Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jinzenji, Mônica Yumi
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Luz, Iza Rodrigues da, Campos, Regina Helena de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136789
Resumo: Este trabalho busca analisar os princípios norteadores da proposta de formação de professoras do Ginásio Normal Rural Oficial Sandoval Soares de Azevedo e alguns aspectos das práticas ali desenvolvidas, no período de 1948 a 1974. Trata-se da primeira escola normal do estado de Minas Gerais voltada para a formação de professoras que atuariam no meio rural. Além dessa particularidade, a proposta diferenciada, marcada substancialmente pelos ideários desenvolvidos pela psicóloga e educadora Helena Antipoff e suas colaboradoras, dá destaque a essa instituição no cenário educativo mineiro e brasileiro. Observa-se, nessa análise, a ênfase dada ao que Antipoff chama de educação integral das normalistas, que alia a capacidade reflexiva e a dimensão socioafetiva aos valores democráticos e de bem-estar da coletividade, aspectos pouco discutidos nos trabalhos recentes voltados para o estudo dessa instituição. Trata-se de uma pesquisa documental desenvolvida no cruzamento de três tipos de fontes escritas: a legislação e documentos administrativos de caráter oficial/institucional; duas coletâneas que reúnem textos de Helena Antipoff de 1929 à década de 1970, publicadas em 2002 e 1992, respectivamente; seis diários de autoria das alunas da escola normal, em que relatam a rotina de atividades e expressam opiniões. Pode-se identificar, na proposta de educação integral desenvolvida na instituição, a adaptação dos princípios escolanovistas ao meio rural e a integração dos interesses e necessidades dos educandos aos princípios democráticos de autonomia e cooperação, visando ao bem-estar coletivo.
id USP-11_002cfb3f64677496cfcafa44df940418
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/136789
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)IWriting and reading diaries in the education of teachers for the rural schools of Minas Gerais (1948-1974)IComprehensive educationEscola NovaHelena AntipoffRural educationDiariesEducação integralEscola NovaHelena AntipoffEducação ruralDiáriosEste trabalho busca analisar os princípios norteadores da proposta de formação de professoras do Ginásio Normal Rural Oficial Sandoval Soares de Azevedo e alguns aspectos das práticas ali desenvolvidas, no período de 1948 a 1974. Trata-se da primeira escola normal do estado de Minas Gerais voltada para a formação de professoras que atuariam no meio rural. Além dessa particularidade, a proposta diferenciada, marcada substancialmente pelos ideários desenvolvidos pela psicóloga e educadora Helena Antipoff e suas colaboradoras, dá destaque a essa instituição no cenário educativo mineiro e brasileiro. Observa-se, nessa análise, a ênfase dada ao que Antipoff chama de educação integral das normalistas, que alia a capacidade reflexiva e a dimensão socioafetiva aos valores democráticos e de bem-estar da coletividade, aspectos pouco discutidos nos trabalhos recentes voltados para o estudo dessa instituição. Trata-se de uma pesquisa documental desenvolvida no cruzamento de três tipos de fontes escritas: a legislação e documentos administrativos de caráter oficial/institucional; duas coletâneas que reúnem textos de Helena Antipoff de 1929 à década de 1970, publicadas em 2002 e 1992, respectivamente; seis diários de autoria das alunas da escola normal, em que relatam a rotina de atividades e expressam opiniões. Pode-se identificar, na proposta de educação integral desenvolvida na instituição, a adaptação dos princípios escolanovistas ao meio rural e a integração dos interesses e necessidades dos educandos aos princípios democráticos de autonomia e cooperação, visando ao bem-estar coletivo. This work aims to analyze the main principles of the proposal of teacher education at Ginásio Normal Rural Oficial Sandoval Soares de Azevedo and some aspects of the practices developed there from 1948 to 1974. It was the first normal school in Minas Gerais state focused on the education of teachers for rural schools. Besides this particularity, its differentiated proposal, profoundly marked by ideals developed by the psychologist and educator Helena Antipoff and her collaborators, draws attention to this school in the educational scenario of Minas Gerais and Brazil. In this analysis, we can observe the emphasis given to what Antipoff called the comprehensive education of normal school students, connecting the development of reflection and socio-affective dimensions to the values of democracy and collective well-being, aspects hardly discussed in recent studies on this institution. This documental research has used three different written sources: legislation and official/institutional administrative documents; two collections of texts by Helena Antipoff from 1929 to the 1970s, published in 2002 and 1992, respectively; six diaries written by the normal school students, in which they reported their everyday activities and expressed their opinions. We can identify, in the proposal of comprehensive education developed in the institution, the adaptation of Escola Nova principles to the rural environment and the integration of interests and necessities of the students to the democratic principles of autonomy and cooperation, aiming at collective well-being.