Retextualizing the literary text of science communication The periodic table in the chemistry teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Targino, Arcenira Resende Lopes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Giordan, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186934
Resumo: Diversos estudos têm sugerido que a abordagem de textos de divulgação científica e de textos literários no ensino de Ciências pode trazer importantes contribuições, pois, além de permitir reflexões acerca de valores e atitudes, também pode auxiliar na construção de conceitos, contribuindo assim para o letramento científico. Tendo em vista essa perspectiva, foi elaborada e aplicada uma sequência didática (SD) intitulada Elementos químicos na natureza e na sociedade: o desastre socioambiental do Rio Doce, a qual foi aplicada na primeira série do Ensino Médio em uma escola pública da cidade de São Paulo. Após análise e seleção de alguns textos literários de divulgação científica (TLDC), excertos de algumas obras foram abordados em diferentes atividades de ensino. Neste artigo, analisamos interações discursivas observadas em sala de aula, resultantes de abordagem de capítulos do TLDC A Tabela Periódica, de autoria de Primo Levi. Dentre os resultados de aplicação, destaca-se a forma de retextualizar trechos da obra pelos estudantes e professor, em que foram observados momentos de iniciação e avaliação da interação pelos estudantes, um padrão de interação discursivo pouco frequente em sala de aula. Além disso, durante a abordagem de capítulos do TLDC em sala de aula foi constada a finalidade pedagógica de metacognição, pois foram observadas sequências discursivas em que ocorreram reflexões no que se refere às propriedades de elementos químicos. Tais resultados sugerem potencialidades didáticas da abordagem de TLDC em sala de aula de Química.
id USP-11_037cd96a1bfdf3c8ac3e5811c643e8dc
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/186934
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Retextualizing the literary text of science communication The periodic table in the chemistry teachingRetextualização do texto literário de divulgação científica A Tabela Periódica no ensino de QuímicaScientific literacyPeriodic lawDidactic sequenceLetramento científicoLei periódicaSequência didáticaDiversos estudos têm sugerido que a abordagem de textos de divulgação científica e de textos literários no ensino de Ciências pode trazer importantes contribuições, pois, além de permitir reflexões acerca de valores e atitudes, também pode auxiliar na construção de conceitos, contribuindo assim para o letramento científico. Tendo em vista essa perspectiva, foi elaborada e aplicada uma sequência didática (SD) intitulada Elementos químicos na natureza e na sociedade: o desastre socioambiental do Rio Doce, a qual foi aplicada na primeira série do Ensino Médio em uma escola pública da cidade de São Paulo. Após análise e seleção de alguns textos literários de divulgação científica (TLDC), excertos de algumas obras foram abordados em diferentes atividades de ensino. Neste artigo, analisamos interações discursivas observadas em sala de aula, resultantes de abordagem de capítulos do TLDC A Tabela Periódica, de autoria de Primo Levi. Dentre os resultados de aplicação, destaca-se a forma de retextualizar trechos da obra pelos estudantes e professor, em que foram observados momentos de iniciação e avaliação da interação pelos estudantes, um padrão de interação discursivo pouco frequente em sala de aula. Além disso, durante a abordagem de capítulos do TLDC em sala de aula foi constada a finalidade pedagógica de metacognição, pois foram observadas sequências discursivas em que ocorreram reflexões no que se refere às propriedades de elementos químicos. Tais resultados sugerem potencialidades didáticas da abordagem de TLDC em sala de aula de Química.Several studies have suggested that approaching texts of science communication and literary texts in Sciences teaching can pose a major contribution, since besides of allowing reflections on values and attitudes, it can also help to construct concepts, thus contributing to achieve scientific literacy. Having such perspective in mind, it was elaborated and applied a didactic sequence (DS) denominated Chemical Elements in nature and in the society: the socioenvironmental disaster of the Doce River, which was applied in the first grade of High School in a public school in the city of São Paulo. After analyzing and selecting some literary texts of science communication (LTSC), excerpts of some works have been addressed in different teaching activities. In this article, we analyzed discursive interactions observed in the classroom after approaching some chapters of the LTSC The Periodic Table by Primo Levi. Among the results of the application, it can be pointed out the way that both students and the teacher retextualized portions of the work, and moments of initiation and assessment of interaction by the students were observed, a not common discursive interaction pattern in the classroom. Furthermore, while addressing LTSC chapters in the classroom, it was verified the pedagogic aim of the metacognition, since it was noted discursive sequences, where it happened reflections on what is related to the properties of chemical elements. Those results suggest the didactic potentialities of the LTSC in a Chemistry classroom.