Turismo como fator de decisão no planejamento de empresas aéreas regionais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Flávio José
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Lohmann, Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63722
Resumo: Nos últimos anos, o número de destinos turísticos servidos por linhas aéreas domésticas regionais decresceu significativamente no Brasil. Apesar das iniciativas de várias empresas aéreas em criar novas linhas, muitas não perduram. A fim de melhor entender os motivos desses insucessos, este artigo analisa, com base em dados secundários, o contexto das empresas aéreas regionais brasileiras, apresentando os conceitos de planejamento de linhas aéreas regulares propostos pela literatura; e com base em dados primários, a partir de questionários enviados às empresas aéreas regionais, a influência de diversos fatores, notadamente o turístico, no processo de planejamento de linhas aéreas. Como resultado dessa pesquisa, é proposto um modelo sistêmico para o planejamento de linhas regulares de empresas aéreas regionais.
id USP - 65_eab09595b36992ad73ce0feee1c7fed7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/63722
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Turismo como fator de decisão no planejamento de empresas aéreas regionais brasileirasTourism as a decision factor in planing among Brazilian regional airlinesregional airlinestourismair route planning.empresas aéreas regionaisturismoplanejamento de linhas aéreas.Nos últimos anos, o número de destinos turísticos servidos por linhas aéreas domésticas regionais decresceu significativamente no Brasil. Apesar das iniciativas de várias empresas aéreas em criar novas linhas, muitas não perduram. A fim de melhor entender os motivos desses insucessos, este artigo analisa, com base em dados secundários, o contexto das empresas aéreas regionais brasileiras, apresentando os conceitos de planejamento de linhas aéreas regulares propostos pela literatura; e com base em dados primários, a partir de questionários enviados às empresas aéreas regionais, a influência de diversos fatores, notadamente o turístico, no processo de planejamento de linhas aéreas. Como resultado dessa pesquisa, é proposto um modelo sistêmico para o planejamento de linhas regulares de empresas aéreas regionais.ln the last few years the number of tourist destinations served by domestic regional airlines has significantly decreased in Brazil. In spite of the initiatives of several airlines in launching new air routes, many of them do not succeed. ln order to better understand the reasons for these failures, this article analyses, using secondary data, the context of Brazilian regional airlines and presents the concepts of air route planning proposed by the literature. Primary data, using questionnaires sent to regional airlines, was collected with the purpose of analysing the influence of various factors, notably tourism, on the route planning process. As a result of this research, a systemic model for air route planning at the regional scale is proposed.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2005-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/6372210.11606/issn.1984-4867.v16i1p96-117Revista Turismo em Análise; Vol. 16 No. 1 (2005); 96-117Revista Turismo em Análise; Vol. 16 Núm. 1 (2005); 96-117Revista Turismo em Análise; v. 16 n. 1 (2005); 96-1171984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63722/66488Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessValente, Flávio JoséLohmann, Guilherme2013-12-16T12:26:36Zoai:revistas.usp.br:article/63722Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2013-12-16T12:26:36Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Turismo como fator de decisão no planejamento de empresas aéreas regionais brasileiras
Tourism as a decision factor in planing among Brazilian regional airlines
title Turismo como fator de decisão no planejamento de empresas aéreas regionais brasileiras
spellingShingle Turismo como fator de decisão no planejamento de empresas aéreas regionais brasileiras
Valente, Flávio José
regional airlines
tourism
air route planning.
empresas aéreas regionais
turismo
planejamento de linhas aéreas.
title_short Turismo como fator de decisão no planejamento de empresas aéreas regionais brasileiras
title_full Turismo como fator de decisão no planejamento de empresas aéreas regionais brasileiras
title_fullStr Turismo como fator de decisão no planejamento de empresas aéreas regionais brasileiras
title_full_unstemmed Turismo como fator de decisão no planejamento de empresas aéreas regionais brasileiras
title_sort Turismo como fator de decisão no planejamento de empresas aéreas regionais brasileiras
author Valente, Flávio José
author_facet Valente, Flávio José
Lohmann, Guilherme
author_role author
author2 Lohmann, Guilherme
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Flávio José
Lohmann, Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv regional airlines
tourism
air route planning.
empresas aéreas regionais
turismo
planejamento de linhas aéreas.
topic regional airlines
tourism
air route planning.
empresas aéreas regionais
turismo
planejamento de linhas aéreas.
description Nos últimos anos, o número de destinos turísticos servidos por linhas aéreas domésticas regionais decresceu significativamente no Brasil. Apesar das iniciativas de várias empresas aéreas em criar novas linhas, muitas não perduram. A fim de melhor entender os motivos desses insucessos, este artigo analisa, com base em dados secundários, o contexto das empresas aéreas regionais brasileiras, apresentando os conceitos de planejamento de linhas aéreas regulares propostos pela literatura; e com base em dados primários, a partir de questionários enviados às empresas aéreas regionais, a influência de diversos fatores, notadamente o turístico, no processo de planejamento de linhas aéreas. Como resultado dessa pesquisa, é proposto um modelo sistêmico para o planejamento de linhas regulares de empresas aéreas regionais.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63722
10.11606/issn.1984-4867.v16i1p96-117
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63722
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v16i1p96-117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63722/66488
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 16 No. 1 (2005); 96-117
Revista Turismo em Análise; Vol. 16 Núm. 1 (2005); 96-117
Revista Turismo em Análise; v. 16 n. 1 (2005); 96-117
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054167053762560