Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca de seus alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Daniele Alcântara
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/108881
Resumo: O presente estudo refere-se a uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo que visa a conhecer e analisar as concepções de professores civis e professores policiais militares acerca do aluno policial militar na Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB). Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com 17 professores. Por meio da análise de conteúdo das entrevistas, identificaram-se categorias temáticas para melhor compreensão dos dados. As categorias fizeram referência, durante a discussão apresentada, à imagem do aluno policial militar, ao relacionamento interpessoal na Academia, à consciência do sistema disciplinar, ao modo como ocorre o ensino na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e ao vínculo que o aluno estabelece com a prática policial militar. Os resultados apontaram que, na concepção de professores da APMB, o aluno policial militar é alguém disciplinado, interessado em aprender e educado. Os professores afirmam ter um relacionamento positivo com o aluno e que o mesmo participa das aulas. A hierarquia estabelece-se em sala no contato professor-aluno, havendo uma consciência do sistema disciplinar e das possíveis punições advindas de transgressões. Conclui-se que as concepções de professores se formam relacionadas às crenças, valores e imagens da PMDF, abrindo caminho para que os docentes compreendam como lidam com o aluno policial militar em formação. A pesquisa revela que os professores, sejam civis ou militares, têm ciência dos limites impostos ao aluno policial militar diante de uma formação baseada na hierarquia e disciplina.
id USP-11_43b8384ee46e2779059212f7f69a0312
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/108881
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca de seus alunos The conceptions by Military Police Academy professors of their students O presente estudo refere-se a uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo que visa a conhecer e analisar as concepções de professores civis e professores policiais militares acerca do aluno policial militar na Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB). Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com 17 professores. Por meio da análise de conteúdo das entrevistas, identificaram-se categorias temáticas para melhor compreensão dos dados. As categorias fizeram referência, durante a discussão apresentada, à imagem do aluno policial militar, ao relacionamento interpessoal na Academia, à consciência do sistema disciplinar, ao modo como ocorre o ensino na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e ao vínculo que o aluno estabelece com a prática policial militar. Os resultados apontaram que, na concepção de professores da APMB, o aluno policial militar é alguém disciplinado, interessado em aprender e educado. Os professores afirmam ter um relacionamento positivo com o aluno e que o mesmo participa das aulas. A hierarquia estabelece-se em sala no contato professor-aluno, havendo uma consciência do sistema disciplinar e das possíveis punições advindas de transgressões. Conclui-se que as concepções de professores se formam relacionadas às crenças, valores e imagens da PMDF, abrindo caminho para que os docentes compreendam como lidam com o aluno policial militar em formação. A pesquisa revela que os professores, sejam civis ou militares, têm ciência dos limites impostos ao aluno policial militar diante de uma formação baseada na hierarquia e disciplina. This study is about an exploratory study of qualitative nature whose purpose is to get to know and analyze the concepts that both civilian and military professors hold in regard of students preparing to become policemen in the Military Police Academy of Brasília (APMB). Individual semi-structured interviews were conducted with 17 professors. By analyzing the contents of the interviews, topics (categories) were identified for a better understanding of data. Categories were referred, during the discussion presented, to the image of the military policeman student, to the interpersonal relationship in the Academy, to the awareness of the disciplinary system, to the way teaching is conducted at the Military Police of the Federal District (PMDF) and to the link that the student builds with the military police practice. Results pointed that, in the concept of APMB professors, the military policeman student is someone disciplined, interested in learning and polite. Professors said they have a satisfactory relationship with students and that they are participative in class. The hierarchy becomes clear in the classroom through the professor-student contact, and there is an awareness of the disciplinary system and penalties that may occur in case of offense. Conclusion was that the concepts of professors are formed in relation to the beliefs, values, and images of PMDF, making way so that professors understand how to deal with the military policeman student under training. The research reveals that professors, both civilian and military, are aware of the limits imposed to the military policeman student in the perspective of an education based on hierarchy and discipline. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/10888110.1590/s1517-9702201506127080Educação e Pesquisa; v. 41 n. 4 (2015); 899-912Educação e Pesquisa; Vol. 41 No. 4 (2015); 899-912Educação e Pesquisa; Vol. 41 Núm. 4 (2015); 899-9121678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/108881/107328Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Daniele AlcântaraCerqueira, Teresa Cristina Siqueira2016-01-20T17:23:00Zoai:revistas.usp.br:article/108881Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2016-01-20T17:23Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca de seus alunos
The conceptions by Military Police Academy professors of their students
title Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca de seus alunos
spellingShingle Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca de seus alunos
Nascimento, Daniele Alcântara
title_short Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca de seus alunos
title_full Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca de seus alunos
title_fullStr Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca de seus alunos
title_full_unstemmed Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca de seus alunos
title_sort Concepções de professores da Academia de Polícia Militar de Brasília acerca de seus alunos
author Nascimento, Daniele Alcântara
author_facet Nascimento, Daniele Alcântara
Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
author_role author
author2 Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Daniele Alcântara
Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
description O presente estudo refere-se a uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo que visa a conhecer e analisar as concepções de professores civis e professores policiais militares acerca do aluno policial militar na Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB). Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com 17 professores. Por meio da análise de conteúdo das entrevistas, identificaram-se categorias temáticas para melhor compreensão dos dados. As categorias fizeram referência, durante a discussão apresentada, à imagem do aluno policial militar, ao relacionamento interpessoal na Academia, à consciência do sistema disciplinar, ao modo como ocorre o ensino na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e ao vínculo que o aluno estabelece com a prática policial militar. Os resultados apontaram que, na concepção de professores da APMB, o aluno policial militar é alguém disciplinado, interessado em aprender e educado. Os professores afirmam ter um relacionamento positivo com o aluno e que o mesmo participa das aulas. A hierarquia estabelece-se em sala no contato professor-aluno, havendo uma consciência do sistema disciplinar e das possíveis punições advindas de transgressões. Conclui-se que as concepções de professores se formam relacionadas às crenças, valores e imagens da PMDF, abrindo caminho para que os docentes compreendam como lidam com o aluno policial militar em formação. A pesquisa revela que os professores, sejam civis ou militares, têm ciência dos limites impostos ao aluno policial militar diante de uma formação baseada na hierarquia e disciplina.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/108881
10.1590/s1517-9702201506127080
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/108881
identifier_str_mv 10.1590/s1517-9702201506127080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/108881/107328
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 41 n. 4 (2015); 899-912
Educação e Pesquisa; Vol. 41 No. 4 (2015); 899-912
Educação e Pesquisa; Vol. 41 Núm. 4 (2015); 899-912
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713811543752704