Abilities and learning of entrepreneurs/managers in small hospitality business
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14246 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivos identificar as competências percebidas pelos empreendedores e gestores de pequenos negócios hoteleiros como necessárias ao desempenho eficaz dos negócios e as competências desejadas por eles, apontar como os empreendedores/gestores aprendem essas competências, assim como avaliar as instituições que oferecem treinamento a estes empreendedores/ gestores. Os dados foram coletados através de entrevistas pessoais, baseadas em roteiro de entrevistas estruturado, realizadas com 43 empreendedores/ gerentes de hotéis de pequeno porte, localizados em Curitiba, Paraná. Os resultados do estudo mostram que a maioria dos empreendedores possui outra atividade empresarial e, portanto, grande parcela desses negócios é administrada por gerentes. Com relação às competências técnicas necessárias ao desempenho eficaz dos negócios, os entrevistados destacaram que é muito importante ter conhecimento do ramo de atividade, de técnicas administrativas/ gerenciais e ter visão do negócio. Já com relação às competências comportamentais os entrevistados consideram que é muito importante saber lidar com os funcionários e hóspedes pois essas habilidades são essenciais nos serviços de hotelaria. Os empreendedores preferem aprender através da prática, "fazendo", mas avaliam de forma positiva as instituições que oferecem treinamento, apesar de considerarem o seu custo alto para a empresa de pequeno porte. |
id |
USP - 65_0f42b420f4fba96375d66b17aa376d54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/14246 |
network_acronym_str |
USP - 65 |
network_name_str |
Revista Turismo em Análise |
repository_id_str |
|
spelling |
Abilities and learning of entrepreneurs/managers in small hospitality businessCompetências e aprendizagem de empreendedores/gestores de pequenas empresas no setor hoteleirocompetênciasaprendizagempequenas empresashotelaria.abilitieslearningsmall businesshospitality.Este estudo tem como objetivos identificar as competências percebidas pelos empreendedores e gestores de pequenos negócios hoteleiros como necessárias ao desempenho eficaz dos negócios e as competências desejadas por eles, apontar como os empreendedores/gestores aprendem essas competências, assim como avaliar as instituições que oferecem treinamento a estes empreendedores/ gestores. Os dados foram coletados através de entrevistas pessoais, baseadas em roteiro de entrevistas estruturado, realizadas com 43 empreendedores/ gerentes de hotéis de pequeno porte, localizados em Curitiba, Paraná. Os resultados do estudo mostram que a maioria dos empreendedores possui outra atividade empresarial e, portanto, grande parcela desses negócios é administrada por gerentes. Com relação às competências técnicas necessárias ao desempenho eficaz dos negócios, os entrevistados destacaram que é muito importante ter conhecimento do ramo de atividade, de técnicas administrativas/ gerenciais e ter visão do negócio. Já com relação às competências comportamentais os entrevistados consideram que é muito importante saber lidar com os funcionários e hóspedes pois essas habilidades são essenciais nos serviços de hotelaria. Os empreendedores preferem aprender através da prática, "fazendo", mas avaliam de forma positiva as instituições que oferecem treinamento, apesar de considerarem o seu custo alto para a empresa de pequeno porte.This study it has as main objectives identify the abilities perceived as necessary to efficient businesses performance, the abilities desired for them, as well as pointing as the entrepreneurs/managers learn these abilities and evaluate the training agencies. The data had been collected through personal interviews, based on structured script , carried through with 43 entrepreneurs/managers of hotels of small hospitality business located in Curitiba, Paraná. The results of the study show that majority of entrepreneurs possess another enterprise activity and therefore, great parcel of these businesses is headed by managers. With regard to the abilities necessary to the efficient performance of the businesses, the interviewed had detached that it was very important to have knowledge of the sector, management techniques and vision of the business. In relation to behavioral competences, interviewees consider that is very important to know how to deal with guests and employees because they are essential in the hospitality services. Entrepreneurs prefer to learn by doing but evaluate positively the organizations that offer training courses, despite the high for small business.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/1424610.11606/issn.1984-4867.v22i1p195-219Revista Turismo em Análise; Vol. 22 No. 1 (2011); 195-219Revista Turismo em Análise; Vol. 22 Núm. 1 (2011); 195-219Revista Turismo em Análise; v. 22 n. 1 (2011); 195-2191984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14246/16064Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Rivanda Meira2015-11-13T15:56:30Zoai:revistas.usp.br:article/14246Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:56:30Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abilities and learning of entrepreneurs/managers in small hospitality business Competências e aprendizagem de empreendedores/gestores de pequenas empresas no setor hoteleiro |
title |
Abilities and learning of entrepreneurs/managers in small hospitality business |
spellingShingle |
Abilities and learning of entrepreneurs/managers in small hospitality business Teixeira, Rivanda Meira competências aprendizagem pequenas empresas hotelaria. abilities learning small business hospitality. |
title_short |
Abilities and learning of entrepreneurs/managers in small hospitality business |
title_full |
Abilities and learning of entrepreneurs/managers in small hospitality business |
title_fullStr |
Abilities and learning of entrepreneurs/managers in small hospitality business |
title_full_unstemmed |
Abilities and learning of entrepreneurs/managers in small hospitality business |
title_sort |
Abilities and learning of entrepreneurs/managers in small hospitality business |
author |
Teixeira, Rivanda Meira |
author_facet |
Teixeira, Rivanda Meira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Rivanda Meira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
competências aprendizagem pequenas empresas hotelaria. abilities learning small business hospitality. |
topic |
competências aprendizagem pequenas empresas hotelaria. abilities learning small business hospitality. |
description |
Este estudo tem como objetivos identificar as competências percebidas pelos empreendedores e gestores de pequenos negócios hoteleiros como necessárias ao desempenho eficaz dos negócios e as competências desejadas por eles, apontar como os empreendedores/gestores aprendem essas competências, assim como avaliar as instituições que oferecem treinamento a estes empreendedores/ gestores. Os dados foram coletados através de entrevistas pessoais, baseadas em roteiro de entrevistas estruturado, realizadas com 43 empreendedores/ gerentes de hotéis de pequeno porte, localizados em Curitiba, Paraná. Os resultados do estudo mostram que a maioria dos empreendedores possui outra atividade empresarial e, portanto, grande parcela desses negócios é administrada por gerentes. Com relação às competências técnicas necessárias ao desempenho eficaz dos negócios, os entrevistados destacaram que é muito importante ter conhecimento do ramo de atividade, de técnicas administrativas/ gerenciais e ter visão do negócio. Já com relação às competências comportamentais os entrevistados consideram que é muito importante saber lidar com os funcionários e hóspedes pois essas habilidades são essenciais nos serviços de hotelaria. Os empreendedores preferem aprender através da prática, "fazendo", mas avaliam de forma positiva as instituições que oferecem treinamento, apesar de considerarem o seu custo alto para a empresa de pequeno porte. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Revisado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14246 10.11606/issn.1984-4867.v22i1p195-219 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14246 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v22i1p195-219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14246/16064 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise; Vol. 22 No. 1 (2011); 195-219 Revista Turismo em Análise; Vol. 22 Núm. 1 (2011); 195-219 Revista Turismo em Análise; v. 22 n. 1 (2011); 195-219 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Turismo em Análise |
collection |
Revista Turismo em Análise |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tanalise@usp.br || bragadc@usp.br |
_version_ |
1797054165577367552 |