Abilities and learning of entrepreneurs/managers in small hospitality business

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Rivanda Meira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14246
Resumo: Este estudo tem como objetivos identificar as competências percebidas pelos empreendedores e gestores de pequenos negócios hoteleiros como necessárias ao desempenho eficaz dos negócios e as competências desejadas por eles, apontar como os empreendedores/gestores aprendem essas competências, assim como avaliar as instituições que oferecem treinamento a estes empreendedores/ gestores. Os dados foram coletados através de entrevistas pessoais, baseadas em roteiro de entrevistas estruturado, realizadas com 43 empreendedores/ gerentes de hotéis de pequeno porte, localizados em Curitiba, Paraná. Os resultados do estudo mostram que a maioria dos empreendedores possui outra atividade empresarial e, portanto, grande parcela desses negócios é administrada por gerentes. Com relação às competências técnicas necessárias ao desempenho eficaz dos negócios, os entrevistados destacaram que é muito importante ter conhecimento do ramo de atividade, de técnicas administrativas/ gerenciais e ter visão do negócio. Já com relação às competências comportamentais os entrevistados consideram que é muito importante saber lidar com os funcionários e hóspedes pois essas habilidades são essenciais nos serviços de hotelaria. Os empreendedores preferem aprender através da prática, "fazendo", mas avaliam de forma positiva as instituições que oferecem treinamento, apesar de considerarem o seu custo alto para a empresa de pequeno porte.
id USP - 65_0f42b420f4fba96375d66b17aa376d54
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/14246
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Abilities and learning of entrepreneurs/managers in small hospitality businessCompetências e aprendizagem de empreendedores/gestores de pequenas empresas no setor hoteleirocompetênciasaprendizagempequenas empresashotelaria.abilitieslearningsmall businesshospitality.Este estudo tem como objetivos identificar as competências percebidas pelos empreendedores e gestores de pequenos negócios hoteleiros como necessárias ao desempenho eficaz dos negócios e as competências desejadas por eles, apontar como os empreendedores/gestores aprendem essas competências, assim como avaliar as instituições que oferecem treinamento a estes empreendedores/ gestores. Os dados foram coletados através de entrevistas pessoais, baseadas em roteiro de entrevistas estruturado, realizadas com 43 empreendedores/ gerentes de hotéis de pequeno porte, localizados em Curitiba, Paraná. Os resultados do estudo mostram que a maioria dos empreendedores possui outra atividade empresarial e, portanto, grande parcela desses negócios é administrada por gerentes. Com relação às competências técnicas necessárias ao desempenho eficaz dos negócios, os entrevistados destacaram que é muito importante ter conhecimento do ramo de atividade, de técnicas administrativas/ gerenciais e ter visão do negócio. Já com relação às competências comportamentais os entrevistados consideram que é muito importante saber lidar com os funcionários e hóspedes pois essas habilidades são essenciais nos serviços de hotelaria. Os empreendedores preferem aprender através da prática, "fazendo", mas avaliam de forma positiva as instituições que oferecem treinamento, apesar de considerarem o seu custo alto para a empresa de pequeno porte.This study it has as main objectives identify the abilities perceived as necessary to efficient businesses performance, the abilities desired for them, as well as pointing as the entrepreneurs/managers learn these abilities and evaluate the training agencies. The data had been collected through personal interviews, based on structured script , carried through with 43 entrepreneurs/managers of hotels of small hospitality business located in Curitiba, Paraná. The results of the study show that majority of entrepreneurs possess another enterprise activity and therefore, great parcel of these businesses is headed by managers. With regard to the abilities necessary to the efficient performance of the businesses, the interviewed had detached that it was very important to have knowledge of the sector, management techniques and vision of the business. In relation to behavioral competences, interviewees consider that is very important to know how to deal with guests and employees because they are essential in the hospitality services. Entrepreneurs prefer to learn by doing but evaluate positively the organizations that offer training courses, despite the high for small business.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/1424610.11606/issn.1984-4867.v22i1p195-219Revista Turismo em Análise; Vol. 22 No. 1 (2011); 195-219Revista Turismo em Análise; Vol. 22 Núm. 1 (2011); 195-219Revista Turismo em Análise; v. 22 n. 1 (2011); 195-2191984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14246/16064Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Rivanda Meira2015-11-13T15:56:30Zoai:revistas.usp.br:article/14246Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:56:30Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abilities and learning of entrepreneurs/managers in small hospitality business
Competências e aprendizagem de empreendedores/gestores de pequenas empresas no setor hoteleiro
title Abilities and learning of entrepreneurs/managers in small hospitality business
spellingShingle Abilities and learning of entrepreneurs/managers in small hospitality business
Teixeira, Rivanda Meira
competências
aprendizagem
pequenas empresas
hotelaria.
abilities
learning
small business
hospitality.
title_short Abilities and learning of entrepreneurs/managers in small hospitality business
title_full Abilities and learning of entrepreneurs/managers in small hospitality business
title_fullStr Abilities and learning of entrepreneurs/managers in small hospitality business
title_full_unstemmed Abilities and learning of entrepreneurs/managers in small hospitality business
title_sort Abilities and learning of entrepreneurs/managers in small hospitality business
author Teixeira, Rivanda Meira
author_facet Teixeira, Rivanda Meira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Rivanda Meira
dc.subject.por.fl_str_mv competências
aprendizagem
pequenas empresas
hotelaria.
abilities
learning
small business
hospitality.
topic competências
aprendizagem
pequenas empresas
hotelaria.
abilities
learning
small business
hospitality.
description Este estudo tem como objetivos identificar as competências percebidas pelos empreendedores e gestores de pequenos negócios hoteleiros como necessárias ao desempenho eficaz dos negócios e as competências desejadas por eles, apontar como os empreendedores/gestores aprendem essas competências, assim como avaliar as instituições que oferecem treinamento a estes empreendedores/ gestores. Os dados foram coletados através de entrevistas pessoais, baseadas em roteiro de entrevistas estruturado, realizadas com 43 empreendedores/ gerentes de hotéis de pequeno porte, localizados em Curitiba, Paraná. Os resultados do estudo mostram que a maioria dos empreendedores possui outra atividade empresarial e, portanto, grande parcela desses negócios é administrada por gerentes. Com relação às competências técnicas necessárias ao desempenho eficaz dos negócios, os entrevistados destacaram que é muito importante ter conhecimento do ramo de atividade, de técnicas administrativas/ gerenciais e ter visão do negócio. Já com relação às competências comportamentais os entrevistados consideram que é muito importante saber lidar com os funcionários e hóspedes pois essas habilidades são essenciais nos serviços de hotelaria. Os empreendedores preferem aprender através da prática, "fazendo", mas avaliam de forma positiva as instituições que oferecem treinamento, apesar de considerarem o seu custo alto para a empresa de pequeno porte.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14246
10.11606/issn.1984-4867.v22i1p195-219
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14246
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v22i1p195-219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14246/16064
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 22 No. 1 (2011); 195-219
Revista Turismo em Análise; Vol. 22 Núm. 1 (2011); 195-219
Revista Turismo em Análise; v. 22 n. 1 (2011); 195-219
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054165577367552