Mathematics in the pedagogical journal Unsere Schule

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuhn, Malcus Cassiano
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bayer, Arno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143518
Resumo: O artigo analisa as edições do periódico pedagógico Unsere Schule, com ênfase no discurso matemático veiculado por meio dos textos, imagens e enunciados, suas intencionalidades e abordagens. Como o tema se insere na história da educação matemática no Rio Grande do Sul, este estudo qualitativo e documental se ampara na história cultural para análise das onze edições do periódico Unsere Schule, editado pela Igreja Luterana, em alemão, para suas escolas paroquiais, no período de agosto de 1933 a outubro de 1935. Em 1900, o Sínodo Evangélico Luterano Alemão de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou missão nas colônias alemãs gaúchas, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Tais escolas integravam um projeto missionário e comunitário que buscava ensinar a língua materna, a matemática, valores culturais, sociais e, principalmente, religiosos. Em sua totalidade de 164 páginas, o periódico Unsere Schule traz contribuições para as escolas paroquiais luteranas gaúchas por meio de textos bíblicos, informações e artigos pedagógicos em diferentes áreas do conhecimento. O periódico Unsere Schule apresenta orientações didáticas para o ensino da matemática com emprego do método intuitivo, faz divulgação de livros de aritmética e publica artigos pedagógicos para o ensino prático da geometria e de unidades de medida.
id USP-11_0a63e48688b6782896d607c2f1f31e6d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/143518
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Mathematics in the pedagogical journal Unsere SchuleA matemática no periódico pedagógico Unsere SchuleHistória da educaçãoMatemáticaPeriódico pedagógicoEscolas paroquiais luteranas gaúchasHistory of EducationMathematicsPedagogical PeriodicalGaucho Lutheran Parochial Schools O artigo analisa as edições do periódico pedagógico Unsere Schule, com ênfase no discurso matemático veiculado por meio dos textos, imagens e enunciados, suas intencionalidades e abordagens. Como o tema se insere na história da educação matemática no Rio Grande do Sul, este estudo qualitativo e documental se ampara na história cultural para análise das onze edições do periódico Unsere Schule, editado pela Igreja Luterana, em alemão, para suas escolas paroquiais, no período de agosto de 1933 a outubro de 1935. Em 1900, o Sínodo Evangélico Luterano Alemão de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou missão nas colônias alemãs gaúchas, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Tais escolas integravam um projeto missionário e comunitário que buscava ensinar a língua materna, a matemática, valores culturais, sociais e, principalmente, religiosos. Em sua totalidade de 164 páginas, o periódico Unsere Schule traz contribuições para as escolas paroquiais luteranas gaúchas por meio de textos bíblicos, informações e artigos pedagógicos em diferentes áreas do conhecimento. O periódico Unsere Schule apresenta orientações didáticas para o ensino da matemática com emprego do método intuitivo, faz divulgação de livros de aritmética e publica artigos pedagógicos para o ensino prático da geometria e de unidades de medida. The article analyzes the editions of Unsere Schule, a pedagogical journal, with emphasis on the mathematical discourse through texts, images and statements, their intentions and approaches. As the theme is part of the history of mathematical education in Rio Grande do Sul, this qualitative and documentary study draws on cultural history for the analysis of the eleven editions of the Unsere Schule, edited by the Lutheran Church in German, for its parochial schools, from August 1933 to October 1935. In 1900, the German Evangelical Lutheran Synod of Missouri, today the Evangelical Lutheran Church of Brazil, began mission in the German colonies in the state, founding religious congregations and parochial schools. These schools were part of a missionary and community project that sought to teach the mother tongue, mathematics, as well as cultural, social and mainly religious values. In its whole of 164 pages, journal Unsere Schule brings contributions to the Lutheran parochial schools in Rio Grande do Sul, through biblical texts, information and pedagogical articles in different areas of knowledge. Journal Unsere Schule presents didactic orientations for the teaching of mathematics using the intuitive method, gives publicity to arithmetic books and publishes pedagogical articles for the practical teaching of geometry and units of measure.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/14351810.1590/s1678-4634201711164384Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e164384Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e164384Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e1643841678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143518/138211Copyright (c) 2018 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessKuhn, Malcus CassianoBayer, Arno2018-05-18T13:02:03Zoai:revistas.usp.br:article/143518Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2018-05-18T13:02:03Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mathematics in the pedagogical journal Unsere Schule
A matemática no periódico pedagógico Unsere Schule
title Mathematics in the pedagogical journal Unsere Schule
spellingShingle Mathematics in the pedagogical journal Unsere Schule
Kuhn, Malcus Cassiano
História da educação
Matemática
Periódico pedagógico
Escolas paroquiais luteranas gaúchas
History of Education
Mathematics
Pedagogical Periodical
Gaucho Lutheran Parochial Schools
title_short Mathematics in the pedagogical journal Unsere Schule
title_full Mathematics in the pedagogical journal Unsere Schule
title_fullStr Mathematics in the pedagogical journal Unsere Schule
title_full_unstemmed Mathematics in the pedagogical journal Unsere Schule
title_sort Mathematics in the pedagogical journal Unsere Schule
author Kuhn, Malcus Cassiano
author_facet Kuhn, Malcus Cassiano
Bayer, Arno
author_role author
author2 Bayer, Arno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuhn, Malcus Cassiano
Bayer, Arno
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Matemática
Periódico pedagógico
Escolas paroquiais luteranas gaúchas
History of Education
Mathematics
Pedagogical Periodical
Gaucho Lutheran Parochial Schools
topic História da educação
Matemática
Periódico pedagógico
Escolas paroquiais luteranas gaúchas
History of Education
Mathematics
Pedagogical Periodical
Gaucho Lutheran Parochial Schools
description O artigo analisa as edições do periódico pedagógico Unsere Schule, com ênfase no discurso matemático veiculado por meio dos textos, imagens e enunciados, suas intencionalidades e abordagens. Como o tema se insere na história da educação matemática no Rio Grande do Sul, este estudo qualitativo e documental se ampara na história cultural para análise das onze edições do periódico Unsere Schule, editado pela Igreja Luterana, em alemão, para suas escolas paroquiais, no período de agosto de 1933 a outubro de 1935. Em 1900, o Sínodo Evangélico Luterano Alemão de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou missão nas colônias alemãs gaúchas, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Tais escolas integravam um projeto missionário e comunitário que buscava ensinar a língua materna, a matemática, valores culturais, sociais e, principalmente, religiosos. Em sua totalidade de 164 páginas, o periódico Unsere Schule traz contribuições para as escolas paroquiais luteranas gaúchas por meio de textos bíblicos, informações e artigos pedagógicos em diferentes áreas do conhecimento. O periódico Unsere Schule apresenta orientações didáticas para o ensino da matemática com emprego do método intuitivo, faz divulgação de livros de aritmética e publica artigos pedagógicos para o ensino prático da geometria e de unidades de medida.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143518
10.1590/s1678-4634201711164384
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143518
identifier_str_mv 10.1590/s1678-4634201711164384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/143518/138211
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e164384
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e164384
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e164384
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713812582891520