Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
DOI: | 10.1590/S1517-97022005000300013 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27993 |
Resumo: | O texto apresenta o processo de reconfiguração do sentido e do significado da pesquisa-ação como pesquisa crítico-colaborativa, a partir de duas experiências que coordenamos junto a equipes da universidade e de escolas públicas no estado de São Paulo e discute seu potencial de impacto na formação e atuação docente e seus desdobramentos para políticas públicas de educação. Preocupados em realizar pesquisas nos contextos escolares de modo a contribuir com suas equipes na compreensão e no encaminhamento de respostas às dificuldades nelas inerentes, encontramos nas abordagens qualitativas o caminho natural. Porém, qual perspectiva adotar? Seria a interventiva? Não nos parecia adequada considerando a tendência desta de se sobrepor às responsabilidades dos profissionais das escolas. Também não nos satisfazia a perspectiva etnográfica, considerando os riscos de nos embrenharmos em infindas descrições dos fenômenos. Também não faríamos estudo de casos. A certeza que tínhamos era a de que queríamos realizar pesquisas com os profissionais nos contextos escolares e não sobre eles. Nossa expectativa era a de contribuir nos seus processos de formação contínua. Parecia então que a pesquisa-ação seria adequada. Porém, considerando a complexidade de que essa abordagem se reveste, não nos encorajamos, de início, a assim denominar a que utilizaríamos. À medida em que foram sendo desenvolvidas, foi se configurando o que acabamos por denominar de pesquisa-ação crítico-colaborativa. É sobre esse processo que este texto se debruça. |
id |
USP-11_14be5772283cb3ba987911fe1ae332ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/27993 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
spelling |
Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente Critical-collaborative action research: constructing its meaning through experiences in teacher education Pesquisa-ação crítico-colaborativaFormação de professoresSaberes docentesDidáticaCritical-Collaborative Action ResearchTeacher educationTeaching knowledgesDidactics O texto apresenta o processo de reconfiguração do sentido e do significado da pesquisa-ação como pesquisa crítico-colaborativa, a partir de duas experiências que coordenamos junto a equipes da universidade e de escolas públicas no estado de São Paulo e discute seu potencial de impacto na formação e atuação docente e seus desdobramentos para políticas públicas de educação. Preocupados em realizar pesquisas nos contextos escolares de modo a contribuir com suas equipes na compreensão e no encaminhamento de respostas às dificuldades nelas inerentes, encontramos nas abordagens qualitativas o caminho natural. Porém, qual perspectiva adotar? Seria a interventiva? Não nos parecia adequada considerando a tendência desta de se sobrepor às responsabilidades dos profissionais das escolas. Também não nos satisfazia a perspectiva etnográfica, considerando os riscos de nos embrenharmos em infindas descrições dos fenômenos. Também não faríamos estudo de casos. A certeza que tínhamos era a de que queríamos realizar pesquisas com os profissionais nos contextos escolares e não sobre eles. Nossa expectativa era a de contribuir nos seus processos de formação contínua. Parecia então que a pesquisa-ação seria adequada. Porém, considerando a complexidade de que essa abordagem se reveste, não nos encorajamos, de início, a assim denominar a que utilizaríamos. À medida em que foram sendo desenvolvidas, foi se configurando o que acabamos por denominar de pesquisa-ação crítico-colaborativa. É sobre esse processo que este texto se debruça. This text presents the process of reconfiguration of the meaning and sense of action research as a critical-collaborative research starting from two experiences we have coordinated involving teams from university and from public schools in the State of São Paulo, as well as discussing its potential for impact in teacher education and action and its implications for public policies in education. Concerned with carrying out research in the school contexts, so as to help their teams to understand and give an answer to the intrinsic difficulties, we find in the qualitative approaches the most natural path. But, what perspective should we adopt? Should it be intervention-based? It did not seem to us to be the most adequate approach given its tendency to overtake the responsibilities of school workers. The ethnographic approach was not satisfying either, considering the risks of entangling ourselves in endless descriptions of phenomena. Neither did we want to carry out case studies. We were sure that we wanted to conduct research with the professionals in school contexts and not about them. Our expectation was one of contributing to their processes of continuing education. It thus seemed that the action research would be an adequate approach. However, considering the complexity that usually surrounds this approach, we were not tempted, at first, to give its name to the approach we were going to employ. As the study progressed, it gave shape to what we shall call critical-collaborative action research. It is with this process that the present text shall deal. