CONNECTIVE LINES BETWEEN CHILDHOOD AND TEACHING: THE ROLE FOR THE AESTHETIC EXPERIENCE IN TEACHER TRAINING PROCESS FOR CHILD EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIVIA LARISSA DE LIMA LAGE
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35544@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35544@2
Resumo: A pesquisa tem como objetivo compreender aspectos do processo formativo de oito professores de Educação Infantil que buscam desenvolver práticas pedagógicas em coerência com concepções de crianças enquanto sujeitos de direitos, social e historicamente situados, competentes em suas formas múltiplas de interagir e produzir cultura. O quê, em suas trajetórias formativas, vem favorecendo a aproximação entre a docência e as especificidades das crianças? Análise de relatórios de avaliação das crianças e entrevistas com os professores foram as duas estratégias metodológicas utilizadas. Relatórios são instrumentos de avaliação considerados documentação pedagógica: como o olhar docente se constitui ao documentar o percurso de desenvolvimento e aprendizagem das crianças? O que os professores compartilham nesses documentos sobre suas percepções das crianças? Analisando o documento como monumento, conforme sugere Jaques Le Goff (1996), verifico que os relatórios ora monumentalizam as culturas escolares, ora as culturas infantis, apontando para a coexistência tensionada de ambas perspectivas nas instituições de Educação Infantil. As análises revelam que as premissas institucionais e as condições de trabalho interferem de maneira relevante na produção dos relatórios. Já as narrativas docentes que emergiram das entrevistas referem-se à formação de maneira ampla, envolvendo experiências diversificadas: pessoais e profissionais. A dimensão pessoal, relacional e experiencial da docência e dos saberes docentes sobressaem como aspectos fundamentais da formação de determinada profissionalidade sensível à infância, que não se encerra em conhecimentos acadêmico-científicos e demanda, também, processos formativos que mobilizam a pessoa integralmente, nutrem e sensibilizam às linguagens da infância, apontando para a essencialidade das experiências estéticas na formação desses professores de Educação Infantil.
id PUC_RIO-1_e24750faca7e7b74c6475cebecb9252b
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:35544
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCONNECTIVE LINES BETWEEN CHILDHOOD AND TEACHING: THE ROLE FOR THE AESTHETIC EXPERIENCE IN TEACHER TRAINING PROCESS FOR CHILD EDUCATIONFIOS QUE CONECTAM DOCÊNCIA E INFÂNCIA: O PAPEL DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDCAÇÃO INFANTIL2018-08-27ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS33953252704lattes.cnpq.br/6837272300775720ALEXANDRA COELHO PENA01844570762lattes.cnpq.br/3002450726771347ALEXANDRA COELHO PENA01844570762lattes.cnpq.br/3002450726771347ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELISALEXANDRA COELHO PENAALEXANDRA COELHO PENAALEXANDRA COELHO PENAMARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO09482236777lattes.cnpq.br/0583575882819654LIVIA LARISSA DE LIMA LAGEPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRA pesquisa tem como objetivo compreender aspectos do processo formativo de oito professores de Educação Infantil que buscam desenvolver práticas pedagógicas em coerência com concepções de crianças enquanto sujeitos de direitos, social e historicamente situados, competentes em suas formas múltiplas de interagir e produzir cultura. O quê, em suas trajetórias formativas, vem favorecendo a aproximação entre a docência e as especificidades das crianças? Análise de relatórios de avaliação das crianças e entrevistas com os professores foram as duas estratégias metodológicas utilizadas. Relatórios são instrumentos de avaliação considerados documentação pedagógica: como o olhar docente se constitui ao documentar o percurso de desenvolvimento e aprendizagem das crianças? O que os professores compartilham nesses documentos sobre suas percepções das crianças? Analisando o documento como monumento, conforme sugere Jaques Le Goff (1996), verifico que os relatórios ora monumentalizam as culturas escolares, ora as culturas infantis, apontando para a coexistência tensionada de ambas perspectivas nas instituições de Educação Infantil. As análises revelam que as premissas institucionais e as condições de trabalho interferem de maneira relevante na produção dos relatórios. Já as narrativas docentes que emergiram das entrevistas referem-se à formação de maneira ampla, envolvendo experiências diversificadas: pessoais e profissionais. A dimensão pessoal, relacional e experiencial da docência e dos saberes docentes sobressaem como aspectos fundamentais da formação de determinada profissionalidade sensível à infância, que não se encerra em conhecimentos acadêmico-científicos e demanda, também, processos formativos que mobilizam a pessoa integralmente, nutrem e sensibilizam às linguagens da infância, apontando para a essencialidade das experiências estéticas na formação desses professores de Educação Infantil.The research aims to understand what aspects of eight teacher s trainning processes whose practices are tuned with the conception of children as subjects with rights, historically and socially situated, legitimate in their own ways to interact and create culture, helps to aline teaching skills and childhood. Two methodological strategies were used in order to achieve this objective: analyses of children s evaluation reports and interviews with the teachers. The reports are instruments to evaluate the children s learning processes and development, considered pedagogical documentation. Does the process documentation about each child, allows the teacher to build up an specific way to perceive them? What do the teacher share, in these documents, about the way they perceive the children? Accordingly to Jaques Le Goff (1996) who suggests that document is monument, the analyses shows that the reports sometimes monumentalizes the school culture, and other times they monumentalize the children s culture. It reveals that both perspectives are conflictingly present in the institutions of child education. The analyses reveals that the institution s perspective and the work conditions are determinant of the way the report s are elaborated. Meanwhile, the theacher s narratives that emerges from the interviews reveals their training processes in a broad perspective: personal and professional. Personal, relational and experiential dimensions of the teacher s work and knowledge stands out as fundamental aspects of a training process that builds up professionals sensible to childhood. It demands not only theoretical knowlwdge and technical skills, but envolves the person multidimensinally in order to nourishe their sensitiveness to understand and approach the children s multiple languages, pointing out to the essenciality of the aesthetic experiences on these teacher s learning processes.