Educação em direitos humanos no currículo das licenciaturas de instituições federais de educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193205 |
Resumo: | A legislação brasileira contempla a necessidade da inclusão da Educação em direitos humanos na educação básica e superior. Para tanto, faz-se necessário que ela esteja presente na formação de professores, pois estes profissionais são responsáveis por desenvolver e implementar ações e programas de educação formal e não formal em todos os níveis de ensino. O objetivo deste estudo é analisar os currículos dos cursos de licenciatura ofertados por instituições federais de ensino superior, para identificar como a Educação em direitos humanos está inserida nesses currículos, tendo por referência a Resolução n. 01/2012 do Conselho Nacional de Educação (CNE). Trata-se de uma pesquisa descritiva-avaliativa, do tipo documental, que incidiu sobre as ementas de 38 currículos de licenciaturas com melhor avaliação no Conceito Preliminar de Cursos 2017, distribuídos em 21 instituições federais de educação e relacionados a 11 áreas: Matemática, Física, Computação e Química, Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia e Pedagogia, Letras, Artes Visuais e Música. Como resultado, foi possível identificar que as instituições não são omissas, considerando que 36 currículos abordam direitos humanos com conteúdos distribuídos em uma ou mais disciplinas, porém apenas 21% dos cursos ofertam componente curricular obrigatório específico para o tema, contrariando o que determina o CNE. Conclui-se que é preciso ampliar a inserção da educação em direitos humanos nas licenciaturas e que não se restrinja apenas a uma disciplina ou conteúdos isolados, mas que seja uma formação transversalizada em todo o currículo. |
id |
USP-11_1f076e4908b5daf21fb0ee1e96a2f75d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/193205 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em direitos humanos no currículo das licenciaturas de instituições federais de educação superiorHuman rights education in the curricula of undergraduate courses at federal higher education institutionsDireitos humanosEscola justaUniversidadeCurrículosFormação inicial docenteLicenciaturasHuman rightsFair schoolCurriculaUndergraduate coursesBasic teacher educationUniversityA legislação brasileira contempla a necessidade da inclusão da Educação em direitos humanos na educação básica e superior. Para tanto, faz-se necessário que ela esteja presente na formação de professores, pois estes profissionais são responsáveis por desenvolver e implementar ações e programas de educação formal e não formal em todos os níveis de ensino. O objetivo deste estudo é analisar os currículos dos cursos de licenciatura ofertados por instituições federais de ensino superior, para identificar como a Educação em direitos humanos está inserida nesses currículos, tendo por referência a Resolução n. 01/2012 do Conselho Nacional de Educação (CNE). Trata-se de uma pesquisa descritiva-avaliativa, do tipo documental, que incidiu sobre as ementas de 38 currículos de licenciaturas com melhor avaliação no Conceito Preliminar de Cursos 2017, distribuídos em 21 instituições federais de educação e relacionados a 11 áreas: Matemática, Física, Computação e Química, Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia e Pedagogia, Letras, Artes Visuais e Música. Como resultado, foi possível identificar que as instituições não são omissas, considerando que 36 currículos abordam direitos humanos com conteúdos distribuídos em uma ou mais disciplinas, porém apenas 21% dos cursos ofertam componente curricular obrigatório específico para o tema, contrariando o que determina o CNE. Conclui-se que é preciso ampliar a inserção da educação em direitos humanos nas licenciaturas e que não se restrinja apenas a uma disciplina ou conteúdos isolados, mas que seja uma formação transversalizada em todo o currículo.The Brazilian law provides for the need of human rights education in both basic and higher education. To this end, it is necessary to include it in basic teacher training, since these professionals are responsible for developing and implementing actions and programs of formal and non-formal education at different levels. In view of this fact, this study aims to analyze the curricula of undergraduate courses offered by federal higher education institutions in order to identify how Human Rights Education plays its role in these curricula according to Resolution n. 01/2012 of the National Board of Education (CNE). This is a descriptive-evaluative documental study which analyzed syllabi of the 38 top-rank undergraduate curricula in 21 federal higher education institutions according to the Preliminary Course Evaluation framework of 2017. It included 11 areas: Mathematics, Physics, Computer Science and Chemistry, Biological Sciences, Physical Education, Philosophy and Pedagogy, Languages, Visual Arts and Music. The analysis conducted showed that the institutions are not neglectful in this regard, considering that 36 curricula examined address Human Rights and can be found in at least one course of each area. However, only 21% of the curricula of the fields investigated offer a specific mandatory course in the area, contrary to what is determined by the CNE. Thus, conclusion is that Human Rights related themes should not be restricted to a single course or treated in an isolate manner, but included in a wider array of undergraduate courses in order to make curriculum more interdisciplinary and inclusive.