Satisfacción y Apego al Lugar : implicaciones para la calidad de vida bajo una visión de marketing de lugares
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/96970 |
Resumo: | Esse estudo busca compreender a relação entre a satisfação ao lugar, o apego ao lugar e a qualidade de vida percebida pelos residentes de um lugar. A análise preliminar dos estudos realizados mostrou que o foco de marketing de lugares tem sido predominantemente voltado para aplicar as ferramentas tradicionais de marketing aos lugares, na busca de atrair visitantes, investidores e novos residentes, com menor ênfase aos agentes residentes dos lugares. Isto justificou o foco deste estudo nos residentes. A partir da revisão da literatura, foi proposto um modelo de relações entre os construtos, testado empiricamente através de modelagem de equações estruturais em amostras de residentes das cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e suas cidades circunvizinhas, no estado da Paraíba. Além do modelo, também testamos e propomos uma escala para medir o construto satisfação com o lugar. Os resultados confirmam as hipóteses e apresentam a satisfação com o lugar e o apego ao lugar como preditores do construto qualidade de vida percebida; uma escala de satisfação com o lugar foi desenvolvida e proposta; e foram identificados os fatores específicos de um lugar que contribuem para a satisfação geral com o lugar. |
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Satisfacción y Apego al Lugar : implicaciones para la calidad de vida bajo una visión de marketing de lugaresSatisfação e Apego ao Lugar: implicações para qualidade de vida em uma visão de marketing de lugaresPlace Satisfaction and Place Attachment: quality of life implications for place marketingMarketing de lugaresResidentesQualidade de vidaPlace marketingResidentsQuality of lifeMarketing de lugaresResidentesCalidad de vidaEsse estudo busca compreender a relação entre a satisfação ao lugar, o apego ao lugar e a qualidade de vida percebida pelos residentes de um lugar. A análise preliminar dos estudos realizados mostrou que o foco de marketing de lugares tem sido predominantemente voltado para aplicar as ferramentas tradicionais de marketing aos lugares, na busca de atrair visitantes, investidores e novos residentes, com menor ênfase aos agentes residentes dos lugares. Isto justificou o foco deste estudo nos residentes. A partir da revisão da literatura, foi proposto um modelo de relações entre os construtos, testado empiricamente através de modelagem de equações estruturais em amostras de residentes das cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e suas cidades circunvizinhas, no estado da Paraíba. Além do modelo, também testamos e propomos uma escala para medir o construto satisfação com o lugar. Os resultados confirmam as hipóteses e apresentam a satisfação com o lugar e o apego ao lugar como preditores do construto qualidade de vida percebida; uma escala de satisfação com o lugar foi desenvolvida e proposta; e foram identificados os fatores específicos de um lugar que contribuem para a satisfação geral com o lugar. This study aims to understand the relationship between resident’s place satisfaction, place attachment and perceived quality of life. Preliminary analysis of previous studies has demonstrated that focus of place marketing has lied predominantly on applying traditional marketing tools to places, seeking to attract visitors, investors and new residents, with little emphasis on residents. This justifies our focus on residents. From a literature review, we propose a model of relationships between the constructs, empirically tested using structural equation modeling on a sample of residents from the cities of João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, and its surrounding cities, in the state of Paraíba. Along with proposing a model, we have also tested and proposed a scale to measure place satisfaction. Hypothesis were confirmed, presenting place satisfaction and place attachment as predictors of perceived quality of life; a place satisfaction scale was developed and proposed; and specific factors contributing to overall place satisfaction were identified. Este estudio tiene como objetivo comprender la relación entre la satisfacción con el lugar, el apego al lugar y la calidad de vida percibida por los residentes de un lugar. El análisis preliminar de los estudios mostró que el enfoque de marketing de lugares se ha centrado principalmente en la aplicación de herramientas de marketing tradicionales a lugares, tratando de atraer a los visitantes, inversores y nuevos residentes, con menos énfasis en los agentes residentes de los lugares. Esto justifique el enfoque de este estudio sobre los residentes. A partir de la revisión de la literatura, hemos propuesto un modelo de relaciones entre los constructos, probadas empíricamente a través de modelos de ecuaciones estructurales en muestras de los habitantes de las ciudades brasileñas de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira y sus ciudades circundantes en el estado de Paraíba. Además del modelo, también probamos y proponemos una escala para medir el constructo satisfacción con el lugar. Los resultados confirman las hipótesis y presentan la satisfacción con el lugar y el apego al lugar como predictores del constructo calidad de vida percibida ; una escala de satisfacción con el lugar fue desarollada y propuesta ; y fueran identificados los factores específicos de un lugar que contribuyen a la satisfacción general con el lugar.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/9697010.11606/issn.1984-4867.v26i4p795-816Revista Turismo em Análise; Vol. 26 No. 4 (2015); 795-816Revista Turismo em Análise; Vol. 26 Núm. 4 (2015); 795-816Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 4 (2015); 795-8161984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/96970/111540Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Fabiana Gama deCosta, Francisco José da2016-04-05T21:55:22Zoai:revistas.usp.br:article/96970Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2016-04-05T21:55:22Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Esse estudo busca compreender a relação entre a satisfação ao lugar, o apego ao lugar e a qualidade de vida percebida pelos residentes de um lugar. A análise preliminar dos estudos realizados mostrou que o foco de marketing de lugares tem sido predominantemente voltado para aplicar as ferramentas tradicionais de marketing aos lugares, na busca de atrair visitantes, investidores e novos residentes, com menor ênfase aos agentes residentes dos lugares. Isto justificou o foco deste estudo nos residentes. A partir da revisão da literatura, foi proposto um modelo de relações entre os construtos, testado empiricamente através de modelagem de equações estruturais em amostras de residentes das cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e suas cidades circunvizinhas, no estado da Paraíba. Além do modelo, também testamos e propomos uma escala para medir o construto satisfação com o lugar. Os resultados confirmam as hipóteses e apresentam a satisfação com o lugar e o apego ao lugar como preditores do construto qualidade de vida percebida; uma escala de satisfação com o lugar foi desenvolvida e proposta; e foram identificados os fatores específicos de um lugar que contribuem para a satisfação geral com o lugar. |
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