Avaliação do produto turístico em Sergipe: formulação de estratégias para o setor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Jenny Dantas
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Teixeira, Rivanda Meira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63457
Resumo: Traça o perfil dos turistas que visitam Aracaju; identifica suas principais motivações e fatores que influenciam seus hábitos de viagem; avalia sua percepção em relação aos atrativos turísticos do Estado; e analisa o grau de convergência e divergência entre as percepções dos turistas e dos empresários. Foram entrevistados quatrocentos turistas e os dados coletados foram analisados pelo programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS). As conclusões extraídas deste estudo foram: os horizontes do turismo em Sergipe estão limitados praticamente ao Estado vizinho, o Estado da Bahia; o turista desconhece os principais atrativos do Estado, pois permanece apenas na capital e, de maneira geral, mostrou-se pouco crítico em sua avaliação do produto turístico e da infra-estrutura. Algumas sugestões são feitas para a formulação e implementação de estratégias que possam contribuir para a transformação desse cenário.
id USP - 65_904515f5b8ec3c2766bd99065a45e2d8
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/63457
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Avaliação do produto turístico em Sergipe: formulação de estratégias para o setordemanda turísticaperfil do turistaestratégia turísticaSergipeBrasil.tourist demandtourist profiletourism strategySergipeBrazil.Traça o perfil dos turistas que visitam Aracaju; identifica suas principais motivações e fatores que influenciam seus hábitos de viagem; avalia sua percepção em relação aos atrativos turísticos do Estado; e analisa o grau de convergência e divergência entre as percepções dos turistas e dos empresários. Foram entrevistados quatrocentos turistas e os dados coletados foram analisados pelo programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS). As conclusões extraídas deste estudo foram: os horizontes do turismo em Sergipe estão limitados praticamente ao Estado vizinho, o Estado da Bahia; o turista desconhece os principais atrativos do Estado, pois permanece apenas na capital e, de maneira geral, mostrou-se pouco crítico em sua avaliação do produto turístico e da infra-estrutura. Algumas sugestões são feitas para a formulação e implementação de estratégias que possam contribuir para a transformação desse cenário.The objective of this study is to draw a profile of the tourists who visit Aracaju, identify their main motivations and factors that have an influence on their travelling habits, to evaluate their perceptions regarding the tourists attractions of the state, and to analyse the degree of convergence and divergence between the perceptions of the tourists and tourism managers. It was interviewed four hundreds tourists and the data were analysed by the software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Some conclusions have been drawn from this study: the horizons of Sergipe tourism are mainly limited to the neighbour state Bahia. the tourists do not know about lhe main tourists attractions of the state because they stay only in the capital and generally speaking they are not critical in their evaluation of the tourist product and infra structure. Some suggestions have been presented to the formulation e implementation of strategies for lhe sector that could contribute for the transformations of this situation.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1999-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/6345710.11606/issn.1984-4867.v10i1p28-46Revista Turismo em Análise; Vol. 10 No. 1 (1999); 28-46Revista Turismo em Análise; Vol. 10 Núm. 1 (1999); 28-46Revista Turismo em Análise; v. 10 n. 1 (1999); 28-461984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63457/66202Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Jenny DantasTeixeira, Rivanda Meira2013-12-18T18:38:41Zoai:revistas.usp.br:article/63457Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2013-12-18T18:38:41Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do produto turístico em Sergipe: formulação de estratégias para o setor
title Avaliação do produto turístico em Sergipe: formulação de estratégias para o setor
spellingShingle Avaliação do produto turístico em Sergipe: formulação de estratégias para o setor
Barbosa, Jenny Dantas
demanda turística
perfil do turista
estratégia turística
Sergipe
Brasil.
tourist demand
tourist profile
tourism strategy
Sergipe
Brazil.
title_short Avaliação do produto turístico em Sergipe: formulação de estratégias para o setor
title_full Avaliação do produto turístico em Sergipe: formulação de estratégias para o setor
title_fullStr Avaliação do produto turístico em Sergipe: formulação de estratégias para o setor
title_full_unstemmed Avaliação do produto turístico em Sergipe: formulação de estratégias para o setor
title_sort Avaliação do produto turístico em Sergipe: formulação de estratégias para o setor
author Barbosa, Jenny Dantas
author_facet Barbosa, Jenny Dantas
Teixeira, Rivanda Meira
author_role author
author2 Teixeira, Rivanda Meira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Jenny Dantas
Teixeira, Rivanda Meira
dc.subject.por.fl_str_mv demanda turística
perfil do turista
estratégia turística
Sergipe
Brasil.
tourist demand
tourist profile
tourism strategy
Sergipe
Brazil.
topic demanda turística
perfil do turista
estratégia turística
Sergipe
Brasil.
tourist demand
tourist profile
tourism strategy
Sergipe
Brazil.
description Traça o perfil dos turistas que visitam Aracaju; identifica suas principais motivações e fatores que influenciam seus hábitos de viagem; avalia sua percepção em relação aos atrativos turísticos do Estado; e analisa o grau de convergência e divergência entre as percepções dos turistas e dos empresários. Foram entrevistados quatrocentos turistas e os dados coletados foram analisados pelo programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS). As conclusões extraídas deste estudo foram: os horizontes do turismo em Sergipe estão limitados praticamente ao Estado vizinho, o Estado da Bahia; o turista desconhece os principais atrativos do Estado, pois permanece apenas na capital e, de maneira geral, mostrou-se pouco crítico em sua avaliação do produto turístico e da infra-estrutura. Algumas sugestões são feitas para a formulação e implementação de estratégias que possam contribuir para a transformação desse cenário.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63457
10.11606/issn.1984-4867.v10i1p28-46
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63457
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v10i1p28-46
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63457/66202
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 10 No. 1 (1999); 28-46
Revista Turismo em Análise; Vol. 10 Núm. 1 (1999); 28-46
Revista Turismo em Análise; v. 10 n. 1 (1999); 28-46
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054166548348928