em questão, a continuação do estudo dos processos organizacionais e a elaboração de um planejamento estratégico.Este estudio tuvo como objetivo estructurar los procesos organizativos existentes en una empresa que opera en los eventos en Santa Maria, RS, Brasil. El trabajo se caracteriza por ser un estudio de caso llevado a cabo por medio de la literatura a partir de un estudio descriptivo y cualitativo. La recolección de datos se realiza por medio de observaciones in situ de las actividades y procesos realizados en la empresa, la investigación documental y entrevistas informales con los empleados, lo que resulta en la elaboración de procedimientos normalizados de trabajo y diagramas de flujo de las principales actividades de la empresa. De ello se desprende que el objetivo se logró con estas mejoras a la compañía, proporcionando el establecimiento de las pautas de la rutina diaria y desarrollar estrategias para guiar a la organización en el logro de sus objetivos. Se sugiere para futuros estudios, la exploración adicional de los eventos de la zona en forma de servicios y la empresa en cuestión, un mayor estudio de los procesos de organización y el desarrollo de un plan estratégico.The objective of this study is to structure the organizational processes at a company in the area of events in Santa Maria, RS, Brazil, in order to add value to the company and its customers by standardizing the processes. Regarding the method, the work is characterized as a qualitative descriptive case study through bibliographic research. Data collection wasperformed by local observations of activities and processes performed in the company, documentary research and informal interviews with employees, resulting in the flowcharts and standard operating procedures of the main activities of the company. It is concluded, therefore, that objective was achieved with such improvements to the company by providing the establishment of standards of daily routines and develop strategies to guide the organization in achieving its goals. It is suggested for future studies, further exploration of the area of events in the form of service companies and for the company in question, continued study of organizational processes and the development of a strategic plan.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/6418810.11606/issn.1984-4867.v24i2p404-431Revista Turismo em Análise; Vol. 24 No. 2 (2013); 404-431Revista Turismo em Análise; Vol. 24 Núm. 2 (2013); 404-431Revista Turismo em Análise; v. 24 n. 2 (2013); 404-4311984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64188/66874Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessStefanan, Aline ArmaniniFaller, Lisiane PelliniFlores Costa, Vânia Medianeira2015-11-13T15:58:32Zoai:revistas.usp.br:article/64188Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:58:32Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RS |
title |
Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RS |
spellingShingle |
Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RS Stefanan, Aline Armanini serviços eventos estrutura organizacional processos. services events organizational structure processes. servicios eventos estructura organizacional procesos. |
title_short |
Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RS |
title_full |
Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RS |
title_fullStr |
Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RS |
title_full_unstemmed |
Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RS |
title_sort |
Estruturação de processos na Área de Eventos: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria - RS |
author |
Stefanan, Aline Armanini |
author_facet |
Stefanan, Aline Armanini Faller, Lisiane Pellini Flores Costa, Vânia Medianeira |
author_role |
author |
author2 |
Faller, Lisiane Pellini Flores Costa, Vânia Medianeira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stefanan, Aline Armanini Faller, Lisiane Pellini Flores Costa, Vânia Medianeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
serviços eventos estrutura organizacional processos. services events organizational structure processes. servicios eventos estructura organizacional procesos. |
topic |
serviços eventos estrutura organizacional processos. services events organizational structure processes. servicios eventos estructura organizacional procesos. |
description |
A crescente demanda pela prestação de serviços cria oportunidades para as empresas aumentarem sua oferta, viabilizando que cada vez mais empresas estejam competindo pela prestação dos mesmos tipos de serviço. Para a sobrevivência de prestadoras de serviço no longo prazo, estas devem conservar vantagem competitiva perante a concorrência, conseguida com sucesso por meio da correta estruturação de seus processos. Por isso, este trabalho teve como objetivo estruturar os processos organizacionais existentes em uma empresa que atua na área de eventos em Santa Maria, RS, Brasil, com a finalidade de agregar valor à empresa e a seus clientes através da uniformização dos mesmos. Em relação ao método, o trabalho caracteriza-se como um estudo de caso realizado por meio de pesquisa bibliográfica de cunho descritivo e caráter qualitativo. A coleta dos dados foi feita por meio de observações in loco das atividades e dos processos realizados na empresa, pesquisa documental e entrevistas informais com os colaboradores, resultando na elaboração de fluxogramas e procedimentos operacionais padrão das principais atividades da empresa. Conclui-se, portanto, que o objetivo geral proposto foi atingido com tais melhorias para a empresa, ao proporcionar o estabelecimento de padrões de rotinas diárias e elaborar estratégias para guiar a organização no alcance de seus objetivos. Sugere-se para estudos futuros, maior exploração da área de eventos na forma de prestação de serviços e para a empresa em questão, a continuação do estudo dos processos organizacionais e a elaboração de um planejamento estratégico. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Revisado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64188 10.11606/issn.1984-4867.v24i2p404-431 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64188 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v24i2p404-431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/64188/66874 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise; Vol. 24 No. 2 (2013); 404-431 Revista Turismo em Análise; Vol. 24 Núm. 2 (2013); 404-431 Revista Turismo em Análise; v. 24 n. 2 (2013); 404-431 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Turismo em Análise |
collection |
Revista Turismo em Análise |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tanalise@usp.br || bragadc@usp.br |
_version_ |
1797054167583293440 |