Teacher education and the theories of teacher knowledge: contexts, doubts, and challenges

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Wanderson Ferreira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28048
Resumo: O objetivo do presente texto é analisar a recepção dos estudos ligados aos saberes da docência junto ao campo da formação de professores no Brasil. A idéia central aqui é compreender, a partir da discussão com a literatura e com as pesquisas recentes, um pouco mais como os autores estudiosos da formação docente têm percebido a chegada desses novos modos de se ver, apreciar e investigar o trabalho do professor. O texto aponta que não há consenso entre o conjunto de autores tomados para análise e que seus argumentos podem ser vistos no contexto de enunciados que subjazem as discussões no campo da formação de professores. Tais enunciados apresentam, pelo menos, três dimensões: a epistemológica, a política e a profissional. A primeira se refere aos embates no campo da constituição do conceito de professor-reflexivo e de seus fundamentos filosóficos. A segunda diz respeito aos seus desdobramentos e significado político. A terceira se exprime em suas possíveis conseqüências para a profissão docente. Conclui indicando a necessidade de se atentar para três questões nos debates sobre os saberes e a formação dos docentes no Brasil: os riscos de, contraditoriamente, se obter um professor ainda mais alienado; o problema da qualidade do debate no campo educacional; e, por fim, a importância de um melhor encaminhamento da relação entre a tradição teórica nacional e a literatura internacional.
id USP-11_2dabd206f5bb56d2acbe47035638eab6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/28048
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Teacher education and the theories of teacher knowledge: contexts, doubts, and challenges A formação de professores e as teorias do saber docente: contextos, dúvidas e desafios Formação de professoresSaberes docentesEpistemologia da práticaTrabalho docenteTeacher educationTeacher knowledgeEpistemology of the practiceTeacher work O objetivo do presente texto é analisar a recepção dos estudos ligados aos saberes da docência junto ao campo da formação de professores no Brasil. A idéia central aqui é compreender, a partir da discussão com a literatura e com as pesquisas recentes, um pouco mais como os autores estudiosos da formação docente têm percebido a chegada desses novos modos de se ver, apreciar e investigar o trabalho do professor. O texto aponta que não há consenso entre o conjunto de autores tomados para análise e que seus argumentos podem ser vistos no contexto de enunciados que subjazem as discussões no campo da formação de professores. Tais enunciados apresentam, pelo menos, três dimensões: a epistemológica, a política e a profissional. A primeira se refere aos embates no campo da constituição do conceito de professor-reflexivo e de seus fundamentos filosóficos. A segunda diz respeito aos seus desdobramentos e significado político. A terceira se exprime em suas possíveis conseqüências para a profissão docente. Conclui indicando a necessidade de se atentar para três questões nos debates sobre os saberes e a formação dos docentes no Brasil: os riscos de, contraditoriamente, se obter um professor ainda mais alienado; o problema da qualidade do debate no campo educacional; e, por fim, a importância de um melhor encaminhamento da relação entre a tradição teórica nacional e a literatura internacional. The purpose of the present text is to investigate how the studies related to teacher knowledge were received within the field of teacher education in Brazil. The main issue here is to understand a bit further, from a dialogue with literature and recent studies, how the scholars of teacher education have perceived the arrival of these new ways of seeing, appreciating and investigating the work of the teacher. The text points out the lack of consensus among the authors selected for the study, and that their arguments can be seen in the context of enunciations that underlie the discussions within the field of teacher education. Such statements exhibit at least three dimensions: epistemological, political, and professional. The first refers to the controversies around the issue of the constitution of the concept of reflective teacher and its philosophical foundations. The second is related to the political meanings and unfolding of the statements. The third dimension is expressed in their potential consequences for the teaching profession. The article concludes by indicating the need to pay attention to three issues in the debates about teacher knowledge and education in Brazil: the risk of, contradictorily, producing an even more alienated teacher; the problem of the quality of the debate in the educational field and, lastly, the importance of establishing a better relationship between the national theoretical tradition and the international literature. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2804810.1590/S1517-97022007000200006Educação e Pesquisa; v. 33 n. 2 (2007); 263-280Educação e Pesquisa; Vol. 33 No. 2 (2007); 263-280Educação e Pesquisa; Vol. 33 Núm. 2 (2007); 263-2801678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28048/29850Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Wanderson Ferreira2014-10-24T15:44:37Zoai:revistas.usp.br:article/28048Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:44:37Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teacher education and the theories of teacher knowledge: contexts, doubts, and challenges
A formação de professores e as teorias do saber docente: contextos, dúvidas e desafios
title Teacher education and the theories of teacher knowledge: contexts, doubts, and challenges
spellingShingle Teacher education and the theories of teacher knowledge: contexts, doubts, and challenges
Alves, Wanderson Ferreira
Formação de professores
Saberes docentes
Epistemologia da prática
Trabalho docente
Teacher education
Teacher knowledge
Epistemology of the practice
Teacher work
title_short Teacher education and the theories of teacher knowledge: contexts, doubts, and challenges
title_full Teacher education and the theories of teacher knowledge: contexts, doubts, and challenges
title_fullStr Teacher education and the theories of teacher knowledge: contexts, doubts, and challenges
title_full_unstemmed Teacher education and the theories of teacher knowledge: contexts, doubts, and challenges
title_sort Teacher education and the theories of teacher knowledge: contexts, doubts, and challenges
author Alves, Wanderson Ferreira
author_facet Alves, Wanderson Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Wanderson Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Saberes docentes
Epistemologia da prática
Trabalho docente
Teacher education
Teacher knowledge
Epistemology of the practice
Teacher work
topic Formação de professores
Saberes docentes
Epistemologia da prática
Trabalho docente
Teacher education
Teacher knowledge
Epistemology of the practice
Teacher work
description O objetivo do presente texto é analisar a recepção dos estudos ligados aos saberes da docência junto ao campo da formação de professores no Brasil. A idéia central aqui é compreender, a partir da discussão com a literatura e com as pesquisas recentes, um pouco mais como os autores estudiosos da formação docente têm percebido a chegada desses novos modos de se ver, apreciar e investigar o trabalho do professor. O texto aponta que não há consenso entre o conjunto de autores tomados para análise e que seus argumentos podem ser vistos no contexto de enunciados que subjazem as discussões no campo da formação de professores. Tais enunciados apresentam, pelo menos, três dimensões: a epistemológica, a política e a profissional. A primeira se refere aos embates no campo da constituição do conceito de professor-reflexivo e de seus fundamentos filosóficos. A segunda diz respeito aos seus desdobramentos e significado político. A terceira se exprime em suas possíveis conseqüências para a profissão docente. Conclui indicando a necessidade de se atentar para três questões nos debates sobre os saberes e a formação dos docentes no Brasil: os riscos de, contraditoriamente, se obter um professor ainda mais alienado; o problema da qualidade do debate no campo educacional; e, por fim, a importância de um melhor encaminhamento da relação entre a tradição teórica nacional e a literatura internacional.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28048
10.1590/S1517-97022007000200006
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28048
identifier_str_mv 10.1590/S1517-97022007000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28048/29850
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 33 n. 2 (2007); 263-280
Educação e Pesquisa; Vol. 33 No. 2 (2007); 263-280
Educação e Pesquisa; Vol. 33 Núm. 2 (2007); 263-280
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713811180945408