Da polêmica sobre a pós-modernidade aos 'desafios' lyotardianos à Filosofia da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagni, Pedro Angelo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28027
Resumo: As relações entre pós-modernidade e educação tem sido objeto de inúmeras pesquisas, bem como de certa polêmica no âmbito da Filosofia da Educação, a começar pela própria conceituação da pós-modernidade até chegar às posições filosóficas engendradas por ela. Em quase todas essas pesquisas e polêmicas, A condição pós-moderna, de Jean François Lyotard, se configura como uma referência importante, porém raramente as obras subseqüentes a essa são mencionadas, deixando uma parte de seu legado filosófico de fora de tais discussões e, particularmente, de suas eventuais contribuições para a educação. Tendo em vista esse limiar dos estudos sobre o assunto, o presente artigo procura desenvolver uma interpretação acerca do pensamento lyotardiano, privilegiando a análise das obras subseqüentes ao seu livro mais polêmico, com o objetivo de situar o seu projeto filosófico para além de um marco da pós-modernidade e de discutir as suas contribuições à Filosofia da Educação na atualidade. Mediante tal interpretação, recupera-se um projeto filosófico que lança alguns 'desafios' à Filosofia da Educação referentes ao deslocamento de sua problemática epistemológica para a estética, nutrida por um pensamento capaz de elucidar a face complexa e obscura da educação, a sua sombra inumana, e o diferendo constitutivo do ensino, inapreensíveis pela linguagem e pela comunicação. Assim, esperamos que tal projeto possa ser compreendido não por aquilo que traz de polêmico à Filosofia da Educação, mas pelo que a desafia no tempo presente, como uma reescrita da modernidade.
id USP-11_2385a0a53417c1ea3006290e3c6fc9d5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/28027
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Da polêmica sobre a pós-modernidade aos 'desafios' lyotardianos à Filosofia da Educação From the controversy of postmodernity to the Lyotardian "challenges" to the Philosophy of Education Pós-modernidadeFilosofia da EducaçãoDiferendoJean François LyotardPostmodernityPhilosophy of educationContentionJean-François Lyotard As relações entre pós-modernidade e educação tem sido objeto de inúmeras pesquisas, bem como de certa polêmica no âmbito da Filosofia da Educação, a começar pela própria conceituação da pós-modernidade até chegar às posições filosóficas engendradas por ela. Em quase todas essas pesquisas e polêmicas, A condição pós-moderna, de Jean François Lyotard, se configura como uma referência importante, porém raramente as obras subseqüentes a essa são mencionadas, deixando uma parte de seu legado filosófico de fora de tais discussões e, particularmente, de suas eventuais contribuições para a educação. Tendo em vista esse limiar dos estudos sobre o assunto, o presente artigo procura desenvolver uma interpretação acerca do pensamento lyotardiano, privilegiando a análise das obras subseqüentes ao seu livro mais polêmico, com o objetivo de situar o seu projeto filosófico para além de um marco da pós-modernidade e de discutir as suas contribuições à Filosofia da Educação na atualidade. Mediante tal interpretação, recupera-se um projeto filosófico que lança alguns 'desafios' à Filosofia da Educação referentes ao deslocamento de sua problemática epistemológica para a estética, nutrida por um pensamento capaz de elucidar a face complexa e obscura da educação, a sua sombra inumana, e o diferendo constitutivo do ensino, inapreensíveis pela linguagem e pela comunicação. Assim, esperamos que tal projeto possa ser compreendido não por aquilo que traz de polêmico à Filosofia da Educação, mas pelo que a desafia no tempo presente, como uma reescrita da modernidade. The relations between postmodernity and education have been the object of countless researches, and also of some controversy within the philosophy of education, starting with the very conception of postmodernity and extending to the philosophical positions it engenders. In almost every research and controversy, Jean-François Lyotard's The Postmodern Condition figures as an important reference, although his subsequent works are seldom mentioned, thereby leaving part of his philosophical legacy outside such discussions and, in particular, of his resulting contributions to education. In view of the current state of these studies, the present article seeks to develop an interpretation of the Lyotardian thought more strongly focused on the analysis of the works he published after his controversial book, with the purpose of placing his philosophical project beyond a landmark of postmodernity, and of discussing his contributions to the current philosophy of education. Such interpretation rescues a philosophical project that places before today's philosophy of education "challenges" concerning the move of its epistemological problems to the sphere of aesthetics, nurtured by a thinking capable of illuminating the complex and obscure face of education, its inhuman shadow, and the constitutive contention of teaching, inapprehensible by language and communication. We thus hope that such project can be understood not for the controversy it brings to the philosophy of education, but for the current challenges put to the latter as a rewriting of modernity. