Avaliação do produto turístico em Sergipe: formulação de estratégias para o setor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63457 |
Resumo: | Traça o perfil dos turistas que visitam Aracaju; identifica suas principais motivações e fatores que influenciam seus hábitos de viagem; avalia sua percepção em relação aos atrativos turísticos do Estado; e analisa o grau de convergência e divergência entre as percepções dos turistas e dos empresários. Foram entrevistados quatrocentos turistas e os dados coletados foram analisados pelo programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS). As conclusões extraídas deste estudo foram: os horizontes do turismo em Sergipe estão limitados praticamente ao Estado vizinho, o Estado da Bahia; o turista desconhece os principais atrativos do Estado, pois permanece apenas na capital e, de maneira geral, mostrou-se pouco crítico em sua avaliação do produto turístico e da infra-estrutura. Algumas sugestões são feitas para a formulação e implementação de estratégias que possam contribuir para a transformação desse cenário. |
id |
USP - 65_904515f5b8ec3c2766bd99065a45e2d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/63457 |
network_acronym_str |
USP - 65 |
network_name_str |
Revista Turismo em Análise |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do produto turístico em Sergipe: formulação de estratégias para o setordemanda turísticaperfil do turistaestratégia turísticaSergipeBrasil.tourist demandtourist profiletourism strategySergipeBrazil.Traça o perfil dos turistas que visitam Aracaju; identifica suas principais motivações e fatores que influenciam seus hábitos de viagem; avalia sua percepção em relação aos atrativos turísticos do Estado; e analisa o grau de convergência e divergência entre as percepções dos turistas e dos empresários. Foram entrevistados quatrocentos turistas e os dados coletados foram analisados pelo programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS). As conclusões extraídas deste estudo foram: os horizontes do turismo em Sergipe estão limitados praticamente ao Estado vizinho, o Estado da Bahia; o turista desconhece os principais atrativos do Estado, pois permanece apenas na capital e, de maneira geral, mostrou-se pouco crítico em sua avaliação do produto turístico e da infra-estrutura. Algumas sugestões são feitas para a formulação e implementação de estratégias que possam contribuir para a transformação desse cenário.The objective of this study is to draw a profile of the tourists who visit Aracaju, identify their main motivations and factors that have an influence on their travelling habits, to evaluate their perceptions regarding the tourists attractions of the state, and to analyse the degree of convergence and divergence between the perceptions of the tourists and tourism managers. It was interviewed four hundreds tourists and the data were analysed by the software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Some conclusions have been drawn from this study: the horizons of Sergipe tourism are mainly limited to the neighbour state Bahia. the tourists do not know about lhe main tourists attractions of the state because they stay only in the capital and generally speaking they are not critical in their evaluation of the tourist product and infra structure. Some suggestions have been presented to the formulation e implementation of strategies for lhe sector that could contribute for the transformations of this situation.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1999-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/6345710.11606/issn.1984-4867.v10i1p28-46Revista Turismo em Análise; Vol. 10 No. 1 (1999); 28-46Revista Turismo em Análise; Vol. 10 Núm. 1 (1999); 28-46Revista Turismo em Análise; v. 10 n. 1 (1999); 28-461984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63457/66202Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Jenny DantasTeixeira, Rivanda Meira2013-12-18T18:38:41Zoai:revistas.usp.br:article/63457Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2013-12-18T18:38:41Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do produto turístico em Sergipe: formulação de estratégias para o setor |
title |
Avaliação do produto turístico em Sergipe: formulação de estratégias para o setor |
spellingShingle |
Avaliação do produto turístico em Sergipe: formulação de estratégias para o setor Barbosa, Jenny Dantas demanda turística perfil do turista estratégia turística Sergipe Brasil. tourist demand tourist profile tourism strategy Sergipe Brazil. |
title_short |
Avaliação do produto turístico em Sergipe: formulação de estratégias para o setor |
title_full |
Avaliação do produto turístico em Sergipe: formulação de estratégias para o setor |
title_fullStr |
Avaliação do produto turístico em Sergipe: formulação de estratégias para o setor |
title_full_unstemmed |
Avaliação do produto turístico em Sergipe: formulação de estratégias para o setor |
title_sort |
Avaliação do produto turístico em Sergipe: formulação de estratégias para o setor |
author |
Barbosa, Jenny Dantas |
author_facet |
Barbosa, Jenny Dantas Teixeira, Rivanda Meira |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Rivanda Meira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Jenny Dantas Teixeira, Rivanda Meira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
demanda turística perfil do turista estratégia turística Sergipe Brasil. tourist demand tourist profile tourism strategy Sergipe Brazil. |
topic |
demanda turística perfil do turista estratégia turística Sergipe Brasil. tourist demand tourist profile tourism strategy Sergipe Brazil. |
description |
Traça o perfil dos turistas que visitam Aracaju; identifica suas principais motivações e fatores que influenciam seus hábitos de viagem; avalia sua percepção em relação aos atrativos turísticos do Estado; e analisa o grau de convergência e divergência entre as percepções dos turistas e dos empresários. Foram entrevistados quatrocentos turistas e os dados coletados foram analisados pelo programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS). As conclusões extraídas deste estudo foram: os horizontes do turismo em Sergipe estão limitados praticamente ao Estado vizinho, o Estado da Bahia; o turista desconhece os principais atrativos do Estado, pois permanece apenas na capital e, de maneira geral, mostrou-se pouco crítico em sua avaliação do produto turístico e da infra-estrutura. Algumas sugestões são feitas para a formulação e implementação de estratégias que possam contribuir para a transformação desse cenário. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Revisado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63457 10.11606/issn.1984-4867.v10i1p28-46 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63457 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v10i1p28-46 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63457/66202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise; Vol. 10 No. 1 (1999); 28-46 Revista Turismo em Análise; Vol. 10 Núm. 1 (1999); 28-46 Revista Turismo em Análise; v. 10 n. 1 (1999); 28-46 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Turismo em Análise |
collection |
Revista Turismo em Análise |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tanalise@usp.br || bragadc@usp.br |
_version_ |
1797054166548348928 |