Marketing management in small hospitality firms
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63686 |
Resumo: | No Brasil ainda são muito escassos os estudos publicados que enfocam a gestão de pequenos empreendimentos turísticos, apesar de, a exemplo das demais atividades econômicas, a maioria das empresas do setor ser de pequeno porte. Este estudo tem como objetivo analisar aspectos da gestão de marketing em empresas hoteleiras de pequeno porte localizadas no Estado de Sergipe. Os dados foram coletados através de entrevistas pessoais realizadas com trinta empresários, que foram selecionados por meio de critério de amostragem não probabilístico por julgamento. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário elaborado a partir das variáveis operacionais do estudo: características dos empreendimentos e gestão de marketing. Dentre as principais conclusões destaca-se a de que a gestão de marketing nessas empresas pode ser considerada pouco técnica e baseada no feeling dos seus proprietários, fato comum em empresas de pequeno porte. |
id |
USP - 65_95e70a97765004fa2fc96a918c516533 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/63686 |
network_acronym_str |
USP - 65 |
network_name_str |
Revista Turismo em Análise |
repository_id_str |
|
spelling |
Marketing management in small hospitality firmsGestão de marketing em pequenos empreendimentos hoteleiroshospitalitysmall firmsmarketingmanagement.hotelariapequenas empresasmarketinggestão.No Brasil ainda são muito escassos os estudos publicados que enfocam a gestão de pequenos empreendimentos turísticos, apesar de, a exemplo das demais atividades econômicas, a maioria das empresas do setor ser de pequeno porte. Este estudo tem como objetivo analisar aspectos da gestão de marketing em empresas hoteleiras de pequeno porte localizadas no Estado de Sergipe. Os dados foram coletados através de entrevistas pessoais realizadas com trinta empresários, que foram selecionados por meio de critério de amostragem não probabilístico por julgamento. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário elaborado a partir das variáveis operacionais do estudo: características dos empreendimentos e gestão de marketing. Dentre as principais conclusões destaca-se a de que a gestão de marketing nessas empresas pode ser considerada pouco técnica e baseada no feeling dos seus proprietários, fato comum em empresas de pequeno porte.ln Brazil there is a shortage of studies that focuses on management of small tourism firms, in spite of, following the other economic activities; they are majority in the sector. This study has the objective to analyse aspects of marketing management in small hospitality firms located in Sergipe state. Data were collected by personal interviews with thirty business owners, selected by non-probabilistic judgmental sampling criteria. Questionnaire was defined based on two study operational variables: business characteristics and marketing management. Among the conclusions it can be highlighted that in these firms marketing management can be evaluated as technically limited and it is mainly based on the feeling of its owners, which is very usual practice in small businesses.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2004-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/6368610.11606/issn.1984-4867.v15i1p22-41Revista Turismo em Análise; Vol. 15 No. 1 (2004); 22-41Revista Turismo em Análise; Vol. 15 Núm. 1 (2004); 22-41Revista Turismo em Análise; v. 15 n. 1 (2004); 22-411984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63686/66449Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Rivanda Meira2013-12-16T16:14:13Zoai:revistas.usp.br:article/63686Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2013-12-16T16:14:13Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing management in small hospitality firms Gestão de marketing em pequenos empreendimentos hoteleiros |
title |
Marketing management in small hospitality firms |
spellingShingle |
Marketing management in small hospitality firms Teixeira, Rivanda Meira hospitality small firms marketing management. hotelaria pequenas empresas marketing gestão. |
title_short |
Marketing management in small hospitality firms |
title_full |
Marketing management in small hospitality firms |
title_fullStr |
Marketing management in small hospitality firms |
title_full_unstemmed |
Marketing management in small hospitality firms |
title_sort |
Marketing management in small hospitality firms |
author |
Teixeira, Rivanda Meira |
author_facet |
Teixeira, Rivanda Meira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Rivanda Meira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
hospitality small firms marketing management. hotelaria pequenas empresas marketing gestão. |
topic |
hospitality small firms marketing management. hotelaria pequenas empresas marketing gestão. |
description |
No Brasil ainda são muito escassos os estudos publicados que enfocam a gestão de pequenos empreendimentos turísticos, apesar de, a exemplo das demais atividades econômicas, a maioria das empresas do setor ser de pequeno porte. Este estudo tem como objetivo analisar aspectos da gestão de marketing em empresas hoteleiras de pequeno porte localizadas no Estado de Sergipe. Os dados foram coletados através de entrevistas pessoais realizadas com trinta empresários, que foram selecionados por meio de critério de amostragem não probabilístico por julgamento. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário elaborado a partir das variáveis operacionais do estudo: características dos empreendimentos e gestão de marketing. Dentre as principais conclusões destaca-se a de que a gestão de marketing nessas empresas pode ser considerada pouco técnica e baseada no feeling dos seus proprietários, fato comum em empresas de pequeno porte. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Revisado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63686 10.11606/issn.1984-4867.v15i1p22-41 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63686 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v15i1p22-41 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63686/66449 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise; Vol. 15 No. 1 (2004); 22-41 Revista Turismo em Análise; Vol. 15 Núm. 1 (2004); 22-41 Revista Turismo em Análise; v. 15 n. 1 (2004); 22-41 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Turismo em Análise |
collection |
Revista Turismo em Análise |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tanalise@usp.br || bragadc@usp.br |
_version_ |
1797054167031742464 |