Mulheres, Automóveis e Destinos Turísticos no Brasil: uma análise sobre algumas representações do feminino na publicidade da Revista Quatro Rodas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim, Gabriel de Sena
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Kabelac, Beatriz Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/146759
Resumo: Este artigo propõe analisar como se articulam algumas representações de mulheres, automóveis e destinos turísticos em imagens de propagandas publicitárias nas capas da revista Quatro Rodas da década de 1960. As imagens, apresentadas em seus devidos contextos socioculturais, são um convite à reflexão sobre o simbolismo e a ideologia presentes na representação do feminino. A análise de imagens proposta para esta investigação contempla a abordagem semiótica de Martine Joly (1996) e a interpretação micro-interacional proposta pelo sociólogo Erving Goffman (1991). Os resultados assinalam a presença de temáticas de uma suposta identidade feminina que reforçam e reproduzem dicotomias atribuídas aos papéis de gênero.
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spelling Mulheres, Automóveis e Destinos Turísticos no Brasil: uma análise sobre algumas representações do feminino na publicidade da Revista Quatro RodasWomen, Automobiles and Tourist Destinations in Brazil: an analysis of some representations of women in Quatro Rodas Magazine advertisingMujeres, automóviles y destinos turísticos en Brasil: un análisis de algunas representaciones de lo femenino en la revista Quatro RodasWomenTourist DestinationsPublicityImage AnalysisMujeresDestinos TurísticosPublicidadAnálisis de ImágenesMulheresDestinos TurísticosPublicidadeAnálise de ImagensEste artigo propõe analisar como se articulam algumas representações de mulheres, automóveis e destinos turísticos em imagens de propagandas publicitárias nas capas da revista Quatro Rodas da década de 1960. As imagens, apresentadas em seus devidos contextos socioculturais, são um convite à reflexão sobre o simbolismo e a ideologia presentes na representação do feminino. A análise de imagens proposta para esta investigação contempla a abordagem semiótica de Martine Joly (1996) e a interpretação micro-interacional proposta pelo sociólogo Erving Goffman (1991). Os resultados assinalam a presença de temáticas de uma suposta identidade feminina que reforçam e reproduzem dicotomias atribuídas aos papéis de gênero.Este artículo propone analizar cómo se articulan algunas representaciones de mujeres, automóviles y destinos turísticos en imágenes de propagandas publicitarias en las portadas de la revista Quatro Rodas de la década de 1960. Las imágenes, presentadas en sus propios contextos socioculturales, son una invitación a reflexionar sobre el simbolismo y la ideología presentes en la representación de lo femenino. El análisis de imagen propuesto para esta investigación incluye el enfoque semiótico de Martine Joly (1996) y la interpretación microinteraccional propuesta por el sociólogo Erving Goffman (1991). Los resultados señalan la presencia de temáticas, de una supuesta identidad femenina, que reproducen y refuerzan las dicotomías atribuidas a los roles de género.This article proposes to analyse how some representations of women, automobiles and tourist destinations are articulated in images of advertisements on the covers of the Quatro Rodas magazine in the 1960s. The images, presented in their proper socialcultural contexts, are an invitation to reflect on the symbolism and ideology present in the representation of the feminine. The image analysis proposed for this investigation includes the semiotic approach of Martine Joly (1996) and the micro-interactional interpretation proposed by sociologist Erving Goffman (1991). The results indicate the presence of themes, of a supposed feminine identity, that reproduce and reinforce dichotomies attributed to gender roles.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14675910.11606/issn.1984-4867.v30i1p151-183Revista Turismo em Análise; Vol. 30 No. 1 (2019): janeiro-abril; 151-183Revista Turismo em Análise; Vol. 30 Núm. 1 (2019): janeiro-abril; 151-183Revista Turismo em Análise; v. 30 n. 1 (2019): janeiro-abril; 151-1831984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/146759/160662Copyright (c) 2020 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessJardim, Gabriel de SenaKabelac, Beatriz Carla2020-05-22T19:49:14Zoai:revistas.usp.br:article/146759Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2020-05-22T19:49:14Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
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