Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
DOI: | 10.1590/s1517-97022016133535 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136789 |
Resumo: | Este trabalho busca analisar os princípios norteadores da proposta de formação de professoras do Ginásio Normal Rural Oficial Sandoval Soares de Azevedo e alguns aspectos das práticas ali desenvolvidas, no período de 1948 a 1974. Trata-se da primeira escola normal do estado de Minas Gerais voltada para a formação de professoras que atuariam no meio rural. Além dessa particularidade, a proposta diferenciada, marcada substancialmente pelos ideários desenvolvidos pela psicóloga e educadora Helena Antipoff e suas colaboradoras, dá destaque a essa instituição no cenário educativo mineiro e brasileiro. Observa-se, nessa análise, a ênfase dada ao que Antipoff chama de educação integral das normalistas, que alia a capacidade reflexiva e a dimensão socioafetiva aos valores democráticos e de bem-estar da coletividade, aspectos pouco discutidos nos trabalhos recentes voltados para o estudo dessa instituição. Trata-se de uma pesquisa documental desenvolvida no cruzamento de três tipos de fontes escritas: a legislação e documentos administrativos de caráter oficial/institucional; duas coletâneas que reúnem textos de Helena Antipoff de 1929 à década de 1970, publicadas em 2002 e 1992, respectivamente; seis diários de autoria das alunas da escola normal, em que relatam a rotina de atividades e expressam opiniões. Pode-se identificar, na proposta de educação integral desenvolvida na instituição, a adaptação dos princípios escolanovistas ao meio rural e a integração dos interesses e necessidades dos educandos aos princípios democráticos de autonomia e cooperação, visando ao bem-estar coletivo. |
id |
USP-11_002cfb3f64677496cfcafa44df940418 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/136789 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
spelling |
Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)IWriting and reading diaries in the education of teachers for the rural schools of Minas Gerais (1948-1974)IComprehensive educationEscola NovaHelena AntipoffRural educationDiariesEducação integralEscola NovaHelena AntipoffEducação ruralDiáriosEste trabalho busca analisar os princípios norteadores da proposta de formação de professoras do Ginásio Normal Rural Oficial Sandoval Soares de Azevedo e alguns aspectos das práticas ali desenvolvidas, no período de 1948 a 1974. Trata-se da primeira escola normal do estado de Minas Gerais voltada para a formação de professoras que atuariam no meio rural. Além dessa particularidade, a proposta diferenciada, marcada substancialmente pelos ideários desenvolvidos pela psicóloga e educadora Helena Antipoff e suas colaboradoras, dá destaque a essa instituição no cenário educativo mineiro e brasileiro. Observa-se, nessa análise, a ênfase dada ao que Antipoff chama de educação integral das normalistas, que alia a capacidade reflexiva e a dimensão socioafetiva aos valores democráticos e de bem-estar da coletividade, aspectos pouco discutidos nos trabalhos recentes voltados para o estudo dessa instituição. Trata-se de uma pesquisa documental desenvolvida no cruzamento de três tipos de fontes escritas: a legislação e documentos administrativos de caráter oficial/institucional; duas coletâneas que reúnem textos de Helena Antipoff de 1929 à década de 1970, publicadas em 2002 e 1992, respectivamente; seis diários de autoria das alunas da escola normal, em que relatam a rotina de atividades e expressam opiniões. Pode-se identificar, na proposta de educação integral desenvolvida na instituição, a adaptação dos princípios escolanovistas ao meio rural e a integração dos interesses e necessidades dos educandos aos princípios democráticos de autonomia e cooperação, visando ao bem-estar coletivo. This work aims to analyze the main principles of the proposal of teacher education at Ginásio Normal Rural Oficial Sandoval Soares de Azevedo and some aspects of the practices developed there from 1948 to 1974. It was the first normal school in Minas Gerais state focused on the education of teachers for rural schools. Besides this particularity, its differentiated proposal, profoundly marked by ideals developed by the psychologist and educator Helena Antipoff and her collaborators, draws attention to this school in the educational scenario of Minas Gerais and Brazil. In this analysis, we can observe the emphasis given to what Antipoff called the comprehensive education of normal school students, connecting the development of reflection and socio-affective dimensions to the values of democracy and collective well-being, aspects hardly discussed in recent studies on this institution. This documental research has used three different written sources: legislation and official/institutional administrative documents; two collections of texts by Helena Antipoff from 1929 to the 1970s, published in 2002 and 1992, respectively; six diaries written by the normal school students, in which they reported their everyday activities and expressed their opinions. We can identify, in the proposal of comprehensive education developed in the institution, the adaptation of Escola Nova principles to the rural environment and the integration of interests and necessities of the students to the democratic principles of autonomy and cooperation, aiming at collective well-being.