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/xmlapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18693410.1590/S1678-4634202147221413Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e221413 Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e221413 Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e221413 1678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186934/172481https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186934/172480https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186934/172479Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTargino, Arcenira Resende Lopes Giordan, Marcelo2021-12-07T13:57:46Zoai:revistas.usp.br:article/186934Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-12-07T13:57:46Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Retextualizing the literary text of science communication The periodic table in the chemistry teaching
Retextualização do texto literário de divulgação científica A Tabela Periódica no ensino de Química
title Retextualizing the literary text of science communication The periodic table in the chemistry teaching
spellingShingle Retextualizing the literary text of science communication The periodic table in the chemistry teaching
Targino, Arcenira Resende Lopes
Scientific literacy
Periodic law
Didactic sequence
Letramento científico
Lei periódica
Sequência didática
title_short Retextualizing the literary text of science communication The periodic table in the chemistry teaching
title_full Retextualizing the literary text of science communication The periodic table in the chemistry teaching
title_fullStr Retextualizing the literary text of science communication The periodic table in the chemistry teaching
title_full_unstemmed Retextualizing the literary text of science communication The periodic table in the chemistry teaching
title_sort Retextualizing the literary text of science communication The periodic table in the chemistry teaching
author Targino, Arcenira Resende Lopes
author_facet Targino, Arcenira Resende Lopes
Giordan, Marcelo
author_role author
author2 Giordan, Marcelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Targino, Arcenira Resende Lopes
Giordan, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Scientific literacy
Periodic law
Didactic sequence
Letramento científico
Lei periódica
Sequência didática
topic Scientific literacy
Periodic law
Didactic sequence
Letramento científico
Lei periódica
Sequência didática
description Diversos estudos têm sugerido que a abordagem de textos de divulgação científica e de textos literários no ensino de Ciências pode trazer importantes contribuições, pois, além de permitir reflexões acerca de valores e atitudes, também pode auxiliar na construção de conceitos, contribuindo assim para o letramento científico. Tendo em vista essa perspectiva, foi elaborada e aplicada uma sequência didática (SD) intitulada Elementos químicos na natureza e na sociedade: o desastre socioambiental do Rio Doce, a qual foi aplicada na primeira série do Ensino Médio em uma escola pública da cidade de São Paulo. Após análise e seleção de alguns textos literários de divulgação científica (TLDC), excertos de algumas obras foram abordados em diferentes atividades de ensino. Neste artigo, analisamos interações discursivas observadas em sala de aula, resultantes de abordagem de capítulos do TLDC A Tabela Periódica, de autoria de Primo Levi. Dentre os resultados de aplicação, destaca-se a forma de retextualizar trechos da obra pelos estudantes e professor, em que foram observados momentos de iniciação e avaliação da interação pelos estudantes, um padrão de interação discursivo pouco frequente em sala de aula. Além disso, durante a abordagem de capítulos do TLDC em sala de aula foi constada a finalidade pedagógica de metacognição, pois foram observadas sequências discursivas em que ocorreram reflexões no que se refere às propriedades de elementos químicos. Tais resultados sugerem potencialidades didáticas da abordagem de TLDC em sala de aula de Química.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186934
10.1590/S1678-4634202147221413
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186934
identifier_str_mv 10.1590/S1678-4634202147221413
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186934/172481
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186934/172480
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186934/172479
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/xml
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e221413
Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e221413
Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e221413
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713813727936512