Strategic tourism marketing: positioning "CVC Turismo" in the Brazilian travel market
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63760 |
Resumo: | O presente artigo refere-se a uma pesquisa exploratória a respeito do marketing estratégico das agências de turismo no Brasil, centrada em estudo de caso sobre o posicionamento da cvc Turismo no mercado de viagens nacional. Na parte teórica, trata de aspectos conceituais de segmentação de mercado, estratégias competitivas e posicionamento estratégico. Na pesquisa de campo, aborda o caso da cvc Turismo, agência de turismo sediada em São Paulo (Brasil), ressaltando as bases de segmentação e as estratégias competitivas por ela utilizadas. Os resultados indicam que o seu posicionamento estratégico é explicado pela busca de uma maior segmentação da demanda e da oferta de produtos turísticos, e pela existência de várias estratégias, como sua ampla rede de distribuição no Brasil, seus preços e formas de pagamento e seu foco de atuação no turismo interno. Conclui que há uma posição de liderança da cvc no mercado turístico e que essa empresa situa-se na fase de consolidação do seu ciclo de vida. |
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Strategic tourism marketing: positioning "CVC Turismo" in the Brazilian travel marketMarketing turístico estratégico: posicionamento da CVC Turismo no mercado brasileiromarketing turísticoagência de turismoposicionamento estratégicobases de segmentaçãoestratégias competitivasCVC TurismoSão PauloBrasil.tourism marketingtourism agencystrategic positioningbasis of segmentationcompetitive strategies"cvc Turismo'Sao PauloBrazil.O presente artigo refere-se a uma pesquisa exploratória a respeito do marketing estratégico das agências de turismo no Brasil, centrada em estudo de caso sobre o posicionamento da cvc Turismo no mercado de viagens nacional. Na parte teórica, trata de aspectos conceituais de segmentação de mercado, estratégias competitivas e posicionamento estratégico. Na pesquisa de campo, aborda o caso da cvc Turismo, agência de turismo sediada em São Paulo (Brasil), ressaltando as bases de segmentação e as estratégias competitivas por ela utilizadas. Os resultados indicam que o seu posicionamento estratégico é explicado pela busca de uma maior segmentação da demanda e da oferta de produtos turísticos, e pela existência de várias estratégias, como sua ampla rede de distribuição no Brasil, seus preços e formas de pagamento e seu foco de atuação no turismo interno. Conclui que há uma posição de liderança da cvc no mercado turístico e que essa empresa situa-se na fase de consolidação do seu ciclo de vida.Exploratory research about strategic marketing of the tourism agencies in Brazil, centralized in case study of the positioning "cvc Turismo" in traveI market. It aims identify ways of utilization of strategic marketing of the tourism agencies with the purpose in the maintenance in traveI market. On the theoretical part, treats conceptual aspects of tourism agencies andstrategic marketing, detaching private studies in touristic enterprises. On field research approaches "cvc Turismo" (Sao Paulo) case, beginning from its historie and general characterization and emphasizing the basis ofsegmentation and competitive strategies used by itself. T he results shows its strategic positioning is explained by the search of larger segmentation of demand and of the offer of touristic products and existence of many strategies, like its extensive distribution net in Brazil, its prices and payment ways and its actuation focus in internal tourism. Concluding there is a leadership positioning of the cvc in the touristic market and this enterprise is in consolidation stage about)ts life cycle.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2006-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/6376010.11606/issn.1984-4867.v17i3p142-160Revista Turismo em Análise; Vol. 17 No. 3 (2006); 142-160Revista Turismo em Análise; Vol. 17 Núm. 3 (2006); 142-160Revista Turismo em Análise; v. 17 n. 3 (2006); 142-1601984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63760/66525Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerussi, Regina FerrazRejowski, Mirian2014-04-04T12:21:19Zoai:revistas.usp.br:article/63760Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2014-04-04T12:21:19Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O presente artigo refere-se a uma pesquisa exploratória a respeito do marketing estratégico das agências de turismo no Brasil, centrada em estudo de caso sobre o posicionamento da cvc Turismo no mercado de viagens nacional. Na parte teórica, trata de aspectos conceituais de segmentação de mercado, estratégias competitivas e posicionamento estratégico. Na pesquisa de campo, aborda o caso da cvc Turismo, agência de turismo sediada em São Paulo (Brasil), ressaltando as bases de segmentação e as estratégias competitivas por ela utilizadas. Os resultados indicam que o seu posicionamento estratégico é explicado pela busca de uma maior segmentação da demanda e da oferta de produtos turísticos, e pela existência de várias estratégias, como sua ampla rede de distribuição no Brasil, seus preços e formas de pagamento e seu foco de atuação no turismo interno. Conclui que há uma posição de liderança da cvc no mercado turístico e que essa empresa situa-se na fase de consolidação do seu ciclo de vida. |
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