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/13678910.1590/s1517-97022016133535Educação e Pesquisa; v. 43 n. 3 (2017); 863-878Educação e Pesquisa; Vol. 43 Núm. 3 (2017); 863-878Educação e Pesquisa; Vol. 43 No. 3 (2017); 863-8781678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136789/132537Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessJinzenji, Mônica YumiLuz, Iza Rodrigues daCampos, Regina Helena de Freitas2017-08-14T18:04:14Zoai:revistas.usp.br:article/136789Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2017-08-14T18:04:14Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I Writing and reading diaries in the education of teachers for the rural schools of Minas Gerais (1948-1974)I |
title |
Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I |
spellingShingle |
Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I Jinzenji, Mônica Yumi Comprehensive education Escola Nova Helena Antipoff Rural education Diaries Educação integral Escola Nova Helena Antipoff Educação rural Diários Jinzenji, Mônica Yumi Comprehensive education Escola Nova Helena Antipoff Rural education Diaries Educação integral Escola Nova Helena Antipoff Educação rural Diários |
title_short |
Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I |
title_full |
Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I |
title_fullStr |
Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I |
title_full_unstemmed |
Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I |
title_sort |
Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)I |
author |
Jinzenji, Mônica Yumi |
author_facet |
Jinzenji, Mônica Yumi Jinzenji, Mônica Yumi Luz, Iza Rodrigues da Campos, Regina Helena de Freitas Luz, Iza Rodrigues da Campos, Regina Helena de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Luz, Iza Rodrigues da Campos, Regina Helena de Freitas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jinzenji, Mônica Yumi Luz, Iza Rodrigues da Campos, Regina Helena de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comprehensive education Escola Nova Helena Antipoff Rural education Diaries Educação integral Escola Nova Helena Antipoff Educação rural Diários |
topic |
Comprehensive education Escola Nova Helena Antipoff Rural education Diaries Educação integral Escola Nova Helena Antipoff Educação rural Diários |
description |
Este trabalho busca analisar os princípios norteadores da proposta de formação de professoras do Ginásio Normal Rural Oficial Sandoval Soares de Azevedo e alguns aspectos das práticas ali desenvolvidas, no período de 1948 a 1974. Trata-se da primeira escola normal do estado de Minas Gerais voltada para a formação de professoras que atuariam no meio rural. Além dessa particularidade, a proposta diferenciada, marcada substancialmente pelos ideários desenvolvidos pela psicóloga e educadora Helena Antipoff e suas colaboradoras, dá destaque a essa instituição no cenário educativo mineiro e brasileiro. Observa-se, nessa análise, a ênfase dada ao que Antipoff chama de educação integral das normalistas, que alia a capacidade reflexiva e a dimensão socioafetiva aos valores democráticos e de bem-estar da coletividade, aspectos pouco discutidos nos trabalhos recentes voltados para o estudo dessa instituição. Trata-se de uma pesquisa documental desenvolvida no cruzamento de três tipos de fontes escritas: a legislação e documentos administrativos de caráter oficial/institucional; duas coletâneas que reúnem textos de Helena Antipoff de 1929 à década de 1970, publicadas em 2002 e 1992, respectivamente; seis diários de autoria das alunas da escola normal, em que relatam a rotina de atividades e expressam opiniões. Pode-se identificar, na proposta de educação integral desenvolvida na instituição, a adaptação dos princípios escolanovistas ao meio rural e a integração dos interesses e necessidades dos educandos aos princípios democráticos de autonomia e cooperação, visando ao bem-estar coletivo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136789 10.1590/s1517-97022016133535 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136789 |
identifier_str_mv |
10.1590/s1517-97022016133535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136789/132537 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 43 n. 3 (2017); 863-878 Educação e Pesquisa; Vol. 43 Núm. 3 (2017); 863-878 Educação e Pesquisa; Vol. 43 No. 3 (2017); 863-878 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1822180739271098368 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/s1517-97022016133535 |