Vulnerabilidade ao stress, estratégias de coping e autoeficácia em professores portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
DOI: | 10.1590/S1517-97022009000200009 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28197 |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos uma investigação realizada com professores, no qual se procura determinar a vulnerabilidade ao stress; identificar as principais fontes de stress; estabelecer as principais estratégias de coping; analisar se as estratégias deste condicionam a presença de stress laboral; e reconhecer se a autoeficácia percebida é preditora desse tipo de stress. Trata-se duma investigação por questionário, do tipo correlacional, e a amostra é constituída por 54 professores do Ensino Básico público português. As respostas ao Questionário sociodemográfico e profissional; ao Questionário de Vulnerabilidade ao Stress - 23QVS (Serra, 2000); ao Questionário de Stress nos Professores - QSP (Gomes et al., 2006; Gomes, 2007); ao Coping Job Scale - CJS de Latack (adaptação de Jesus & Pereira, 1994); e à Escala de Avaliação de Autoeficácia Geral (Ribeiro, 1995) revelam que 20,4% dos docentes são vulneráveis ao stress; os comportamentos inadequados/indisciplina dos alunos são as principais fontes de stress; as estratégias de controlo são as mais utilizadas pelos participantes para enfrentar o stress, seguidas das de escape e das de gestão de sintomas. Os professores não vulneráveis ao stress utilizam principalmente estratégias de controlo e apresentam níveis mais elevados de eficácia perante a adversidade, bem como de iniciativa e persistência em relação aos professores vulneráveis ao stress. |
id |
USP-11_35fe5df0a6f9e585fc3129386d01e8ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/28197 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
spelling |
Vulnerabilidade ao stress, estratégias de coping e autoeficácia em professores portugueses Vulnerability to stress, coping strategies and self-efficiency among Portuguese teachers StressCopingAutoeficáciaProfessoresStressCopingSelf-efficiencyTeachers Neste trabalho, apresentamos uma investigação realizada com professores, no qual se procura determinar a vulnerabilidade ao stress; identificar as principais fontes de stress; estabelecer as principais estratégias de coping; analisar se as estratégias deste condicionam a presença de stress laboral; e reconhecer se a autoeficácia percebida é preditora desse tipo de stress. Trata-se duma investigação por questionário, do tipo correlacional, e a amostra é constituída por 54 professores do Ensino Básico público português. As respostas ao Questionário sociodemográfico e profissional; ao Questionário de Vulnerabilidade ao Stress - 23QVS (Serra, 2000); ao Questionário de Stress nos Professores - QSP (Gomes et al., 2006; Gomes, 2007); ao Coping Job Scale - CJS de Latack (adaptação de Jesus & Pereira, 1994); e à Escala de Avaliação de Autoeficácia Geral (Ribeiro, 1995) revelam que 20,4% dos docentes são vulneráveis ao stress; os comportamentos inadequados/indisciplina dos alunos são as principais fontes de stress; as estratégias de controlo são as mais utilizadas pelos participantes para enfrentar o stress, seguidas das de escape e das de gestão de sintomas. Os professores não vulneráveis ao stress utilizam principalmente estratégias de controlo e apresentam níveis mais elevados de eficácia perante a adversidade, bem como de iniciativa e persistência em relação aos professores vulneráveis ao stress. In this work we present a research carried out on teachers to determine their vulnerability to stress, to identify the main sources of stress, to recognize teachers' main coping strategies, to analyze whether such strategies condition the presence of stress at work, and to establish whether the self-efficiency perceived can be used to predict work stress. This is a correlational questionnaire-based research performed on a 54-teacher sample from Portugal's public basic education schools. The answers to the Social, Demographic and Professional Questionnaire, to the Stress Vulnerability Questionnaire - 23QVS (Serra, 2000), to the Teacher Stress Questionnaire - QSP (Gomes et al., 2006; Gomes, 2007), to the Coping Job Scale - CJS (Latack, adapted by Jesus and Pereira, 1994) and to the General Self-efficiency Assessment Scale (Ribeiro, 1995) reveal that 20.4% of teachers are vulnerable to stress. The study shows that the main stress sources are found in students' lack of discipline or improper behaviour, and that control strategies are the most common to deal with stress, followed by escape strategies and symptom management. Teachers not vulnerable to stress use mainly control strategies and they display higher efficiency levels under adversity, as well as more initiative and perseverance than the teachers that are vulnerable to stress. