Strategic tourism marketing: positioning "CVC Turismo" in the Brazilian travel market

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perussi, Regina Ferraz
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Rejowski, Mirian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63760
Resumo: O presente artigo refere-se a uma pesquisa exploratória a respeito do marketing estratégico das agências de turismo no Brasil, centrada em estudo de caso sobre o posicionamento da cvc Turismo no mercado de viagens nacional. Na parte teórica, trata de aspectos conceituais de segmentação de mercado, estratégias competitivas e posicionamento estratégico. Na pesquisa de campo, aborda o caso da cvc Turismo, agência de turismo sediada em São Paulo (Brasil), ressaltando as bases de segmentação e as estratégias competitivas por ela utilizadas. Os resultados indicam que o seu posicionamento estratégico é explicado pela busca de uma maior segmentação da demanda e da oferta de produtos turísticos, e pela existência de várias estratégias, como sua ampla rede de distribuição no Brasil, seus preços e formas de pagamento e seu foco de atuação no turismo interno. Conclui que há uma posição de liderança da cvc no mercado turístico e que essa empresa situa-se na fase de consolidação do seu ciclo de vida.
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