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35544@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35544@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:43:12Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:35544Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-11-08T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv CONNECTIVE LINES BETWEEN CHILDHOOD AND TEACHING: THE ROLE FOR THE AESTHETIC EXPERIENCE IN TEACHER TRAINING PROCESS FOR CHILD EDUCATION
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv FIOS QUE CONECTAM DOCÊNCIA E INFÂNCIA: O PAPEL DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDCAÇÃO INFANTIL
title CONNECTIVE LINES BETWEEN CHILDHOOD AND TEACHING: THE ROLE FOR THE AESTHETIC EXPERIENCE IN TEACHER TRAINING PROCESS FOR CHILD EDUCATION
spellingShingle CONNECTIVE LINES BETWEEN CHILDHOOD AND TEACHING: THE ROLE FOR THE AESTHETIC EXPERIENCE IN TEACHER TRAINING PROCESS FOR CHILD EDUCATION
LIVIA LARISSA DE LIMA LAGE
title_short CONNECTIVE LINES BETWEEN CHILDHOOD AND TEACHING: THE ROLE FOR THE AESTHETIC EXPERIENCE IN TEACHER TRAINING PROCESS FOR CHILD EDUCATION
title_full CONNECTIVE LINES BETWEEN CHILDHOOD AND TEACHING: THE ROLE FOR THE AESTHETIC EXPERIENCE IN TEACHER TRAINING PROCESS FOR CHILD EDUCATION
title_fullStr CONNECTIVE LINES BETWEEN CHILDHOOD AND TEACHING: THE ROLE FOR THE AESTHETIC EXPERIENCE IN TEACHER TRAINING PROCESS FOR CHILD EDUCATION
title_full_unstemmed CONNECTIVE LINES BETWEEN CHILDHOOD AND TEACHING: THE ROLE FOR THE AESTHETIC EXPERIENCE IN TEACHER TRAINING PROCESS FOR CHILD EDUCATION
title_sort CONNECTIVE LINES BETWEEN CHILDHOOD AND TEACHING: THE ROLE FOR THE AESTHETIC EXPERIENCE IN TEACHER TRAINING PROCESS FOR CHILD EDUCATION
author LIVIA LARISSA DE LIMA LAGE
author_facet LIVIA LARISSA DE LIMA LAGE
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 33953252704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6837272300775720
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv ALEXANDRA COELHO PENA
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 01844570762
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3002450726771347
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv ALEXANDRA COELHO PENA
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv 01844570762
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3002450726771347
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ALEXANDRA COELHO PENA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ALEXANDRA COELHO PENA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ALEXANDRA COELHO PENA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09482236777
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0583575882819654
dc.contributor.author.fl_str_mv LIVIA LARISSA DE LIMA LAGE
contributor_str_mv ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
ALEXANDRA COELHO PENA
ALEXANDRA COELHO PENA
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
ALEXANDRA COELHO PENA
ALEXANDRA COELHO PENA
ALEXANDRA COELHO PENA
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO
description A pesquisa tem como objetivo compreender aspectos do processo formativo de oito professores de Educação Infantil que buscam desenvolver práticas pedagógicas em coerência com concepções de crianças enquanto sujeitos de direitos, social e historicamente situados, competentes em suas formas múltiplas de interagir e produzir cultura. O quê, em suas trajetórias formativas, vem favorecendo a aproximação entre a docência e as especificidades das crianças? Análise de relatórios de avaliação das crianças e entrevistas com os professores foram as duas estratégias metodológicas utilizadas. Relatórios são instrumentos de avaliação considerados documentação pedagógica: como o olhar docente se constitui ao documentar o percurso de desenvolvimento e aprendizagem das crianças? O que os professores compartilham nesses documentos sobre suas percepções das crianças? Analisando o documento como monumento, conforme sugere Jaques Le Goff (1996), verifico que os relatórios ora monumentalizam as culturas escolares, ora as culturas infantis, apontando para a coexistência tensionada de ambas perspectivas nas instituições de Educação Infantil. As análises revelam que as premissas institucionais e as condições de trabalho interferem de maneira relevante na produção dos relatórios. Já as narrativas docentes que emergiram das entrevistas referem-se à formação de maneira ampla, envolvendo experiências diversificadas: pessoais e profissionais. A dimensão pessoal, relacional e experiencial da docência e dos saberes docentes sobressaem como aspectos fundamentais da formação de determinada profissionalidade sensível à infância, que não se encerra em conhecimentos acadêmico-científicos e demanda, também, processos formativos que mobilizam a pessoa integralmente, nutrem e sensibilizam às linguagens da infância, apontando para a essencialidade das experiências estéticas na formação desses professores de Educação Infantil.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35544@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35544@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35544@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35544@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324940898107392