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/2819710.1590/S1517-97022009000200009Educação e Pesquisa; v. 35 n. 2 (2009); 351-367Educação e Pesquisa; Vol. 35 Núm. 2 (2009); 351-367Educação e Pesquisa; Vol. 35 No. 2 (2009); 351-3671678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28197/30012Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessPocinho, MargaridaCapelo, Maria Regina2014-10-24T15:46:58Zoai:revistas.usp.br:article/28197Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2014-10-24T15:46:58Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vulnerabilidade ao stress, estratégias de coping e autoeficácia em professores portugueses Vulnerability to stress, coping strategies and self-efficiency among Portuguese teachers |
title |
Vulnerabilidade ao stress, estratégias de coping e autoeficácia em professores portugueses |
spellingShingle |
Vulnerabilidade ao stress, estratégias de coping e autoeficácia em professores portugueses Vulnerabilidade ao stress, estratégias de coping e autoeficácia em professores portugueses Pocinho, Margarida Stress Coping Autoeficácia Professores Stress Coping Self-efficiency Teachers Pocinho, Margarida Stress Coping Autoeficácia Professores Stress Coping Self-efficiency Teachers |
title_short |
Vulnerabilidade ao stress, estratégias de coping e autoeficácia em professores portugueses |
title_full |
Vulnerabilidade ao stress, estratégias de coping e autoeficácia em professores portugueses |
title_fullStr |
Vulnerabilidade ao stress, estratégias de coping e autoeficácia em professores portugueses Vulnerabilidade ao stress, estratégias de coping e autoeficácia em professores portugueses |
title_full_unstemmed |
Vulnerabilidade ao stress, estratégias de coping e autoeficácia em professores portugueses Vulnerabilidade ao stress, estratégias de coping e autoeficácia em professores portugueses |
title_sort |
Vulnerabilidade ao stress, estratégias de coping e autoeficácia em professores portugueses |
author |
Pocinho, Margarida |
author_facet |
Pocinho, Margarida Pocinho, Margarida Capelo, Maria Regina Capelo, Maria Regina |
author_role |
author |
author2 |
Capelo, Maria Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pocinho, Margarida Capelo, Maria Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Stress Coping Autoeficácia Professores Stress Coping Self-efficiency Teachers |
topic |
Stress Coping Autoeficácia Professores Stress Coping Self-efficiency Teachers |
description |
Neste trabalho, apresentamos uma investigação realizada com professores, no qual se procura determinar a vulnerabilidade ao stress; identificar as principais fontes de stress; estabelecer as principais estratégias de coping; analisar se as estratégias deste condicionam a presença de stress laboral; e reconhecer se a autoeficácia percebida é preditora desse tipo de stress. Trata-se duma investigação por questionário, do tipo correlacional, e a amostra é constituída por 54 professores do Ensino Básico público português. As respostas ao Questionário sociodemográfico e profissional; ao Questionário de Vulnerabilidade ao Stress - 23QVS (Serra, 2000); ao Questionário de Stress nos Professores - QSP (Gomes et al., 2006; Gomes, 2007); ao Coping Job Scale - CJS de Latack (adaptação de Jesus & Pereira, 1994); e à Escala de Avaliação de Autoeficácia Geral (Ribeiro, 1995) revelam que 20,4% dos docentes são vulneráveis ao stress; os comportamentos inadequados/indisciplina dos alunos são as principais fontes de stress; as estratégias de controlo são as mais utilizadas pelos participantes para enfrentar o stress, seguidas das de escape e das de gestão de sintomas. Os professores não vulneráveis ao stress utilizam principalmente estratégias de controlo e apresentam níveis mais elevados de eficácia perante a adversidade, bem como de iniciativa e persistência em relação aos professores vulneráveis ao stress. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28197 10.1590/S1517-97022009000200009 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28197 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1517-97022009000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/28197/30012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 35 n. 2 (2009); 351-367 Educação e Pesquisa; Vol. 35 Núm. 2 (2009); 351-367 Educação e Pesquisa; Vol. 35 No. 2 (2009); 351-367 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1822180738569601024 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S1517-97022009000200009 |