Strategic positioning in tourism: sabre Brazil case study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Braulio
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Campomar, Marcos Cortez, Luis, Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14142
Resumo: A definição de um direcionamento estratégico que vise coordenar as ações empresariais e otimizar os recursos empregados, bem como a maneira como o público-alvo observa e interpreta esse direcionamento em termos relativos aos direcionamentos dos concorrentes da empresa é fundamental para o sucesso de um negócio. Esse artigo apresenta o estado da arte relativa ao posicionamento estratégico e os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo principal conhecer o processo de posicionamento estratégico realizado por uma empresa atuante no setor de turismo. Realizado pelo método do estudo de caso, os dados coletados evidenciam a importância do procedimento tal como descrito na literatura, e colocam a cultura organizacional como um fator crítico para o sucesso do processo, além de chamar a atenção para a necessidade do monitoramento contínuo do ambiente empresarial, como forma de contribuir para o seu sucesso e a sua longevidade.
id USP - 65_4f2944c6bd9587f2f845a8d90c064ec8
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/14142
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Strategic positioning in tourism: sabre Brazil case studyPosicionamento estratégico em turismo: o caso Sabre Brasilposicionamento estratégicocompetitividade em turismo.strategic positioningtourism competitiveness.A definição de um direcionamento estratégico que vise coordenar as ações empresariais e otimizar os recursos empregados, bem como a maneira como o público-alvo observa e interpreta esse direcionamento em termos relativos aos direcionamentos dos concorrentes da empresa é fundamental para o sucesso de um negócio. Esse artigo apresenta o estado da arte relativa ao posicionamento estratégico e os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo principal conhecer o processo de posicionamento estratégico realizado por uma empresa atuante no setor de turismo. Realizado pelo método do estudo de caso, os dados coletados evidenciam a importância do procedimento tal como descrito na literatura, e colocam a cultura organizacional como um fator crítico para o sucesso do processo, além de chamar a atenção para a necessidade do monitoramento contínuo do ambiente empresarial, como forma de contribuir para o seu sucesso e a sua longevidade.The definition of an estrategic-driven that aims to coordinate enterprises actions and optimize used resources, as well as the way as the target observes and interprets this driven in relative terms to the competitors-drivens of the company is basic for the success of a business. This paper presents the state of the art relating to strategic positioning and the results of a research that had as aim to know the strategic positioning process carried out by a company operating company in the tourism sector. Carried out for the method of the case study research, the collected data show the importance of the procedure such as described in literature, and place organizational culture as a critical factor for the success of the process, besides calling the attention for the necessity of the continuous cheking of the entrerprise enviroment, as form to contribute for its success and its longevity.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/1414210.11606/issn.1984-4867.v19i1p64-84Revista Turismo em Análise; Vol. 19 No. 1 (2008); 64-84Revista Turismo em Análise; Vol. 19 Núm. 1 (2008); 64-84Revista Turismo em Análise; v. 19 n. 1 (2008); 64-841984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14142/15960Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, BraulioCampomar, Marcos CortezLuis, Carolina2015-11-13T15:56:47Zoai:revistas.usp.br:article/14142Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:56:47Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Strategic positioning in tourism: sabre Brazil case study
Posicionamento estratégico em turismo: o caso Sabre Brasil
title Strategic positioning in tourism: sabre Brazil case study
spellingShingle Strategic positioning in tourism: sabre Brazil case study
Oliveira, Braulio
posicionamento estratégico
competitividade em turismo.
strategic positioning
tourism competitiveness.
title_short Strategic positioning in tourism: sabre Brazil case study
title_full Strategic positioning in tourism: sabre Brazil case study
title_fullStr Strategic positioning in tourism: sabre Brazil case study
title_full_unstemmed Strategic positioning in tourism: sabre Brazil case study
title_sort Strategic positioning in tourism: sabre Brazil case study
author Oliveira, Braulio
author_facet Oliveira, Braulio
Campomar, Marcos Cortez
Luis, Carolina
author_role author
author2 Campomar, Marcos Cortez
Luis, Carolina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Braulio
Campomar, Marcos Cortez
Luis, Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv posicionamento estratégico
competitividade em turismo.
strategic positioning
tourism competitiveness.
topic posicionamento estratégico
competitividade em turismo.
strategic positioning
tourism competitiveness.
description A definição de um direcionamento estratégico que vise coordenar as ações empresariais e otimizar os recursos empregados, bem como a maneira como o público-alvo observa e interpreta esse direcionamento em termos relativos aos direcionamentos dos concorrentes da empresa é fundamental para o sucesso de um negócio. Esse artigo apresenta o estado da arte relativa ao posicionamento estratégico e os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo principal conhecer o processo de posicionamento estratégico realizado por uma empresa atuante no setor de turismo. Realizado pelo método do estudo de caso, os dados coletados evidenciam a importância do procedimento tal como descrito na literatura, e colocam a cultura organizacional como um fator crítico para o sucesso do processo, além de chamar a atenção para a necessidade do monitoramento contínuo do ambiente empresarial, como forma de contribuir para o seu sucesso e a sua longevidade.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14142
10.11606/issn.1984-4867.v19i1p64-84
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14142
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v19i1p64-84
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14142/15960
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 19 No. 1 (2008); 64-84
Revista Turismo em Análise; Vol. 19 Núm. 1 (2008); 64-84
Revista Turismo em Análise; v. 19 n. 1 (2008); 64-84
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054164893696000