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2802710.1590/S1517-97022006000300010Educação e Pesquisa; v. 32 n. 3 (2006); 567-587Educação e Pesquisa; Vol. 32 No. 3 (2006); 567-587Educação e Pesquisa; Vol. 32 Núm. 3 (2006); 567-5871678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28027/29825Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessPagni, Pedro Angelo2014-10-24T15:44:01Zoai:revistas.usp.br:article/28027Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:44:01Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da polêmica sobre a pós-modernidade aos 'desafios' lyotardianos à Filosofia da Educação
From the controversy of postmodernity to the Lyotardian "challenges" to the Philosophy of Education
title Da polêmica sobre a pós-modernidade aos 'desafios' lyotardianos à Filosofia da Educação
spellingShingle Da polêmica sobre a pós-modernidade aos 'desafios' lyotardianos à Filosofia da Educação
Pagni, Pedro Angelo
Pós-modernidade
Filosofia da Educação
Diferendo
Jean François Lyotard
Postmodernity
Philosophy of education
Contention
Jean-François Lyotard
title_short Da polêmica sobre a pós-modernidade aos 'desafios' lyotardianos à Filosofia da Educação
title_full Da polêmica sobre a pós-modernidade aos 'desafios' lyotardianos à Filosofia da Educação
title_fullStr Da polêmica sobre a pós-modernidade aos 'desafios' lyotardianos à Filosofia da Educação
title_full_unstemmed Da polêmica sobre a pós-modernidade aos 'desafios' lyotardianos à Filosofia da Educação
title_sort Da polêmica sobre a pós-modernidade aos 'desafios' lyotardianos à Filosofia da Educação
author Pagni, Pedro Angelo
author_facet Pagni, Pedro Angelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagni, Pedro Angelo
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-modernidade
Filosofia da Educação
Diferendo
Jean François Lyotard
Postmodernity
Philosophy of education
Contention
Jean-François Lyotard
topic Pós-modernidade
Filosofia da Educação
Diferendo
Jean François Lyotard
Postmodernity
Philosophy of education
Contention
Jean-François Lyotard
description As relações entre pós-modernidade e educação tem sido objeto de inúmeras pesquisas, bem como de certa polêmica no âmbito da Filosofia da Educação, a começar pela própria conceituação da pós-modernidade até chegar às posições filosóficas engendradas por ela. Em quase todas essas pesquisas e polêmicas, A condição pós-moderna, de Jean François Lyotard, se configura como uma referência importante, porém raramente as obras subseqüentes a essa são mencionadas, deixando uma parte de seu legado filosófico de fora de tais discussões e, particularmente, de suas eventuais contribuições para a educação. Tendo em vista esse limiar dos estudos sobre o assunto, o presente artigo procura desenvolver uma interpretação acerca do pensamento lyotardiano, privilegiando a análise das obras subseqüentes ao seu livro mais polêmico, com o objetivo de situar o seu projeto filosófico para além de um marco da pós-modernidade e de discutir as suas contribuições à Filosofia da Educação na atualidade. Mediante tal interpretação, recupera-se um projeto filosófico que lança alguns 'desafios' à Filosofia da Educação referentes ao deslocamento de sua problemática epistemológica para a estética, nutrida por um pensamento capaz de elucidar a face complexa e obscura da educação, a sua sombra inumana, e o diferendo constitutivo do ensino, inapreensíveis pela linguagem e pela comunicação. Assim, esperamos que tal projeto possa ser compreendido não por aquilo que traz de polêmico à Filosofia da Educação, mas pelo que a desafia no tempo presente, como uma reescrita da modernidade.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28027
10.1590/S1517-97022006000300010
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28027
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022006000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28027/29825
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 32 n. 3 (2006); 567-587
Educação e Pesquisa; Vol. 32 No. 3 (2006); 567-587
Educação e Pesquisa; Vol. 32 Núm. 3 (2006); 567-587
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713811130613760