Best practices with ICT and the value attributed by the students newly integrated in university
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/88436 |
Resumo: | As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) marcam as dinâmicas de trabalho dos diferentes contextos profissionais, e o âmbito educativo não é uma exceção. Nesta investigação, pretende-se conhecer a percepção que têm os alunos recém-integrados no ensino universitário sobre as boas práticas educativas com as TIC. Para tanto, analisou-se o conteúdo de relatos dos alunos, nos quais plasmam sua reflexão sobre as experiências e ideias prévias no âmbito da temática em causa. O estudo de caso abordou-se a partir de um enfoque qualitativo que se enquadra na investigação narrativa. A amostra é composta por 55 alunos com idades entre 18 e 37 anos que frequentam o 1º ano do Grau em Educação Social na Universidade de Vigo (Espanha). Como resultados e principais conclusões, salienta-se que a simples utilização das TIC é associada pelos participantes às boas práticas, sem questionar a combinação de seu uso com o de estratégias didáticas de tipo inovador. Descobre-se que eles atribuem as boas práticas com TIC ao uso de dispositivos e aplicativos bastante atuais. Os participantes identificam diferentes benefícios em seu uso relativamente a: acesso à internet, comunicação, publicação e difusão de conteúdos numa multitude de formatos. Já como obstáculos, destacam o elevado custo econômico de alguns dispositivos, as dificuldades técnicas, a distração que podem produzir, assim como a perda de contato pessoal e de tempo. Também são capazes de extrapolar a utilização do que consideram boas práticas com TIC a algum aspecto do trabalho de sua futura profissão. |
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Best practices with ICT and the value attributed by the students newly integrated in universityAs boas práticas com TIC e a utilidade atribuída pelos alunos recém-integrados na universidadeAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) marcam as dinâmicas de trabalho dos diferentes contextos profissionais, e o âmbito educativo não é uma exceção. Nesta investigação, pretende-se conhecer a percepção que têm os alunos recém-integrados no ensino universitário sobre as boas práticas educativas com as TIC. Para tanto, analisou-se o conteúdo de relatos dos alunos, nos quais plasmam sua reflexão sobre as experiências e ideias prévias no âmbito da temática em causa. O estudo de caso abordou-se a partir de um enfoque qualitativo que se enquadra na investigação narrativa. A amostra é composta por 55 alunos com idades entre 18 e 37 anos que frequentam o 1º ano do Grau em Educação Social na Universidade de Vigo (Espanha). Como resultados e principais conclusões, salienta-se que a simples utilização das TIC é associada pelos participantes às boas práticas, sem questionar a combinação de seu uso com o de estratégias didáticas de tipo inovador. Descobre-se que eles atribuem as boas práticas com TIC ao uso de dispositivos e aplicativos bastante atuais. Os participantes identificam diferentes benefícios em seu uso relativamente a: acesso à internet, comunicação, publicação e difusão de conteúdos numa multitude de formatos. Já como obstáculos, destacam o elevado custo econômico de alguns dispositivos, as dificuldades técnicas, a distração que podem produzir, assim como a perda de contato pessoal e de tempo. Também são capazes de extrapolar a utilização do que consideram boas práticas com TIC a algum aspecto do trabalho de sua futura profissão.The Information and Communication Technologies (ICT) mark the work dynamics of the different contexts and the field of educational is not an exception. This research aims to understand the perception that students recently integrated in university education have on best educational practices with ICT. In particular we analyzed the content of reports in which students express their reflections about experiences and previous ideas under the theme concerned. The case study was addressed from a qualitative approach that fits in the narrative inquiry. The sample consists of 55 students aged between 18 and 37 years attending the first year of Social Education Bachelor's degree at University of Vigo (Spain). As main results and conclusions we must note that simply use of ICT is linked by participants to best practices without questioning the combination of its use with the kind of innovative teaching strategies. It was found that they attach best practices with the use of very current ICT devices and applications. Participants identify different benefits in its use related to: internet access, communication, publication and dissemination of content in a multitude of formats. While the obstacles they highlight the high economic cost of some devices, technical difficulties, the distraction that can produce, as well as the loss of personal contact and time. They are also able to extrapolate the use of what they consider best practice with ICT to some aspect of the work of their future profession.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/8843610.1590/S1517-97022014005000005Educação e Pesquisa; v. 40 n. 4 (2014); 897-912Educação e Pesquisa; Vol. 40 No. 4 (2014); 897-912Educação e Pesquisa; Vol. 40 Núm. 4 (2014); 897-9121678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/88436/91320Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessRicoy, María CarmenCouto, Maria João V. S.2016-01-20T17:24:38Zoai:revistas.usp.br:article/88436Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2016-01-20T17:24:38Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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