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/13678910.1590/s1517-97022016133535Educação e Pesquisa; v. 43 n. 3 (2017); 863-878Educação e Pesquisa; Vol. 43 No. 3 (2017); 863-878Educação e Pesquisa; Vol. 43 Núm. 3 (2017); 863-8781678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136789/132537Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessJinzenji, Mônica YumiLuz, Iza Rodrigues daCampos, Regina Helena de Freitas2017-08-14T18:04:14Zoai:revistas.usp.br:article/136789Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2017-08-14T18:04:14Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I
Writing and reading diaries in the education of teachers for the rural schools of Minas Gerais (1948-1974)I
title Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I
spellingShingle Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I
Jinzenji, Mônica Yumi
Comprehensive education
Escola Nova
Helena Antipoff
Rural education
Diaries
Educação integral
Escola Nova
Helena Antipoff
Educação rural
Diários
title_short Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I
title_full Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I
title_fullStr Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I
title_full_unstemmed Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I
title_sort Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I
author Jinzenji, Mônica Yumi
author_facet Jinzenji, Mônica Yumi
Luz, Iza Rodrigues da
Campos, Regina Helena de Freitas
author_role author
author2 Luz, Iza Rodrigues da
Campos, Regina Helena de Freitas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jinzenji, Mônica Yumi
Luz, Iza Rodrigues da
Campos, Regina Helena de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Comprehensive education
Escola Nova
Helena Antipoff
Rural education
Diaries
Educação integral
Escola Nova
Helena Antipoff
Educação rural
Diários
topic Comprehensive education
Escola Nova
Helena Antipoff
Rural education
Diaries
Educação integral
Escola Nova
Helena Antipoff
Educação rural
Diários
description Este trabalho busca analisar os princípios norteadores da proposta de formação de professoras do Ginásio Normal Rural Oficial Sandoval Soares de Azevedo e alguns aspectos das práticas ali desenvolvidas, no período de 1948 a 1974. Trata-se da primeira escola normal do estado de Minas Gerais voltada para a formação de professoras que atuariam no meio rural. Além dessa particularidade, a proposta diferenciada, marcada substancialmente pelos ideários desenvolvidos pela psicóloga e educadora Helena Antipoff e suas colaboradoras, dá destaque a essa instituição no cenário educativo mineiro e brasileiro. Observa-se, nessa análise, a ênfase dada ao que Antipoff chama de educação integral das normalistas, que alia a capacidade reflexiva e a dimensão socioafetiva aos valores democráticos e de bem-estar da coletividade, aspectos pouco discutidos nos trabalhos recentes voltados para o estudo dessa instituição. Trata-se de uma pesquisa documental desenvolvida no cruzamento de três tipos de fontes escritas: a legislação e documentos administrativos de caráter oficial/institucional; duas coletâneas que reúnem textos de Helena Antipoff de 1929 à década de 1970, publicadas em 2002 e 1992, respectivamente; seis diários de autoria das alunas da escola normal, em que relatam a rotina de atividades e expressam opiniões. Pode-se identificar, na proposta de educação integral desenvolvida na instituição, a adaptação dos princípios escolanovistas ao meio rural e a integração dos interesses e necessidades dos educandos aos princípios democráticos de autonomia e cooperação, visando ao bem-estar coletivo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136789
10.1590/s1517-97022016133535
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136789
identifier_str_mv 10.1590/s1517-97022016133535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136789/132537
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 43 n. 3 (2017); 863-878
Educação e Pesquisa; Vol. 43 No. 3 (2017); 863-878
Educação e Pesquisa; Vol. 43 Núm. 3 (2017); 863-878
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713812166606848