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2799310.1590/S1517-97022005000300013Educação e Pesquisa; v. 31 n. 3 (2005); 521-539Educação e Pesquisa; Vol. 31 Núm. 3 (2005); 521-539Educação e Pesquisa; Vol. 31 No. 3 (2005); 521-5391678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27993/29777https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27993/29778Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessPimenta, Selma Garrido2014-10-24T15:43:24Zoai:revistas.usp.br:article/27993Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:43:24Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente Critical-collaborative action research: constructing its meaning through experiences in teacher education |
title |
Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente |
spellingShingle |
Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente Pimenta, Selma Garrido Pesquisa-ação crítico-colaborativa Formação de professores Saberes docentes Didática Critical-Collaborative Action Research Teacher education Teaching knowledges Didactics Pimenta, Selma Garrido Pesquisa-ação crítico-colaborativa Formação de professores Saberes docentes Didática Critical-Collaborative Action Research Teacher education Teaching knowledges Didactics |
title_short |
Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente |
title_full |
Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente |
title_fullStr |
Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente |
title_full_unstemmed |
Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente |
title_sort |
Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente |
author |
Pimenta, Selma Garrido |
author_facet |
Pimenta, Selma Garrido Pimenta, Selma Garrido |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta, Selma Garrido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa-ação crítico-colaborativa Formação de professores Saberes docentes Didática Critical-Collaborative Action Research Teacher education Teaching knowledges Didactics |
topic |
Pesquisa-ação crítico-colaborativa Formação de professores Saberes docentes Didática Critical-Collaborative Action Research Teacher education Teaching knowledges Didactics |
description |
O texto apresenta o processo de reconfiguração do sentido e do significado da pesquisa-ação como pesquisa crítico-colaborativa, a partir de duas experiências que coordenamos junto a equipes da universidade e de escolas públicas no estado de São Paulo e discute seu potencial de impacto na formação e atuação docente e seus desdobramentos para políticas públicas de educação. Preocupados em realizar pesquisas nos contextos escolares de modo a contribuir com suas equipes na compreensão e no encaminhamento de respostas às dificuldades nelas inerentes, encontramos nas abordagens qualitativas o caminho natural. Porém, qual perspectiva adotar? Seria a interventiva? Não nos parecia adequada considerando a tendência desta de se sobrepor às responsabilidades dos profissionais das escolas. Também não nos satisfazia a perspectiva etnográfica, considerando os riscos de nos embrenharmos em infindas descrições dos fenômenos. Também não faríamos estudo de casos. A certeza que tínhamos era a de que queríamos realizar pesquisas com os profissionais nos contextos escolares e não sobre eles. Nossa expectativa era a de contribuir nos seus processos de formação contínua. Parecia então que a pesquisa-ação seria adequada. Porém, considerando a complexidade de que essa abordagem se reveste, não nos encorajamos, de início, a assim denominar a que utilizaríamos. À medida em que foram sendo desenvolvidas, foi se configurando o que acabamos por denominar de pesquisa-ação crítico-colaborativa. É sobre esse processo que este texto se debruça. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27993 10.1590/S1517-97022005000300013 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27993 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1517-97022005000300013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27993/29777 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27993/29778 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 31 n. 3 (2005); 521-539 Educação e Pesquisa; Vol. 31 Núm. 3 (2005); 521-539 Educação e Pesquisa; Vol. 31 No. 3 (2005); 521-539 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1822222684773154816 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S1517-97022005000300013 |