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2021-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/19320510.1590/S1678-4634202147244510Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e244510Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e244510Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e2445101678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193205/177998https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193205/177997https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193205/177996Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Daiane da Luz Caputo, Maria Constantina Veras, Renata Meira 2021-12-07T14:07:50Zoai:revistas.usp.br:article/193205Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-12-07T14:07:50Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em direitos humanos no currículo das licenciaturas de instituições federais de educação superior Human rights education in the curricula of undergraduate courses at federal higher education institutions |
title |
Educação em direitos humanos no currículo das licenciaturas de instituições federais de educação superior |
spellingShingle |
Educação em direitos humanos no currículo das licenciaturas de instituições federais de educação superior Silva, Daiane da Luz Direitos humanos Escola justa Universidade Currículos Formação inicial docente Licenciaturas Human rights Fair school Curricula Undergraduate courses Basic teacher education University |
title_short |
Educação em direitos humanos no currículo das licenciaturas de instituições federais de educação superior |
title_full |
Educação em direitos humanos no currículo das licenciaturas de instituições federais de educação superior |
title_fullStr |
Educação em direitos humanos no currículo das licenciaturas de instituições federais de educação superior |
title_full_unstemmed |
Educação em direitos humanos no currículo das licenciaturas de instituições federais de educação superior |
title_sort |
Educação em direitos humanos no currículo das licenciaturas de instituições federais de educação superior |
author |
Silva, Daiane da Luz |
author_facet |
Silva, Daiane da Luz Caputo, Maria Constantina Veras, Renata Meira |
author_role |
author |
author2 |
Caputo, Maria Constantina Veras, Renata Meira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daiane da Luz Caputo, Maria Constantina Veras, Renata Meira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direitos humanos Escola justa Universidade Currículos Formação inicial docente Licenciaturas Human rights Fair school Curricula Undergraduate courses Basic teacher education University |
topic |
Direitos humanos Escola justa Universidade Currículos Formação inicial docente Licenciaturas Human rights Fair school Curricula Undergraduate courses Basic teacher education University |
description |
A legislação brasileira contempla a necessidade da inclusão da Educação em direitos humanos na educação básica e superior. Para tanto, faz-se necessário que ela esteja presente na formação de professores, pois estes profissionais são responsáveis por desenvolver e implementar ações e programas de educação formal e não formal em todos os níveis de ensino. O objetivo deste estudo é analisar os currículos dos cursos de licenciatura ofertados por instituições federais de ensino superior, para identificar como a Educação em direitos humanos está inserida nesses currículos, tendo por referência a Resolução n. 01/2012 do Conselho Nacional de Educação (CNE). Trata-se de uma pesquisa descritiva-avaliativa, do tipo documental, que incidiu sobre as ementas de 38 currículos de licenciaturas com melhor avaliação no Conceito Preliminar de Cursos 2017, distribuídos em 21 instituições federais de educação e relacionados a 11 áreas: Matemática, Física, Computação e Química, Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia e Pedagogia, Letras, Artes Visuais e Música. Como resultado, foi possível identificar que as instituições não são omissas, considerando que 36 currículos abordam direitos humanos com conteúdos distribuídos em uma ou mais disciplinas, porém apenas 21% dos cursos ofertam componente curricular obrigatório específico para o tema, contrariando o que determina o CNE. Conclui-se que é preciso ampliar a inserção da educação em direitos humanos nas licenciaturas e que não se restrinja apenas a uma disciplina ou conteúdos isolados, mas que seja uma formação transversalizada em todo o currículo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193205 10.1590/S1678-4634202147244510 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193205 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-4634202147244510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193205/177998 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193205/177997 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193205/177996 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e244510 Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e244510 Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e244510 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1787713814783852544 |